carregador ideal para pack de bateria 3300 ???

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

ataffonso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

carregador ideal para pack de bateria 3300 ???

Mensagem por ataffonso »

Andei lendo bastante coisa sobre o assunto, mas ainda não consegui tirar a minha dúvida.... Tô comprando um pack de bateria de 3300 mah da Venom para o roto starter da savage e gostaria de saber qual o carregador ideal... não precisa ser os mais sofisticados e sim um simples que resolva o problema... tenho medo de comprar errad, pois andei lendo sobre "cargas errdas, cargas rápidas de mais, amperagem muito alta, etc... e isso me assustou um pouco... Li até sobre explosões de packs... CREDO !!!! segue foto da bateria e de um provável candidato a carregá-la... As dicas são bem vindas
Agradeço quem puder ajudar...
Anexos
1006_ghcap0123_400.jpg
1006_ghcap0123_400.jpg (48.37 KiB) Exibido 1569 vezes
3258_gvnrc1540.jpg
3258_gvnrc1540.jpg (47.04 KiB) Exibido 1569 vezes
Abib
Site Admin
Site Admin

Re: carregador ideal para pack de bateria 3300 ???

Mensagem por Abib »

Cargas rápidas demais acontecem por que foi aplicada uma corrente (amperagem) muito alta..

Nas baterias funciona a seguinte teoria:

Quanto mais rápido vc carrega-las, menor será a vida útil da carga e da bateria.
Quanto mais lenta for a carga, maior será essa vida útil..

Se tratando de Baterias de NiCD ou NiMH, não tem muito segredo.. O carregador precisará fornecer uma voltagem um pouco maior do que a tensão nominal da bateria.
Com relação à Amperagem, o limite de corrente recomendável é a mesma corrente da bateria. Exemplo: Se sua bateria tem 3300 mAh, vc pode carrega-la em até 3300mA.. Isso é o que se chama Carga à 1C, onde vc completará a carga em aproximadamente 1 hora

Mas isso acontece se vc for usar carregadores de parede do tipo fonte.

Se vc usar carregadores inteligentes, como esse que vc postou, a coisa fica um pouco mais simples..

No modo geral, vc indica qual a corrente que vc quer usar (igual ou abaixo o nominal da bateria) e o carregador se incumbe de saber quantas células o pack tem, e apita quando a carga estiver completa.

O tempo de carga é aproximadamenteo valor da corrente da bateria dividido pela corrente do carregador mais um pequeno recalque..

No meu carregador XingLing, o tempo de carga se dá pela seguinte fórmula:

(mAh Bateria / Ah Carregador)/11.9 = tempo em minutos..

Ex.: Carregar a sua bateria à 500mAh ou 0.5 Amperes:

(3300/0.5)11.9=554 minutos, ou 9 horas..

PS: Com relação à explosões, são mais comuns em Baterias LiPo. Se forem carregadas se forma incorreta, podem explodir bonito!

Se ligue no vídeo:
[youtube]http://br.youtube.com/watch?v=dOMfdH76oi0[/youtube]
ataffonso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ataffonso »

Deixa eu ver se entendi ... com esse carregador e essa bateria :
3300/0.85/11.9 = 326 min >>> + ou - 5 horas ??? está certo ??? esse tempo seria pra carga lenta ???
Vc falou que posso indicar qual a corrente que desejo usar... como fazer isso ??? posso escolher isso no próprio carregador ??? o carregador ( esse aí ) têm essa função ???
Pelo que entendi, esse carregador começa carregando a bateria em carga rápida e quando a bateria está carregada ele mantém um nível mais baixo de corrente apenas para manter uma carguinha lenta e estável... se eu estiver errado me corrija...
E muito obrigado pela sua explicação... hehehe explicação profíssa !!! assim é baum d++++
OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem
Abib
Site Admin
Site Admin

Mensagem por Abib »

Isso.. pelas contas, seriam mais ou menos isso..

Nao sei se esse carregador possui a funcao de escolher taxas de amperagem diferentes..

Se for realmente fixo nos 850mAh, vai demorar estas 5 horas mesmo..

Essa taxa é boa, não força muito a bateria e mantém a vida útil dela por um bom tempo.

Sim, os carregadores inteligentes tem um sensor que detecta quando a bateria está próxima da carga completa (Delta Peak Sensitive ou algo assim) e diminui a corrente e depois começa a gotejar pequenos pulsos apenas para manter a bateria carregada até vc desconectar ela do carregador..
ataffonso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ataffonso »

Ótimo... era isso que eu precisava saber... muito obrigado novamente...
esse conjunto vc compraria ??? pack venom 3300 + esse hobbico 850 ???
OBJETIVO DA SEMANA
seg>terça>quarta>quinta>sexta
Imagem
ataffonso
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por ataffonso »

o que seria mais vantajoso : Um pack de bateria de 4200 mah dessa marca ou 2 packs de 3300 mah dessa outra marca ???? Um amigo mora na Itália e vai comprar pra mim .... preciso decidir ... quem puder ajudar, por favor... O preço é o mesmo ....

[]s
Anexos
untitled-3.jpg
untitled-3.jpg (47.92 KiB) Exibido 1528 vezes
Responder

Voltar para “Rádio”