Dúvida segunda marcha

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach

Khan

Dúvida segunda marcha

Mensagem por Khan »

Bom dia pessoal.

Estou com uma dúvida sobre qual é o parafuso pra regular a segunda marcha do meu auto.

No local que o artigo aqui do site fala, tem dois parafusos. Um deles é bem fácil de movimentar, eu mechi ele 1/4 pra cada lado, e não funcionou. Fique com medo de mecher mais que 1/4 pois não tenho certeza se realmente éesse parafuso. O outro parafuso, que está bem mais fundo no buraco, é muito pesado, e fiquei com medo de forçar al tentar soltá-lo.

Qual dos dois parafusos é o da segunda marcha? O outro, é o que? Posso forçar ele, mesmo estando pesado?

Imagem

Obrigado!
burnout
Piloto
Piloto

Re: Dúvida segunda marcha

Mensagem por burnout »

Heheheheh eu ia posta isso hoje mesmo XD

Qual é o seu modelo.. parece com o meu Oo

Esperamos respostas =D
Khan

Mensagem por Khan »

O meu é um HSP Atomic Warhead.
Ching-ling hehe
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Normalmente, um dos parafusos está no centro e o outro está um pouco pro lado..

O do centro costuma ser o parafuso que segura o cambio no eixo, enquanto o segundo parafuso (o do lado) costuma ser aquele que aperta ou libera a mola de troca de marcha.

Mas uma dúvida: Seu carro está trocando de marchas hoje??
Caso ele ainda não esteja trocando, ou ele está muito apertado a ponto de não trocar pra segunda, ou ele está tão solto que a segunda já entra logo na menor rotacao do eixo.
Khan

Mensagem por Khan »

abib escreveu:Normalmente, um dos parafusos está no centro e o outro está um pouco pro lado..

O do centro costuma ser o parafuso que segura o cambio no eixo, enquanto o segundo parafuso (o do lado) costuma ser aquele que aperta ou libera a mola de troca de marcha.

Mas uma dúvida: Seu carro está trocando de marchas hoje??
Caso ele ainda não esteja trocando, ou ele está muito apertado a ponto de não trocar pra segunda, ou ele está tão solto que a segunda já entra logo na menor rotacao do eixo.
Hj ele não troca de marcha, fica sempre na primeira.

Hj a noite mesmo vou testar então, é que antes eu fiquei com medo de soltá-lo demais sem ter certeza se era aquele mesmo!

Obrigado.
burnout
Piloto
Piloto

Mensagem por burnout »

O meu tb eh Atomic Warhead hehehehe

Eu gostei desse carro, mas como vc to com problemas com a marcha...

Hoje eu vou mexer nele e vou testar mexer no parafuso hehehe
caco

Mensagem por caco »

aí Khan
agora podemos testar a segunda marcha hein, esse Fds to vendo que vai ser divertido hehe
Caco
Khan

Mensagem por Khan »

Ihhhhhh.

Então, fiz alguns testes hoje. De 1/4 em 1/4 de volta nesse parafuso abri ele 1,5 voltas, e ainda não trocava de marcha!

Heis que, quando eu estava testanto (com 1,5 voltas mais aberto que o original) dei de frente com um poste, a full gas (tava testando na calçada ne frente de casa hehehe).

Pois bem, o estrago foi pequeno, só um dog bone vôou longe.

Após montar tudo, no entanto, percebi um negócio estranho: mesmo com o motor desligado e tal, o carro não gira as rodas pra trás, quando eu forço com a mão! E pra piorar, a pafaruso que eu tava mexendo ficou bem em baixo daquele metalzinho das catracas, e como a catraca não tá girando livre pra trás, eu não consigo mexer novamente no parafuso.

Ou seja, agora minha preocupação nem é mais com a segunda marcha, mas com o carrinho! O que será que aconteceu? Será que teve algo a ver com a batida, ou eu soltei demais o parafuso??

Alguém sabe??

PS.: mesmo com tudo travado pra trás, ele continua andando certinho, consigo rincar com ele na boa.

Obrigado e desculpem-me pelo longo poste!
burnout
Piloto
Piloto

Mensagem por burnout »

quem tem que se desculpa pelo poste eh vc com seu carrinho hehehehe

cara, eu estou CHUTANDO, mas se ele não oferece resistencia quando se tenta gira, só não gira, eh o diff... tb checa se o cardã que transfere o giro pra tras ta ali =D
Khan

Mensagem por Khan »

burnout escreveu:quem tem que se desculpa pelo poste eh vc com seu carrinho hehehehe

cara, eu estou CHUTANDO, mas se ele não oferece resistencia quando se tenta gira, só não gira, eh o diff... tb checa se o cardã que transfere o giro pra tras ta ali =D
Ih, acho que não fui bem claro na minha explicação.
Ele oferece resistência sim, eu não consigo empurrar o carro pra trás, é como se ele estivesse freiado.

O problema não é só nas rodas de trás, se eu tentar girar as duas rodas da frente juntas pra trás, ele não gira.

Sabe aquelas coroas da figura lá do iníco desse tópico? Então, antes, com a mão eu conseguia girá-la nos dois sentidos, agora só consigo em um...
PAN2007
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por PAN2007 »

Khan escreveu:
burnout escreveu:quem tem que se desculpa pelo poste eh vc com seu carrinho hehehehe

Ih, acho que não fui bem claro na minha explicação.
Ele oferece resistência sim, eu não consigo empurrar o carro pra trás, é como se ele estivesse freiado.

O problema não é só nas rodas de trás, se eu tentar girar as duas rodas da frente juntas pra trás, ele não gira.

Sabe aquelas coroas da figura lá do iníco desse tópico? Então, antes, com a mão eu conseguia girá-la nos dois sentidos, agora só consigo em um...

Pelo jeito vc soltou demais o parafuso da segunda marcha e ele travou dentro do cambio, por isso ele nw roda quando vc puxa o carrinho para trás. vc vai ter que tentar rodar o cambio até aperecer o parafuso, ou desmontar o cambio para solucionar o problema.

Mais uma dica, quando vc conseguir tirar o parafuso , monte ele com trava rosca de cor azul, assim ele nw solta com a vibração do carrinho.
amprochmann
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por amprochmann »

Acho que o ideal seria desmontar o câmbio e verificar todas as peças. Tive um problema parecido e só resolvi depois de desmontar, colocar tudo no lugar e lubrificar.
Conclusão: seja On ou Off, GP ou EP, o importante é andar...
burnout
Piloto
Piloto

Mensagem por burnout »

Khan, sei lá posso parecer repetitivo, mas não custa lembra... quando estiver desmontando, esteja com o manual do lado, pra não fazer nenhuma cagada (como a que eu fiz no meu Alpha3). E vai separando peça daonde eh (eu tenho uma caxinha de costura que uso pra isso XD). Senão vai falta aquela roelinha que vez o cardã do meu alpha come uma junta \o/

aeuiheauieaiheiuaehiueah xD

boa sorte ai
Khan

Mensagem por Khan »

É, vou ter que desmontar tudo mesmo...
Vou fazer isso agora no almoço, pq quero andar ainda hoje! hehehe

Alguém tem alguma dica de por onde começar a desmontar? Eu nem faço idéia por onde começar...
Khan

Mensagem por Khan »

Bom dia pessoal!

É, foi exatamente o que o PAN2007 disse, o parafuso tava muito solto aí o dente da segunda marcha enroscou nele. Enroscou legal mesmo, travou. Mas desmontando tudo consegui arrumar.

Só que o sistema todo ficou muito pesado, alguma coisa deve ter ficado muito apertada, sei lá. Vou desmontar novamente e limpar / lubrificar tudo com mais carinho.

Mas a notícia ruim é a segunda marcha, nada dela ainda =/
Eu solto o parafuso tudo que dá, antes da cabeça dele sair pra fora do disquinho, e mesmo assim ele não troca de marcha!!!

Que M será que tá rolando?
Responder

Voltar para “Off-road”