bardhal b12 na espuma do filtro!?
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
bardhal b12 na espuma do filtro!?
eai povo...
to com uma revo 3.3..
o vendedor da revo falou para eu usar o bardhal b12 quando o óleo que vem com a revo acabasse...
entao.. comprei o bardhal, perguntei para algumas pessoas sobre o bardhal b12 na espuma do filtro.. falaram que nao presta, o que é bom mesmo é óleo proprio para filtro(o óbvio)...
mas queria saber se o bardhal consegue fazer o mesmo papel do óleo para filtro...
o vendedor ja tem bastante experiencia com revo entao fui na dele e comprei o bardhal....
será que fiz besteira?
bardhal b12 deixa passar muitas impurezas?
obrigado ;*
to com uma revo 3.3..
o vendedor da revo falou para eu usar o bardhal b12 quando o óleo que vem com a revo acabasse...
entao.. comprei o bardhal, perguntei para algumas pessoas sobre o bardhal b12 na espuma do filtro.. falaram que nao presta, o que é bom mesmo é óleo proprio para filtro(o óbvio)...
mas queria saber se o bardhal consegue fazer o mesmo papel do óleo para filtro...
o vendedor ja tem bastante experiencia com revo entao fui na dele e comprei o bardhal....
será que fiz besteira?
bardhal b12 deixa passar muitas impurezas?
obrigado ;*
Re: bardhal b12 na espuma do filtro!?
Olha... nunca testei.. vamos esperar alguem dar uma explicação melhor...
Mas melhor nao trocar o certo pelo duvidoso... ja cansei de abrir motor de off, que intupiu de terra dentro, isso com FILTRO... apenas por nao usar oleo...
Então não acho bacana errar..
E é no maximo 20 reais o tubinho de reposição que vem um monte de oleo, o que ve no kit é pouco mesmo...
Mas melhor nao trocar o certo pelo duvidoso... ja cansei de abrir motor de off, que intupiu de terra dentro, isso com FILTRO... apenas por nao usar oleo...
E é no maximo 20 reais o tubinho de reposição que vem um monte de oleo, o que ve no kit é pouco mesmo...
putz...AngelBR escreveu:Olha... nunca testei.. vamos esperar alguem dar uma explicação melhor...
o phoda que nao vai dar pra eu trocar.. pq comprei no carrefour..
se fosse em algum posto, sei la.. daria..
agora ja era...
ou será que da para usar? hehehe
vamos esperar alguem se manifestar!!
abraços ;*
- AstronautaRC
- Piloto Racer

O que o óleo do filtro faz é reter grande parte da poeira da pista, apenas isso. Mais a densidade dele deve ser alta para que ele não seja aspirado pelo carburador e interfira na mistura do combustivel/ar. No entanto o Bardal B12 não é um óleo, mais sim um espessante para óleo, ou seja: ele é um produto quimico que irá melhorar o desempenho de outro composto, no caso o óleo do motor, dessa forma não o considero um óleo indicado para os motores de RC.
No entanto, não custa Vc tentar usar e medir o desempenho dele, e para isso é facíl: coloque o bardal no filtro e rode numa pista de barro 1 tanque, depois para o carro, meça a temperatura que não deve passar de 120°C, desligue o motor, desmonte o filtro e verifique o interior dele, se estiver branquinho como no començo da volta, tudo OK, se não, compre o indicado.
Abraços.
No entanto, não custa Vc tentar usar e medir o desempenho dele, e para isso é facíl: coloque o bardal no filtro e rode numa pista de barro 1 tanque, depois para o carro, meça a temperatura que não deve passar de 120°C, desligue o motor, desmonte o filtro e verifique o interior dele, se estiver branquinho como no començo da volta, tudo OK, se não, compre o indicado.
Abraços.
Combustão, nunca mais.....
como assim? o certo nao deveria ser, ele ficar sujo? ja que deve reter as impuresas...AstronautaRC escreveu:O que o óleo do filtro faz é reter grande parte da poeira da pista, apenas isso. Mais a densidade dele deve ser alta para que ele não seja aspirado pelo carburador e interfira na mistura do combustivel/ar. No entanto o Bardal B12 não é um óleo, mais sim um espessante para óleo, ou seja ele é um produto quimico que irá melhorar o desempenho de outro composto, no caso o óleo do motor, dessa forma não o considero um óleo indicado para os motores de RC.
No entanto, não custa Vc tentar usar e medir o desempenho dele, e para isso é facíl coloque o bardal no filtro e rode numa pista de barro 1 tanque, depois para o carro, meça a temperatura que não deve passar de 120°C, desligue o motor, desmonte o filtro e verifique o interior dele, se estiver branquinho como no començo da volta, tudo OK, se não, compre o indicado.
Abraços.
se ficar branquinho como antes, é pq ta deixando passar sujeira para dentro do motor..
ou to errado?
abraços ;*
dizaida, ele kiz dizer branquinho a parte de dentro do filtro...
Eu uso oleo lubrax 20W50 (Como sobrou de uma troca de carro, resolvi testar.... resultado: Deu Certo!!)
Eu to usando esse oleo, mas nao compensa vc compra, eu so to usando ele pq sobrou aqui e ta funcionando perfeitamente.
Se ta branquinho do outro lado do filtro beleza, se sujo eh pq ta passando coisa!!!!!
Eu uso oleo lubrax 20W50 (Como sobrou de uma troca de carro, resolvi testar.... resultado: Deu Certo!!)
Eu to usando esse oleo, mas nao compensa vc compra, eu so to usando ele pq sobrou aqui e ta funcionando perfeitamente.
Se ta branquinho do outro lado do filtro beleza, se sujo eh pq ta passando coisa!!!!!
- rogeriodita
- Piloto Racer

Eu uso Lubrax alta quilometragem, acho que e o mesmo que o Righetti usa, nunca tive problemas, pois comprei um kit de filtro que vem oleo junto e o mesmo 'e bem mais "fino" em relacao a esse da lubrax.
ah sim...
obrigado aos dois !!!
parece que o bardhal b12 é bem viscoso! tipo óleo de motor mesmo...
vou usar.. pq me recomendaram, entao deve dar certo..
obrigado ;*
obrigado aos dois !!!
parece que o bardhal b12 é bem viscoso! tipo óleo de motor mesmo...
vou usar.. pq me recomendaram, entao deve dar certo..
obrigado ;*
Cara cuidado !!!!! eu já te falei que é arriscado........
Não troque o certo pelo duvidoso...vc pode perder o motor e aí gastar uma bela grana para consertar.....
Venda este óleo em alguma oficina de carro, e compre o RC Pilot....
Não troque o certo pelo duvidoso...vc pode perder o motor e aí gastar uma bela grana para consertar.....
Venda este óleo em alguma oficina de carro, e compre o RC Pilot....
Dando a minha humilde opinião concordo plenamente com o ColaRC, tabem tenho uma revo e logo qdo eu precisei do oleo do filtro fui pesquisar aqui no forum mesmo e vi varias pessoas comentando sobre o badhal, meu como não conhecia nada sobre automodelos resolvi então pelo RC pilot e realmente custa em torno de vinte conto e é muito bom mesmo!!!!!
"Bebo porque é liquido. Se fosse sólido, comê-lo-ia."
(Janio Quadros)
"QUE VENHA RC8T"
(Janio Quadros)
"QUE VENHA RC8T"
Pode usar sussegado, uso a muito tempo e é tranquilo. Retem muito bem as impurezas do ar e chão, já que é bem viscoso.
Para limpar ele, mergulho o filtro em um pote com querosene, deixo por um tempo, e logo em seguida, limpo com detergente. Além de sair tuda a sujeira, acaba saido o oleo tbm, daí é so passar novamente e tá pronto
Para limpar ele, mergulho o filtro em um pote com querosene, deixo por um tempo, e logo em seguida, limpo com detergente. Além de sair tuda a sujeira, acaba saido o oleo tbm, daí é so passar novamente e tá pronto
ah ok!TIAGO escreveu:Pode usar sussegado, uso a muito tempo e é tranquilo. Retem muito bem as impurezas do ar e chão, já que é bem viscoso.
mas o bardhal só sai com querozene? ou se lavar com água e detergente sai tbm?
obrigado ;*
veio , custa 20 reais um oleo da duratrax ou rc pilot , usa um negocio que eh feito pra rc nao pra carro de verdade , se tem eh pq serve pra alguma coisa neh
abraço aí galera!
abraço aí galera!
Pega noiz
Olha, eu concordo com o que o pessoal está falando, não é porque é um óleo grosso que ele impede a passagem de poeira, mesmo porque se ele for muito grosso irá bloquear também a passagem do ar.
Existe um estudo por trás da produção desses fluidos, provavelmente para fazê-los atrair mais particulas de sujeira sem prejudcar a eficiência do motor.
Eu tenho usado o da RC Pilot, mas na última limpeza que fiz usei o kit de limpeza da K&N, pois tenho o filtro no meu 1:1.
Vêm um spray c/ produto químico p/ remover sujeira e óleo, é só espirrar, esperar 10 mins e passar em baixo dágua, depois aplica o óleo, semelhante em cor e viscosidade ao da RC Pilot.
Se fosse uma coisa absurda de cara, e o pessoal experiente já teve sucesso com outros produtos, blz. Mas arriscar um motor de 700 por 20 reais?
Existe um estudo por trás da produção desses fluidos, provavelmente para fazê-los atrair mais particulas de sujeira sem prejudcar a eficiência do motor.
Eu tenho usado o da RC Pilot, mas na última limpeza que fiz usei o kit de limpeza da K&N, pois tenho o filtro no meu 1:1.
Vêm um spray c/ produto químico p/ remover sujeira e óleo, é só espirrar, esperar 10 mins e passar em baixo dágua, depois aplica o óleo, semelhante em cor e viscosidade ao da RC Pilot.
Se fosse uma coisa absurda de cara, e o pessoal experiente já teve sucesso com outros produtos, blz. Mas arriscar um motor de 700 por 20 reais?
- Danielsutti
- Piloto

Eu também uso o bardhal B12 e nunca tive problemas a unica diferença é que vc anda de off road e eu ando de on road, o problema que é bem mais facil de sujar o seu filtro do que o meu, na pista on road tem bem menos poeira que na off, eu ficaria no seu caso com o óleo para rc que é mais confiavel
Espero ter ajudado
Espero ter ajudado
Ronaldo...........