Solvente da tinta vinílica ataca a bolha ?
Moderadores: Abib, gbatistela, pixelman, Pimpolho
Solvente da tinta vinílica ataca a bolha ?
Fui pintar hoje minha primeira bolha, fiz máscara para uns detalhes, após pintado vi que vazou um pouco de tinta. Fui remover com o solvente da tinta vinílica e para minha surpresa o solvente atacou o material da bolha. Minha bolha é uma protoform, agora vai assim mesmo, mas fica o alerta.
TM G4S / O.S. 12TZ Spec II / FUTABA 3PM 2.4G Fasst
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)
Re: Solvente da tinta vinílica ataca a bolha ?
Rapaz, interessante essa do solvente, pintei uma bolha usando tinta vinílica e precisei corrigir alguns detalhes, usei o solvente depois de testar em um pedaço da bolha e o mesmo não reagiu com o lexam (protoform).
Será que pode ser a fórmula do solvente usei SILCOTEX ou a validade do produto?
Será que pode ser a fórmula do solvente usei SILCOTEX ou a validade do produto?
Fiquei intrigado agora, o meu tb. é SICOLTEX, está dentro da validade (fabricado em 06/2007 e válido por 24 meses). Quando percebi que o solvente estava atacando a bolha, passei em quantidade maior na borda e ele vai corroendo o lexan em camadas. Minha bolha tb. é protoform. Nem me preocupei em fazer teste, pois muita gente aqui recomendava usar tinta vinílica, não faz muito sentido usar a tinta se o solvente ataca o material. . . Vamos ver se mais alguém teve experiência assim . . .
- paulo2fast
- Piloto Advanced

Oi Lenildo
Só para exemplo....esta bolha que pintei, inclusive todas as outras são pintadas com tinta vínilica. o segredo é saber a correta diluição da tinta com o solvente, não existe fórmula...eu faço no olho...deixo sempre com uma consistência do leite....nunca deu um problema....

Só para exemplo....esta bolha que pintei, inclusive todas as outras são pintadas com tinta vínilica. o segredo é saber a correta diluição da tinta com o solvente, não existe fórmula...eu faço no olho...deixo sempre com uma consistência do leite....nunca deu um problema....

Olá paulo2fast, blz. Já tinha pintado alguns aeromodelos com aerógrafo (mas sou iniciante), já tinha visto em sites de aerografia esta dica de deixar a tinta na consitência de leite, tentei ir por este caminho.
Ao pintar a tinta não atacou a bolha, ficou até bom para a primeira vez. O problema é que fui passar um algodão com o solvente para limpar uns respingos e aí aconteceu a meleca. Mas faz parte do aprender.
Ao pintar a tinta não atacou a bolha, ficou até bom para a primeira vez. O problema é que fui passar um algodão com o solvente para limpar uns respingos e aí aconteceu a meleca. Mas faz parte do aprender.
-
FIGUEIREDO
- Piloto Advanced

creio que seu problema nao seja o solvente e sim a bolha pois tem muitas empresas fabricando bolhas em PET em vez de lexan.tive o mesmo problema que voce com um bolha lincs.o solvente vinilico atacou
muitos me seguem mas poucos me acompanham
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
MAS SO ANDO DE APLHA RC!!
Aproveitando o tópico, eu fiz alguns testes de solventes com bolha. Muitos atacam mesmo. Um que eu reparei que não atacou foi Acetona.
Já testei também agua raz, este é cruel, o lexan fica quebradiço e álcool etílico.
Queria saber do pessoal mais experiente, qual solvente eu posso usar nas tintas da pactra. Tá difícil de achar o Thinner da própria pactra mesmo.
Abraços.
Já testei também agua raz, este é cruel, o lexan fica quebradiço e álcool etílico.
Queria saber do pessoal mais experiente, qual solvente eu posso usar nas tintas da pactra. Tá difícil de achar o Thinner da própria pactra mesmo.
Abraços.
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!
- Quem não faz poeira, come poeira!!!
- Quem não faz poeira, come poeira!!!
paulo2fast escreveu:Oi Lenildo
Paulo, gostei muito desse roxo que vc usou, vc sabe dizer qual o nome correto da cor ? ele não é metalico neh ?

Os que valorizavam o pódio mais do que a disputa não são dignos de subir nele.....
- d9junior
- Piloto Advanced

galera sei que estão discutindo sobre solventes , mais gostaria de saber , depois de pintada a bolha se bater ela não vai descascar? pois pintei uma bolha e na primeira batida ela começou a descascar .
Danilo
- rasta_man
- Piloto Advanced

- Contato:
d9junior, dependendo da tinta, descasca sim!
- d9junior
- Piloto Advanced

rasta_man escreveu:d9junior, dependendo da tinta, descasca sim!
entao pintei com tinta acrilica
Danilo
- esk!
- Piloto Racer

- Contato:
Olá pessoal, pintar as bolhas com tinta vinilica não tem o menor problema, mas se vc errar a pintura ou deixar borrar e tentar limpar com solvente vai atacar sim, oque recomendo seria deixar secar a tinta e depois fazer ma raspagem com palito de madeira tipo esses que as manicures usam, dá muito certo, o solvente não ataca a bolha pois quando vc pinta com o aerografo a tinta chega praticamente seca ao lexan, espero ter ajudado e um abraço a todos.
- PENOPORAO
- Piloto Iniciante

esk! escreveu:Olá pessoal, pintar as bolhas com tinta vinilica não tem o menor problema, mas se vc errar a pintura ou deixar borrar e tentar limpar com solvente vai atacar sim, oque recomendo seria deixar secar a tinta e depois fazer ma raspagem com palito de madeira tipo esses que as manicures usam, dá muito certo, o solvente não ataca a bolha pois quando vc pinta com o aerografo a tinta chega praticamente seca ao lexan, espero ter ajudado e um abraço a todos.
Assino em Baixo, falou pouco e disse tudo !!!
Uso as mesmas tintas citadas todas com pistola e aerografos e se borrar limpo com solvente acrilex para esmalte vitral,se passar pouco ,limpa e não ataca...
Ah, São todas de PET-G ...
Abs,
PENOPORAO
- Anexos
-
- Pintada com tinas vinilicas
- p8140732.jpg (73.68 KiB) Exibido 1215 vezes
CRIATIVIDADE...., fALTA EM ALGUNS,SOBRA EM OUTROS.MUDE ,INVENTE, SEJA DIFERENTE...