Parafusos Novarossi

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

lupampanini
Contato:

Parafusos Novarossi

Mensagem por lupampanini »

Fala galera. Tenho um motor BONITO e preciso de alguns parafusos dele.
Os 4 do cabeçote e aquele bem fino que prende o carburador.
Alguém sabe onde encontro?

Procurei em muitos lugares e nada.

Valeu, obrigado.
Fastinhu
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: Parafusos Novarossi

Mensagem por Fastinhu »

de outros motores serve amigo...

é fenda ou tipo allen ? meu antigo P5 veio com fenda e logo troquei por allen pois a fenda estraga muito facil
Infancia eu tive.....só não tive RC's [:
Eletrico é brinquedo??
Poe do lado então!!hahaha

FACEBOOK----> https://www.facebook.com/carlosyukio.shintani
Jacinto
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Jacinto »

Não entendo isso, um motor tão bom, campeão mundial e os parafusos são de fenda.
Fastinhu
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Fastinhu »

Com certeza deve ter uma chave especial de fenda que tira perfeitamente o parafuso sem estragar e que custe uns 50 U$...rsss

Troca por Allen amigo...
Eletrico é brinquedo??

Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

A chave da Hudy custa $19..

Parafusos com cabeça de fenda podem suportar muito mais torque que outros tipos de parafusos quando usados com a chave correta.

Se está usando uma chave de fenda errada, a chance de ter problemas é bem maior.
jmerlomartins
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por jmerlomartins »

abib escreveu:A chave da Hudy custa $19..

Parafusos com cabeça de fenda podem suportar muito mais torque que outros tipos de parafusos quando usados com a chave correta.

Se está usando uma chave de fenda errada, a chance de ter problemas é bem maior.
fugindo do assunto,abib, vi os autos que vc tem ai pelo forum e percebi que nao tem nenhum a combustão, não gosta? só para saber mesmo
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Depois que comecei com elétricos, nunca mais andei com combustão.
Jacinto
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Jacinto »

Não sei se vc tem algum artigo técnico, que comprove que fenda suporta mais torque que allen, mas discordo e prefiro a qualidade dos parafusos allen. Chaves de fenda podem ser qualquer uma...basta que casem perfeitamente com a fenda dos parafusos.
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

A área de contato do torque gerado por uma chave de fenda é bem maior do que o gerado por uma cabeça hexagonal, e consequentemente a pressão é menor.

Imagem

A sessão efetiva de contato de um parafuso allen é de 0,115 o diametro métrico do parafuso ( Ø ), conhecido como flecha ou sagita, projetada a partir do centro da lateral do hexagono.

Multiplicando a sessão efetiva pela profundidade de 0,5Ø, teremos uma área de 0.0575, que multiplicado por 6 lados, dá uma área de 0.345ز.

Já na fenda, basta multiplicar metade do diametro pela profundidade, que fica 0.75*0.3 = 0.225ز. Multiplicado por 2, já que o torque é feito acima e abaixo da linha de centro, teremos uma área total de 0.45ز.

Com isso, a pressão gerada no contato na fenda é menor do que o mesmo contato no Allen, o que permite a fenda aguentar um torque 30% maior quando comparado ao sextavado.

É por isso que eu disse que não pode ser qualquer chave.. É preciso usar a chave correta.
seithan
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por seithan »

Fenda ou sextavada, o que importa é utilizar ferramentas de boa qualidade. Outro ponto importante é apertar certo. o pessoal geralmente aperta demais e danifica a rosca, depois trava, extraga a cabeça e poe a culpa no parafuso...kkkkk
Acessoria tecnica em RC em geral. Especializado em marcas Kyosho/Mugen/O.S.Engines

RC Number1

Imagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Meu professor do Senai dizia que o torque correto para todo parafuso é 1/4 de volta antes dele espanar.. :D
Fastinhu
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Fastinhu »

O "problema" dos parafusos da novarossi é quem vem com uma fenda muito rasa,qualquer
Vacilo e já era! Acho uma sacanagem ter q comprar uma chave tao "especialmente desenvolvida" para um fim tao simples.
Mas deve-se ter chaves de boa qualidade mesmo,as vezes nem é o parafuso q Espana e sim a chave que não se encaixa e acaba espanando,no caso da allens,quando for apertar muito,evite usar chaves tipo bola,pois tendem a quebrar e a bolinha fica dentro do orifício ,ai vira um tormento,principalmente se for num lugar de difícil acesso como no bloco do motor
Eletrico é brinquedo??

Jacinto
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Jacinto »

Obrigado Abib pela parte técnica, mas continuo na preferência pelos Allen, mesmo porque tem a opção da chave allen em "L" que ainda lhe dá mais força.(apertar e afrouxar) Fastinhu , quando uso chave de fenda,e não tenho uma na medida para aquele parafuso, faço o ajuste da chave para tal parafuso. A variedade de fendas é enorme...
Fastinhu
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Fastinhu »

Jacinto escreveu:Obrigado Abib pela parte técnica, mas continuo na preferência pelos Allen, mesmo porque tem a opção da chave allen em "L" que ainda lhe dá mais força.(apertar e afrouxar) Fastinhu , quando uso chave de fenda,e não tenho uma na medida para aquele parafuso, faço o ajuste da chave para tal parafuso. A variedade de fendas é enorme...
então...mas quando vc ver como são os parafusos do motor novarossi vc vai entender ...fazer uma chave que encaixa perfeitamente na fenda rasa...rasissimaaa daqueles parafusos deve ser dificil ,salvo se vc tem algum equipamento que faço isso adequadamente
Eletrico é brinquedo??

Jacinto
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Jacinto »

Fastinhu, eu tenho motor novarossi e sei o que está falando, e por isso mesmo dei meu pitaco em queixar o porque de um motor campeão mundial usar parafusos de fenda. Tenho sim uma oficina em casa com lixadeiras etc.
Obs. este mesmo motor novarossi que tenho foi comprado direto nos USA , e quando abri veio com a rosca do flaywell (virabrequim) danificada.
Responder

Voltar para “Motor”