Categorias Off-Road, não se engane.

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach

Fabio
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Categorias Off-Road, não se engane.

Mensagem por Fabio »

Pessoal,

Muita gente faz confusão com as categorias de Off-Road. Até porque alguns modelos são bem parecidos visualmente, mas preste atenção para não acabar comprando um modelo diferente daquilo que você pretendia.

Não sou expert em Off-Road!!! Aliás, não sou expert em R/C...

De qualquer maneira acho que é legal compartilhar aqui. Se alguém quiser corrigir alguma coisa, sinta-se à vontade. Vou falar aqui mais sobre os Off-Road movidos a combustão que são os que tenho mais contato.

A categoria mais popular, eu diria que é a Buggy escala 1/8. É a categoria com maior número de praticantes no Brasil e no mundo e os fabricantes mais importantes disputam ano a ano a liderança nos campeonatos lançando sempre versões melhores de seus kits.

Os Buggies 1/8 são muito rápidos. A maioria deles usa motorização .21 e como são razoavelmente leves têm performance altíssima. Além disso, ainda têm o centro de gravidade baixo o que torna sua estabilidade alta.

Os modelos top (pro) de Buggy que mais se usa em campeonatos são os Kyosho Inferno 777 WC, Mugen MBX5R, Team Losi 8ight, Jammin X1 CR, etc...

Aqui no Brasil uma categoria muito popular também é a Monster Truck. São carros altos, largos e de rodas/pneus grandes. Uma diversidade de modelos e marcas são vendidas aqui e a mais popular delas é a Traxxas que comercializa os modelos Revo e T-Maxx. Em sua essência, os Monsters assim como os de escala 1/1 são carros para superar obstáculos, são mais carros de show do que de corrida. Porém, as corridas são inevitáveis e por isso, milhares de modificações foram lançadas no mercado para aprimorar a capacidade de corrida das Monsters. Hoje temos campeonatos de Monster Trucks muito bons.

As monsters mais usadas atualmente são as Traxxas Revo e T-Maxx, HPi Savage, Losi LST2...

A categoria Stadium Truck, é conhecida aqui como apenas Truck 1/10. São carros não tão grandes como as Monsters, possuem algumas características próprias como pneus dianteiros estreitos e raiados e traseiros mais largos e com cravos, motorização geralmente pequena (.12) e tração apenas na traseira. Óbviamente nem toda Stadium segue estas regras. A Jato da Traxxas é uma Stadium que usa 4 pneus iguais e tem motor 3.3 (.20). Alguns outros exemplos de Stadium Trucks são a também Traxxas Rustler, Losi XXX-NT AD2 e a Team Associated GT2.

Fora estas categorias citadas acima, existe a categoria Truggy que também era chamada de Unlimited Monster Truck. Os truggies são carros montados com algumas características das Monster Trucks como a largura do carro e o tamanho dos pneus. Mas sua principal característica é que são carros baseados na estrutura dos Buggies 1/8 porém mais largos e compridos. Todos os principais fabricantes de Buggy passaram a fabricar Truggies também. A exemplo disso, temos Kyosho Inferno ST-RR, Mugen MBX5T, Team Losi 8ight-T, Jammin X1 CRT, etc...

É muito comum ver modelistas confundindo Stadium Truck com Truggy, mas a verdade é que são categorias completamente diferentes em todos os aspectos. Se tiver alguma dúvida quanto a isso, vá até sua loja favorita e peça ao vendedor para te mostrar. A diferença não é pequena.

Ah! Claro, procure no Google por fotos dos carros citados neste POST e verá que não são iguais.

Só para deixar claro, essas categorias que estou citando são as categorias mais populares em campeonatos. É óbvio que existem outras categorias como elas mesmas em outras escalas ou mesmo elétricos. Por exemplo a Inferno TR15 é um Buggy da Kyosho em escala 1/10, o Baja 5B da HPi é Buggy escala 1/5, o Jammin CRT .5 é um Truggy 1/16 e por aí vai.

Antes de comprar lembre-se que existem diferenças de performance em todas as categorias. Um Stadium Truck ou um Monster difícilmente acompanharia um Buggy Pro se pilotados por pilotos com a mesma experiência.

Pros e RTRs também tem diferenças enormes entre si. As diferenças vão desde a qualidade e durabilidade das peças até Níveis de regulagem e performance. Mas isso já é um outro assunto.

Espero ter colaborado com aqueles que ainda tem alguma dúvida em relação às categorias Off-Road.
Fabio
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Categorias Off-Road, não se engane.

Mensagem por Fabio »

Ah! Esqueci de dizer...

Eu tenho um Truggy da Mugen modelo MBX5T Prospec e com ele já andei mais forte que alguns buggies na pista.

Já estou com ele tem quase um ano e tirando óleo (diffs e amortecedor) e a embreagem (desgaste normal) a única peça que quebrou até agora foi uma bandeja dianteira na semana passada. Mas isso só depois de quase um ano de uso e sofrendo razoável abuso.

Tenho preferência por Truggy por alguns motivos:

- São quase tão rápidos e ágeis quanto Buggy;
- Anda em qualquer lugar (apesar de eu só andar em pista);
- 1000 vezes mais resistentes que os Monsters;
- Pilotagem dócil porém rápida (menos arisco que Buggy e não capota como monster);
- Tem versões Pro apropriados para segurar motores super potentes sem problemas.

Além disso tudo, é uma categoria que vem ganhando cada vez mais força nos EUA e portanto será espalhado no mundo em pouco tempo. Ao longo de 2006 e 2007 foram lançados Truggies de todas as principais fabricantes. Os que ainda não fabricaram estão prometendo lançamentos.

Abração

Fabio
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Parabéns!! Bem completa sua explicação....
E realmente os truggies são muiitttoo resistentes... Vc´s lá na dust raising quase matavam correndo e não quebravam nada heheheh

Vc quebro quando a bandeja?? Lá na dust? Eu não lembro..
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
Fabio
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Fabio »

Quebrei a bandeja lá na Dust sim. Mas foi numa situação muito específica.

Bati com o carro em alguma coisa na oposta, acho que foi um toco ou uma pedra. Como bati diretamente e com muita força não teve jeito. O pior é que eu nem sei direito no que foi que eu bati, estava sem as minhas lentes de contato e meus óculos só pego na segunda-feira. Hehehehehehe... Véio é fogo.

Enfim, paciência né? hehehehe... Até mesmo os Truggies que são ULTRA resistentes uma hora quebra.

Abração.
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Essa oposta é a reta oposta neh? Eu tbm já bati em alguma coisa lá... Mais acho que o Edcler já consertou....
E eu tbm não faço ideia do que tinha lá...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
Tupimare
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Tupimare »

Parabens Fábio, ainda sou iniciante e tinha muitas dúvidas sobre os off, principalmente sobre o que era trugy. Acho que sua explicação serve bem para quem pretente iniciar no hobby, principalmente na categoria off. É uma pena que aqui em Bh não tenha uma pista off com a galera que realmente pratica. Tem uma boa pista on que está inclusive na relação de pistas aqui do RC. Pelo fato da maioria dos off andar em qualquer terreno a galera se espalha, o que eu pessoalmente acho que é uma pena, pois a interação é de grande valia e principalmente a troca de experiência.

Um abraço...
Quando vejo tópico repetido.......Imagem
hey123
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por hey123 »

Parabens pelo topico!eu to com uma duvida e gostaria q vc me ajudasse...buggy e tao resistente quanto truggy?brigadu
Ximba
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Ximba »

Desculpa me intrometer mas acho que posso responder sua pergunta, isso é bem relativo depende do truggy e do buggy mas em geral buggys são bem resistentes (principalmente os prós) se você estiver falando de RTR muda um pouco, pois aí depende do buggy.

Alguns RTR's que conheço e que sei que aguentam "bastante (tudo tem limite)" são: CEN Matrix C-1 e Inferno US Sports, o CEN tem a vantagem de vir com TODAS as engrengens de aço mas ambos são bons RTR's. Lógico PRÓ é outra coisa...

Sintam-se a vontade para corrigir, é apenas uma informação que tomei como base o comentário de proprietários e analisei as peças.
hey123
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por hey123 »

os carros sao :
buggy: Team Losi 8ight RTR
truggy: Team Losi 8ight-t RTR
brigadaum
Ximba
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Ximba »

Não conheço especificamente os carros porém são do mesmo fabricanete e do mesmo modelo só muda a categoria, sendo assim ambos tem uma resistencia equivalente. Talvez o Truggy seja um pouco mais resistente pela torre de amorteçedores e por ser mais largo. Acho quer alguém poderá te ajudar melhor, mas não se preocupe a diferença deve ser mínima.

Só não esqueça que buggy/truggy tem usos um pouco diferente e acho que o que deverá mandar na escolha é para que você vai utiliza-lo.
Fabio
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Fabio »

Opa cara...

Já vi na pista um Losi 8ight-T Race Roller andando e o carro parece muito resistente e forte. Porém não vi a versão RTR.

Apesar disso, já li alguns reviews sobre o 8ight-T RTR e sempre todos falam muito bem. O único problema dele é o preço que é um pouco salgadinho. Mas ele já vem com rádio Spektrum e sistema da partida.

Sobre a comparação entre o 8ight e o 8ight-T ambos RTR acredito que o Ximba tenha razão.

Abraço.
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Eu tbm vi a materia sobre 8ight-T RTR , acho que naquela RCmagazine....
Parece que o preço é 750dollares eheheh... Por esse preço eu prefiro compra um kit pró..
E parece que o carburador só tem 2 agulhas...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
hey123
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por hey123 »

eu ate ja pensei em compra um pro...so que tem que compra motor, radio...e eu so iniciante tb...acho que um rtr vai ser melhor pra mim.
E sobre o uso: vo pular, andar na grama e terra.valeu aí
Responder

Voltar para “Off-road”