Motor não liga após limpeza geral

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

k2meyer26

Motor não liga após limpeza geral

Mensagem por k2meyer26 »

Eu desmontei meu Exceed para fazer uma limpeza geral, pois tenho andando com ele na praia e a maresia acaba com tudo. Bom, tirei as partes eletrônicas e motor do chassi, tirei o refrigerador de cima do motor, tirei o recoil, passei WD em toda parte externa do motor, lavei o chassis + as partes em plastico com agua e detergente, aguardei tudo secar e montei novamente. Quando fui dar partida, mesmo com a vela no lugar, o recoil parece frouxo, ele gira o motor mas o recoil não está com a pressão (firme) como antes, parecendo quando tiramos a vela para desafogar o carro, a cordinha do recoil fica mole (leve) quando puxamos para dar a partida. O que vocês acham que pode ser? O carro não pega de jeito nenhum.
hmnvieira
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Motor não liga após limpeza geral

Mensagem por hmnvieira »

Pela sua descrição o motor está sem compressão, uma hipótese é você ter montado a camisa ao contrário, outra pode ser vedação, verifica se apertou todos os parafusos, se não esqueceu alguma arruela.
Red Baron
rafael61333
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por rafael61333 »

hmnvieira escreveu:Pela sua descrição o motor está sem compressão, uma hipótese é você ter montado a camisa ao contrário, outra pode ser vedação, verifica se apertou todos os parafusos, se não esqueceu alguma arruela.
Isso mesmo, alguma coisa vc montou errado.
Imagem
Potência não é nada sem controle!!!
k2meyer26

Mensagem por k2meyer26 »

Bom, já é um norte! De fato no motor eu só retirei a vela e o cooler para limpar. O cooler não possuia nenhum anel ou algo do tipo para vedeção, a vela sempre tenho o cuidado de coloca-la com o anel e bem apertado. O que vocês me recomendariam fazer, a fim de identificar e corrigir essa possivel perda de compressão? Algum alinhamento, vedação com produto? Para limpeza do motor eu só utilizei o WD e somente na parte externa. desde já agradeço qualquer dica/ajuda.
mosfet

Mensagem por mosfet »

o cooler tem uma anilhas sim de vedação para evitar fugas, essa anilhas fica na colaça onde enrosca a vela.
espero ter ajudado.
Pedra_wil
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Pedra_wil »

Tem arruela sim! o colega tem razão, é que devido ao aperto ela cola, vc tambem pode ter montado o oneway ao contrario, tem casos como nos motores ofna em que o pino do vira onde prende a base da biela (parte inferior oposta a do pistão) é oco onde vai uma molinha e um pininho de aço o qual encaixa na base de uma outra peça que por fim entra no rolamento do recoil.
posta fotos das partes com a traseira do motor aberta, fica mais facil de te ajudar, Mas de ante mão ja ve se o cabeçote esta bem apertado e com o calço devidamente instalado, na ultima das ipoteses, ja que vc disse que o motor ta virando, a biela pode ter escapado do vira o que é quase impossivel, mas ja que a tampa traseira fio removida vai saber rsrsrsrs.
Uma dica:
Qdo for limpar o motor desmonte por completo, e faça um serviço completo de descarbonisação pode usar aquele produto para limpeza de bicos injetores automotivos (eu uso e nunca tive problemas) ele limpa toda aquela crostas proveniente da queima e do oleo, em poucos casos hove a nescessidade de esfregar as peças é só deixa uns 20 min de molho no produto e pronto fica com cara de zero bala, o nome é Car 80 vende em lojas automotivas.
Espero telo ajudado, qdo arrumar posta ai o que houve, podera servir para outros usuarios futuramente, eu particularmente estou curioso kkkkk
REVO 5309 - SH.28P8 / SUMMIT 1:10 COMBO SP / BUGGY SH Z-CAR Z-10XB-SH.21 PT2012XBG / SERPENT 710 NOVA .12 353 PLUS / SAVAGE XS FLUX-TORO 120 SC
k2meyer26

Mensagem por k2meyer26 »

Bom dia a todos, de ante mão agradeço pelas dicas, hoje quando chegar do trabalho vou desmontar e pelo fato de ter pouco tempo, acho que vou conseguir solucionar o problema no decorrer da semana, não lembro de ter visto esse anel, pode ser que esteja colado no cabeçote, vou verificar com mais calma e detalhes. Vou postando aqui os procedimentos, irei fotografar também.
ferbosso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ferbosso »

Esses "anéis" de vedação a que estão se referindo, não são anéis de vedação. São as arruelas de taxa. Geralmente acabam ficando coladas no cabeçote, ou no bloco. Dê uma checada se estão no lugar, e se for tentar retirá-las (geralmente tem mais de uma) muito cuidado pois são muito fininhas e podem amassar...
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

Desmontar o motor parcialmente é uma péssima ideia, se entrou algum grão de areia no seu motor na hora de tirar o cabeçote ou na limpeza externa pode ter danificado seu kit camisa/pistão, se isso aconteceu não vai ter jeito, vai ter que trocar o kit.
Espero que seu problema seja realmente a montagem errada.
Imagem
rgaspar
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rgaspar »

Amigo uma dica legal para quem nao tem experiencia em montar e desmontar é desde o inicio voce ir fotografando tudo o que desmonta, depois fica bem mais facil, e voce fica mais seguro de que montou certo. hoje em dia com maquina digital ou até mesmo celular, fica bem mais facil, Boa Sorte.
Reinaldo Santos-SP
Traxxas Revo 5309 Nitro
Kyosho Inferno Race Spec Nitro
Kyosho FW06 Nitro
Kyosho DRX Fiesta Rally Brushless
Kyosho DBX Convertido Brushless
Losi Eight Brushless

Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha !!!
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rodrigomoschetto »

Como o amigo Pedra_wil disse, eu também tenho quase certeza que você colocou o rolamento one-way do recoil ao contrário.

[ ]'s
Rodrigo P. Moschetto
eduacds
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por eduacds »

Comigo aconteceu o seguinte: eu tirei o cabeçote e ao colocar não coloquei na posição correta, resultado, não tinha compressão...

Imagina o trampo que deu pra descobrir o que estava errado! Sorte que a galera do forum ajudou...

Dá uma conferida nisso... vai que...

[ ]s
Eduardo
Floripa - SC
k2meyer26

Mensagem por k2meyer26 »

Boa noite turma, obrigado a todos pelas dicas e orientações, após ficar algumas horas mexendo no meu carro consegui fazer-lo funcionar, refiz todo o caminho que havia feito a primeira vez, desmontei todas as peças que havia montado procurei anomalias/deformidades, testei a compressão sem o cooler e a vela, recoloquei apertei tudos os parafusos sem pressa, logo após tudo em seu devido lugar, puxei o recoil e logo vi a diferença. Conclusão: montagem mal feita. Logo postarei as fotos que tirei.
Opinião: Vocês acham que tem algum problema andar com o carro na areia da praia? Algum dano, corrosão precoce?
rgaspar
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rgaspar »

k2meyer26 escreveu:Boa noite turma, obrigado a todos pelas dicas e orientações, após ficar algumas horas mexendo no meu carro consegui fazer-lo funcionar, refiz todo o caminho que havia feito a primeira vez, desmontei todas as peças que havia montado procurei anomalias/deformidades, testei a compressão sem o cooler e a vela, recoloquei apertei tudos os parafusos sem pressa, logo após tudo em seu devido lugar, puxei o recoil e logo vi a diferença. Conclusão: montagem mal feita. Logo postarei as fotos que tirei.
Opinião: Vocês acham que tem algum problema andar com o carro na areia da praia? Algum dano, corrosão precoce?
ninguem aconselha isso, a areia afeta os rolamentos e demais peças, corrosão então nem se fala !!!
Reinaldo Santos-SP
Traxxas Revo 5309 Nitro
Kyosho Inferno Race Spec Nitro
Kyosho FW06 Nitro
Kyosho DRX Fiesta Rally Brushless
Kyosho DBX Convertido Brushless
Losi Eight Brushless

Muitos me seguem, mas só Deus me acompanha !!!
heavy
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por heavy »

k2meyer26 escreveu:Boa noite turma, obrigado a todos pelas dicas e orientações, após ficar algumas horas mexendo no meu carro consegui fazer-lo funcionar, refiz todo o caminho que havia feito a primeira vez, desmontei todas as peças que havia montado procurei anomalias/deformidades, testei a compressão sem o cooler e a vela, recoloquei apertei tudos os parafusos sem pressa, logo após tudo em seu devido lugar, puxei o recoil e logo vi a diferença. Conclusão: montagem mal feita. Logo postarei as fotos que tirei.
Problema não tem, mas você precisa estar ciente que a areia vai acabar com as peças do carro em um curto intervalo de tempo, com certeza vai haver problemas com a corrosão e os rolamentos nem se fala, vai dar mais dor de cabeça do que diversão.
Imagem
Responder

Voltar para “Motor”