TUDO SOBRE REVO

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Bocardi
Piloto
Piloto

Re: TUDO SOBRE REVO

Mensagem por Bocardi »

rtrevisa escreveu:Galera .. To precisando da ajuda de vcs... bom sou novo no hobby e tenho uma revo 3.3 ... acho q pesei muito no dedo e a com 1/2 galão a biela foi pro espaço ... a coitada ta parada um tempo afinal tenho q troca a a biela pistão e camisa ... bom aproveitando q o motor ta desmontado comprei um trbo pra ela .. ehheh ... mas estou na dúvida de qual vela usar ... a R5 tava queimando muito facil e agora com o turbo creio q será pior .. preciso de indicações de marcas e modelos de vela q possa usar nela com o turbo.

Ps.: Estou usando combustivel 15% da Odonnel e velas da Odonnel
Olá amigo, acho q o problema com sua revo nao foi dedo e sim regulagem heim, pq ando com a minha no limite e já estourei rolamentos mas biela...
Você já tinha aberto esse motor antes?
Esse turbo que você disse eh aquele compressor que tem a Correia q vai ate o volante do motor e tal?
Se sim provavelmente uma vela 8 da os (ou similar ) e mistura mais rica deve ser suficiente pra ele ficar redondo... Bota fotos do turbo aí pra gente ver como eh...
Abraço...
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Cara, quebrar biela, é sinonimo de motor frio, pois tem pouca dilatação. Queimar vela, de motor gordo, o que deixa o motor frio.

Pelo que da pra ver, acho que deveria ter andando mais fino...

E sobre o turbo, não quero te desanimar, mas sempre ouço falar que deixa a regulagem instavel e melhora pouca coisa.
Bocardi
Piloto
Piloto

Mensagem por Bocardi »

Pode ser, na verdade tem mta coisa que pode quebrar biela, ou queimar vela etc..
Por exemplo: folga, motor MUITO gordo, colocação errada quebra biela
Rolamento ruim, motor gordo queima vela...
E por aí vai, a gente tem pouca informação e assim a coisa fica no achismo...
De qualquer forma voce deveria primeiro descobrir porque essa biela quebrou, andar no pau nao justifica, tem alguma coisa aí...
E outra, o q nosso amigo aí acima falou eh verdade, o turbo deixa a regulagem mto mais difícil, se você quebrou essa biela por causa de regulagem ou se eh iniciante no hobby talvez seja melhor você dominar esse motor primeiro antes de colocar turbo pq senão vai ter mta dor de cabeça...
Tenho mta experiência no hobby e mesmo assim quando compro um motor novo demoro um tempo ate pegar a manha dele... E o trx como dizem, eh muito bom, mas bem temperamental... Hehehehehehehehe
Boa sorte e qquer coisa grita!!!
Abs
luizfernandowolfdavansi
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

unboxing revo

Mensagem por luizfernandowolfdavansi »

eai pessoal , esse é o video de unboxing da minha revo , comentem oque vcs acharam no youtube :

http://www.youtube.com/watch?v=FS1y1IE2tqs
luiz fernando
rtrevisa

Mensagem por rtrevisa »

Bocardi escreveu:
Olá amigo, acho q o problema com sua revo nao foi dedo e sim regulagem heim, pq ando com a minha no limite e já estourei rolamentos mas biela...
Você já tinha aberto esse motor antes?
Esse turbo que você disse eh aquele compressor que tem a Correia q vai ate o volante do motor e tal?
Se sim provavelmente uma vela 8 da os (ou similar ) e mistura mais rica deve ser suficiente pra ele ficar redondo... Bota fotos do turbo aí pra gente ver como eh...
Abraço...
Cara, concordo que foi regulagem pois ela tava esquentando demais e por estar esquentando demais deixei o motor mais gordo e com ctz queimei mais velas .. ela quebro no meio de um racha com uma e-revo hehehe mas o motor era novo meio galão de uso só e onde moro o clima eh quente demais por isto estou tendo dificuldade em controlar a temp do motor, teve uma vez que o bixo chegou a 200 ºC.
Respondendo a pergunta do Turbo sim é aquele que vem com correia. da RB Inovations.
Serpadu escreveu:
Cara, quebrar biela, é sinonimo de motor frio, pois tem pouca dilatação. Queimar vela, de motor gordo, o que deixa o motor frio.

Pelo que da pra ver, acho que deveria ter andando mais fino...

E sobre o turbo, não quero te desanimar, mas sempre ouço falar que deixa a regulagem instavel e melhora pouca coisa.
Serpadu motor frio eu tenho ctz que não foi agora para descobrir oque aconteceu vai ser complicado. Quanto ao turbo vou seguir o conselho do Bocardi vou primeiro deixar o motor redondinho para depois mexer com o Turbo.

Estou querendo diminuir a porcentagemd e NITRO para 10% para ver se melhora um pouco a questão de temperatura.

E outra coisa que estou me questionando será que esse filtro de ar vai dar conta do Turbo?

valeu.

Segue umas fotos da biela.
Imagem
Imagem
rtrevisa

Mensagem por rtrevisa »

Galera com relação à vela.

A vela da OS tem um contato ( ignição do EZ START ) diferente como vcs fazem com isso trocaram a ponta do fio azul?

valeu
a.neto
Piloto
Piloto

Mensagem por a.neto »

Eu deixo o fio azul desconectado e uso um aquecedor de velas comum, acho até melhor pois a bateria do ezstart acaba durando por um período maior.
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Da pra alargar o "bocal" do fio azul, só usar um alicate de bico e uma morça, é meio chatinho mas da...
Bocardi
Piloto
Piloto

Mensagem por Bocardi »

rtrevisa escreveu:Galera com relação à vela.

A vela da OS tem um contato ( ignição do EZ START ) diferente como vcs fazem com isso trocaram a ponta do fio azul?

valeu
Amigo pelo o q deu pra ver na foto sua biela quebrou por super aquecimento mesmo, ela tem 2 anéis de bronze onde faz contato com outras pecas, o bronze eh um metal mais "macio" sendo melhor para o atrito e estress do contato com vira e pino do pistão, mas em compensação ele mais sensível a temperatura, o que aconteceu foi que voce derreteu o anel de bronze causando folga naquele local o que acabou quebrando a biela, se nao quiser ter dor de cabeça faz o seguinte:
Desmonta seu motor e tira com a ajuda de uma agulha todos o'rings do bloco (saída do escape e 2 onde vai o carburador) cuidado para nao danificar os anéis com a agulha, depois você pega mais ou menos 20 ml do combustível que usa e bota num Pires e deixa em um local livre de poeira para o metanol evaporar, va para a cozinha e bota em cima da pia um pano dodrado umas 4x para ficar uma superficie macia, esquenta o bloco no fogao(nao precisa esquentar muito) e bata o bloco no pano com a parte onde vai o ez para baixo, vai esquentando e batendo ate o rolamento interno cair, eh bem facil... Agora com uma chave de fenda de preferencia nao mto fina e com o bloco ainda morno (mas frio o suficiente para segurar com as maos) tira o rolamento externo colocando a chave por dentro do bloco com a ponta encostando SÓ no rolamento e dando umas batidas com um martelo, vai fazendo isso em extremidades opostas do rolamento alternando a cada 3 batidas com muito cuidado pra nao marcar com a chave o interior do bloco ate o rolamento sair, tenha paciência, e nao apóia o bloco numa mesa pra isso faz na mao mesmo pois a martelada fica mais suave... depois coloca o bloco sem carburador e rolamentos dentro de uma vasilha com gasolina de posto mesmo e deixa tudo descansar por uma noite...
No dia seguinte com uma escova e palitos de dentes limpa bem o bloco ate ele ficar como novo, se tiver aquelas incrustações amaleras que nao saíram com o molho faz uma bolinha de bombril e com uma chave de fenda esfrega ela delicadamente ate sair tudo, muito cuidado pra nao riscar...
Olhando o bloco de frente onde estava o rolamento externo repare que existe um sulco que serve para levar lubrificação para o rolamento, na parte de cima deste sulco tem um pequeno furo que sai dentro do bloco logo abaixo de onde fica o carburador, eh dai q vem a lubrificação... Vê se este furo nao esta entupido, use uma agulha se precisar... Inspecione todo o bloco, veja o sulco de lubrificação do rolamento interno tambem, e provavelmente se sua biela quebrou o bloco pode estar marcado como se estivesse lixado no sulco da parte de baixo onde a biela corre quando esta no ponto morto inferior, essa marca de atrito nao eh problema mas olha se as bordas desse sulco nao amassaram pois se a nova biela encostar em algo ali pode quebrar tambem, se tiver alguma "rebarba" raspa com a ponta da chave de fenda ate ficar liso só o suficiente pra tirar o metal amassado, arranhões e marcas dentro do bloco nao interferem muito com o funcionamento contanto que nao obstruam ou desvie os sulcos de lubrificação, só toma cuidado pra nao riscar a loja onde vai a camisa...
Aproveita a gasolina e limpa tambem a parte debaixo do cabeçote, onde estava a ponta da vela ali q eh a câmara de combustão, pode usar bombril com cuidado ali tambem.. Lava tudo de novo com gasolina nova e limpa agora para retirar qualquer resíduo de bombril e fragmentos de metal que podem ter ficado dentro do motor e deixe secar...
Agora com tudo limpo, mãos limpas e em uma mesa limpa num ambiente sem vento monte o motor começando pelo rolamento externo, troca os rolamentos pois provavelmente aqueles já estão com folga, de preferencia nao usa o original traxxas porque ele eh mto fraco...
Lembra do pires com metanol? Agora ali deve ter so o oleo da cor do seu combustivel bem limpido... Passa o dedo no oleo e passa no rolamento e no local onde ele vai... Coloca o rolamento externo no seu lugar com o motor apoiado numa mesa e batendo com cuidado com o martelo por extremidades opostas a cada 3 batidas ate ele encostar na sua loja, voce vai perceber que ele encostou no fundo pelo barulho da batida que passa de "fofa" para um tom mais solido quando bater, nao use mta força lembre que o bloco eh de alumínio...
Sempre passe o oleo em todas as pecas que for montar e agora coloque o rolamento interno, pra isso voce bota ele no virabrequim e monta o vira, quando você apertar o parafuso do flywheel ele encaixa, depois de encaixar olha o motor de cima e vê se ele esta no lugar (pelo buraco onde vai a camisa) voce deve ver aproximadamente 1,5 mm do anel externo dele ali isso eh normal por ali entra sua lubrificação...
Coloca agora o pistão e biela novos, o furo que tem na parte debaixo da biela perto do anel de bronze deve estar voltado para o vira, com a biela montada voce nao pode ver o furo pois a lubrificação da biela vem daquele buraco de admissão q tem no meio do vira... Agora com cuidado coloca camisa nova e finaliza a montagem, nao esquece de colocar de volta os o'rings!!!
Tambem eh útil antes de desmontar o motor voce riscar a parte de fora com uma chave de fenda a junção do carburador com o bloco fazendo o risco pegar as duas pecas, assim na hora de montar eh só você alinhar o risco que o carburador fica na posição certa evitando problemas de linkagem depois...
Antes de botar o motor no lugar tira a agulha de alta e limpa, depois você fecha sem usar força (para quando encostar) a agulha de alta e de baixa, agora com o carro pronto montado e tanque cheio abre 4 voltas a de alta e 1 e 3/4 a de baixa, liga o motor e amacia de novo ele gordo de acordo com o manual traxxas mesmo, usa sua vela "velha"pra isso e depois da ladainha toda de amaciamento você afina aos poucos e depois de regulado bota uma vela nova (guarda essa para emergências!!)
A regulagem de seu motor deve terminar aproximadamente com 2 voltas e meia na alta e uma e meia na de baixa, dependendo do clima onde mora e do combustível que usa, aqui moro no nível do mar e eh quente, uso o topfuel traxxas com 20%, se for mudar de combustível a hora eh agora, amacie seu motor com o combustível q vai usar e evite mudar a porcentagem de nitro depois que amaciou... Mas sou muito feliz com o topfuel e já usei Tambem o mk, nunca tive problemas com ele, mas achei o topfuel melhor... Meu carro esquentou menos... Do jeito que escrevi aqui meu motor nao passa de 95*C mas quando judio um pouco por ex dando um "zerinho" ele chega a 120 , uso a telemetria pra monitorar isso e neste caso eh só correr um pouco em linha reta que o vento volta ele pra 90... Se o seu esquentar você pode abrir o vidro da frente da bolha, faz mta diferença e se usar a telemetria nao esquece de "calibrar" seu sensor, pra isso voce vai subir ou descer o fio do sensor no cabeçote conferindo o valor da telemetria com o que encontra com o termômetro no buraco da vela, no meu aqui o sensor fica no quinto espaço debaixo para cima entre as aletas do cabeçote...

Agora o turbo... Depois de tudo certo regulado e redondo, monta seu turbo e abre 1/4 a agulha de alta, ( + ar precisa de + combustível ) cuida da temperatura e vai ajustando a regulagem da alta se necessário...

Sua pergunta da vela... Aqui pra usar outra vela uso uma lima, lixa esmeril... Qquer coisa pra deixar a ponta dela parecida com a original e vou testando na mola do EZ ate encaixar...

Desculpa o "livro" aí mas acho que pra voce isso vai ser mto útil, são nesses pequenos detalhes que a gente tem duvida quando nao conhece o motor ou nao tem experiência e eles fazem toda a diferença, esse método que descrevi eh mto pessoal e se pesquisar e conversar com o pessoal do fórum vai encontrar muita divergência, cada um faz de um jeito e voce vai encontrar o seu... faço isso com todos os meu motores, sempre fiz praticamente a cada galão de combustível e nunca tive problemas, inclusive acabei de trocar os rolamentos originais do meu trx que foram pro saco com 2 galões e meu motor ta novo!!! Minha revo empina e parada pode ficar ligada ate o acabar o combustível que o motor nao morre nessa regulagem que descrevi aqui...

Qquer duvida grita ou manda MP !!!!
Abraços e boa sorte!!!
Bocardi
Piloto
Piloto

Mensagem por Bocardi »

rtrevisa escreveu:
E outra coisa que estou me questionando será que esse filtro de ar vai dar conta do Turbo?

valeu.
Ah a vazão do filtro dessa revo nova 5309 eh mto boa, da conta sossegado...
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Pô, quando abri o tópico tomei um susto, kkk. Parabens pelo post, com certeza vai ajudar muita gente...

Ah, e realmente o filtro da e sobra, se vc pegar e assoprar pela entrada, mesmo assoprando com toda a força, não tem nenhuma restrição, o ar flui de boa...
rtrevisa

Mensagem por rtrevisa »

Bocardi ....

Execelente obrigado mesmo, vai ser de grande ajuda so preciso agora sabe como que eu desmonto o volante ... o negocio ta apertado demais e eu não tenho uma morça nenhum lugar para prender o volante.
E na mão não vai sair tão fácil.

O motor ta todo melado do spray de WD-40 que passei para deixar ele guardado mas esse semana chega as peças e e ja quero ta com tudo no jeito pra monta o bixim, to com saudades de dar umas aceleradas.

Abraços
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Cara, pra segurar o flywheel eu uso uma chave especifica, tem na hobbyking, é baratinho...

Imagem

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _set_.html

Tem outra aparentemente mais reforçada, mas a outra ja ta bom..

http://www.hobbyking.com/hobbyking/stor ... _Tool.html
rtrevisa

Mensagem por rtrevisa »

Bocardi/Separdu/ hobbystas mais experientes ehehe

Tenho uma microretifica, to querendo dar uma escovada em algumas peças com as escovas de latão oque vocês acham?

Até.
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Cara, ja tentei fazer isso com uma pipa de aluminio, usei uma dremel e a escova dourada que veio.

Ficou horrivel, pois tem que escovar tudo pro mesmo lado, e ainda assim fica tudo riscado.

Pra consertar o erro, ja que só tinha passado em uma parte, usei "bombril", que ficou bem mais liso, e depois pra ficar brilhoso passei aquele disco de pano redondo da dremel com óleo "silvo" para prata. Ficou bom o resultado...
Responder

Voltar para “Off-road”