Xray XB808
Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach
Re: Xray XB808
E só pra aumentar um pouco o histórico, mesmo no 2010 existem duas configurações de rolamentos do pinhão no diferencial: um de dois rolamentos e um calço e uma outra, mais pro fim da versão que é de 3 rolamentos. Essa configuração de 3 rolamentos é mais resistente, mas não é a melhor solução. Por isso o 2011 voltou à configuração de 2008 ( se não me engano).
opa ... o sistema de 3 rolamentos é bom sim , usei bastante e achei mehor , porém sofre o mesmo desgaste , só que aguenta bem mais ..... no lugar do calço de aluminio eu usava 2 arruelas da xray , aquelas que seguram as tampas dos rolamentos dentro da caixa , evitando que a tampa caia entre o pinhão e a coroa , causando o travamento e avariando as partes ..... as arruelas (2 no caso ) ficam no lugar do espaçador e antes de parafusar os 3 parafusos que seguram o conjunto vai mais uma dessas arruelas que evitam que a tampa do rolamento saia em caso de colapso ...... mas isso só pode ser feito no modelo 2010 e fica bem forte ...... o que notei mesmo é a entrada de sujeira por onde sai o eixo, e isso eu solucionei colando uma espuma de filtro de ar por fora da caixa , fazendo o eixo passar por um pequeno furo na espuma e percebi que vedou e não entrou mais sujeira por ali ...... pra mim funcionou e acabei prolongando a vida util do conjunto todo e principalmente do rolamento que fica na frente .... se vcs analizarem , é visivel que nas caixas existe uma entrada de sujeira por uma pequena fresta entre a caixa e o corpo do pinhão que fica pra fora dela , o pouco que entra jah ataca o rolamento de dentro e acelera o desgaste ..... mas se fizer manutenção e limpeza periódica aguenta ..... lembrando de nunca deixar muito apertado os 3 parafusinhos que seguram o conjunto , pois o que jah fica quente , literalmente ferve quando exigido , após montagem , dar uma girada e ver os rolamentos trabalharem livres , sem resistencia ....... notem ..... depois de um rolê exigido , o quanto esquenta a caixa proximo dos rolamentos ..... ferve galera !!!!
MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ
Lagos, será que vc tem uma foto dessa adaptação??LAGOS escreveu:... e isso eu solucionei colando uma espuma de filtro de ar por fora da caixa , fazendo o eixo passar por um pequeno furo na espuma e percebi que vedou e não entrou mais sujeira por ali ...... pra mim funcionou e acabei prolongando a vida util do conjunto todo e principalmente do rolamento que fica na frente !!!...
Boa solução!!
ta guardado ..... vou fazer umas fotinhas do anti-dust guga system ..... k k k e verá que não é a coisa mais linda que jah fizeram ..... mas protege bem a paradinha ...... jah mostro o calço com arruelas tbm ok .... valeu garoto !!!! minha caranga tá aqui , chorando pra ir pra pista ..... k k k k kOscar escreveu:Lagos, será que vc tem uma foto dessa adaptação??LAGOS escreveu:... e isso eu solucionei colando uma espuma de filtro de ar por fora da caixa , fazendo o eixo passar por um pequeno furo na espuma e percebi que vedou e não entrou mais sujeira por ali ...... pra mim funcionou e acabei prolongando a vida util do conjunto todo e principalmente do rolamento que fica na frente !!!...![]()
Boa solução!!
Enquanto coversávamos aqui, mal sabia eu que um rolamento do diferencial traseiro já tinha sido moído.
Na ultima vez que andei com o carro ele estava meio que travando. Pensei que fosse a embreagem.
Ontem desmontei a embreagem e não vi nada de anormal. Mas como já estava aberta, acabei trocando as sapatas.
E empurrando o carro percebi que as rodas traseiras estavam girando com dificuldade.
Desmontei o diferencial e 1 dos 3 rolamentos tinha desaparecido, como era de se esperar!
E aproveitando a dica do LAGOS, vou pensar numa vedação tbm.!!
Aí vou abrir o dianteiro pra ver como está.
Na ultima vez que andei com o carro ele estava meio que travando. Pensei que fosse a embreagem.
Ontem desmontei a embreagem e não vi nada de anormal. Mas como já estava aberta, acabei trocando as sapatas.
E empurrando o carro percebi que as rodas traseiras estavam girando com dificuldade.
Desmontei o diferencial e 1 dos 3 rolamentos tinha desaparecido, como era de se esperar!
E aproveitando a dica do LAGOS, vou pensar numa vedação tbm.!!
Aí vou abrir o dianteiro pra ver como está.
- tomascdc
- Piloto Sport

Qual dos 3? Se for o traseiro que fica sozinho, teve sorte de não afetar a coroa.
O dianteiro sofre 1/10 do que o traseiro sofre, tanto com sujeira quanto com força do sistema. Nunca verifiquei fragilidade nesse sistema no diferencial dianteiro.
Quando andava com o meu 2009 eu trocava a cada dois finais de semana do dif traseiro o rolamento que fica atrás do pinhão, em contato com a sujeira, um rolamento custa R$1.50 mais 5 minutos que levava a troca, já deixar sem manutenção pode se tornar caro. O da frente do pinhão que fica livre de sujeira e sofre somente força no sentido que foi fabricado pra aguentar dura uma vida.
O dianteiro sofre 1/10 do que o traseiro sofre, tanto com sujeira quanto com força do sistema. Nunca verifiquei fragilidade nesse sistema no diferencial dianteiro.
Quando andava com o meu 2009 eu trocava a cada dois finais de semana do dif traseiro o rolamento que fica atrás do pinhão, em contato com a sujeira, um rolamento custa R$1.50 mais 5 minutos que levava a troca, já deixar sem manutenção pode se tornar caro. O da frente do pinhão que fica livre de sujeira e sofre somente força no sentido que foi fabricado pra aguentar dura uma vida.
Tomás Dalla Corte
to aqui cheio de trabalho e ainda não providenciei as imagens do sistema da espuma anti resíduos .... quero ver se hoje monto a sequencia de como preparar o esquema ok galera ..... quanto aos rolamentos é assim mesmo !!!! uma hora eles desmancham .... e nessas horas a sensibilidade de piloto é importante ..... a qualquer sinal de ruidos estranhos deve parar e avaliar o carro ..... mexer no eixo pra frente e para tras jah dá uma ideia da situação .... se tiver muito movimento é que tem rolamento estourado ou com jogo ...... hora de trocar ..... outra situação que vejo acontecer é nas frenagens .... freiou e ouviu um som estranho de engrenagem .... jah devia ter parado faz tempo pra revisar ..... xray + revisão = carrão ...... xray + relaxo = estrago
MS FORA DE ESTRADA - PGUÁ
- tomascdc
- Piloto Sport

Como vemos na imagem, F1 age sobre o rolamento 1 e F2 age em cima do rolamento 2, mas rolamentos rigidos de esferas 1 carreira tem limite de força axial. Se fosse usado um rolamento de contato angular no lugar do rolamento 2 todos as fragilidades seriam sanadas, esse rolamento suporta força radiais e axial em um sentido.
- Anexos
-
- angular-contact-ball-bearing-single-row-.jpg (26.23 KiB) Exibido 1003 vezes
-
- dif.jpg (17.55 KiB) Exibido 1003 vezes
Tomás Dalla Corte
- tomascdc
- Piloto Sport

LAGOS escreveu:to aqui cheio de trabalho e ainda não providenciei as imagens do sistema da espuma anti resíduos .... quero ver se hoje monto a sequencia de como preparar o esquema ok galera ..... quanto aos rolamentos é assim mesmo !!!! uma hora eles desmancham .... e nessas horas a sensibilidade de piloto é importante ..... a qualquer sinal de ruidos estranhos deve parar e avaliar o carro ..... mexer no eixo pra frente e para tras jah dá uma ideia da situação .... se tiver muito movimento é que tem rolamento estourado ou com jogo ...... hora de trocar ..... outra situação que vejo acontecer é nas frenagens .... freiou e ouviu um som estranho de engrenagem .... jah devia ter parado faz tempo pra revisar ..... xray + revisão = carrão ...... xray + relaxo = estrago
Essa técnica de movimentar é a que mais usei, 99% de confiança.
Tomás Dalla Corte
Foi o proprio. Mas como o meu é a versao de 3 rolamentos, até que aguentou bem.tomascdc escreveu:Qual dos 3? Se for o traseiro que fica sozinho, teve sorte de não afetar a coroa.
Mas andei dando uma procurada em rolamentos na medida e contato angular e não encontrei. Não sei se existe.
Mas pegando a idéia do Lagos, improvisei alguma coisa. Não sei se vai funcionar mas talvez diminua um pouco a entrada de pó.

- Rmartins
- Piloto Master

Iae pessoal to para pegar um xray xb808 foi ate do cardoso
o que vs acham um bom carro ?
Algum ponto fraco ?
Algum ponto fraco ?
- Rmartins
- Piloto Master

para ser exato é um xray 808 2010 specs
Sem dúvida, é um excelente carro. A verdade é que vc não vai encontrar ninguém falando que o carro é ruim.Rmartins escreveu:Iae pessoal to para pegar um xray xb808 foi ate do cardoso
Algum ponto fraco ?
Não diria ponto fraco, mas sim, um ponto que precisa de mais atenção é justamente o que estamos discutindo nas ultimas mensagens: os rolamentos do diferencial, principalmente do traseiro. Mas rolamento é critico em qualquer carro off road.
O carro é top. Aguenta muito e é muito bem feito. Dá uma olhada nas primeiras mensagens deste tópico.
- Rmartins
- Piloto Master

é eu viOscar escreveu:Sem dúvida, é um excelente carro. A verdade é que vc não vai encontrar ninguém falando que o carro é ruim.Rmartins escreveu:Iae pessoal to para pegar um xray xb808 foi ate do cardoso
Algum ponto fraco ?
Não diria ponto fraco, mas sim, um ponto que precisa de mais atenção é justamente o que estamos discutindo nas ultimas mensagens: os rolamentos do diferencial, principalmente do traseiro. Mas rolamento é critico em qualquer carro off road.
O carro é top. Aguenta muito e é muito bem feito. Dá uma olhada nas primeiras mensagens deste tópico.
o carro que eu irei pegar é o laranja do cardoso vou fazer um rolo kkk'