Motor Amaciando Esquentando demais
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
-
tiago2fast
Motor Amaciando Esquentando demais
Ola!
Sou novo por aqui. Acabei de comprar um carrinho desses...pretendo frequentar bastante aqui...sou engenheiro ... de carro mesmo hahaha..ai nao resisti e comprei essa miniatura.
Antes de funcionar meu RC pela primeira vez li bastante posts por aqui para não fazer nada de errado.
Comprei um termometro e hoje dei a primeira partida nele.
Como li aqui no forum tem diversas formas de amaciar..preferi rodar alguns tanques na marcha lenta mesmo...
Bom regulei a agulha para 3 voltas ..tudo certo..
Ao funcionar percebi o combustivel saindo pelo escape..ele rodando bem gordo mesmo...porem pelo que tinha entendido lendo as mensagens de voces aqui, a temperatura teria que estar entre 70 e 90...
O meu chegou rapidamente a noventa..abri a agulha e nada mudou continuou subindo...ai desliguei...
Abri mais ainda a agulha..cheguei a ficar com 5 voltas... e nada...5 min funcionando a temperatura chegava a 100 graus..
Esta certo isso? Tenho que ficar desligando toda hora? Ou a temperatura teria que estabilizar nos 70 ou 90?
Se teria que estabilizar? Qual outro recurso...pq abrir a agulha de entrada de combustivel nao esta funcionando!
Agradeço a ajuda!!
Ahhh...por ser meu primeiro resolvi comprar um "genérico" chama Jammin CRT.5 com motor OFNA .12 RED DOT
É isso? hahahha é bom? Ou é mto tranqueira?
Abraços!!!
Sou novo por aqui. Acabei de comprar um carrinho desses...pretendo frequentar bastante aqui...sou engenheiro ... de carro mesmo hahaha..ai nao resisti e comprei essa miniatura.
Antes de funcionar meu RC pela primeira vez li bastante posts por aqui para não fazer nada de errado.
Comprei um termometro e hoje dei a primeira partida nele.
Como li aqui no forum tem diversas formas de amaciar..preferi rodar alguns tanques na marcha lenta mesmo...
Bom regulei a agulha para 3 voltas ..tudo certo..
Ao funcionar percebi o combustivel saindo pelo escape..ele rodando bem gordo mesmo...porem pelo que tinha entendido lendo as mensagens de voces aqui, a temperatura teria que estar entre 70 e 90...
O meu chegou rapidamente a noventa..abri a agulha e nada mudou continuou subindo...ai desliguei...
Abri mais ainda a agulha..cheguei a ficar com 5 voltas... e nada...5 min funcionando a temperatura chegava a 100 graus..
Esta certo isso? Tenho que ficar desligando toda hora? Ou a temperatura teria que estabilizar nos 70 ou 90?
Se teria que estabilizar? Qual outro recurso...pq abrir a agulha de entrada de combustivel nao esta funcionando!
Agradeço a ajuda!!
Ahhh...por ser meu primeiro resolvi comprar um "genérico" chama Jammin CRT.5 com motor OFNA .12 RED DOT
É isso? hahahha é bom? Ou é mto tranqueira?
Abraços!!!
-
tiago2fast
Re: Motor Amaciando Esquentando demais
Ahh lembrei outra coisa...li por aqui que colocar 2 arruelinhas na vela facilitaria para funcionar no começo...estou com essas 2 arruelas...mas teoricamente isso nao vai influenciar na minha temperatura só na taxa...certo?
A temperatura de trabalho desses motores é por volta de 110 a 120ºC, temperaturas muito mais altas ou muito mais baixas podem comprometer seriamente a vida útil do motor.tiago2fast escreveu:Ahh lembrei outra coisa...li por aqui que colocar 2 arruelinhas na vela facilitaria para funcionar no começo...estou com essas 2 arruelas...mas teoricamente isso nao vai influenciar na minha temperatura só na taxa...certo?
Como o motor tem diversos tipos de material, a temperatura onde ocorre uma dilatação uniforme tem que ser respeitada (no caso de +- 110 a 120ºC), ou seja, o amaciamento tem que ser feito nessa temperatura, mesmo com o motor rodando mais gordo nessa etapa andar a 90ºC pode ser prejudicial, é totalmente normal a temperatura subir, só não pode deixar passar dos 120ºC.
No amaciamento a carburação precisa ficar ligeiramente gorda, mas nem tanto ao ponto de sair muito combustível pela pipa, nessa etapa é normal sair óleo pelo escape, mas não em excesso, senão você vai começar a queimar suas velas muito rápido.
Não acho uma boa ideia colocar mais de uma arruela na vela, para facilitar o processo de ligar o motor no amaciamento basta esquentar o bloco do motor com um secador de cabelas, deixa apenas uma arruela na vela.
Parabéns pela compra, mesmo que seja um genérico, será um bom carro para você se socializar com a mecânica, errar, aprender e ver se realmente gosta do hobby, depois que você achar que já pode partir para um melhor ai é possível colocar em prática todo o aprendizado, a maioria do pessoal começa com carros mais simples e depois parte para uns melhores. Não conheço seu carro mas a marca é boa.
Bem vindo ao Hobby!
Editado pela última vez por heavy em 30 Nov 2012, 19:22, em um total de 1 vez.

-
tiago2fast
Sou de SP zona sul..pertinho do aeroporto de congonhas!
Comprei o RC em Miami semana passada....U$299,00 preço bem inferior aos traxxas que tinham por la...
Comprei o RC em Miami semana passada....U$299,00 preço bem inferior aos traxxas que tinham por la...
Agora é só fazer o amaciamento e depois se divertir com o carro, boa sorte.tiago2fast escreveu:Sou de SP zona sul..pertinho do aeroporto de congonhas!

Qual loja, comprou lá ou fez encomenda?tiago2fast escreveu:Sou de SP zona sul..pertinho do aeroporto de congonhas!
Só um detalhe.. Esse carro não é genérico não ahahahh.. Jamin é um marca até que conceituada, e o motor é base picco. Ou seja, feito na Itália.
Abs
Gabriel
Abs
Gabriel
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
www.gligoco.com.br/loja