COROAS MTX-4

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

edudias
Piloto Sport
Piloto Sport

COROAS MTX-4

Mensagem por edudias »

E ai pessoal do RC, tudo em ordem ?

Sei que alguém já devem ter aberto algum tópico perguntando sobre as coroas que o MTX-4 "come"...

Primeiro, gostaria de esclarecer que eu, Edu Dias, nunca tive problemas sérios com isso, já me comeu coroa, uma ou outra vez, mas coisa normal, de uma "andada" do motor, uma batida, uma pedra, etc.

Acontece que fiquei assustado com a situação de um amigo que correu a 2ª etapa do Camp. Paulista ( não vou citar o nome, mas ele acessa o fórum e se quiser vai explicar ), aliás, nem correu direito, pois no dia da prova nada menos do que 8 coroas foram embora, e depois disso, pra tirar a prova de que alguma coisa estava errada, voltou a pista no feriado de 6 feira com o carro totalmente revisado, e pásmem, mais 5 coroas foram pro lixo, aliás, eu considero esse cara, um excelente acertador de carro, por isso está descartado que o mesmo tenho montado ou feito alguma coisa errada pra que isso acontecesse.

O carro desse amigo está completamente original, o meu totalmente modificado com acessórios da Kawahara, montante do motor interiço, stifner de fibra de carbono, chassis de competição Kawahara, e com isso acredito que meu carro fica mais rigido e não "torce" ou de "tranco" na hora da troca de marcha, evitando-se uma possivel quebra da coroa.

Se alguém tem esse problema com as coroas, por favor, me descreva aqui se seu carro está original ou não pra eu tirar algumas dúvidas, eu sei que com o carro original isso também jamais deveria ocorrer, mas aconteceu até com pilotos da fabrica em campeonatos disputadíssimos como o Roar, onde o piloto da mugen, Swauger teve esse mesmo problema com as coroas.

Abçs

Edu Dias
Yuri
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: COROAS MTX-4

Mensagem por Yuri »

edudias

Isso é realmente um problema sério, eu mesmo tenho um topico aqui falando a respeito, recebi várias dicas de como resolver esse problema, mas não cheguei a colocar em pratica. Eu comprei o carro com o Tinho na Cia Paulista e ele mesmo montou o kit zerado pra mim, eu sempre cuido muito bem dos meus carros e durante MUITO tempo que fiquei com o carro ele não me deu problema algum a respeito disso, mas derrepente o problema apareceu. Eu tenho a impressão de que o carro quando vai ficando velho é que o problema aparece, pois fiquei muito, muito tempo com o carro sem dar esse tipo de problema.
Tive essa conclusão, porque acabei de comprar outro MTX-4, zerado, e não tenho esse problema.
Eu estou esperando chegar algumas peças, inclusive chassi novo e vou montar o carro "velho" (que até parece novo de tão bem cuidado :-D) e vou ver se o problema irá resolver.

Abraço.

Wagner Yuri
A_borges

Mensagem por A_borges »

edudias escreveu:E ai pessoal do RC, tudo em ordem ?

Sei que alguém já devem ter aberto algum tópico perguntando sobre as coroas que o MTX-4 "come"...

Primeiro, gostaria de esclarecer que eu, Edu Dias, nunca tive problemas sérios com isso, já me comeu coroa, uma ou outra vez, mas coisa normal, de uma "andada" do motor, uma batida, uma pedra, etc.

Acontece que fiquei assustado com a situação de um amigo que correu a 2ª etapa do Camp. Paulista ( não vou citar o nome, mas ele acessa o fórum e se quiser vai explicar ), aliás, nem correu direito, pois no dia da prova nada menos do que 8 coroas foram embora, e depois disso, pra tirar a prova de que alguma coisa estava errada, voltou a pista no feriado de 6 feira com o carro totalmente revisado, e pásmem, mais 5 coroas foram pro lixo, aliás, eu considero esse cara, um excelente acertador de carro, por isso está descartado que o mesmo tenho montado ou feito alguma coisa errada pra que isso acontecesse.

O carro desse amigo está completamente original, o meu totalmente modificado com acessórios da Kawahara, montante do motor interiço, stifner de fibra de carbono, chassis de competição Kawahara, e com isso acredito que meu carro fica mais rigido e não "torce" ou de "tranco" na hora da troca de marcha, evitando-se uma possivel quebra da coroa.

Se alguém tem esse problema com as coroas, por favor, me descreva aqui se seu carro está original ou não pra eu tirar algumas dúvidas, eu sei que com o carro original isso também jamais deveria ocorrer, mas aconteceu até com pilotos da fabrica em campeonatos disputadíssimos como o Roar, onde o piloto da mugen, Swauger teve esse mesmo problema com as coroas.

Abçs

Edu Dias

Tudo bem eduardo dias?

Bom meu nome é André Borges eu sou de Brasília-DF e comprei um MTX-4 usado, que foi seu em 2006 do Alexandre Fukue, enfim.....

Primeira corrida minha duas coroas, mesmo assim ainda consegui andar 10 minutos de corrida e vencer a prova....

Corrida desse ano Pré-Temporada, mais 2 coroas.......

Bom minha conclusão, falei para mim mesmo que nunca mais isso aconteceria, caso contrário venderia o carro..... e consegui.

Bom entrei em um monte de fóruns internacionais, enfim.. para conseguir essa resolução, no momento eu não quebro a minha coroa da segunda marcha a exatamente 1 galão e meio de combustível.......

Bom primeira conclusão que eu cheguei, seu carro tinha chassis Kawahara de 3 mm e tinha o original zero. Eu tirei o Kawahara e coloquei o zero..... pede para seu amigo observar se o chassis não está um pouco empenado, pq não posso tirar a conclusão se é o chassis pois o meu de 3mm da Kawhara estava levemente empenado porém era coisa pouca.

Segundo, coloquei o stfiness de carbono e vejo que seu amigo já está usando.....

Terceiro, troquei todos os parafusos originais da parte traseira do carro, por parafusos com 2 a 3 mm maiores ( vi isso no fórum )......

Eu troco o rolamento do pião constantemente, pq os rolamentos são muito frágeis, e que faz ficar com uma folga axial no pião inclusive to usando um flangeado e dois originiais..... Um colega meu Renato Lino é que conseguiu melhorar essa folga axial com um flangeado na base e depois 2 rolamentos do kit do carro mesmo......

Teoricamente o carro não quebrará mais a segunda marcha, principalmente pq esses parafusos maiores dão maior firmeza ao conjunto traseiro.....

Um detalhe também é que o Horn do acelerador tem que estar a 90º perfeito do carburador, para não empurrar o motor e forçar um movimento para frente para trás do motor, que vejo acontecer muito aqui em Brasília.....

Outra peça que com o uso deve ser troca é a do Santo Antònio , pois ela é um ponto de fixação para o stifnnes e se sentir que o parafuso que prende ele, não da o mesmo aperto eu vou trocar ......

Na regulagem do motor como ele é um cara experiente, só vou citar aqui para constar mesmo. Tiro a coroa da primeira, coloco todo o motor pra frente, vou girando a coroa da segunda até ficar livre. Bom depois observo se o motor está reto (muitas vezes ele fica torto). Geralmente dessa forma, a coroa da segunda marcha não fica com folga e se ficar é uma coisa milimétrica......

Eduardo uma honra esta escrevendo isso para um cara tão experiente como você, e eu com 4 meses de on road apenas.....

Qualquer coisa meu msn é: andre16_80@hotmail.com.

E pilotos de mugen, por favor não desistam do carro, ele é bom porém precisa de cuidados para o carro andar bem , enfim....

Agora Eduardo, tem um amigo meu aqui em Bsb que também tem um conhecimento razoável, eu intitulo ele aqui em Bsb como o mais experiente com o carro e que detém o maior conhecimento sobre o mesmo, e está tendo um problema crônico de câmbio com o carro, as vezes passa a segunda , algumas trava na segunda outras fica na primeira. Espero nos encontrar no Brasileiro e trocarmos informações, afinal de contas é meu primeiro brasileiro e você é um cara experiente.

Nossa tentativas:

1- Colocar todo conjunto zero ( nada, melhora e depois volta de novo o problema );

2- Pegar as sapatas de câmbio de um carro que estava funcionando ( nada também );

3- Regular seiscentas mil vezes ( nenhum resultado )

Vc conseguiria dar algum diagnóstico a esse problema???
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo mas, esta bem perto"
edudias
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por edudias »

E ai Borges, tudo bem contigo ???

Amigo, obrigado pelas palavras, mas na verdade eu não tenho tanta experiência assim na montagem e acertos dos meus carros, pois apesar de andar desde 1999, sempre alguém que fazia meu carros e setups, de algum tempo pra cá que tenho colocado a mão na massa e confesso que tenho gostado, mas ainda dou umas mancadas.

O problema que acontece com seu amigo, eu presenciei 1 cara aqui em sp tendo, mas me lembro que ele pediu ajuda pro Davi, que é sócio do tinho na RC Paulista e parece que resolveu o problema, parece que o problema era na montagem das bolachas de câmbio, e foi resolvido com uns toques dados pelo Davi, pede pra ele dar uma ligada lá pro tinho e quem sabe eleconsiga resolver a situação.

Valeu pelas informações sobre a coroa do mtx-4, acredito que realmente o pessoal da mugen deu uma mancada na elaboração das marchas desse carro, pois quem não tem problema, ou tem pouco problema, é pq tá com esses acessórios que tornam o carro mais rígido, mas afirmo que ainda não tenho plena convicção disto.

Grande abraço e a gente se encontra la no RS na 1ª etapa do Brazuca

Edu Dias
kenediquequi
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por kenediquequi »

Ola peesoal beleza.
Vejo que agora o problema com o MTX4 se agravou e muito.
Nao é de hoje que isso vem acontecendo com o carro, eu mesmo, ja tive 4 kits, e acho carro maravilho (apenasr de ser FA dos carros da Cobrinha ahahah),dos 4 kits que tive 2 foram montados do Zero,,,,,,e deram problemas,,,,fiz de tudo, troquei todos os parafusos do carro por parafusos maiores, coloquei Stifners de carbono, montanta unico,,,,torneei a campana da marcha para nao pegar na coroa,,,,,,,,torneei a barra estabilizadora para nao encosntar na campana de segunda, coloquei pinhoe s de aco,,,rolamentos flangeados e o maldito continuava assim....
Depois peguei mais 2 kits usados, e consegui acabar com esse problema, apenas trocando o eixo do cambio,,,,,,nao coloquei eixo de marcas famosas nao,,,,,colquei um eixo feito em troneiro mesmo,,,,de aco normal,,e nunca mais me emcomodei com isso,,,,,Lembro-me de que meu ultimo mtx4, foi de um amigo de Sta Catarina, que no Sul brasielro ele torrou eu acho que umas 8 coroas de 2º,,,,,ficou bravo e eu comprei o carro dele, foi ai que me deu na louca paos umas 6 coroas detonadas, mandei fazer num amigo um eixo que ficou mais feio que ENCOCHAR A MAE NO TANQUE huahuauhaa,mas funciou fiz 3 corridas com o carro e nao perdi nehuma coroa com ele,,,,,,,,,Bem pode ser uma das maiores conicidencias que ja aconteceram comigo,,,mas funcionaram....Detalhe, os 2 carros que fiz o eixo nehum deles estavam tortos, so acho que o eixo original e mole e trabalha demais ,pois e so fazer um teste rapido, se voce apertar a correia lateral para que ela nao púle dentes quando freiar, vera com o carro ligado na bancada como esse eixo trabalha quando sobre aceleração.O eixo que fiz ficou mais pesado que o original mas deu certo....
Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.
evdutcos

Mensagem por evdutcos »

Opa.

Sou de Floripa, tenho o MTX-4 desde outubro de 2006. Sempre andei na manha, até pq nao tinhamos uma pista aqui na cidade. Com a montagem de uma comecei a andar mais pesado. Primeiro final de semana foi tranquilo. nada de errado. Mas ja no segundo, comeu, desgastou, alisou hehhe minha coroa original, troquei por uma da 3Racing, dai foi mais estranho, quebraram alguns dentes.

Essa de quebrar os dentes acho que é o problema da Marcha, de esta dando um "sacão", e o de comer a original provavelmente foi o problema com os parafusos do motor e do stiffines.

Ja mandei buscar na RC-Mushroom umas pecas de aluminio para ver se resolve.

Abraços
A_borges

Mensagem por A_borges »

evdutcos escreveu:Opa.

Sou de Floripa, tenho o MTX-4 desde outubro de 2006. Sempre andei na manha, até pq nao tinhamos uma pista aqui na cidade. Com a montagem de uma comecei a andar mais pesado. Primeiro final de semana foi tranquilo. nada de errado. Mas ja no segundo, comeu, desgastou, alisou hehhe minha coroa original, troquei por uma da 3Racing, dai foi mais estranho, quebraram alguns dentes.

Essa de quebrar os dentes acho que é o problema da Marcha, de esta dando um "sacão", e o de comer a original provavelmente foi o problema com os parafusos do motor e do stiffines.

Ja mandei buscar na RC-Mushroom umas pecas de aluminio para ver se resolve.

Abraços

Amigo, as coroas da 3racing, pode colocar 100 que todas vão quebrar bem regulada ou não!

Coroa é original da Mugen!

Abraços,
André Borges
"A calcinha não é a melhor coisa do mundo mas, esta bem perto"
paulo2fast
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por paulo2fast »

nossa, aquela azul é um sabonete....
leandrorj

Mensagem por leandrorj »

fala edu
blz mermao?

cara,
na terceira etapa do brasileiro 2006 em indaiatuba , destrui 12 coroas , meu carro era horiginal apenas com o chassis 4 mm da mugen ,

esse foi meu segundo carro , meu primeiro carro era totalmente horiginal e fez 8 etapas sem moer 1 coroa ,
ja esse segundo qdo começou a moer coroas nao parou mais , troquei eixo , troquei campana , troquei sino , troquei sapada do cambio , troquei rolamentos do pinhao , troquei material dos pinhoes ,
nao troquei o chassis pelo horiginal (ia fazer o teste mas acabou o ano antes heheheh)

abraço
leandro campos
ps: o cara da mugen que tava no brasileiro reconheceu o problema e falo q o q fazia as coroas quebrar era a folga no pinhao (folga do rolamento)
, mas nao creio q seja so isso nao
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Lucas_TN »

Creio q seja ajuste pois rodei 2 galoes com meu carro sem moer coroa nenhuma , iso q eu vivia mudando as coroas sem mecher em pinhoes . depois de um tempo o rolamento do meu motor estorou ai começou a folgar ai comia coroa atraz de coroa , depois de mechermos conseguimos tirar as folgas da centax deichamos zero , nao comeu coroa , ate q resolvi apertar o cambio pra passar mais tarde e foi ai q ele moeu , voltamos no lugar original e nao comeu mais . Mas é sempre bom fica ligado em tudo isso , na regulagem da sapata , centax etc.

Mas galera vamos continuar postando as soluçoes q cada um arrumou para acertar o problema

Abraços
m4rc3lo_sp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por m4rc3lo_sp »

Vocês donos de Mugen, ja reportaram para a mugen o problema!? acredito que eles ja saibam o problema, porem mtas vezes as empresas internacionais visando a satisfação do cliente consegue uma solução que seja do agrado de ambas as partes...

eu teria mandado alguns e-mails ja
Imagem
Ramiel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ramiel »

Vixe, isso com certeza a Mugen já tem conhecimento. Aconteceu com pilotos oficiais e tb é largamente discutido em foruns estrangeiros.
Porém, até agora não teve nenhuma atitude pra realmente resolver o problema. Isso vai da importância dos clientes pra empresa.
Mugen_Rossi
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Mugen_Rossi »

começou a saga das coroas novamente, rssss... vou ser sincero, já tive este problema com um chassi que eu usava, depois deste chassi ja tive mais 2 mtx4 e não tive se quer problemas com eles... já usei chassi kawahara, não tive problemas, hj uso original e tbem nao tenho problemas... o que sempre olho mesmo é se os parafusos de stifiner não estão espanados e tbem coloquei stifiner da kawahara. Sempre dou uma olhada tbem se o sino não tá pegando na housing da segunda. Outro fator é a folga de endplay, ou seja, folga do sino que deixo o mínimo possível, cerca de 0,2mm - 0,3mm. Acho que não tem muitos segredos, o problema e o que mais assusta é que tem gente experiente passando por este problema, onde levo a crer que o que pode estar ocasionando estes problemas seria ou um chassi empenado ou algumas partes criticas do carro com roscas espanadas, deixando assim o chassi torcer mais doque deve.

Espero ter ajudado...
jony
Piloto
Piloto

Mensagem por jony »

falou tudo,...sem mais comentarios,...hehehehehe
abraço
jony
kenediquequi
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por kenediquequi »

BUzz. eu tive um MTX4 que foi seu, e foi exatamente esse carro a que me referi acima que mandei fazer um eixo novo num torneiro ficou a coisa mais grotesca da vida hauhauhua,mas depois disso nunca mais comeu coroa,,,,rodei com pinhoes velhos,,,coroa 3racing,,,,e nada nao comia mesmo.
Eu acho o seguinte.

O cara vai la compra um KIT ZERO ( o nome diz tudo ZERO),,,,
Monta o carro e logo nos primeiros tanques comeca comer coroa, voces acham isso normal?

E claro que nao e,,,ter de ficar trocando rolamentos de sino a cada 15 dias,.Desbastando peças para nao encostar aqui ou ali, ter de ficar trocando parafusos originais por prafusos mais longos , trocar Stifner por outras marcas como Kawahara.,,,,,me desculpem, volto a dizer que o carro e otimo , e rapido e tudo mais pois e Campeao Mundial, mas que tem defeito isso tem sim, e nao e 1 so,,,sao varias combinacoes que fazem com que o carro tenha esse problema. Nao concordo em ter de pagar uma grana boa por um kit zero, e ter de ficar colocando varios acessorios nele para que ele nao coma coroa como se fosse Compulsivo por coroas ahuahuahuahua....

E como o amigo falou acmi, isso aocntece no mundo todo, os pilotos oficiais Mugen tem esse problema ,no Brasileiro muita gente teve esse problema,nao adianta ficar dando desculpas, ou se conformandao nao,,,os cxarro tem esse problema sim,,,acho que a Mugen deveria rever isso,pois queima o filme da Marca .

Me desculpe nao tenho a intenção de falar mal da marca ou do carro, ate porque tive varios kits,,,,pra min a prova que tive ate hoje e de que o problema do carro esta no eixo traseiro,,,,,2 carros eu troquei por eixos de marca Capeta ( capeta, feito em torneiro) e nunca mais de pau,,,,mesmo utilizando pinhoes com rolamentos com foga, foga essa que da logo apos uns 5 tanques,,,pode medir que da folg sim .
Team Speed Work Modified Engines.
Team Driver Pursuit Racing.
Responder

Voltar para “On-road”