TERMOMETRO PARA RC
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
TERMOMETRO PARA RC
Sou Kartista e agora automodelista (off road por enquanto), e apesar de haver várias semelhanças, no kart verifica-se a temperatura do motor pela coloração da vela, e pelo que tenho lido no automodelo é necessario um termometro para verificar a temperatura e assim acertar a mistura, mas tenho duvidas....
1º) Que termometro devo comprar? tem que ser um especifico de automodelismo ou existe algum similar no mercado que possa ser usado no hobby? aqueles digitais de medir febre não dá?
2º) Qual a temperatura "ideal" de funcionamento do motor em um off road
desde já agradeço
1º) Que termometro devo comprar? tem que ser um especifico de automodelismo ou existe algum similar no mercado que possa ser usado no hobby? aqueles digitais de medir febre não dá?
2º) Qual a temperatura "ideal" de funcionamento do motor em um off road
desde já agradeço
- Danielsutti
- Piloto

Re: TERMOMETRO PARA RC
Bom eu uso o termometro da Duratrax, proprio para modelos com a emissividade 77, mas vc pode usar qualquer termometro de baixa que possua regulagem de emissividade, o importante e sempre verificar a temperatura e o tipo de material de seu cabeçote, para regular o termometro, a temperatura que eu ando fica entre 100 e 120ºC (on-road) mas acredito que se aplique esta faixa em off-road tambem.
Espero ter ajudado
Espero ter ajudado
Ronaldo...........
eu uso o da duratrax tambem e nao tenho nada o que reclamar! muito bom e prático.. simples de usar!
abraço!
abraço!
- ataffonso
- Piloto Advanced

Beleza Daniel ... Muito boa sua explicação ... A única coisa é que a emissividade ( não sei se teria muita diferença ... ) tem que ser 77E !!! Não posso dizer se regulado para 77 teria alguma alteração na leitura da temp.Danielsutti escreveu:Bom eu uso o termometro da Duratrax, proprio para modelos com a emissividade 77, mas vc pode usar qualquer termometro de baixa que possua regulagem de emissividade, o importante e sempre verificar a temperatura e o tipo de material de seu cabeçote, para regular o termometro, a temperatura que eu ando fica entre 100 e 120ºC (on-road) mas acredito que se aplique esta faixa em off-road tambem.
Espero ter ajudado
Eu deixo meu duratrax em 77E .
[]´s
seg>terça>quarta>quinta>sexta

- Pries_jeden_Got
- Piloto Racer

"Emissividade
Emissividade é a capacidade de um objeto em emitir energia infravermelha. A energia emitida é proporcional a temperatura de um objeto. Emissividade pode ser um valor de 0 (refletida por um espelho) até 1.0 (corpo negro teórico). Muitos materiais orgânicos, revestidos ou superfícies oxidadas podem ter valores de emissividade próximos de 0.95. Muitos dos nossos termômetros portáteis possuem emissividade ajustável para permitir a medição em materiais diversos, como em metais brilhantes. Você pode escolher modelos com emissividade ajustáveis ou padronizadas (normalmente fixas em 0,95 - adequado para a maioria do uso industrial).
Se você esta usando um termômetro com uma emissividade pré ajustada em 0.95 e precisa medir um objeto brilhante, você pode compensar isto utilizando um óleo em spray na superfície do objeto ou uma pintura preta ou ainda uma fita como máscara. Meça a temperatura da superfície onde esta a fita ou pintada. Esta é a temperatura real do objeto.
Atenção, a tabela abaixo é usada apenas como guia (uma primeira referência), pois a emissividade pode mudar de acordo com a temperatura e a superfÌcie final (ranhurada, lisa, limpa, suja etc). Por favor contate-nos: vortex@vortex.com.br para valores de emissividade para outros tipos de materiais que não estão listados aqui.
Para otimizar a precisão da temperatura de superfície:
1. Determine a emissividade do objeto para range de espectro do instrumento pode ser usado para medição.
2. Evitar reflexão de outras fontes de alta temperatura, envolvendo/isolando termicamente o objeto a ser medido
3. Para objetos de alta temperatura utilize instrumentos de menor comprimento de onda, quando possível.
4. Para materiais semi-transparentes como filmes plásticos e vidro, assegure-se que a superfície de fundo (atrás do objeto) é uniforme e abaixo da temperatura do objeto.
5. Segure o instrumento na perpendicular em relação a superfície do objeto quando a emissividade estiver abaixo de 0.9.
Em todos os casos, não exceda o ângulo de 30 graus de incidência.
6. Para modelos 1M e 2M, evite medições em ambientes muito claros.
Fonte Vortex - Emissividades
Emissividade é a capacidade de um objeto em emitir energia infravermelha. A energia emitida é proporcional a temperatura de um objeto. Emissividade pode ser um valor de 0 (refletida por um espelho) até 1.0 (corpo negro teórico). Muitos materiais orgânicos, revestidos ou superfícies oxidadas podem ter valores de emissividade próximos de 0.95. Muitos dos nossos termômetros portáteis possuem emissividade ajustável para permitir a medição em materiais diversos, como em metais brilhantes. Você pode escolher modelos com emissividade ajustáveis ou padronizadas (normalmente fixas em 0,95 - adequado para a maioria do uso industrial).
Se você esta usando um termômetro com uma emissividade pré ajustada em 0.95 e precisa medir um objeto brilhante, você pode compensar isto utilizando um óleo em spray na superfície do objeto ou uma pintura preta ou ainda uma fita como máscara. Meça a temperatura da superfície onde esta a fita ou pintada. Esta é a temperatura real do objeto.
Atenção, a tabela abaixo é usada apenas como guia (uma primeira referência), pois a emissividade pode mudar de acordo com a temperatura e a superfÌcie final (ranhurada, lisa, limpa, suja etc). Por favor contate-nos: vortex@vortex.com.br para valores de emissividade para outros tipos de materiais que não estão listados aqui.
Para otimizar a precisão da temperatura de superfície:
1. Determine a emissividade do objeto para range de espectro do instrumento pode ser usado para medição.
2. Evitar reflexão de outras fontes de alta temperatura, envolvendo/isolando termicamente o objeto a ser medido
3. Para objetos de alta temperatura utilize instrumentos de menor comprimento de onda, quando possível.
4. Para materiais semi-transparentes como filmes plásticos e vidro, assegure-se que a superfície de fundo (atrás do objeto) é uniforme e abaixo da temperatura do objeto.
5. Segure o instrumento na perpendicular em relação a superfície do objeto quando a emissividade estiver abaixo de 0.9.
Em todos os casos, não exceda o ângulo de 30 graus de incidência.
6. Para modelos 1M e 2M, evite medições em ambientes muito claros.
Fonte Vortex - Emissividades
Segundo a tabela do Duratrax, para alumínio anodizado tem que configurar o termômetro em 95E
Como configura isso ?rcmdf escreveu:Segundo a tabela do Duratrax, para alumínio anodizado tem que configurar o termômetro em 95E
- ,Julio
- Piloto Master

Este é meu motor e tenho um termometro duratrax...
Mas... E agora?!
O meu está em 95E, mas a questão: ele é anodizado (laranja) mas ele também é brilhante!rcmdf escreveu:Segundo a tabela do Duratrax, para alumínio anodizado tem que configurar o termômetro em 95E
Mantenho em 95E mesmo?Vortex escreveu:Se você esta usando um termômetro com uma emissividade pré ajustada em 0.95 e precisa medir um objeto brilhante, você pode compensar isto utilizando um óleo em spray na superfície do objeto ou uma pintura preta ou ainda uma fita como máscara. Meça a temperatura da superfície onde esta a fita ou pintada. Esta é a temperatura real do objeto.
Team Associated RC8TE FT / Team Losi L8ight-E RR 2.0
Mamba Monster V3; Castle Creations 2200kv,
Flightmax 5000mah 4S&5S 25C / Turningy 5000mah 20C 6S,
Spektrum DX3R, XP DS1015, Futaba BLS351,
Aerosampa A.P.P. / PacaLoucos!
- ,Julio
- Piloto Master

Ah, brilhante está se referindo a brilhante mesmo ou "metálico"?
Oi amigo,Mulder escreveu:Como configura isso ?rcmdf escreveu:Segundo a tabela do Duratrax, para alumínio anodizado tem que configurar o termômetro em 95E
Você aperta aquele botão redondo, pequeno até chegar a última função, ai basta ir apertando o botão de medir a temperatura para ir alterando os valores até chegar no valor desejado. Depois basta apertar o botão pequeno novamente e está configurado.
- ataffonso
- Piloto Advanced

cariocap escreveu:Tirado do manual:
airplane engines, not anodized) set the
emissivity at 21E.
2) Aluminum: Anodized (for colored car and
airplane engines, may be powder coated) set
the emissivity at 77E.
3) Batteries Packs (with or without covering) and
Airplane Covering: Leave at default 95E.

- ,Julio
- Piloto Master

O da duratrax diz 95E para anodizado mesmo...
E ele vem em 95E.
Será que isso é particular de termometro para termometro?
E ele vem em 95E.
Será que isso é particular de termometro para termometro?
É, eu tinha visto 95E, mas por esse manual o correto seria 77E mesmo
- ,Julio
- Piloto Master

Termometro duratrax:
Alumininum: Anodized (for colored car and airplane engines, may be powder coated) set the emissivity at 77E.
Realmente, está correto, chequei aqui no manual...
In general, it is best NOT to change FlashPoint's emissivity value if you are not comfortable in doing so. FlashPoint's factory default emissivity value is 0.95, displayed as 95E...
Dúvida: nos medimos pela vela, a vela não é anodiza, mas o motor sim... Não tem nada a ver né? Vai pelo anodizado do motor mesmo, certo?
Outra coisa é que na imagem da caixa mostra o termometro medindo a temperatura lateralmente, um pouco acima do bloco do motor, mas já no cabeçote (que no caso é anodizado).
Eu medindo pela a vela deixo em 95E ou 77E?
Alumininum: Anodized (for colored car and airplane engines, may be powder coated) set the emissivity at 77E.
Realmente, está correto, chequei aqui no manual...
In general, it is best NOT to change FlashPoint's emissivity value if you are not comfortable in doing so. FlashPoint's factory default emissivity value is 0.95, displayed as 95E...
Dúvida: nos medimos pela vela, a vela não é anodiza, mas o motor sim... Não tem nada a ver né? Vai pelo anodizado do motor mesmo, certo?
Outra coisa é que na imagem da caixa mostra o termometro medindo a temperatura lateralmente, um pouco acima do bloco do motor, mas já no cabeçote (que no caso é anodizado).
Eu medindo pela a vela deixo em 95E ou 77E?
- Pries_jeden_Got
- Piloto Racer

todos sempre medem na espoleta (aonde a vela é fixada). Ao medir no dissipador, boa parte da energia já foi, como o próprio nome diz, dissipada. Ou seja, medindo a temperatura pela espoleta, obtém-se a temperatura real da câmara de combustão e medindo pelo dissipador (cabeçote) a temperatura provavelmente será menor (dependendo do local do dissipador).
Grande abraço!
Sugiro seguir o manual.
Grande abraço!
Sugiro seguir o manual.
Gl: 2;19-20: "Eu estou Crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo Vive em mim. E a Vida que agora vivo, vivo-a na Fé do Filho de Deus, O qual me amou e Se entregou por mim." Esta é a Perfeição e a Graça de Deus!