Como fazer um bom amaciamento?

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach

Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Como fazer um bom amaciamento?

Mensagem por Ivan »

Bom...iniciante de novo...
Ainda nem comprei o carro e já percebo que o amaciamento é um momento crucial para o bom funcionamento do motor. Ou vou comprar o Inferno ST US Sport ou o Hellfire RTR, ambos com motor .28. Como devo proceder o amaciamento? O Porcesso é igual para os dois modelos? Vale a pena levar para alguma loja especializada fazer isso? Ouvi falar de termometros para medir a temperatura como sendo algo essencial para o amaciamento...isso procede?
rogeriodita
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Como fazer um bom amaciamento?

Mensagem por rogeriodita »

Caro Ivan...leia artigo de amaciamento do "tionono"
http://www.bynono.com.br/
Usei a técnica que ele ensina e para mim sempre funcionou e bem, já amaciei 4 motores e estão perfeitos.
Uma dica, compre uma vela um pouco mais quente que a original para amaciar, é mais fácil de regular e se consegue trabalhar com motor mais gordo, da OS #8.
Medidor de temperatura é sempre bom, mas no amaciamento você poder ter noção pingando água até vc não comprar um.
Abraços
Ximba
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Ximba »

Olha como comprei meu Inserno ST (gxr28) novo, eu fiz da seguinte forma.

- Liguei o carro na bancada que gastei 1 tanque com ele bem gordo e quase sem acelerar (queimou uma vela)

- Levei pra pista pro flupka e um pessoal mais experiente me ajudar.

- Lá deixaos o carro gordo e botamos ele no chão (precisei emprestar uma vela A3 porque a minha A8 morria quando entrava a alta)

- Andei com o carro nos 60~80º bem gordo e sem acelerar muito uns 2~3 tanques.

- A partir daí começei a acelerar tudo com o carro gordo para lubrificar bem assim foi até o 10º tanque, andando normal mas com o carro gordo.

- Então fui embora da pista e no outro dia experimentei comlocar a vela que não segurava a alta (O.S. A8) ela funcionou certinho, aí afinei ele e to brincando numa boa.

- As regulagens faça como o manual mostrar pois aí é o ponto de partida para você "ajeita-lo" para o amaciamento e se você ver que subiu muito a temperatura ou outra coisa errada, volte a configuração original (manual).

- O termomêtro para mim é essencial, na base do guspe também dá mais para quem é novo eu recomendo o termomêtro.

PS: Acredito que a primeira e única vela queimada foi por inexperiência então a minha maior dica é PROCURE QUEM ENTENDE, essa é a melhor forma pois eles evitam com que você cometa erros e prejudique o motor.

Desculpe pelo long post
Até mais!
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

Desculpa Não...obrigado pelo post longo...nessa altura o que mais preciso é de informação...e pelo que parece...tem muita ainda pela frente...
rafa_sd
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rafa_sd »

Dae Ivan, tudo certinho?
Cara, se vc manja de Ingles, da uma olhada neste site:
http://www.myrcbox.com/nitro_engine_bre ... cedure.htm
Tem tudo muitissimo bem explicado, tanque por tanque.

O que qualquer manual nao recomenda em nenhuma situaçao, é deixar o motor ligado com o carro parado, pois nao refrigera o motor. Nem muito menos acelerar sem as rodas tocarem o chao, pois pode dar um "overspining".

Enfim, se voce puder ler esse artigo, voce vai tranquilo. E nao esquece, que quem pode falar melhor sobre seu modelo é o fabricante, então leia o manual atenciosamente.
Ivan
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por Ivan »

Opa...boa dica...obrigado...
Falo o inglês...os termos técnicos é que me quebram...por exemplo, entender que amaciamento é break...foi f...
MAs o brigado...vou matigar o texto lá...
Alguém sabe se é possível encontrar esses manuais em PDF, já traduzidos para o Português (do Hellfire RTR e do Inferno ST RTR)
Responder

Voltar para “Off-road”