Multimetro no lugar de Termometro? Alguem usa?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
Multimetro no lugar de Termometro? Alguem usa?
Olá, gostaria de saber se alguem usa, ou já usou, um multimetro(que tenha a função termometro) no lugar do termometro especifico para o hobby????
Ele já vem com o termopar, que eh o cabo que pode medir aaté 150 graus, que no meu caso, um motor gxr 15 jah tava fritando n eh?
To enviando o link de um produto com essa especificação! Pelo custo vale a pena!
obrigado, abraço!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ratura-_JM
Ele já vem com o termopar, que eh o cabo que pode medir aaté 150 graus, que no meu caso, um motor gxr 15 jah tava fritando n eh?
To enviando o link de um produto com essa especificação! Pelo custo vale a pena!
obrigado, abraço!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ratura-_JM
- denis.roschel
- Moderador

Re: Multimetro no lugar de Termometro? Alguem usa?
Pelo que sei, o termopar demora um pouco para fazer a medição...
Acho que até funciona, mas o sensor deverá ficar fixo no motor
então ronan, isso ja foi comentado em outro topico, pode ser que HOJE eu esteja indo comprar um para "testar", mais "parece" que ele tem que estar submerso (isso mesmo, tem que esta na agua ou em alguma coisa liquida...).
ja achei um canto semana para olhar esses multimetros... tomara que seja barato que nem o mercado livre...
pq aqui na minha cidade tudo eh caro =/
a minha ideia eh a seguinte, pegar a medida da da milimetragem da sua vela... por ex. a sua vela eh com chave de 12mm... entao pegar uma chave de boca daquelas que tem a base T e colocar uma 13mm nela, estando com a 13mm vc coloca em forma em espiral o cabo e no final da boca colar com algum tipo de cola que aguente temperatura (vou colar com silicone vermelha que aguenta ate 320º)
e cola na ponta da boca tmb, pra na hora de puxar a chave de boca, o cabo do termopar nao sair da boca...
ai depois disso tudo, quando eu for medir a temperatura, eu vou molhar o cabo dentro da boca com algumas gotas de agua e por na vela e ver se vai funcionar...
quando eu testar eu falo o resultado aqui pra galera...
[]´s
ja achei um canto semana para olhar esses multimetros... tomara que seja barato que nem o mercado livre...
pq aqui na minha cidade tudo eh caro =/
a minha ideia eh a seguinte, pegar a medida da da milimetragem da sua vela... por ex. a sua vela eh com chave de 12mm... entao pegar uma chave de boca daquelas que tem a base T e colocar uma 13mm nela, estando com a 13mm vc coloca em forma em espiral o cabo e no final da boca colar com algum tipo de cola que aguente temperatura (vou colar com silicone vermelha que aguenta ate 320º)
e cola na ponta da boca tmb, pra na hora de puxar a chave de boca, o cabo do termopar nao sair da boca...
ai depois disso tudo, quando eu for medir a temperatura, eu vou molhar o cabo dentro da boca com algumas gotas de agua e por na vela e ver se vai funcionar...
quando eu testar eu falo o resultado aqui pra galera...
[]´s
Sem auto 
5 segundos, no caso, pra quem usa pra competir isso nao vale pq vai perder muito tempo, só pra quem curte o hobby mesmo...denis.roschel escreveu:Pelo que sei, o termopar demora um pouco para fazer a medição...
Eu utilizo um multímetro com termopar sem problemas, mas o que eu comprei foi um pouco mais caro, não sei se esse que vc citou é bom.
Utilizo da ICEL MD-6120, qua comprei por R$90,00
É só encostar a ponta do termopar na parte do motor onde se quer verificar a temperatura (vela ou cabeçote) e esperar estabilizar a leitura, o que leva uns 5 segundos.
Obs.: Não precisa deixar o termopar fixo no motor e não precisa deixar o termopar imerso, é só encostar e pronto.
Fiz um teste lá na pista e a diferença que deu em relação ao termometro Duratrax foi de 2 graus.
Utilizo da ICEL MD-6120, qua comprei por R$90,00
É só encostar a ponta do termopar na parte do motor onde se quer verificar a temperatura (vela ou cabeçote) e esperar estabilizar a leitura, o que leva uns 5 segundos.
Obs.: Não precisa deixar o termopar fixo no motor e não precisa deixar o termopar imerso, é só encostar e pronto.
Fiz um teste lá na pista e a diferença que deu em relação ao termometro Duratrax foi de 2 graus.
Olhaew foimal!! valeu pela informação!! vou comprar o meu entao ainda hj...
me diz ai, vc encosta a ponta dele segurando no fio mesmo ou enrola em algo e encosta??
[]´s
me diz ai, vc encosta a ponta dele segurando no fio mesmo ou enrola em algo e encosta??
[]´s
Sem auto 
Isso, segura no fio mesmo.Xumbrega escreveu:Olhaew foimal!! valeu pela informação!! vou comprar o meu entao ainda hj...
[]´s
O fio é razoavelmente rígido, daí vc segura a uns 4 ou 5cm da ponta e encosta no motor. O fio não esquenta.
- rogeriodita
- Piloto Racer

Eu utilizo Multimetro da marca Mesco com termopar, a leitura não demora mais que um segundo, comparei com um pirômetro da mesma marca e bateram os resultados.Paguei R$100,00.
http://www.mesco.com.br/multimetro.htm
(modelo DM9208)
http://www.mesco.com.br/multimetro.htm
(modelo DM9208)
show de bola... tomara que nao seja caro d+...
Sem auto 
- schlickmann
- Piloto Advanced

Eu uso a termopar para aferir o meu termometro da duratraxx quando mudo de motor. Só encosto e espero uns 5 segundos e pronto.
Os termometros da duratraxx eles tem que regular a EMISSIVIDADE de acordo com o tipo de cabeçote (anodizado preto ou azul ou, natural ou etc)
se quiser maior velocidae basta comprar pasta termica em lojas de informatica (aquelas que sao colocadas entre o processador e o cooler) e daí vc bota uma gota dela na espoleta do motor e encosta depois a termopar na pasta.
Os termometros da duratraxx eles tem que regular a EMISSIVIDADE de acordo com o tipo de cabeçote (anodizado preto ou azul ou, natural ou etc)
se quiser maior velocidae basta comprar pasta termica em lojas de informatica (aquelas que sao colocadas entre o processador e o cooler) e daí vc bota uma gota dela na espoleta do motor e encosta depois a termopar na pasta.
Eu trabalho também com instrumentação de motores (Diesel, light e heavy duty) e usamos termopares as vezes para medir temperaturas superficiais e a melhor correlação com a temperetarura real é quando usamos apenas os fios do termopar unidos e colados diretamente na superfície a ser medida com araldite (mas sem araldite entre os fios e a superficie). O proprio fio do termopar já é feito com o material bimetálico que é utilizado para medição da temperatura....
vou acabar arriscando a comprar esse negocio só para ver no que dá... hehehe.. n participo de competição mesmo, aliás, aqui no espirito santo n tem pista em todo lugar..ai brinco na rua mesmo..
valeu!!
valeu!!
- Pries_jeden_Got
- Piloto Racer

Intão....
O meu cpu veio com um painelzinho que, além de mudar de cor - heheh - ainda tem uns negócios que servem para medir a temperatura do cpu, do hd e da placa de vídeo. São uns fiozinhos com uma "bolinha e vidro" na ponta. Parece um led, mas com +- 2mm de diâmetro e preto.
Eu estava pensando em usar essa placa e esses "medidores" para conferir a temp. do meu carro.
Esse visor LCD e os medidores dos quais estou falando vêm no gabinete XBLADE.
Abraço!
O meu cpu veio com um painelzinho que, além de mudar de cor - heheh - ainda tem uns negócios que servem para medir a temperatura do cpu, do hd e da placa de vídeo. São uns fiozinhos com uma "bolinha e vidro" na ponta. Parece um led, mas com +- 2mm de diâmetro e preto.
Eu estava pensando em usar essa placa e esses "medidores" para conferir a temp. do meu carro.
Abraço!
comprei o multimetro com termopar e vamos ver o que vai da...
Sem auto 
- rogeriodita
- Piloto Racer

Intão....
Abraço!
As mediçoes feitas por esse sistema são lentos, ou seja a atualização é demorada e tambem é projetado para medir temperatura ambiente e não de contato.
Abraço!
As mediçoes feitas por esse sistema são lentos, ou seja a atualização é demorada e tambem é projetado para medir temperatura ambiente e não de contato.