Caixa de partida + Lipo

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

Momotarosam
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Caixa de partida + Lipo

Mensagem por Momotarosam »

Tenho uma bateria lipo de 14,8 volts 2100 mAh 12C e funciona muito bem a caixa fica super leve, se voce já usa Lipo já sabe os cuidados que tem que ter como não descarregar para abaixo de 12 volts, na caixa não indica a tensão na bateria, ficou um pouco mais fraca é bom carregar denovo.
Tudo zerooo, ....................... menas radinho
rcmdf
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rcmdf »

Momotarosam escreveu:Tenho uma bateria lipo de 14,8 volts 2100 mAh 12C e funciona muito bem a caixa fica super leve, se voce já usa Lipo já sabe os cuidados que tem que ter como não descarregar para abaixo de 12 volts, na caixa não indica a tensão na bateria, ficou um pouco mais fraca é bom carregar denovo.

Valeu pelas dicas!
fvolpim
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por fvolpim »

Deixa eu esclarecer a dúvida da galera: A capacidade da bateria é de 2.400mAh e ponto final.

O 12C é a capacidade de descarga da bateria. Ou seja, voce pode descarregá-la com uma corrente 12 vezes maior que sua capacidade sem danificar a bateria.

2.400mAh x 12 = 28.800mAh = 28,8A

Ou seja, essa bateria voce pode descarregar com uma corrente de até 28,8A sem danificar a bateria.

Apesar das baterias "não precisarem" serem cicladas como as NiMH e as NiCd, alguns cuidados devem ser tomados:

1) Descarga: Não se deve descarregar a bateria abaixo de 3V por célula! Abaixo desse limite, corre-se o risco de danificar permanentemente a bateria.
Bateria 2S (7,4V) - Não baixar de 6V
Bateria 3S (11,1V) - Não baixar de 9V
E assim por diante...

2) Balanceamento: Com o uso normal da bateria, as células podem ficar desbalanceadas, ou seja, a voltagem de uma célula pode estar maior do que a outra.
Qual é o risco? Quando voce carregar sua bateria o carregador vai dar carga até que o "conjunto" chegue a 7,4V, porém se as células estiverem desbalanceadas, uma delas será sobrecarregada (correndo o risco de explodir)
Para isso existem os balanceadores. O dispositivo fica entre o carregador e a bateria e faz com que as celulas sejam monitoradas e carregadas independentemente :D

3) Batidas e amassados: Como as baterias LiPO foram criadas para serem mais leves, elas não tem aquela "proteção" de metal por fora como as células de NiMH ou NiCd.
Por este motivo, qualquer queda ou batida pode amassar a bateria, danificando uma ou mais células. (risco de vazamento ou desbalanceamento)

Ja as grandes vantagens da LiPO são:

1) Peso: São muito mais leves que as NiMH e NiCd.
Compare uma bateria de 2000mAh de NiCD com uma LiPO e verá que são bem mais leves.

2) Capacidade de descarga: enquanto as NiMH normalmente nao passam de 10C de descarga, as LiPO chegar facilmente a 30C!

3) Tempo de carga: As LiPO podem ser carregadas em 1 hora sem danificar a bateria. Carregar NiMH e NiCd em 1h também é possível, mas é um verdadeiro estupro das baterias.

Tomando o cuidado devido, as bateria LiPO não são tão perigosas como parecem.

Digo isso porque ja utilizo essas baterias a mais de 2 anos no aeromodelismo e agora estou começando a adaptar LiPO no TX do meu Revo. Qual a vantagem? A bateria original de NiMH tem 1100mAh de capacidade... A LiPO que utilizarei tem 2000mAh :D quase o dobro da autonomia com o mesmo peso. (fora que a capacidade de descarga é maior, o que significa melhor rendimento dos servos)

Qualquer dúvida e só perguntar!

Abraço!

bomsev escreveu:Uma bateria de moto (que uso dentro da minha caixa de partida) tem 7000 mAh (7A)...

Se for realmente 8O 28,8A 8O vai durar 3 vezes mais que a minha 8O 8O 8O

Testa aí e nos avisa.
Cestaric
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Cestaric »

Volpin, quais são as modificações necessárias para utilizar LiPO no RX da Revo ? // Cestari
Ramiel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ramiel »

Cestaric escreveu:Volpin, quais são as modificações necessárias para utilizar LiPO no RX da Revo ? // Cestari

como o receptor funciona a 6v, deve-se utilizar um regulador de voltagem, pois 2 células lipo ficam com 7,4v, podendndo danificar o receptor e os servos. Um bom regulador de voltagem é esse aqui:
http://rc-mushroom.com/product_info.php ... s_id=11959
Cestaric
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Cestaric »

Ola Ramiel, muito obriado pela ajuda. Só mais uma dúvida. Quantos C deve ter a bateria que devo comprar para colocar no receptor do meu carro ? Tenho dois servos digitais fortes a bordo, seguindo infoamção acima do Volpin, devo me preocupar com a velocidade de descarga que a bateria deverá suportar. Tenho isto por ai bterias com 2 ou 3 C. Isso é suficiente ?
Um abraço CestariC
Ramiel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Ramiel »

Cestaric escreveu:Ola Ramiel, muito obriado pela ajuda. Só mais uma dúvida. Quantos C deve ter a bateria que devo comprar para colocar no receptor do meu carro ? Tenho dois servos digitais fortes a bordo, seguindo infoamção acima do Volpin, devo me preocupar com a velocidade de descarga que a bateria deverá suportar. Tenho isto por ai bterias com 2 ou 3 C. Isso é suficiente ?
Um abraço CestariC

com lipo vai ter de sobra, q eu sei elas são no minimo de 15C, sendo q as de 20C são as mais comuns.
lenildo
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por lenildo »

Já usei e uso muito lipo em aeros e helis elétricos. Sempre usei nos meus controles de auto lipo, uso lipo na caixa de partida (hippo 2 da team magic).

Tem dois aspectos que acho importante no uso de lipo embarcada no carro, um é com relação a temperatura, no meu G4 a bateria original encosta no chassi e o chassi esquenta um bocado - baterias de lipo quando tem a temperatura muito aumentada podem inchar (e até explodir, sem terrorismo, apenas um alerta); o outro é em relção a batidas, como são bastante comuns batidas nos autos, bateria de lipo se forem rasgadas e entrarem em contato com alguns líquidos entram em combustão.

Ainda não coloquei lipo nos carros com certo receio. É apenas um alerta, sem intenção de criar polêmicas ou fazer terrorismo.
TM G4S / O.S. 12TZ Spec II / FUTABA 3PM 2.4G Fasst
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)
Cestaric
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Cestaric »

Ola Senhores,
preciso saber quantos Cs deve ter a bateria para o RX. Não a bateria principal do carro (o meu carro é a explosão). Acredito que quando falmos de baterias de LiPO com 15 ou 20C estamos falando da bateria principal de carros elétricos. Para o RX, acredito ser entre 2 e 3 C. Mas não manjo muito. Tô precisando de ajuda.
A propósito, Feliz 2008 para todos nós.
Um abraço
//CestariC
denis.roschel
Moderador
Moderador

Mensagem por denis.roschel »

Eu uso lipo no TX e RX a mais de ano e nunca tive problemas.

Usei tanto no MTX, quanto no RRR
schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por schlickmann »

Ontem instalei um kit lipo no meu RX.
Antes de instala-lo fiz alguns testes e fiquei impressionado com a força de uma LIPO. Coloquei meu pack LIPO de 900mah com um regulador de 7,4 para 6,8V (esse regulador tem capacidade para 3A) a diferença começa no peso, enquanto um pack 1200mah 2/3 de AA pesa 105 a 125 gramas, um pack palito GP de 1100 pesa 75 gramas e um pack de lipo de 900 pesa apenas 42 Gramas 8O 8O 8O o regulador pesa mais 8 gramas.

Ao Colocar a LIPO plugada no regulador e fazê-la descarregar a 2Amperes, notei que o regulador ficava sempre a uma temperatura de 54 graus, (coberto dentro de um saco plastico) notei também que a voltagem da LIPO baixava de 7,8 para 7,6V quando recebia esta "carga" de 2A. Meus servos tinham um zumbido quando eu usava pack palito e agora o zumbido sumiu.

Ao colocar o pack palito 1100 mah da GP para descarregar com os mesmos 2A notei que a voltagem do pack caía de 6,8V para 5,5V 8O 8O 8O ou seja eu estava realmente "Estuprando" o pack e no lipo 2A nem fazia cócegas.

uma vantagem de usar um regulador é que sempre a minha voltagem ficara em 6,8V além de que o regulador tem 2 LEDS, Verde aceso significa que o regulador está ligado, e quando acende o vermelho é pq a voltagem caiu abaixo do minimo. estas luzes são bem fortes eu botei elas de uma forma que iluminam o tanque de combustivel, então quando meu tanque está aceso verde o pack está bom e quando acende vermelho é pq o pack esta fraco huahauahau que pentiadeira.

Com pack palito o fail safe do meu receptor não atingia a voltagem minima para que ele acionasse pois meus servos cortavam o funcionamento antes disso, ou seja quando meus packs acabavam meus servos (S9451 e BLS451) paravam do nada sem que o fail safe da spektrum acionasse, é claro que nunca deixei isso aconter inesperadamente. entretanto mesmo assim meu segundo fail safe (que éuma borracha) que puxa o servo de volta sempre entra em ação.

Vou testar agora se com lipo o fail safe do spektrum funcionara, pois antes nao funcionava devido à alta voltagem de corte dos meus servos.

Outra vantagem do lipo é a carga, vc pluga la no carregador e em 1 hora esta carregadinho e desliga sozinho.

Entretanto basta voce perfurar com um prego ou rasgar um pack lipo para que ele começe a pegar fogo e exploda em segundos. Muito cuidado com isso.
denis.roschel
Moderador
Moderador

Mensagem por denis.roschel »

schlickmann,

Pelo visto vc está carregando seus Packs a 1C para carregar em 1 hora. Este é o limite de carga da maioria dos Packs LIPO. Eu sugiro uma margem de segurança e carrege a 0,7C pelo menos...

Eu estou usando o MESMO pack de LIPO a 2 anos carregando sempre a 0,5C sem problemas...Carrega em 2 horas.
schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

ola denis

Eu estou usando um carregador lipo bem barato, eu medi a corrente que entra e deu 490mah, então esta por volta de 0,55 C. deu apenas 1 hora pq foi primeira carga e achoque ja estava um pouco carregado.
O meu carregador é aquele do E-fly ele é meio ruinzinho, ele carrega as celulas individualmente mas ele desliga a carga quando a primeira celula alcança a voltagem maxima. ou seja nao balanceia 100%

Meu proximo plano agora é um carregador melhorzinho...

Quanto tempo de corrida dá um pack desse de 900 denis ? (considerando 2 servos digitals de alto torque)
Cestaric
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Cestaric »

Oi senhores, tb estou usando Lipo no meu carro. Montei um pack com 4 células que no final das contas ficou com 1900mAh e 7,4 V.

Usando tb uma amperagem baixa (0,5-0,8A), na primeira vez que carreguei demorou cerca de 1 hora. O pack já vinha com um pouco de carga. Aliás, as baterias de LIpo unca podem chegar a ficar com carga zero, senão perdemos o pack. Nas outras cargas, demorou cerca de 2,5hr para carregar total.

Uma coisa é certa. A bateria dura muito. Estou usando dois servos digitais bastante fortes, que puxam uma corrente elevada (um deles puxa 4,2A e o outro 3A) e tranquilamente fico o dia todo na pista andando. Se for considerar tempo corrido, acredito que seja possivel fazer uma corrida endurance de 2 horas com eles.

É isso ai.

Um abraço
CestariC
schlickmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Cestaric quais são esses seu servos? e como vc mediu essa corrente? pra dar 4,2 A deve ser um servo de uns 18kg travado e forçando ao maximo certo?
Responder

Voltar para “Rádio”