Ajuda com manutenção/conservação de automodelo.
Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho
-
rodrigojmazzei
- Piloto Iniciante

Ajuda com manutenção/conservação de automodelo.
Pessoal, queria umas dicas de limpeza e conservação de autmodelos.
Meu carro foi pra terra pela primeira vez e como marinheiro de primeira viagem eu não sei muita coisa.
É uma Slash 4x4 1/10 Stock.
Vou separar por questões para ficar mais fácil. Se tiverem algum item à crescentar, por favor podem falar.
Desde já me desculpem o tanto de perguntas, mas quero aprender bem a cuidar, pra deixar ele sempre inteiro !!!
1 - Existe algum óleo que seja necessário em alguma parte do carro ?
2 - Algum cuidado especial com os amortecedores ?
3 - Algum silicone que seja necessário para as partes plásticas para proteção de terra, poeira...?
4 - Quais partes podem ser desmontadas para facilitar a limpeza ? Me falaram que se tirar as rodas o carro desbalanceia, isso procede ?
5 - Eu estou usando pano molhado, pincel molhado e papel toalha para ir secando onde dá. Posso usar álcool ou alguma outra substância ?
6 - Se ficar alguma parte molhada, que eu não consiga secar, tem algum problema ou é bom dar um jato de ar sempre depois que limpar pra garantir que tudo fique seco ?
Obrigado !
Meu carro foi pra terra pela primeira vez e como marinheiro de primeira viagem eu não sei muita coisa.
É uma Slash 4x4 1/10 Stock.
Vou separar por questões para ficar mais fácil. Se tiverem algum item à crescentar, por favor podem falar.
Desde já me desculpem o tanto de perguntas, mas quero aprender bem a cuidar, pra deixar ele sempre inteiro !!!
1 - Existe algum óleo que seja necessário em alguma parte do carro ?
2 - Algum cuidado especial com os amortecedores ?
3 - Algum silicone que seja necessário para as partes plásticas para proteção de terra, poeira...?
4 - Quais partes podem ser desmontadas para facilitar a limpeza ? Me falaram que se tirar as rodas o carro desbalanceia, isso procede ?
5 - Eu estou usando pano molhado, pincel molhado e papel toalha para ir secando onde dá. Posso usar álcool ou alguma outra substância ?
6 - Se ficar alguma parte molhada, que eu não consiga secar, tem algum problema ou é bom dar um jato de ar sempre depois que limpar pra garantir que tudo fique seco ?
Obrigado !
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
Re: Ajuda com manutenção/conservação de automodelo.
1 - Remova toda parte elétrica do chassis (esc, baterias, motor, servos, receptor, etc)
2 - Lave o chassis com agua e sabão (detergente neutro) e deixe secar
3 - Lubrifique os rolamentos de rodas e eixos com óleo de máquina
4 - Aplique silicone spray em todas partes móveis, ball-ends, pivot's, eixos de balanças, etc, e sem excesso.
2 - Lave o chassis com agua e sabão (detergente neutro) e deixe secar
3 - Lubrifique os rolamentos de rodas e eixos com óleo de máquina
4 - Aplique silicone spray em todas partes móveis, ball-ends, pivot's, eixos de balanças, etc, e sem excesso.
Rodrigo P. Moschetto
- lukits
- Piloto Master

mas para que colocar silicone spay neles? o meu sempre que lavo lubrifico, mas não passo nada de silicone, tanto é que deve ficar uma meleca só...
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
leia denovo com mais atençãolukits escreveu:mas para que colocar silicone spay neles? o meu sempre que lavo lubrifico, mas não passo nada de silicone, tanto é que deve ficar uma meleca só...
Rodrigo P. Moschetto
-
rodrigojmazzei
- Piloto Iniciante

Legal !
O silicone Spray também pode ser usado em todos os plásticos, para dar brilho, deixar mais preto e proteger ?
O silicone Spray também pode ser usado em todos os plásticos, para dar brilho, deixar mais preto e proteger ?
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
Se vc quiser, pode, mas não é essa a finalidade.rodrigojmazzei escreveu:Legal !
É somente para proteger as partes moveis para não ressecar.
Recomendo utilizar nos encaixes dos hub's com as balanças, ball-ends, pivot-ball, eixos que prende as balanças, coifas de silicone, etc... e sem excesso.
[ ]'s
Rodrigo P. Moschetto
-
rodrigojmazzei
- Piloto Iniciante

Certo.
Sem excesso, seria dar uma espirrada, e espalhar com um pano ou pincel ?
O mesmo para o wd 40?
Recomenta alguma marca especial de silicone spray ?
Abs !
O mesmo para o wd 40?
Abs !
- lukits
- Piloto Master

para o wd é só nos rolamentos... pode ser também jimo penetril... qualquer lubrificante tá bom...
eu recomendo deixar de molho os rolamentos e depois colocar de volta no lugar...
eu recomendo deixar de molho os rolamentos e depois colocar de volta no lugar...
- rodrigomoschetto
- Piloto Advanced

- Contato:
Qualquer marca de silicone. Spray porque facilita a aplicação, você pode aplicar exatamente no encaixe das partes plasticas.rodrigojmazzei escreveu:Certo.
O mesmo para o wd 40?
Abs !
Note que a aplicação é para ser direcionada nos encaixes das parte e não precisa espalhar por toda parte. Por exemplo no encaixe do hub da roda com o pivot-ball da bandeja, só isso. Entendeu?
WD40 é desengripante e anti-oxidante, não é lubrificante.
[ ]'s
Rodrigo P. Moschetto
- lukits
- Piloto Master

O mimo penetril eh lubrificante desengripante e anti oxidante se nao me engano...