Motor chegou em 170 Cº!!!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Alex84SMoura
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Motor chegou em 170 Cº!!!

Mensagem por Alex84SMoura »

Boa tarde galera este findi acho que me empolguei demais correndo numa pistinha de grama de um amigo e o motor da minha Revo chegou a 170Cº sera que foi tudo pro pau???? Abraços
Alex Moura
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: Motor chegou em 170 Cº!!!

Mensagem por Abib »

Pode não ter ido pro vinagre agora... mas as consequências vão aparecer bem antes do normal..
BoniTo
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por BoniTo »

170º? Nossaaaaa hehehe...
Celosal
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Celosal »

Era só jogar o hamburguer em cima e fazer o churrasco de americado. kkkk...
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

Ayrton Senna
L-U-C-A-S
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por L-U-C-A-S »

Celosal escreveu:Era só jogar o hamburguer em cima e fazer o churrasco de americado. kkkk...
tava pensando em um ovo... mas hamburguer é bom tambem kkkkkkkkk
Celosal
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Celosal »

aaaaaaaaaaahhhhhhhh lembrei!!!!!!! kkkkkk... Tá vendo? Semana passada estavam me crucificando por que falei que gente que não sabe ou não gosta de ajustar alta/baixa de acordo com a condição do dia e da pista deviam deixar o motor ligeiramente gordo e checar a temperatura.

A prova está aí! A amigo deve ter perdido uns 30% da vida da camisa/pistão por conta disso.
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

Ayrton Senna
ferbosso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ferbosso »

Checar a temperatura toda hora não é sinônimo de que o motor não superaquecerá...
Carburar direito, prestar atenção nos sinais do motor e, no caso de iniciantes, bastante precaução, sim.

Além do que, um motor acima de 140~150 graus não precisa muito de termômetro pra perceber... Daí vc mexe na carburação e ele vai cair na temp. normal. E um motor que chegou a 170 não morre assim não. É diferente "chegar" a essa temperatura e "rodar" nessa temperatura, até pq antes disso o motor já vai dar falta na alta e apagar...
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
renan.anzol
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por renan.anzol »

sabado o meu chegou a 150º mas eu tava rodando com alcool e oleo de ricino, esta feliz q eu tinha encontrado uma forma de economizar, mas quando vi a temp. meu bolso doeu fortemente...
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

É o que eu costumo dizer sempre nesse caso do Alcool: Se fosse bom, todo o mundo estaria usando..
renan.anzol
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por renan.anzol »

pow abib bom é eu agora so pro na arte de carburar um motor Rc de tanto que apanhei com alcool, fico bom so q meu motor parece q nao aceito bem a troca vou ter voltar a morrer em 125+- nos galoes de combusta :(
Celosal
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Celosal »

ferbosso escreveu:Checar a temperatura toda hora não é sinônimo de que o motor não superaquecerá...
Carburar direito, prestar atenção nos sinais do motor e, no caso de iniciantes, bastante precaução, sim.

Além do que, um motor acima de 140~150 graus não precisa muito de termômetro pra perceber... Daí vc mexe na carburação e ele vai cair na temp. normal. E um motor que chegou a 170 não morre assim não. É diferente "chegar" a essa temperatura e "rodar" nessa temperatura, até pq antes disso o motor já vai dar falta na alta e apagar...
Você é muito energico! kkkkk...

Sabemos que termômetro não é santo graal. Mas a realidade está ai nos tópicos para todos verem. Pessoas perguntando "Como amaciar motor"(depois de já ter rodado); "motor a 170º", "onde mexer para alinhar direção" (chega a ser ridículo de fácil), como trocar uma vela e daí para lá...

Olhe, aqui é igual academia. 80% dos frangos que entram querem malhar pesado e acham que já sabem muito. O resultado é sempre um garotão com lesão, ou torto, ou brocha...

Fui outro dia na Big Field aqui no Rio e tinha um cara comprando pistão e camisa para uma REVO que segundo o dono só tinha rodado 40 minutos. Tu acha que ele sabia que tinha que amaciar? kkk... Um cara que não sabia de amaciamento, vai saber trocar tudo, montar e amaciar? kkkk... 3% de chance de dar certo.

Ayrton Senna
K.C.O
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por K.C.O »

Alex84SMoura escreveu:Boa tarde galera este findi acho que me empolguei demais correndo numa pistinha de grama de um amigo e o motor da minha Revo chegou a 170Cº sera que foi tudo pro pau???? Abraços
Camarada Alex84SMoura,

170ºC é bem quente, com certeza o motor deve ter perdido compressão, porem o quanto não tem como determinar de maneira tão simples. Como você não anda com a sua Revo em campeonatos, acho que essa perda de compressão não é algo com o qual você deva ficar preocupado no momento.

Só evita de aquecer o motor desta maneira novamente.

Att. K.C.O
K.C.O
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por K.C.O »

Camaradas,

Acho muito difícil o pessoal novato no hobby acertar o motor sem um termômetro, e isso também vale para o pessoal com bastante experiência no assunto. É uma ferramenta boa, mas ela não é o único parâmetro que determina se o motor está ou não com um bom funcionamento.

Concordo que ficar medindo a temperatura do motor a cada duas voltas na pista não seja o mais legal, mas temos que concordar que isso realmente impede que o pessoal mais novo no hobby venha a perder o motor. Com o passar do tempo, o pessoal vai tenho uma experiência e um conhecimento maior no assunto do automodelismo. Com isso a medição a cada duas voltas passa a ser mais espaçadas, porem elas ainda vão continuar a existir.

Se o camarada Alex84SMoura fosse um maníaco por medição, acredito que o motor dele não teria chegado a essa temperatura de 170ºC. Não sei a quanto tempo ele anda com o seu automodelo, mas acredito que se tivesse uma rotina de monitoramento da temperatura ou uma boa base de como carburar (quando digo “base”, seria algo do tipo “arte milenar de carburar”) ele não estaria preocupado agora.

:( OBS: Tem gente em um nível mais "TOP" no hobby que não tem mais paciência com o pessoal novato. É triste isso, pois as duvidas dos novatos nos faz repensar alguns conceitos que temos estabelecido sobre algum assunto, ou seja, confirmamos que o que tínhamos feito até agora realmente está certo ou erramos até o momento e temos que aprender algo novo para não continuar errando.

Att. K.C.O
paulo_h

Mensagem por paulo_h »

Vale a pena investir num controle com telemetria para monitorar a temperatura do motor?

Quais são os modelos que contam com telemetria. Dos que já pesquisei, só alguns modelo da Spektrum, como o DX3S, mas já ouvi reclamações de que o alcance dele é limitado...
duiliodutra
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por duiliodutra »

Rádios com telemetria tem da Airtronics que são, inclusive melhores q os spektrum. Vc vai usar a telemetria até certo ponto, igual o amigo ai em cima falou, sobre ficar olhando temperatura.
É somente uma comodidade a mais. Não sei se vc esta disposto a investir só por conta disso. Estes rádios são caros pelos recursos q eles oferecem, e isso vai muito além da telemetria.
viciado em nitro
Responder

Voltar para “Motor”