COMBUSTÍVEL TORNADO 25% NITRO
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
COMBUSTÍVEL TORNADO 25% NITRO
Bom Dia !
Olá amigos experientes em assuntos de RC , Gostaria de Informações sobre o Combustível Tornado 25% NITRO , Confesso que sempre uso o Byron Gen 20% Nitro , este combustível Tornado 25% é melhor que Byron 20% ? Já ouvi algumas informações e comentários de que o combustível com 25% com nitro é melhor porém ajuda na refrigeração do motor ele é mais forte , se poderem gentileza me passar algumas informações , confesso que comprei um Kyosho Inferno GT2 modelo mais antigo com motor GRX 28 ainda novo nunca foi usado e vou amaciar o motor estou querendo começar usar o combustível Tornado 25% tendo em vista que o motor Kyosho esquenta bem acredito que talvez este combustível será melhor se poderem favor me orientar , posso usar este combustível com 25% Nitro ou continuo usando mesmo o Byron 20% ! SDS BRUTOS
Olá amigos experientes em assuntos de RC , Gostaria de Informações sobre o Combustível Tornado 25% NITRO , Confesso que sempre uso o Byron Gen 20% Nitro , este combustível Tornado 25% é melhor que Byron 20% ? Já ouvi algumas informações e comentários de que o combustível com 25% com nitro é melhor porém ajuda na refrigeração do motor ele é mais forte , se poderem gentileza me passar algumas informações , confesso que comprei um Kyosho Inferno GT2 modelo mais antigo com motor GRX 28 ainda novo nunca foi usado e vou amaciar o motor estou querendo começar usar o combustível Tornado 25% tendo em vista que o motor Kyosho esquenta bem acredito que talvez este combustível será melhor se poderem favor me orientar , posso usar este combustível com 25% Nitro ou continuo usando mesmo o Byron 20% ! SDS BRUTOS
Onde tem Fúria , existe a força.
Re: COMBUSTÍVEL TORNADO 25% NITRO
Talvez você precise ajustar a taxa de compressão para usar 25% de nitro..
O Nitro aumenta a quantidade de oxigênio na reação química, deixando a detonação um pouco mais forte, já que precisa puxar menos AR pelo carburador para fazer a explosão correta.
Veja qual é a quantidade de nitro recomendada para usar seu motor de fábrica.. Normalmente é 16% para motores de RTR.
Sendo assim, ou continuaria com Byron 20% ou pegaria o Tornado 16%..
O Nitro aumenta a quantidade de oxigênio na reação química, deixando a detonação um pouco mais forte, já que precisa puxar menos AR pelo carburador para fazer a explosão correta.
Veja qual é a quantidade de nitro recomendada para usar seu motor de fábrica.. Normalmente é 16% para motores de RTR.
Sendo assim, ou continuaria com Byron 20% ou pegaria o Tornado 16%..
-
rafael61333
- Piloto Master

Continue com o byron que e melhor.

Potência não é nada sem controle!!!
-
Tiago-Salvador-Revvo
- Piloto Iniciante

Alguém sabe a quantidade de nitro recomendada para usar no Revo 3.3 motor 18 ?
Eu uso 25 % nitro da MK .
- K.C.O
- Piloto Racer

Geralmente essa informação vem no manual do automodelo/motor.Tiago-Salvador-Revvo escreveu:Alguém sabe a quantidade de nitro recomendada para usar no Revo 3.3 motor 18 ?
Att. K.C.O
Errado. Uma polegada cúbica é 2.54³=16.387064Tiago-Salvador-Revvo escreveu:Alguém sabe a quantidade de nitro recomendada para usar no Revo 3.3 motor 18 ?
3.3/16.387064 = 0.20137835551261653704409771024266
Seu motor é .20
Página 21 do Manual da Revo: Nitro content - The amount of nitromethane used in the fuel. Usually measured as a percentage of the total fuel volume. Traxxas engines are optimized to use ...Tiago-Salvador-Revvo escreveu:Eu uso 25 % nitro da MK .
-
Tiago-Salvador-Revvo
- Piloto Iniciante

Ok . Amigo baixei o manual e vi tudo mesmo lá sobre combustível .
Obrigado .
Obrigado .
-
Tiago-Salvador-Revvo
- Piloto Iniciante

Obrigado abib agora sei que meu motor não e de 18 e sim de 20 to aprendendo muito com RCMASTERS.
Só tem gente boa. Obrigado galera.
Só tem gente boa. Obrigado galera.
Bom Dia
Olá abib obrigado pelas informações , tendo em vista de alguns comentários percebi que o Ideal mesmo usar o Byron 20% , caso for começar a usar o Tornado com 25% , como faço para fazer os ajustes na taxa de Compressão do motor GRX 28 , posso fazer estes ajustes com aberturaras e fechamentos das agulhas de Alta e baixa ou vou ter que modificar algumas dimensões internas do motor , se for não vale apena porém o motor ainda é novo e não vou mexer é só amaciar por enquanto para usar como diversão , poderia Orientar ! Grato Brutos
Olá abib obrigado pelas informações , tendo em vista de alguns comentários percebi que o Ideal mesmo usar o Byron 20% , caso for começar a usar o Tornado com 25% , como faço para fazer os ajustes na taxa de Compressão do motor GRX 28 , posso fazer estes ajustes com aberturaras e fechamentos das agulhas de Alta e baixa ou vou ter que modificar algumas dimensões internas do motor , se for não vale apena porém o motor ainda é novo e não vou mexer é só amaciar por enquanto para usar como diversão , poderia Orientar ! Grato Brutos
Onde tem Fúria , existe a força.
-
rafael61333
- Piloto Master

Continue com o byron que e melhor.

Potência não é nada sem controle!!!
Provavelmente vai precisar alterar a taxa de compressão, para que o motor se torne mais fácil de ajustar, tenha sua vida útil mantida e tenha desempenho proporcional.BRUTOS escreveu:como faço para fazer os ajustes na taxa de Compressão do motor GRX 28 , posso fazer estes ajustes com aberturaras e fechamentos das agulhas de Alta e baixa ou vou ter que modificar algumas dimensões internas do motor
Recomendo ler estes tópicos:
Sobre aumento da % de nitro:
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=36732
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=10210
Sobre taxa de compressão:
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=14498
Fala galera, desculpe desenterrar o tópico, mas já que ele existe, bora usa-lo.
Sempre usei combustível biron, mas como falam muito bem do tornado, resolvi utiliza-lo, tornado 25%.
Usei 1 galão mesclando entre 3 carros, confesso que gostei muito do rendimento e acerto dos carros com este combustível, mas como peguei um jato com motor zoado, resolvi comprar outro motor novo e colocar no jatinho.
Bom, amaciei e rodei mais 1 litro mais ou menos e já abri pra verificação e troca dos rolamentos (como existe o problema de deterioração rápida dos mesmos, preferi fazer como vi em um fórum, amaciar e trocar) e ao abri-lo me deparei com TUDO vermelho no motor! na verdade não é somente a "cor" que mudou ... realmente existe uma "crosta" que foi um saco pra retirar ... tirei com pano e WD esfregando muito e somente a espoleta/cabeça do pistão e parte de fora da camisa.
A parte de dentro do pistão onde vai o pino com a biela, tá totalmente vermelha ... me deu medo kkk
Lembrando que o motor é zero, eu paro o carro mesmo que seja por 1 dia já coloco after run, e ando com ele 2x por semana.
Alguém já teve algum problema parecido?
Segue foto.

e depois de limpo

Valeu pelo espaço e ajuda.
Obg.
Sempre usei combustível biron, mas como falam muito bem do tornado, resolvi utiliza-lo, tornado 25%.
Usei 1 galão mesclando entre 3 carros, confesso que gostei muito do rendimento e acerto dos carros com este combustível, mas como peguei um jato com motor zoado, resolvi comprar outro motor novo e colocar no jatinho.
Bom, amaciei e rodei mais 1 litro mais ou menos e já abri pra verificação e troca dos rolamentos (como existe o problema de deterioração rápida dos mesmos, preferi fazer como vi em um fórum, amaciar e trocar) e ao abri-lo me deparei com TUDO vermelho no motor! na verdade não é somente a "cor" que mudou ... realmente existe uma "crosta" que foi um saco pra retirar ... tirei com pano e WD esfregando muito e somente a espoleta/cabeça do pistão e parte de fora da camisa.
A parte de dentro do pistão onde vai o pino com a biela, tá totalmente vermelha ... me deu medo kkk
Lembrando que o motor é zero, eu paro o carro mesmo que seja por 1 dia já coloco after run, e ando com ele 2x por semana.
Alguém já teve algum problema parecido?
Segue foto.

e depois de limpo

Valeu pelo espaço e ajuda.
Obg.
- K.C.O
- Piloto Racer

Camarada m.affonso,
Esse problema da coloração avermelhada (acho que no seu caso está mais para alaranjada) é bem comum de ocorrer em combustíveis que utilizam em sua composição óleos que não tenham base sintética.
O resto do combustível que fica no interior do motor vai evaporando quando você desliga o motor, porem o óleo fica aderido as peças. Com o passar do tempo o óleo vai "secando" ai aparece essa coloração. Ela ocorre devido a sedimentação do óleo sobre as peças internas do motor.
Isso é bom e ao mesmo tempo ruim, pois indica que o seu motor esta muito bem lubrificado com a sua carburação, porem é ruim ao mesmo tempo, esse excesso de óleo pode e vai se acumular na vela do motor provocando a sua queima de forma prematura.
Não estou falando que o tornado é um combustível ruim, de forma alguma, ele é bom, mas está parecendo que ele deixa essa cor no interior do motor.
Outra coisa que pode ser também é o excesso de after-run, geralmente esse óleo tem a cor avermelhada e ele pode estar contribuindo para essa coloração!
Att. K.C.O
Esse problema da coloração avermelhada (acho que no seu caso está mais para alaranjada) é bem comum de ocorrer em combustíveis que utilizam em sua composição óleos que não tenham base sintética.
O resto do combustível que fica no interior do motor vai evaporando quando você desliga o motor, porem o óleo fica aderido as peças. Com o passar do tempo o óleo vai "secando" ai aparece essa coloração. Ela ocorre devido a sedimentação do óleo sobre as peças internas do motor.
Isso é bom e ao mesmo tempo ruim, pois indica que o seu motor esta muito bem lubrificado com a sua carburação, porem é ruim ao mesmo tempo, esse excesso de óleo pode e vai se acumular na vela do motor provocando a sua queima de forma prematura.
Não estou falando que o tornado é um combustível ruim, de forma alguma, ele é bom, mas está parecendo que ele deixa essa cor no interior do motor.
Outra coisa que pode ser também é o excesso de after-run, geralmente esse óleo tem a cor avermelhada e ele pode estar contribuindo para essa coloração!
Att. K.C.O
Opa, obrigado pela resposta KCO.K.C.O escreveu:Camarada m.affonso,
Att. K.C.O
Ontem conversei com um bom mecanico que prepara alguns carros para o sulamericano, e o mesmo me disse a mesma coisa que você hehe.
Segundo ele, o tornado (diferente do byron) por exemplo, tem na composicão um tipo de oleo que não se evapora como alguns outros apos desligar o motor, e isso faz com que as partes internas fiquem com uma certa "crosta" nociva no motor.
Realmente quando usava byron meu motor brilhava por dentro, mas passava-se 2, 3 dias ja apareciam pontos de ferrugem principalmente no vira, coisa que demora bem mais com o tornado.
Eu tava andando gordo, mesmo por que tinha acabado de amacia-lo, e com relacao ao after run, creio que não seja, pois a ultima vez joguei WD e ao abrir jtava vermelho do mesmo jeito rs..
Vaeu cara, abc.
Usa Byron 20%. Se você ficar pouco ou muito tempo sem usar o motor, não ocorrerá o que o m.affonso relatou.
O combustível é muito bom.
O combustível é muito bom.