Acelero e desacelera...

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

skrothu
Piloto
Piloto

Acelero e desacelera...

Mensagem por skrothu »

Olá pessoal,

mais um fim de semana chuvoso... e graças a São Pedro apareceu o sol aqui de tarde... depois de algumas semanas parado, funciono novamente o tr-15...
andei um pouco... fui dando uma olhada nas regulagens... tava tudo bom...

até que... pego uma rachadura no chão, bem no final de uma "reta".... e o carro perde o controle e vira pro muro... no "pé" do muro tem uma "rampinha"... bate nessa rampa e vira as rodas pra cima...

carro continou funcionando, voltei a andar...

depois de uns 30 segundos cai a ficha... parar e dar uma olhada no carro... tava sem bolha pra piorar...

cabeçote do motor riscado... mas o resto normal... funcionando tranquilamente...

depois de um tempo eis o problema:

quando acelero tudo, vou ganhando velocidade, mas chega num ponto que pára a aceleração... mas corta rapidamente e depois volta... achei estranho, dei uma olhada por cima, mas voltei a andar...

quando não acelero tudo, fica normal, sem corte, mas só passar de uma certa rotação, que o motor corta por um milésimo de segundo, o suficiente para diminuir a aceleração e parar de sair fumaça...

dei mais umas voltas andando devagar, mas acelerava tudo, e cortava... bem parecido com os carros com injeção eletrônica, passa de uma rotação e corta...

o que pode ser ? motor foi pro saco quando virou pro ar ?
Danton
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Acelero e desacelera...

Mensagem por Danton »

... Posso estar chutando, mas minha teoria eh o seguinte:

Depois da lenhada, por coincidencia, a pilha pode ter baixado mta voltagem ( não por ausa da batida) e ficar um pouco sucetiva a interferencias...

Teoricamente, qdo se acelera mto, o carro vai lnge. Dai, com ele longe ele perdia por rapidissimo a comunicação com o radio. Por sua sorte, nada operava na mesma faixa no momento, vc não tomou interferencia.

Minha ideia é essa.. hehe.. não sei.. as pilhas erm novas? do tx e do rx?

Pode ser tbm que ( agora sim chutando legal hehe) com o servo acelerando, ele puxa mais corrente da bateria, fazendo ela não alimentar bem o receptor e perdendo por segunds a comunição..

Vc acelerou o carro na mão pra ver?
skrothu
Piloto
Piloto

Mensagem por skrothu »

Danton escreveu:... Posso estar chutando, mas minha teoria eh o seguinte:

Depois da lenhada, por coincidencia, a pilha pode ter baixado mta voltagem ( não por ausa da batida) e ficar um pouco sucetiva a interferencias...

Teoricamente, qdo se acelera mto, o carro vai lnge. Dai, com ele longe ele perdia por rapidissimo a comunicação com o radio. Por sua sorte, nada operava na mesma faixa no momento, vc não tomou interferencia.

Minha ideia é essa.. hehe.. não sei.. as pilhas erm novas? do tx e do rx?

Pode ser tbm que ( agora sim chutando legal hehe) com o servo acelerando, ele puxa mais corrente da bateria, fazendo ela não alimentar bem o receptor e perdendo por segunds a comunição..

Vc acelerou o carro na mão pra ver?

a "pista", são uns 30~40 metros de concreto/cimento do quintal do sítio... costumo mais andar ali do que andar na grama/terra...

no rx uso pack de 1000mAh de 6v, estavam bons antes do "acidente" e depois tbm... ia longe e tava tranquilo o sinal... tem fail safe, que tá configurado p/ párar o carro...

o tx o marcador estava full...

passando pela "reta", bem em frente a mim, que estava com o tx, o carro acelerava, parava de acelerar, acelerava, parava, acelerava, parava....
isso com o dedo apertado no máximo...

mechi nas agulhas... deixa-as abertas... bem afogado, soltando mta fumaça, andando bem lento, como se estivesse amaciando...
assim não "cortava" a aceleração...
acredito que não "cortava" pq não atingia "a rpm de corte".... do mesmo modo quando acelerava pouco e andando devagar...

com o carro parado, suspendi as rodas e testei... acelerava, e parava de acelerar... aí voltava a acelerar e parava novamente... em períodos constantes... com o dedo apertado no máximo...
fui verificando tbm o servo... estava normal, deixando a gaveta do carburador toda aberta...

fiz o teste parado pensando que era alguma parte elétrica que estava com defeito depois do capote... pq via a gaveta abrindo e fechando qdo andava no chão, todo acelerado, logo pensei que seria a vibração que estava fazendo alguma parte ficar com mal contato...

destas e de algumas suposições, fiz alguns testes, que não me recordo totalmente, me sobrou a última alternativa, motor...
mas isso não entendo nada...
na verdade, não entendo muita coisa do hobby... pouco tempo para "praticar", mas sobra muito tempo para ler bastante...
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Deve ta dando falta, engorda a agulha de alta e vê se resolve...
:D
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
Representante oficial motores Go Engine
Representante oficial Sweep Racing
"Gligoco Racing Team"
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Alías, eu respondi antes de ler tudo ehehe..
Mais é, realmente quase certeza que ta dando falta.... É só engordar um pouco, não tem a ver com cortar giro eheheh... Esses motores não tem nenhum controle do genero, eu já quebrei um pistão fazendo o motor passar de giro ehehehhe
Alias, toma cuidado, pq isso é sinal de que a mistura está fina, então o motor tbm pode estar esquentando...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
skrothu
Piloto
Piloto

Mensagem por skrothu »

gligoco escreveu:Alías, eu respondi antes de ler tudo ehehe..
Mais é, realmente quase certeza que ta dando falta.... É só engordar um pouco, não tem a ver com cortar giro eheheh... Esses motores não tem nenhum controle do genero, eu já quebrei um pistão fazendo o motor passar de giro ehehehhe
Alias, toma cuidado, pq isso é sinal de que a mistura está fina, então o motor tbm pode estar esquentando...

valeu pela dica :D

mas qdo vi o problema, pensei que estava dando falta... então, abri 2 voltas a alta e abri uma volta a baixa... rodei bem afogado...
rodando afogado não "cortou" o giro... mas tbm não andava nada, só cuspia óleo e andava beeem devagar...
fui afinando, mas até conseguir um giro razoável, começou a cortar o giro qdo começava +/- do giro médio indo pro alto...
sei que não tem controle de giro, mas de alguma forma está cortando o giro...
motor normalmente trabalha em 120ºC em dias muito quentes... hoje que aconteceu isso, não estava tão quente, ficou +/- em 100~110ºC...
depois que começou a cortar o giro, não passava de 80~90ºC...
a mistura sempre está gorda, motor sempre bem lubrificado, saindo bastante fumaça... fica +/- com 2/8 voltas nos dias mais quentes...

to vendo que vo ter de dar um jeito de desmontar o motor... /medo

todavia

muito obrigado :D
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Ummmm vê as mangueiras tbm, e veja se quando o carro ta na aceleração maxima não forma bolhas na linha de combustivel, confira a vedação do tanque, magueira pipa/tanque, e todo o sistema de pressurização...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
skrothu
Piloto
Piloto

Mensagem por skrothu »

gligoco escreveu:Ummmm vê as mangueiras tbm, e veja se quando o carro ta na aceleração maxima não forma bolhas na linha de combustivel, confira a vedação do tanque, magueira pipa/tanque, e todo o sistema de pressurização...

como tinha falado, num lembrava de todos os testes que fiz...

eu verifiquei as mangueiras... pensei nas bolhas tbm... mas não achei nada...
o tanque é novinho... não enchi nem 10x... mas não conferi...
pipa e o tanque tinha trocado pra original... a outra fazia esquentar mto o motor... isso nem veio a mente... só pensei na descompressão, se é isso que se chama...

mas os cortes são constantes... se acelero totalmente na reta, acelera até cortar e volta a acelerar até cortar de novo... fica no vruuuummmm e para.... vrrruuummm e para.... constante...

devido o aumento do giro a "pressão" aumenta ?

aí se tiver saindo pressão de algum canto, o motor falha ?
obs: o motor nunca afogou qdo acontece o corte...
gligoco
Moderador
Moderador

Mensagem por gligoco »

Olha, o seu carro ta dando falta em alta, se vc continua acelerando ele fica acelerando e desacelerando certo?? Como se tivesse engasgando neh??
Então, isso dai é pq não ta chegando combustivel suficiente no motor, acho eu neh.... Agora tem que ver tudo que pode fazer o combustivel não chegar ao motor para então descobrir o problema...
VISITE:
www.gligoco.com.br/loja
www.gligoco.com.br
www.dustraising.eng.br
"Gligoco Racing Team"
Xumbrega
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xumbrega »

na hora do desespero vc nao lembra dos basicos, experiencia propria kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mais eh isso mesmo, na hora da batida pode ter desregulado a agulha de alta, o meu auto deu uma batidinha no meio fio e desligou, tentei de todas as formas ligar ele, voltei pra casa muito puto pq o carro nao ligava mais! cara, abri 1/4 da alta e dei no recoil e o carro ligou...
final das contas, fiquei rindo la de mim mesmo kkkkkkkkkk
Sem auto :(
Birk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Birk »

olha, eu tenho uma dica, é rápida e simples.

tira a agulha de spray bar, que é aquela dourada e tira o corpo onde vai a agulha de alta, limpe bem, principalmenete a parte da agulha, onde tem os furinhos, assopre.

no meu aconteceu duas vezes ja esse problema, ele andava normal meio tanque, o resto ele começava a meio que dar falta, entao abri, limpei e remontei.
resultado...

vi que estava andando com a regulagem bem rica e ainda assim estava dando falta, por isso ja providenciei um filtro de combustível.
skrothu
Piloto
Piloto

Mensagem por skrothu »

gligoco escreveu:Olha, o seu carro ta dando falta em alta, se vc continua acelerando ele fica acelerando e desacelerando certo?? Como se tivesse engasgando neh??
Então, isso dai é pq não ta chegando combustivel suficiente no motor, acho eu neh.... Agora tem que ver tudo que pode fazer o combustivel não chegar ao motor para então descobrir o problema...

não parece que tá engasgando... em alta velocidade, é como se eu estivesse acelerado tudo e soltasse um pouco, e voltasse a acelerar tudo e soltasse de novo... não engasga, não "tosse", não pula...
mas liberei a alta, foi combustível até num querer mais, que chegava a respingar pelo escape...
mas como virou de ponta cabeça e o cabeçote do motor bateu no chão, pode ter desalinhado, entortado alguma coisa no motor... mas isso eu não sei se acarreta nesse corte da aceleração...

Xumbrega escreveu:na hora do desespero vc nao lembra dos basicos, experiencia propria kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mais eh isso mesmo, na hora da batida pode ter desregulado a agulha de alta, o meu auto deu uma batidinha no meio fio e desligou, tentei de todas as formas ligar ele, voltei pra casa muito puto pq o carro nao ligava mais! cara, abri 1/4 da alta e dei no recoil e o carro ligou...
final das contas, fiquei rindo la de mim mesmo kkkkkkkkkk

bom, o básico eu lembrei, pensei em todas as possibilidades que tenho conhecimento, como escrevi detalhadamente no tópico...
logo abri a agulha de alta e fui abrindo ela até não dar mais pra andar tão afogado... o resto tenho dito acima no tópico...

Birk escreveu:olha, eu tenho uma dica, é rápida e simples.

tira a agulha de spray bar, que é aquela dourada e tira o corpo onde vai a agulha de alta, limpe bem, principalmenete a parte da agulha, onde tem os furinhos, assopre.

no meu aconteceu duas vezes ja esse problema, ele andava normal meio tanque, o resto ele começava a meio que dar falta, entao abri, limpei e remontei.
resultado...

vi que estava andando com a regulagem bem rica e ainda assim estava dando falta, por isso ja providenciei um filtro de combustível.

hum... eu tenho filtro mas nem tenho idéia de onde colocá-lo... é mto grande e desajeitado...

mas tanto tanque cheio ou meio tanque, corta a aceleração...

tenho de ir juntando idéias pra tentar resolver no fim de semana... :P
Birk
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Birk »

depois eu tiro uma foto para mostrar o meu filtro.

tire a agulha de de uma limpada nela, não custa nada e pode ser isso.
skrothu
Piloto
Piloto

Mensagem por skrothu »

Birk escreveu:depois eu tiro uma foto para mostrar o meu filtro.

tire a agulha de de uma limpada nela, não custa nada e pode ser isso.

hum... essa eu num tinha pensado na hora... limpei tanta coisa menos as agulhas hehehehe
limpei e troquei a vela tbm... mas acho que isso não mudou em nada...

o filtro comprei de um cara do Mercado Livre, é meio grande e não tenho idéia de onde por....
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... oferta-_JM
Xumbrega
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Xumbrega »

esse filtro cara, fica na mangueira do tanque para o carburador, vc tem que cortar ela e por isso no caminho... mais isso eh mais pra carros off road que nao tem filtro, procurei esse produto e vou ate comprar um pro meu evader ;P
Sem auto :(
Responder

Voltar para “Motor”