Temperatura

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

hanks2b
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Temperatura

Mensagem por hanks2b »

Ótimo tópico hein, mas tenho uma dúvida, será que com um combustível tipo 12% de óleo não poderíamos andar com a regulagem mais aberta "sem que ficasse gordo" e assim um melhor rendimento, porquê sei lá se é besteira, más não seria o óleo o maior responsável para a engorda do motor?
Porque qdo fechamos demais a agulha de alta a mistura fica pobre e dá maior aquecimento, tudo bem, más aqueceu porquê, por falta de combustível ou de óleo, gerando maior atrito e por consequencia maior temperatura?
Aí o que fazemos, abrimos a agulha de alta até a temperatura normalizar, só que o rendimento cai, portanto fica minha dúvida, tipo 10 ou 12% de óleo ou botar logo 30% e fechar a agulha até o melhor rendimento e ver se não aquece?
Não será esse o segredo do Top Fuel? 10 a 12% óleo e mistura mais rica (EM METANOL)?
Porque acho estranho quando tombamos o carro ele despeja muito óleo que fica parado na pipa até parece que está em excesso, más são só idéias que outros amigos mais experientes poderão nos explicar melhor.
Só para lembrar a mistura em Karts são de 5% de óleo, más a rotação final também é bem menor.
hermannps
Piloto
Piloto

Mensagem por hermannps »

Nao, o oleo nao eh o maior responsavel pela engorda do motor, ele apenas ajuda na lubrificacao do motor e consequente reducao do atrito e temperatura.

Nao sei o que acontece se vc usa oleo demais, mas sei que acima de 12% eh um exagero.

Tambem notei, conforme disse o colega acima, que 2 voltas nao eh uma regra geral, pois posso deixar abaixo disso e o meu motor tb nao chega a 110c de temperatura. To usando byron 20% e acho que o nitro que da mais potencia enquanto baixa a temperatura. Entretanto, nao arrisco muito pois o motor trabalha girando mais forte e stressa mais as pecas, podendo reduzir a vida util. Entao eu deixo sempre acima de 2 voltas ou no maximo 1,8 voltas.

Eh isso ai... esse topico deveria virar tutorial de tao bom :p

Vamos continuar debatendo...

Abracos.
Kyosho Inferno 7.5 Sports2
Motor: GX-21
enaresse
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por enaresse »

denis.roschel escreveu:Pessoal

O Wildcat pode não ser o melhor para andar...Mas devido a grande quantidade de óleo para amaciar é muito bom...
Será que no caso do wild cat 20% mesmo que o motor trabalhe mais quente isso não é compensado pelo fato de o combustivel conter mais oleo? Estou amaciando um OS12TZ e estou meio cabreiro quanto a esse combustivel prq esses motores pro dizem que se trabalharem muito quente já era camisa é pistão vão para o espaço. O pior que esse combustivel está mais caro que os demais
hanks2b
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por hanks2b »

É, más saindo um pouco fora do tópico, realmente são preocupações que até poderiam ser aliviadas um pouco se a taxação em cima dos produtos para Hobby como estes fossem menores, eu andei lendo uns tópicos dos hobistas americanos e lá eles rasgam a vontade, pra se ter uma idéia a Duratrax dá 1 ano de garantia nas peças, e vale pra motor também.
Já pensou em estar comprando um os18tz a 130 ou 140 dólares ou os12tz a 200 dólares, ajudaria muito hein.
Será que o pessoal deste ou de outros fóruns nunca pensou em se unirem e solicitar aos responsáveis do nosso Governo a repensarem estas taxas, pra computadores a coisa mudou bastante né ou hobbi é considerado luxo neste país?
A petrobrás poderia fabricar um combustível e patrocinar as corridas do pessoal, tanto em auto como em aéro, ela faz isso com os gringos lá fora, que nem a Renault não faz?
Sonhar não faz mau a ninguém não é verdade?
Responder

Voltar para “Motor”