Flywheel ou "volante inercial" é a peça cinza mais escuro com ranhuras ai da foto:
By
heli_omarcos at 2010-11-17
By
heli_omarcos at 2010-11-17
Quanto as maneiras de desligar o motor:
- Estrangulando a mangueira: o motor para por falta de combustível, e por consequencia fica um breve momento sem lubrificação, essa é a teoria que muitos mecânicos alegam, na no entanto se você estiver usando combustivel de qualidade com um blend de óleo de ricino mais óleo sintético a pelicula que se forma nas paredes não se rompe nessa fração de segundos entre a falta do comburente e a total parada mo movimento rotativo, portanto na minha opnião este procedimento não prejudica o motor.
- apertando o flywheel: ou melhor dizendo segurando o flywheel, o motor para devido a aplicação de uma força mecânica contrária ao seu movimento natural, isto pode causar uma fadiga no colo da biela, no entanto neste momento o motor esta sendo alimentado e por consequencia estará lubrificado, mais uma vez se o combustivel tiver um blend de lubrificantes de qualidade, não haverá rompimento da pelicula, portanto na minha opnião este procedimento não prejudica o motor.
- tapando o escape: o motor para devido a contrapressão exercida pelos gases retornando do escape impedindo o fluxo de combustivel, em resumo, para porque não tem combustivel para queimar, a fração de segundos que ocorre entre a falta de combustivel e a total paralização do motor seria prejudicada pela falta de lubrificação, mas novamente se utilizar combustivel de qualidade....ja sabem né. Na minha opnião esse procesimento não prejudica o motor, só é incoveniente porque queima o dedo.
Então, cada um escolhe o procedimento que achar melhor ou segue a recomendação do fabricante.