Projeto Fonte Universal
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho
- jlabastidas
- Piloto

Projeto Fonte Universal
Colegas,
Após um questionamento do Fabio, e como acho que tenho os conhecimentos necessários (sou engenheiro eletrônico) me propus fazer uma fonte para auto-modelismo usando como base uma fonte de PC.
Agora, o objetivo e modificar uma fonte de PC para cumprir com os seguintes quesitos:
• Poder alimentar uma caixa de partida.
• Poder alimentar um carregador de bateria.
• Ter aquecedor de vela.
• Ser bi-volt (fácil todas as fontes de PC são)
• Idealmente que use aquelas fontes baratas de 30~40 R$.
Se alguém tem alguma sugerencia o idea que acrescentar ao projeto e bem-vindo.
Após finalizar o protótipo vou postar a forma de modificar a fonte e os resultados dos testes.
Algumas duvidas que tenho:
• Qual seria o melhor tipo de conector para os cabos?
• Alguem conhece a amperagem de consumo de uma caixa de partida?
• Existem alguns esquemas de aquecedor conectado na caixa de partida con voltagem regulavel, acham a idea legal o fixo a voltagem em 1,5 Volts?
• Os 5 Volts tendriam alguma aplicação? o com 12 Volts é suficente?
Após um questionamento do Fabio, e como acho que tenho os conhecimentos necessários (sou engenheiro eletrônico) me propus fazer uma fonte para auto-modelismo usando como base uma fonte de PC.
Agora, o objetivo e modificar uma fonte de PC para cumprir com os seguintes quesitos:
• Poder alimentar uma caixa de partida.
• Poder alimentar um carregador de bateria.
• Ter aquecedor de vela.
• Ser bi-volt (fácil todas as fontes de PC são)
• Idealmente que use aquelas fontes baratas de 30~40 R$.
Se alguém tem alguma sugerencia o idea que acrescentar ao projeto e bem-vindo.
Após finalizar o protótipo vou postar a forma de modificar a fonte e os resultados dos testes.
Algumas duvidas que tenho:
• Qual seria o melhor tipo de conector para os cabos?
• Alguem conhece a amperagem de consumo de uma caixa de partida?
• Existem alguns esquemas de aquecedor conectado na caixa de partida con voltagem regulavel, acham a idea legal o fixo a voltagem em 1,5 Volts?
• Os 5 Volts tendriam alguma aplicação? o com 12 Volts é suficente?
---A bad day in the RC track with the friends is better than a good day without it.---
Ofna/Hobao Hyper ST PRO
Motor Axial .28RR
Pipa Ofna JP-3
Ofna/Hobao Hyper ST PRO
Motor Axial .28RR
Pipa Ofna JP-3
Re: Projeto Fonte Universal
Bem legal a ideia!!
Acho que o melhor conector é aquilo estilo banana, sabe??
E acho que ela tem que ser de 12 volts com no minimo 15A para poder ligar sem problemas um carregador estilo ICE e etc....

Acho que o melhor conector é aquilo estilo banana, sabe??
E acho que ela tem que ser de 12 volts com no minimo 15A para poder ligar sem problemas um carregador estilo ICE e etc....
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
Aqui em Goiania já se usa esse tipo de fonte há algum tempo...
Os conecotres são os banana sim...
Os conecotres são os banana sim...
Acessando cada vez menos...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
Isso aqui já foi mais interessante. O pessoal anda muito sensível...
Segue minha experiência:
Usei uma fonte de 12V de PC para alimentar o meu carregador de bateria, mas já faz muito tempo!!
Prá garantir os 12V estáveis, tive que colocar uma carga na saída de 5V, senão ela não regula. Como fiz: coloquei uns resitores de alta potência em um par de barras sindal rebitados por dentro da fonte, não me lembro dos valores, mas calculei tudo, inclusive a potência. Acabei montando-os na direção da ventoinha, o que garantiu que não sobreaquecessem.
Só que ela não aguenta picos de tensão muito altos, por exemplo, para cargas indutivas (motor da caixa de partida), ela arreia e se desliga.
Acabei inventando os conectores de saída com dois tubinhos de antena antiga de carro que se adaptam melhor as garras jacaré grandes do carregador de bateria.
O pessoal que anda de elétrico usa um conector especial para altas correntes, não me lembro o nome, mas substituíram os antigos da tamya.
A idéia é legal, mas tem estes problemas. Sugiro pesquisar fontes de padrão industrial de alta capacidade de corrente cuja utilização destina-se a ambientes agressivos (indústria química, ambientes com muita poeira, etc..) que aguentam melhor o tranco, embora sejam bem mais caras.
Com relação ao aquecedor de velas, vide:
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... le&sid=189
Tenho-o montado, e é bem versátil você determinar o brilho da vela. Ajuda bastante na hora da partida.
E isso aí... espero ter ajudado.
Usei uma fonte de 12V de PC para alimentar o meu carregador de bateria, mas já faz muito tempo!!
Prá garantir os 12V estáveis, tive que colocar uma carga na saída de 5V, senão ela não regula. Como fiz: coloquei uns resitores de alta potência em um par de barras sindal rebitados por dentro da fonte, não me lembro dos valores, mas calculei tudo, inclusive a potência. Acabei montando-os na direção da ventoinha, o que garantiu que não sobreaquecessem.
Só que ela não aguenta picos de tensão muito altos, por exemplo, para cargas indutivas (motor da caixa de partida), ela arreia e se desliga.
Acabei inventando os conectores de saída com dois tubinhos de antena antiga de carro que se adaptam melhor as garras jacaré grandes do carregador de bateria.
O pessoal que anda de elétrico usa um conector especial para altas correntes, não me lembro o nome, mas substituíram os antigos da tamya.
A idéia é legal, mas tem estes problemas. Sugiro pesquisar fontes de padrão industrial de alta capacidade de corrente cuja utilização destina-se a ambientes agressivos (indústria química, ambientes com muita poeira, etc..) que aguentam melhor o tranco, embora sejam bem mais caras.
Com relação ao aquecedor de velas, vide:
http://www.rcmasters.com.br/index.php?n ... le&sid=189
Tenho-o montado, e é bem versátil você determinar o brilho da vela. Ajuda bastante na hora da partida.
E isso aí... espero ter ajudado.
Acelera Ayrton!!!
-
wagnerrs
- Piloto Master

A ideia é boa só não entendi isso
"• Poder alimentar um carregador de bateria."
?????
"• Poder alimentar um carregador de bateria."
?????
- schlickmann
- Piloto Advanced

wagner
é pq os tritons por exemplo não carregam bateria sozinhos... precisam de mais a fonte para daí sim funcionarem...
Eu ainda estou no seculo XVII usando uma fonte de 12v com resistores para usar como carregador de bateria... preciso urgentemente de um bom carregador, ja estive vendo projetos com PIC mas é meio trabalhoso demais acabo pensando em desembolsar 300 ou 400 num triton.
é pq os tritons por exemplo não carregam bateria sozinhos... precisam de mais a fonte para daí sim funcionarem...
Eu ainda estou no seculo XVII usando uma fonte de 12v com resistores para usar como carregador de bateria... preciso urgentemente de um bom carregador, ja estive vendo projetos com PIC mas é meio trabalhoso demais acabo pensando em desembolsar 300 ou 400 num triton.
-
wagnerrs
- Piloto Master

agora entedi, mas achei que vc queria era fazer um Triton a um custo menor e para ligar em tomada de 110/220 em vez de bateria de 12V.
Só complementando...
Se você gosta muito de projetos eletrônicos, curte programar microcontroladores e tem profundo conhecimento destes assuntos, vá em frente, principalmente pela curtição de montá-los.
Mas, se você até conhece mas não tem tempo nem paciência de correr atrás.... compre um pronto! Como são produtos destinados ao hobby, já vem com muitas características que você talvez não consiga implementar em seu projeto, além, é claro, do tempão que você vai perder programando, montando, etc. fora o risco de não alcançar o resultado esperado.
Taí minha opinião....
Se você gosta muito de projetos eletrônicos, curte programar microcontroladores e tem profundo conhecimento destes assuntos, vá em frente, principalmente pela curtição de montá-los.
Mas, se você até conhece mas não tem tempo nem paciência de correr atrás.... compre um pronto! Como são produtos destinados ao hobby, já vem com muitas características que você talvez não consiga implementar em seu projeto, além, é claro, do tempão que você vai perder programando, montando, etc. fora o risco de não alcançar o resultado esperado.
Taí minha opinião....
Acelera Ayrton!!!
- rsenhorini
- Piloto Advanced

Eu ja implementei diversos projetos neste aspecto, inclusive os meu primeiros carregadores fui eu quem montei, modifiquei uma fonte mais ou menos do jeito que vc quer montar, e bem interessante, mas na hora de andar mesmo vc acabara se rendendo ao pronto, e mais pratico e tem mais recursos. Se quiser trocar idéias sobre projetos estamos ai.
Ja mensurou quanto seu PC consome ficando ligado por 1 hora, pense nisso...
- schlickmann
- Piloto Advanced

Eu gosto muito de montagens eletronicas... desde criança eu ja fazia meus transmissores de FM. minha monografia da faculdade eu fiz um sistema de aquisição de dados através da porta usb que coleta temperatura e RPM do automodelo e joga no computador, ou seja um dinamometro para auto RC.
Enfim implemente as rotinas em C++ programei o pic, fiz a montagem em protoboard, e até hoje tenho ela aqui ... eu sempre procuro tempo para melhorar o projeto mas as vezes mau sobra tempo para a manutenção do carrinho...
hoje um colega me ligou pedindo que eu vendesse meu "carregador tabajara" pra ele heheheh é uma fonte de 12v por 2A com vairios resistores em serie para controlar a corrente hehehehe
Enfim implemente as rotinas em C++ programei o pic, fiz a montagem em protoboard, e até hoje tenho ela aqui ... eu sempre procuro tempo para melhorar o projeto mas as vezes mau sobra tempo para a manutenção do carrinho...
hoje um colega me ligou pedindo que eu vendesse meu "carregador tabajara" pra ele heheheh é uma fonte de 12v por 2A com vairios resistores em serie para controlar a corrente hehehehe