Xray XB808

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach

Oscar
Piloto
Piloto

Re: Xray XB808

Mensagem por Oscar »

tomascdc escreveu:Notei isso também, é muita terra que entra, mas já acostumei a limpar, passo um ar e tá pronto pra outra.
Oscar, seu carro é 2010 ou 2011?
Se é o 2010 com que frequência você faz manutenção nos rolamentos do pinhão do DIFF?
Tenho o 2009 e a cada dois finais de semana bem andados tenho que trocar o rolamento de trás do pinhão, que é o que sofre a força axial do pinhão, pois o pinhão vai saindo de dentro da caixa do diff por causa da folga. Faço isso para não ter dor de cabeça e assim nunca quebrou nada.
Tomas, o meu é o 2010 e como ele é relativamente novo, ainda não desmontei nada para revisão de rolamentos.
Estou programando isso pra daqui um mes. Preciso colocar meu Inferno pra andar. Aí eu posso parar o Xray pra manutenção.
No 2010 é pra ter um pouco menos de problema com esses rolamentos já que usa 3 por pinhão.
Mas só vou ter certeza depois que desmontar.
ABraço
tomascdc
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por tomascdc »

Eu acredito sim que fique mais forte com os rolamentos 13x20, mas se fizer uma análise sobre o terceiro rolamento e sobre qual estará pior quando desmontar verá que o terceiro não ajuda muita coisa.
No meu vejo que o rolamento da frente do pinhão não estraga nunca, mas já o de trás que escora o pinhão estraga, e na versão 2010 ele continua sendo um só , se o terceiro fosse atrás tenho certeza que ficaria 100%.

Mas você percebe alguma folga axial no pinhão? caso puxe o universal central para frente e para trás.

Você anda todos os finais de semana com o carro ou só esporadicamente, pois pensei em passar a caixa do diff e os rolamentos, para os 13x20 caso seja mais confiavel.
Tomás Dalla Corte
Oscar
Piloto
Piloto

Mensagem por Oscar »

tomascdc escreveu: Mas você percebe alguma folga axial no pinhão? caso puxe o universal central para frente e para trás.

Você anda todos os finais de semana com o carro ou só esporadicamente, pois pensei em passar a caixa do diff e os rolamentos, para os 13x20 caso seja mais confiavel.
Normalmente ando todos os finais de semana, mas não é competição. Montamos uma pista de bom tamanho com poucos saltos mas que é o suficiente pra estragar os carrinhos. No meu inferno já entortei bastante coisa.
E verifiquei as folgas nos eixos que ligam os diferenciais e estão sem folga. Estou até pensando em não mexer ainda.

Até
rcp_potenci
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rcp_potenci »

Amigos,

estou comprando um XB808 usado e vou revisar antes de andar. Vou precisar de uma ajuda de vcs quanto a:

que óleo vcs usam nos diff e câmbio?
e no amortecedor?
que relação pinhão coroa?
e Setup?

qualquer contribuição será bem aceita,

valeu!
Oscar
Piloto
Piloto

Mensagem por Oscar »

rcp_potenci escreveu:Amigos,
estou comprando um XB808 usado e vou revisar antes de andar. Vou precisar de uma ajuda de vcs quanto a:
e no amortecedor?
e Setup?
valeu!
O padrão de manual 2010 é o seguinte:
oleo do diff: é 5k-7k-2k (diant-cent-tras)
Amort: 600 x furo 1.5 diant - 350 x furo 1.3 tras.
Relação coroa-pinhao: 43x10

O setup tbm uso do manual e para mim, que não compito, está mais do que bom. Então, pra vc começar acho esse padrão bom o suficiente.
Veja que ano é o seu carro e vá até a pagina da xray. Lá tem a tabela dos componentes por ano de fabricação, assim como os manuais.

Na sua revisão, a atenção maior é para os diferenciais e seus rolamentos.
tomascdc
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por tomascdc »

rcp_potenci escreveu:Amigos,

e no amortecedor?
e Setup?

valeu!
Se seu carro for 2009 ou o 2010, muita atenção aos rolamentos do pinhão do diferencial, isso sim deve ser revisado com atenção.

No mais o setup de fábrica é perfeito para começar, uso ele nos diffs e o carro ficou show, além do carro ser forte como uma rocha.

Lembrando que existe dois parafusos de rosca inversa no carro, que estão um no amortecedor dianteiro e um em um traseiro, eles são identificados por serem de cor prata, diferente do resto que é preto.
Tomás Dalla Corte
rcp_potenci
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Acho que é 2010, vou confirmar...
Li no site da Xray sobre os relamentos, vou me lembrar dos parafusos... rsrsrs...

e peças só de fora?

valeu, obrigado.

tomascdc escreveu:
Se seu carro for 2009 ou o 2010, muita atenção aos rolamentos do pinhão do diferencial, isso sim deve ser revisado com atenção.

No mais o setup de fábrica é perfeito para começar, uso ele nos diffs e o carro ficou show, além do carro ser forte como uma rocha.

Lembrando que existe dois parafusos de rosca inversa no carro, que estão um no amortecedor dianteiro e um em um traseiro, eles são identificados por serem de cor prata, diferente do resto que é preto.
tomascdc
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por tomascdc »

Peças você encontra tudo na amainhobbies, mas no abay se encontra algumas coisa, tem que ficar de olho porque como no ebay é mais barato elas não ficam muito tempo anunciadas.

Mas verá que não precisará ter quase nada na caixa de ferramentas, a não ser rolamentos, esse carro não quebra, pelo menos o meu me surpreendeu.
Tomás Dalla Corte
rcp_potenci
Piloto Advanced
Piloto Advanced

É Amigos,

vcs vão ter mais um seguidor no fórum...

Chegou a caranga... hauauhaa... Veio com alguns opcionais, gear ratio bem diferente, tanque amarelinho (até comprar outro, vou pintar este e pronto...), mas no geral tá show.

Vou compartilhar umas fotos, afinal estava meio sujinho e desmontei geral, ainda não está pronto... falta servo, motor, óleo, diafragma amortecedor... uns detalhes que estão a caminho...

Clique aqui: Link para acessar o álbum...
Anexos
xb808-007.jpg
xb808-007.jpg (97.55 KiB) Exibido 952 vezes
xb808-006.jpg
xb808-006.jpg (114.09 KiB) Exibido 952 vezes
xb808-001.jpg
xb808-001.jpg (96.79 KiB) Exibido 953 vezes
Oscar
Piloto
Piloto

Mensagem por Oscar »

Bela aquisição.
O carro tá show. Pelas fotos, não saberia dizer qual ano é por causa dos vários opcionais.
O que me chamou a atenção foram os amortecedores. Eles parecem, pelas fotos, não ser os big bore e tbm usam calço para regular a tensão da mola. Nos novos tem um regulador roscado. Isso pode ser uma referencia para vc descobrir o ano do seu carro.
Abraço.
tomascdc
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por tomascdc »

Oscar escreveu:Bela aquisição.
O carro tá show. Pelas fotos, não saberia dizer qual ano é por causa dos vários opcionais.
O que me chamou a atenção foram os amortecedores. Eles parecem, pelas fotos, não ser os big bore e tbm usam calço para regular a tensão da mola. Nos novos tem um regulador roscado. Isso pode ser uma referencia para vc descobrir o ano do seu carro.
Abraço.
Esse me parece ser um XB8, modelo anterior ao XB808, mas a mecânica dele em relação ao XB808 2009~2010 é mais confiavel, pois utiliza o pinhão no diferencial, coisa que voltou no modelo 2011.
A principal diferença é o modelo da suspensão dianteira e os amortecedores, pois o resto bem diser ficou igual.
Tomás Dalla Corte
rcp_potenci
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Vlws realmente,
só agora entendi porque da diferença... Bem, agora posso pedir um desconto... afinal é um modelo 2005.

Então, na sua opinião entre o XB8 e 2010... posso ficar com XB8?

Mas não entendi muito bem o lance do pinhão no diferencial... como assim?

tomascdc escreveu:
Esse me parece ser um XB8, modelo anterior ao XB808, mas a mecânica dele em relação ao XB808 2009~2010 é mais confiavel, pois utiliza o pinhão no diferencial, coisa que voltou no modelo 2011.
A principal diferença é o modelo da suspensão dianteira e os amortecedores, pois o resto bem diser ficou igual.
tomascdc
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por tomascdc »

rcp_potenci escreveu:Vlws realmente,
só agora entendi porque da diferença... Bem, agora posso pedir um desconto... afinal é um modelo 2005.

Então, na sua opinião entre o XB8 e 2010... posso ficar com XB8?

Mas não entendi muito bem o lance do pinhão no diferencial... como assim?

tomascdc escreveu:

Bom, de uma pesquisada sobre o pinhão que o 2009~2010 usa, e verá que os rolametos não são apropriados para a aplicação, por isso que no 2011 voltou ao antigo sistema de pinhão, com um de 10 dentes que é igual da xt8.

Eu tenho um XB808 2010 mas com o sistema de pinhão do 2011, ai o carro fica um balaço.

Nunca rodei com o 2010 original, ele usa rolamentos 13x20 no pinhão, só rodei com o 2009 que usa 13x19, mas percebi que da mais manutenção nos rolamentos. Mas se tiver a opção do 2010 é uma boa, e no futuro troca o pinhão.

Digo isso também porque geralmente quanto mais velho o chassis mais desgastado vai estar, mas se esse XB8 estiver em boas condições ( parece estar pelas fotos ) pode tocar o horror com ele que não vai se arrepender.
Tomás Dalla Corte
rcp_potenci
Piloto Advanced
Piloto Advanced

opa Tomás,

valeu, ajudou muito...
realmente o XB8 está zero, chassi sem nenhum risco... vou fechar só um valor correspondente ao chassi e fico com ele mesmo. Afinal é Xray... kkkkkk...

tomascdc escreveu:
Bom, de uma pesquisada sobre o pinhão que o 2009~2010 usa, e verá que os rolametos não são apropriados para a aplicação, por isso que no 2011 voltou ao antigo sistema de pinhão, com um de 10 dentes que é igual da xt8.

Eu tenho um XB808 2010 mas com o sistema de pinhão do 2011, ai o carro fica um balaço.

Nunca rodei com o 2010 original, ele usa rolamentos 13x20 no pinhão, só rodei com o 2009 que usa 13x19, mas percebi que da mais manutenção nos rolamentos. Mas se tiver a opção do 2010 é uma boa, e no futuro troca o pinhão.

Digo isso também porque geralmente quanto mais velho o chassis mais desgastado vai estar, mas se esse XB8 estiver em boas condições ( parece estar pelas fotos ) pode tocar o horror com ele que não vai se arrepender.
Oscar
Piloto
Piloto

Mensagem por Oscar »

Agora uma pergunta para quem já trocou a embreagem: o conjunto de 3 sapatas da embreagem originais xray podem ser substituidas por alguma outra marca.
Pergunto isso porque quero comprar para deixar de back up, e como só tenho outras da marca fioroni e que estão montadas tbm, não tenho como saber se são intercambiáveis.
Valeu
Responder

Voltar para “Off-road”