TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)
Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho
TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)
Fala galera, tranquilo?
Meu nome é Gustavo e ha um bom tempo não participo do grupo. Tive uma breve passagem a alguns anos e parei com o hobby.
Nesse meio tempo, ganhei de um conhecido, dois automodelos que ele tinha parado em casa, um on road e outro off road (ambos antigos)
Revirando minhas coisas, veio a vontade de transformar um deles em elétrico, pois são bem antigos e estão faltando algumas peças (de motor).
Pois bem, sou COMPLETAMENTE LEIGO no assunto, e queria a ajuda de vocês! Quero começar de baixo,montar ele eletrico fraco no começo, para
que se der certo eu possa ir fazendo up em motor e etc. Lembrando que quero montar por passa tempo, apenas ser uma experiencia que quero passar.
Gosto dessa parte de mecânica e a maior diversão vai ser a transformação e os ups que virão (brincar é consequência kkkkkk)
Vamos ao que interessa:
Gostaria de saber qual motor, na faixa de ate 200,00 (novo ou usado) eu posso estar adquirindo para começar e ver se dará certo essa ideia.
Não quero gastar muito no projeto inicial, pois sou leigo e a chance de não dar certo também existe!
Apos eu comprar e testar se o motor dará certo ( se consigo encaixa-lo com eficiência no espaço que ha) vou pedindo ajuda para as demais peças.
(ajuda para colocar fotos do auto aqui pra vocês verem)
abraços
Meu nome é Gustavo e ha um bom tempo não participo do grupo. Tive uma breve passagem a alguns anos e parei com o hobby.
Nesse meio tempo, ganhei de um conhecido, dois automodelos que ele tinha parado em casa, um on road e outro off road (ambos antigos)
Revirando minhas coisas, veio a vontade de transformar um deles em elétrico, pois são bem antigos e estão faltando algumas peças (de motor).
Pois bem, sou COMPLETAMENTE LEIGO no assunto, e queria a ajuda de vocês! Quero começar de baixo,montar ele eletrico fraco no começo, para
que se der certo eu possa ir fazendo up em motor e etc. Lembrando que quero montar por passa tempo, apenas ser uma experiencia que quero passar.
Gosto dessa parte de mecânica e a maior diversão vai ser a transformação e os ups que virão (brincar é consequência kkkkkk)
Vamos ao que interessa:
Gostaria de saber qual motor, na faixa de ate 200,00 (novo ou usado) eu posso estar adquirindo para começar e ver se dará certo essa ideia.
Não quero gastar muito no projeto inicial, pois sou leigo e a chance de não dar certo também existe!
Apos eu comprar e testar se o motor dará certo ( se consigo encaixa-lo com eficiência no espaço que ha) vou pedindo ajuda para as demais peças.
(ajuda para colocar fotos do auto aqui pra vocês verem)
abraços
Re: TRANSFORMAÇÃO P/ ELETRICO.. AJUDA! (NOVATO)
Bom, você não comentou qual a escala do modelo que pretendes converter..
Eu postei um outro colega no no tópico http://www.rcmasters.com.br/viewtopic.php?f=56&t=60651 sobre a conversão de um Buggy 1/8.. O valor do combo que eu encontrei no Aliexpress aumentou um pouco e está um pouco acima do teto que vc pretende gastar. E este combo é o mais caro das conversões que costumam ser feitas. Combo para 1/10 são mais baratos..
Acho que uma boa fonte de informação seria pegar na mão um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, como montante, posicao da bateria, engrenamento, etc..
Eu postei um outro colega no no tópico http://www.rcmasters.com.br/viewtopic.php?f=56&t=60651 sobre a conversão de um Buggy 1/8.. O valor do combo que eu encontrei no Aliexpress aumentou um pouco e está um pouco acima do teto que vc pretende gastar. E este combo é o mais caro das conversões que costumam ser feitas. Combo para 1/10 são mais baratos..
Acho que uma boa fonte de informação seria pegar na mão um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, como montante, posicao da bateria, engrenamento, etc..
Entao amigo, acabei esquecendo de citar mesmo.
Ele é 1/10, on road, tração 4x4.
Queria algo realmente "fraco" no começo, pois queria primeiramente ter a certeza que ira funcionar.
Ele é 1/10, on road, tração 4x4.
Queria algo realmente "fraco" no começo, pois queria primeiramente ter a certeza que ira funcionar.
Abib escreveu:Bom, você não comentou qual a escala do modelo que pretendes converter..
Achei esse combo no ML. Daria certo ?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... or-esc-_JM
OBBS: o montante e fixadores vou procurar eu mesmo fazer, com chapas de aluminio. Tentar posicionar e alinhar a relação da cora e pinhão da
melhor forma possivel no espaço disponivel que tenho no auto.
Este combo é para modelos 1/8.. você pode procurar por combos 1/10 com 3500 de kv..
Agora é importante saber se o modelo é de correia, de cardan, se o motor vai de lado ou longitudinal..
Agora é importante saber se o modelo é de correia, de cardan, se o motor vai de lado ou longitudinal..
Segue duas fotos que tirei dele ontem...

Ele é correia
Ele é correia
Vai ser um desafio encaixar um motor que encaixe sem encostar no Pulley da correia central..slayer escreveu:Segue duas fotos que tirei dele ontem...
![]()
Ele é correia
Pode tentar se basear em conversões dos HPI RS4 para guiar algumas soluçoes em sua conversão..
Neste exemplo, a coroa foi reposicionada para o meio do chassis.. porém isso pode implicar em algumas perdas mecânicas (falta de robustez no eixo do Pulley) e dinâmicas (desbalanceamento)..

Então galera, como eu tinha dito que tinha 2 automodelos antigos, resolvi trocar o projeto (rsrsrs)
O novo projeto sera transformar um buggy tomahawk identico a esse do link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -24ghz-_JM em elétrico
Já desmontei o toda parte que não sera mais usada, motor, tanque, servos de acelerador, suporte de escapamento...
olhei na internet um motor 3650 4300KV a prova brushless com ESC 60A. Esse combo que citei é suficiente ? lembrando que quero apenas brincar de leve...
As baterias e o restante vou ver apos comprar o esc e motor
O novo projeto sera transformar um buggy tomahawk identico a esse do link: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... -24ghz-_JM em elétrico
Já desmontei o toda parte que não sera mais usada, motor, tanque, servos de acelerador, suporte de escapamento...
olhei na internet um motor 3650 4300KV a prova brushless com ESC 60A. Esse combo que citei é suficiente ? lembrando que quero apenas brincar de leve...
As baterias e o restante vou ver apos comprar o esc e motor
Motores Brushless usados em modelos 1/10 Onroad e Offroad normalmente não são os mesmos. Nos Onroad, usamos mais KV para termos potência no final das retas. No OffRoad, usamos motores com menos KV para termos mais torque e aceleração.
Como havia comentado, acho que uma boa fonte de informação seria pesquisar por um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, inclusive modelo do combo usado para aquela instalação.
Por exemplo: O Kyosho DBX 1/10 Brushless usa um motor de 2800KV. Se colocar um motor de alto KV terá que reduzir todos os engrenamentos para não queimar o combo..
Como havia comentado, acho que uma boa fonte de informação seria pesquisar por um modelo elétrico original com as mesmas características daquele que você pretende converter, e ver quais foram as soluçoes adotadas para a conversão, inclusive modelo do combo usado para aquela instalação.
Por exemplo: O Kyosho DBX 1/10 Brushless usa um motor de 2800KV. Se colocar um motor de alto KV terá que reduzir todos os engrenamentos para não queimar o combo..
Abib escreveu:Motores Brushless usados em modelos 1/10 Onroad e Offroad normalmente não são os mesmos. Nos Onroad, usamos mais KV para termos potência no final das retas. No OffRoad, usamos motores com menos KV para termos mais torque e aceleração.
Boa noite Abib, tranquilo ?
Como praticamente só voce que tem respondido aqui, vou perguntar pra você.
Pedi o motor elétrico na internet, e pedi também os pinhão (jogo) de 15T a 20T.
Mas fui ver se casava o pinhão com a coroa do carro, e eles não casaram !
Como o carro era a combustão, existe algum pinhão específico para comprar ?
Os espaços da coroa são bem maiores que do pinhão do motor, praticamente cabe 2 dentes do pinhão para 1 da coroa.
Se puder me ajudar..desde já agradeço
Existem basicamente 4 padrões para tamanho dos dentes de engrenagem dos pinhões:
MOD 1 é que existe 1mm (módulo) de espaço entre os Dentes.. Estes dentes são largos e costumam ser usados em modelos grandes e com motores mais fortes.
Pitch 32 (32 dentes por polegadas que dá 25.4/32 = 0,793 ou módulo 0,8) é normalmente usado em modelos 1/10.
Pitch 48 (25.4/48 = 0.53 - chamado de MOD 0.6 no sistema métrico) é usado em modelos mais antigos
Piitch 64 (25.4/64 = 0.39 - ou módulo 0,4) usado normalmente em modelos elétricos leves.
Sim, é impossível casar engrenagens de módulos diferentes.
Sua coroa está com cara de ser MOD 1, e seus pinhões devem ser de módulo 0,8.
MOD 1 é que existe 1mm (módulo) de espaço entre os Dentes.. Estes dentes são largos e costumam ser usados em modelos grandes e com motores mais fortes.
Pitch 32 (32 dentes por polegadas que dá 25.4/32 = 0,793 ou módulo 0,8) é normalmente usado em modelos 1/10.
Pitch 48 (25.4/48 = 0.53 - chamado de MOD 0.6 no sistema métrico) é usado em modelos mais antigos
Piitch 64 (25.4/64 = 0.39 - ou módulo 0,4) usado normalmente em modelos elétricos leves.
Entendido! mas como faço para casa-las?Abib escreveu:Existem basicamente 4 padrões para tamanho dos dentes de engrenagem dos pinhões:
Pitch 32 (32 dentes por polegadas que dá 25.4/32 = 0,793 ou módulo 0.é normalmente usado em modelos 1/10.
É, então.. ou você procura alguma coroa que encaixe no seu modelo de mesmo módulo que os pinhões que você comprou, ou terá que procurar por pinhões que casem com o módulo da sua coroa atual.
Não é possível casar engrenagens de módulos diferentes.
Dando continuação no "projeto"Abib escreveu:É, então.. ou você procura alguma coroa que encaixe no seu modelo de mesmo módulo que os pinhões que você comprou, ou terá que procurar por pinhões que casem com o módulo da sua coroa atual.
Chegaram hoje o moto e ESC que pedi da china. Sei que esses conjuntos não são os melhores, mas optei por começar com elas, levando em consideração que não possuo experiencia em nada relacionado a automodelismo elétrico, então se eu for começar destruindo um kit, que seja um barato kkkkkkk.
Pois bem, apos a chegada do conjunto esc+motor, eu liguei eles com uma bateria de NImh que tenho e me certifiquei que estão funcionando.
Pedi também o pinhão novo MOD1 para casar com a coroa.
Proximo passo: Esperar o pinhão chegar, casa-lo com a coroa, fixar o motor elétrico e dimensionar da melhor forma (distribuir peso da melhor forma)
Mas no meio tempo me surgiu uma duvida... Qual bateria de lipo usar? pensei na 3s de 40C! posso usa ela?
O esc+motor que possuo é esse https://pt.aliexpress.com/item/GoolRC-U ... 34cf33df60
Lembrando que o uso do automodelo sera apenas para diversão, nada de pistas (ate porque aqui na cidade não possui), apenas brincar na rua em frente a minha casa, ou na quadra de futsal.
Até dá pra usar 3s, mas acho que o melhor seria usar 2S nestes tipos de combo.. com 3S talvez você deixe o modelo muito forte e como ele não foi feito para ser elétrico, acaba sendo muito pesado e pode acabar quebrando ou queimando alguma coisa.