Deixar o motor apagar por falta reduz a durabilidade ?
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Deixar o motor apagar por falta reduz a durabilidade ?
Vi em outro tópico que deixar o motor morrer por falar é prejudicial ao motor, isto é verdade ?
o manual (O.S. Spec II) recomenda desligar o motor estrangulando a mangueira de alimentação de combustível, assim tb. está apagando o motor por falta, certo ?
Alguns amigos aqui do fórum recomendam colocar o carro na caixa de partida para queimar todo o combustível (não deixar restos), isto tb. é a mesma coisa que deixar o motor apagar por falta ?
o manual (O.S. Spec II) recomenda desligar o motor estrangulando a mangueira de alimentação de combustível, assim tb. está apagando o motor por falta, certo ?
Alguns amigos aqui do fórum recomendam colocar o carro na caixa de partida para queimar todo o combustível (não deixar restos), isto tb. é a mesma coisa que deixar o motor apagar por falta ?
TM G4S / O.S. 12TZ Spec II / FUTABA 3PM 2.4G Fasst
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)
Re: Deixar o motor apagar por falta reduz a durabilidade ?
Jovem,seguinte, não sou nenhum expert no hobby. mas acredito q minha resposta n vai ser tão ruim assim, seguinte:
uma coisa eh o motor estar muito fino ( pouco combustivel entrando, o q acarreta em toda sua queima rápido n deixando ele cumprir seu papel de lubrificante). isto ocorre quando o motor esta em regime de altas rotações e o motor superaquece e trava(morre).na verdade, agente diz q o motor esta magro e n com falta, pois com falta ele morreria em uma acelerada.
no caso de apertar a mangueira, vc está com o motor na lenta, o carrinho parado, vc apenas vai impedir a entrada de combustivel no motor, estrangulando-o. o que não vai causar super-aquecimento. tem como apagar o motor tb pela descarga, porem o melhor e pela linha de combustivel mesmo. quanto a caixa de partida, eu n sei dizer nada, pois nunca possui, meu carrinho eh um rtr com recoil(cordinha).
espero n ter te confudido, abraços
uma coisa eh o motor estar muito fino ( pouco combustivel entrando, o q acarreta em toda sua queima rápido n deixando ele cumprir seu papel de lubrificante). isto ocorre quando o motor esta em regime de altas rotações e o motor superaquece e trava(morre).na verdade, agente diz q o motor esta magro e n com falta, pois com falta ele morreria em uma acelerada.
no caso de apertar a mangueira, vc está com o motor na lenta, o carrinho parado, vc apenas vai impedir a entrada de combustivel no motor, estrangulando-o. o que não vai causar super-aquecimento. tem como apagar o motor tb pela descarga, porem o melhor e pela linha de combustivel mesmo. quanto a caixa de partida, eu n sei dizer nada, pois nunca possui, meu carrinho eh um rtr com recoil(cordinha).
espero n ter te confudido, abraços
Não sei em que tópico li, mas foi do Tio Nono, e de acordo com ele, a melhor maneira em segurando o volante do motor ( peça que gira qdo roda o recoil, ou a que é girada na caixa ) com algo.. Sola do sapato, pano na mão.. qqer coisa..
Eu desligo assim qdo a coisa ta mais calma.. Mas qdo tem que desligar rapidpinho pq ta aquecendo ou começo a chover, etc, eu desligo tampando a pipa com o dedo envolvido numa franelinha..
Eu desligo assim qdo a coisa ta mais calma.. Mas qdo tem que desligar rapidpinho pq ta aquecendo ou começo a chover, etc, eu desligo tampando a pipa com o dedo envolvido numa franelinha..
Vendo Fw05 + Rádio + Etc:
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... 93#p103393
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic. ... 93#p103393
reapaz.... eu tenho um custume, ou melhor, mau custume!! acredita q eu tiro o filtro de ar e tampo a entrada de ar no carburado..mas isto eh perigoso por entrar sujeira no motor!! acho q na linha de combustive e no flywheel, deve ser o melhor.... hehe
se o nono falou, tah falado!!!
se o nono falou, tah falado!!!
eu também li isso no tópico dele e comecei a fazer.
eu acho que apertar a mangueira não é muito saudavel para o motor, pelo menos no meu quando eu apertava a mangueira ele ia subindo a rotação até faltar combustível.
tapar a pipa não é bom porque afoga o motor, pode até dar calço hidraulico, e não é bom deixar resto de combustível no motor.
acho que a melhor forma é parar o flywheel mesmo.
eu acho que apertar a mangueira não é muito saudavel para o motor, pelo menos no meu quando eu apertava a mangueira ele ia subindo a rotação até faltar combustível.
tapar a pipa não é bom porque afoga o motor, pode até dar calço hidraulico, e não é bom deixar resto de combustível no motor.
acho que a melhor forma é parar o flywheel mesmo.
**ideia estupida**
pega uma chave de boca e tira a vela euihaeiuheaiuhaeiuheauiaehiuaehiuaeh
deve se no minino interessante ver o que aconteceria..
**fim da ideia estupida**
eu desligava estrangulando a mangueira, mas dpois de leva uns pitos dos caras da pista eu tapo o escape.. sei la
pega uma chave de boca e tira a vela euihaeiuheaiuhaeiuheauiaehiuaehiuaeh
deve se no minino interessante ver o que aconteceria..
**fim da ideia estupida**
eu desligava estrangulando a mangueira, mas dpois de leva uns pitos dos caras da pista eu tapo o escape.. sei la
- tionono
- Piloto Racer

- Contato:
lenildo escreveu:Vi em outro tópico que deixar o motor morrer por falar é prejudicial ao motor, isto é verdade ?
Boa noi ..... madrugada amigos!
Apagada em emergência - O jeito mais rápido que conseguires fazer sem te machucar
(pano na pipa, pano no volante, estrangulando mangueira, sapateando ou chutando o carro(estão rindo, já vi isto)
Apagada normal, com o carro já na lenta - rápido toque no volante com o polegar ou com o cabo plástico de uma chave.
Tio Nonô RC.
Tio nono conta essa historia ai do sapateando/chutando o carro
:D
Eu fico imaginando heheheh
"desligaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa" *chut* "aí deu, vamo nessa"
Eu fico imaginando heheheh
"desligaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa" *chut* "aí deu, vamo nessa"
- denis.roschel
- Moderador

há há há há
Acho que era p Cap. Nascimento que tentava desligar o carro!!!! há há há
Acho que era p Cap. Nascimento que tentava desligar o carro!!!! há há há
A melhor solução seria parar o motor pelo volante do motor(flyweell) como mesmo disse o tio nono. Mas o melhor nem sempre é o mais pratico(mais facil de fazer).
eu não acho nada pratico perder o dedo iueaheaiuheaiuhaiueh xDDD
-
fabio.sales
- Piloto Sport

eu sempre desilguei meus motores pelo volante do motor, pois em lenta o motor nao tem força nenhuma, so de enconstar e fazer um pequena pressão no volante o motor ja apaga eu faço isso sem o menor problema e tbm nem pano uso vai na pele memso
.
Eu tbm ponho o dedo no flywheel, é facinho facinho desliga, o problema é quando o carro ta muiitttoo acelerado, dai vai eu do um chute com o pé mesmo no flywheel asuihaiushash...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
fabio.sales escreveu:eu sempre desilguei meus motores pelo volante do motor, pois em lenta o motor nao tem força nenhuma, so de enconstar e fazer um pequena pressão no volante o motor ja apaga eu faço isso sem o menor problema e tbm nem pano uso vai na pele memso.
DEDO CALEJADO DETECTED!!!
Brincadeira!! rs!!!
EU desligava apertando a mangueira de combst!!! Vo começa a desliga pelo volante entao!!!
- Capasciuti
- Piloto Racer

Acho que deviaram um pouco a pergunta inicial, que era se apagar o motor deixando ele "secar" diminui a vida util.
O motor pode até sofrer um pouquinho devido aos instantes em que ele roda um pouco fino antes de apagar, mas na minha opinião isso é BEM menos mal que desligar de qq outra forma que não seja "secando" o motor. Pois combustível dentro de motor não combina nem um pouquinho... a oxidação que isso vai causar é MUITO mais prejudicial que desligar queimando tudo. Pense nas esferas dos rolamentos oxidando, etc, etc... um pouco pior, né? heheh
Sobre a outra questão, na minha opinião, desligar o motor pelo volante faz o conjunto sofrer um tranco totalmente desnecessário. Pode parecer pouco, mas quando se trata de micro motores a coisa deve ser um pouco mais pensada. Um esforço que para nós não parece muito, para a bielinha é um pouco mais... isso é uma desaceleração absurdamente rápida para todo o conjunto... ou melhor, é literalmente uma travada em tudo. Ainda mais se esta fora do controle em alta rotação. Já vi motor esmigalhar por causa disso.
O motor pode até sofrer um pouquinho devido aos instantes em que ele roda um pouco fino antes de apagar, mas na minha opinião isso é BEM menos mal que desligar de qq outra forma que não seja "secando" o motor. Pois combustível dentro de motor não combina nem um pouquinho... a oxidação que isso vai causar é MUITO mais prejudicial que desligar queimando tudo. Pense nas esferas dos rolamentos oxidando, etc, etc... um pouco pior, né? heheh
Sobre a outra questão, na minha opinião, desligar o motor pelo volante faz o conjunto sofrer um tranco totalmente desnecessário. Pode parecer pouco, mas quando se trata de micro motores a coisa deve ser um pouco mais pensada. Um esforço que para nós não parece muito, para a bielinha é um pouco mais... isso é uma desaceleração absurdamente rápida para todo o conjunto... ou melhor, é literalmente uma travada em tudo. Ainda mais se esta fora do controle em alta rotação. Já vi motor esmigalhar por causa disso.