Converter motor .28 para ar comprimido (vapor)

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Converter motor .28 para ar comprimido (vapor)

Mensagem por Serpadu »

Dia 30/08 vai ter a feira de ciencias na minha escola, meu professor conhecendo meu fascínio por motores deu a dica de fazer um motor a vapor, q envolveria fisica, quimica e historia (revolução industrial), logicamente gostei e vou fazer isso, mas queria algumas dicas...

Tenho 2 motores glow sobrando aqui em casa, um trx 3.3 e um hpi k4.6, creio que seja melhor trabalhar com o hpi, pois é maior.

Antes pensava em fazer um motor do zero, porem, teria que usar MUITOS recursos ou fazer uma grande gambiarra, nem tanto confiavel. Imagina se depois de 15 min de apresentação ele simplesmente para de funcionar por causa de um vazamento...

Dei uma boa procurada e confirmei que minha ideia de 'por' o ar comprimido pelo lugar da vela e lacrar a entrada do carburador seria uma boa, mas se o ar fica entrando direto, quando o pistão fosse subir ele seria impedido, ou seja, ficaria no PMI e todo ar sairia pela porta de exaustão.

Procurei mais um pouco e achei um video onde o cara pois um solenoide para que só entre ar no motor quando o pistão atingisse o PMS, assim como quando ele esta funcionando com metanol.

Imagem

Video:

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=EOqWzefvlfg[/youtube]

https://www.youtube.com/watch?v=EOqWzefvlfg

Pra gerar o vapor vou usar uma panela de pressão e onde vai aquele peso em cima, coloco um manometro com uma mangueira, conectada ao motor.

Agora as perguntas: Como ficaria a lubrificação do motor? Preciso que ele funcione a tarde toda. Como vou adaptar o solenoide?

Desculpem o texto, mas realmente preciso de alguma ajuda... Conforme for desenvolvendo o projeto posto fotos aqui.
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: Converter motor .28 para ar comprimido (vapor)

Mensagem por rodrigomoschetto »

Existe motor de trem a vapor.

Mas não acho que seja tão simples, transformar um motor glow.

Provavelmente irá precisar de um cárter de óleo e algum esquema para bombear o óleo.

Além do que, no pistão deverá ter um anel de vedação pra não haver vazamento de óleo.

Eh... isso é uma obra de engenharia.

Com motor do HPI4.6 eu acho q não dá pra modificar, acho q ainda é pequeno.

Mas com um motor maior, tipo Zenoah de 1:5 ou até mesmo motor de uma DT acho que já começa a ficar mais interessante, ou não... sei lá.

O interessante seria criar e fabricar um bloco do zero pra isso.

[ ]'s
Rodrigo P. Moschetto
guntherdariz
Piloto
Piloto

Mensagem por guntherdariz »

Você poderia usar o mesmo esquema do combustível, o vapor que sairá pelo escape empurra um pouco de óleo pra dentro do carburador, acho que o problema de o óleo estar contaminado por aguá não será um problema, é só uma idéia, mas da pra tentar.
rodrigomoschetto
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rodrigomoschetto »

guntherdariz escreveu:Você poderia usar o mesmo esquema do combustível, o vapor que sairá pelo escape empurra um pouco de óleo pra dentro do carburador, acho que o problema de o óleo estar contaminado por aguá não será um problema, é só uma idéia, mas da pra tentar.
Não, não pode misturar água no óleo e a lubrificação deve ser sempre completa e constante.
Rodrigo P. Moschetto
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Então o que acha de lacrar a entrada do carburador com uma mangueirinha ali, pra ficar o tempo todo jogando óleo ali pela entrada? Ai da pra deixar o motor sem o backplate, com +- 1cm mergulhado numa vasilha com óleo 2t e uma bombinha que pegasse o óleo dali e jogasse pela entrada do carburador.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=q-c6ySGYkWY[/youtube]

https://www.youtube.com/watch?v=q-c6ySGYkWY

Achei legal esse sistema ai pra liberar o ar, muito mais simples que um solenoide.

Na real não to muito preocupado coma lubrificação, pq o motor nem serve pra mais nada no modelismo, seria só pra apresentação mesmo. Se funcionar uma tarde ja ta bom.

Penso em usar esse .28 pq comprar um motor de moto-serra vai sair mto caro só pra uma apresentação.
Xann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xann »

SERPADU, os motores glow giram muito, será que existe alguma solenoide tão rápida assim para fechar e abrir quantas vezes necessárias? Se sim já facilita um pouco, seria necessária tb um pulsador em algum lugar do vira.
Kyosho Superten - GT15
Kyosho Superten - GX12
Kyosho FW05rr- O.S 12TZ Spec II Tuned
Kyosho FW06 - GXR-15
Capricorn Lab C02 - REDS M3-Tuned
TRAXXAS Revo 3.3 - TRX 3.3
Kyosho Inferno MP777 WC - Sírio .24 5P Tuned
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

O motor pode (ou melhor, deve) trabalhar bem lentamente, em marcha lenta, até pra não fazer muito barulho.

Quanto ao pulsador acho q da pra eu por o flywheel do revo, que tem um imã e o sensor de rotação que serve na telemetria pra abrir e fechar o circuito.

Alguem tem ideia da pressão q eu teria que usar num motorzinho .28?
Serpadu
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Serpadu »

Desisti de converter um glow, consegui um motor 125cc 4t :D .

Agora sobraram duvidas quanto a 'caldeira'. Vou usar uma panela de pressão com uma mangueira na tampa, não tenho ideia da pressão que isso gere, mas vou usar um bujão de gás como reservatorio de ar. Como vamos ter que ficar preocupados em explicar e depois mostrar, seria muito trabalhoso ficar checando o manometro a cada minuto, então pensei em por uma valvula pra quando chegar em X pressão, liberar o vapor extra que chega, mantendo a pressão constante, ai quando eu uso, ela diminui, e volta a encher, tipo um termostato, mas pra liberar a pressão, ja que a panela vai ficar no fogo o tempo todo. Qual o nome dessa valvula?

Como 'acelerador' pretendo usar uma dessa: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ometro-_JM
Valeu!
LAGOS
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por LAGOS »

ao invés de panela de pressão, um compressor com reservatório seria mais adequado amigo ... vc teria mais versatilidade para adaptar as mangueiras necessárias para seu experimento e também seria infinitamente mais seguro .. o bujão de gás teria que ser recarregado em algum momento e vc teria mais esta tarefa durante o dia ....
MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ
Responder

Voltar para “Motor”