Antena do Spectrum com 3.6" ou 8.5"?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho
- schlickmann
- Piloto Advanced

Antena do Spectrum com 3.6" ou 8.5"?
Oi pessoal
No manual do spectrum fala que pode ser usado antena com 8,5" ou pode ser reduzida para 3,6" com uma perda de alcance desprezível.
Alguem de vocês que usa a antena do receptor Spektrum com 3.6" já tiveram algum tipo de problema?
Pelo que entendi ele manda realmente cortar o FIO do receptor... é isso mesmo? ou cortar apenas o tubo?
Does the receiver have an antenna? If so, how long is it?
Yes, the stock antenna is 8.5" long making mounting the antenna easy. What is more, if you prefer a shorter antenna, you can carefully cut the Spektrum receiver antenna to just 3.6" and not lose any performance. This way, you can keep the antenna inside the body
No manual do spectrum fala que pode ser usado antena com 8,5" ou pode ser reduzida para 3,6" com uma perda de alcance desprezível.
Alguem de vocês que usa a antena do receptor Spektrum com 3.6" já tiveram algum tipo de problema?
Pelo que entendi ele manda realmente cortar o FIO do receptor... é isso mesmo? ou cortar apenas o tubo?
Does the receiver have an antenna? If so, how long is it?
Yes, the stock antenna is 8.5" long making mounting the antenna easy. What is more, if you prefer a shorter antenna, you can carefully cut the Spektrum receiver antenna to just 3.6" and not lose any performance. This way, you can keep the antenna inside the body
- guh_gustavu
- Piloto Advanced

Re: Antena do Spectrum com 3.6" ou 8.5"?
acho ke cortar a antena
- schlickmann
- Piloto Advanced

Notei também que a tampinha do modulo transmissor do 3pk não fecha... se quebrar as 2 presilhas da tampa daí fecha mas teria que colar ela com dupla face no modulo... ou entao desgastar o local onde a presilha entra... que estranho fazerem um negocio pra um radio mas que na verdade nao serve...
- Hamilton_brz
- Piloto Advanced

Normalmente o pessoal cota somente o tubo da antena e enrola o fio nele, eu uso com uns 6 cm de altura, nem sai para fora da bolha.
Cortei o tubo e enrrolei o fio nele e depois termo retratil.
Mas antes de usar fiz um teste pratico, fui até a parte mais distante do palanque testando para ver ver se dava algum problema
Cortei o tubo e enrrolei o fio nele e depois termo retratil.
Mas antes de usar fiz um teste pratico, fui até a parte mais distante do palanque testando para ver ver se dava algum problema
[ ]s
Hamilton Sérgio
Hamilton Sérgio
- bomsev
- Piloto Advanced

O meu kit módulo/receptor FASST da Futaba veio junto com uma tampinha nova pro 3pk...
Não dá pra deixar sem a tampa? O módulo não vai cair, pois ele tem aquelas travas. Só vai ficar sem o acabamento.
Sobre o comprimento do fio, nem me atrevo a dizer nada. Pelo que mostra ali no texto que colocaste em inglês, poderás cortar se quiseres. O meu FASST já veio curto... deve ter mais ou menos uns 9~10 centímetros de comprimento. Um Spektrum novo nunca vi. E montados no carro só vi com o fio bem curto, mas não sei dizer se foram cortados ou se já veio mais curto.
Não dá pra deixar sem a tampa? O módulo não vai cair, pois ele tem aquelas travas. Só vai ficar sem o acabamento.
Sobre o comprimento do fio, nem me atrevo a dizer nada. Pelo que mostra ali no texto que colocaste em inglês, poderás cortar se quiseres. O meu FASST já veio curto... deve ter mais ou menos uns 9~10 centímetros de comprimento. Um Spektrum novo nunca vi. E montados no carro só vi com o fio bem curto, mas não sei dizer se foram cortados ou se já veio mais curto.
Editado pela última vez por bomsev em 27 Set 2007, 17:33, em um total de 1 vez.
- denis.roschel
- Moderador

Fecha sim!!!schlickmann escreveu:Notei também que a tampinha do modulo transmissor do 3pk não fecha... se quebrar as 2 presilhas da tampa daí fecha mas teria que colar ela com dupla face no modulo... ou entao desgastar o local onde a presilha entra... que estranho fazerem um negocio pra um radio mas que na verdade nao serve...
Só tem uma manhazinha...Não sei se vou conseguir descrever...
Vc vai posicionar a ponta da travinha no encaixe(a tampa vai ficar meio inclinada)
Ai vc abaixa a tampa e empurra...Não precisa forçar muito e não quebra nada...
Quanto a cortar a antena, eu não aconselho não...
O que fiz no meu carro, foi fazer a antena percorrer o maior caminho possível...
Virei o receptor para que o fio da antenna passasse por cima (ganhei uns 2cm)
Cortei o tubo bem pequeno, +/- e 1cm abaixo do teto do carro, e enrolei o restante do fio por fora do tubo...
- bomsev
- Piloto Advanced

Aqui nesta foto dá pra ver o tamanho da minha antena... o tubo ficou uns 2 centímetros mais comprido que o fio. Se eu deixasse o tubo mais curto ficaria muito ruim de encaixar a bolha.

- guh_gustavu
- Piloto Advanced

n da pra ver a foto
- schlickmann
- Piloto Advanced

Bom vou testar entao a tampinha... eu achei que desse mesmo de fechar ela forçando um pouco...
Eu estive lendo em alguns sites que a antena deve ser ou 8,5" ou 3,6" não deve ser medidas intermediarias devido ao comprimento de onda. em Receptores FM também existe um tamanho padrão que inclusive existe uma formula para se calcular isso...
3,6 polegadas dará 9,1 cm acho que nessa medida a antena fica toda dentro da bolha...
pelo que observei o fio da antena do receptor não é um fio simples, mas sim um MICRO-CABO COAXIAL. que tem dois fios ali dentro... então requer muito cuidado esse "fiozinho" acho que não vou corta-lo e sim fazer o tubo com 9,1 cm e deixar o resto do fio dentro da caixa de radio do carrinho.
Eu estive lendo em alguns sites que a antena deve ser ou 8,5" ou 3,6" não deve ser medidas intermediarias devido ao comprimento de onda. em Receptores FM também existe um tamanho padrão que inclusive existe uma formula para se calcular isso...
3,6 polegadas dará 9,1 cm acho que nessa medida a antena fica toda dentro da bolha...
pelo que observei o fio da antena do receptor não é um fio simples, mas sim um MICRO-CABO COAXIAL. que tem dois fios ali dentro... então requer muito cuidado esse "fiozinho" acho que não vou corta-lo e sim fazer o tubo com 9,1 cm e deixar o resto do fio dentro da caixa de radio do carrinho.
-
bugnet
- Piloto Master

- Contato:
pelo menos do FASST Futaba é melhor não cortar o fio, já no spektrum parece que dá pra deixar bem curtinho sem problemas, mas isso é por conta do tipo de fio utilizado !
Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br
Loja de RC Online www.magnashop.com.br
No Futaba, não pode cortar o fio. Na verdade, ele é um cabo coaxial, e somente a parte que está revestida em plástico transparente funciona como antena.bugnet escreveu:pelo menos do FASST Futaba é melhor não cortar o fio
- cariocap
- Piloto Advanced

no meu DX3.0 o fio da antena eu deixei dentro da caixa aonde fica o receiver e não uso nenhuma antena para fora. Não prejudicou no alcance do rádio.
Traxxas Revo 3.3 / Traxxas Rustler XL-5 Electric
Ofna Ultra MBX Comp / Ofna-Hobao Hyper 8 Pro
Ofna Ultra MBX Comp / Ofna-Hobao Hyper 8 Pro
- bomsev
- Piloto Advanced

Não sei fazer o link...
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... 0641&pos=0
Se não der certo avisem...
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... 0641&pos=0
Se não der certo avisem...
- bomsev
- Piloto Advanced

Pelo que li no meu manual, o FASST pra 3pk tem duas antenas. Uma interna, que fica dentro do receptor e a outra externa com +/- 9~10cm.Vanquish escreveu:No Futaba, não pode cortar o fio. Na verdade, ele é um cabo coaxial, e somente a parte que está revestida em plástico transparente funciona como antena.bugnet escreveu:pelo menos do FASST Futaba é melhor não cortar o fio
- guh_gustavu
- Piloto Advanced