Compra no exterior...experiência ingrata
Moderadores: pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela, mach
Compra no exterior...experiência ingrata
Boa tarde: Venho expor minha experiência como "marinheiro de primeira viagem" em compras feitas no exterior. Em 24/08/09 fiz uma compra de algumas peças e óleos na tower hobbies, que totalizavam em US$ 40,05 (pelo dólar da época R$ 72,16).
Fiquei tranquilo aguardando a chegada da encomenda a na semana passada fui notificado para retirar minha compra no Correios. Aí vai a cacetada: fui taxado em R$ 43,30 (60% do valor declarado de R$72,16) + R$25,34 (GNRE - Guia de Recolhimento de Tributos Estaduais). Resumindo: esperava gastar no máximo R$ 90,00 com a compra e acabei bancando aproximadamente R$ 165,00.
Na hora resolvi pagar na boca do caixa para retirar o material e depois, dentro da possibilidade, recorrer ao tributo aplicado, PORÉM, esta ação só pode ser tomada ANTES de retirar o produto e pagar as guias de recolhimento.
Alerta aos navegantes de primeira viagem como eu: a isenção de imposto sobre compras nos valores iguais ou menores que US50,00 somente são válidas quando o DESTINATÁRIO e o REMETENTE são pessoas físicas. Ao receber o produtor, por alguma razão achar que o valor esta indevidamente cobrado, PROCURAR POR AGENTE DO CORREIO antes de pagar as guias de recolhimento e acabar cometendo o mesmo erro que eu.
Abrax.
Fiquei tranquilo aguardando a chegada da encomenda a na semana passada fui notificado para retirar minha compra no Correios. Aí vai a cacetada: fui taxado em R$ 43,30 (60% do valor declarado de R$72,16) + R$25,34 (GNRE - Guia de Recolhimento de Tributos Estaduais). Resumindo: esperava gastar no máximo R$ 90,00 com a compra e acabei bancando aproximadamente R$ 165,00.
Na hora resolvi pagar na boca do caixa para retirar o material e depois, dentro da possibilidade, recorrer ao tributo aplicado, PORÉM, esta ação só pode ser tomada ANTES de retirar o produto e pagar as guias de recolhimento.
Alerta aos navegantes de primeira viagem como eu: a isenção de imposto sobre compras nos valores iguais ou menores que US50,00 somente são válidas quando o DESTINATÁRIO e o REMETENTE são pessoas físicas. Ao receber o produtor, por alguma razão achar que o valor esta indevidamente cobrado, PROCURAR POR AGENTE DO CORREIO antes de pagar as guias de recolhimento e acabar cometendo o mesmo erro que eu.
Abrax.
Re: Compra no exterior...experiência ingrata
Exatamente. É assim fazem mais de 10 anos!
Além do mais, isso está escrito aqui no RcMasters faz mais de um ano..
http://www.rcmasters.com.br//viewtopic.php?t=14632
Dura Lex, Sed Lex
Dura Lex, Sed Lex
Pois é. Foi aqui mesmo que pesquisei, mas já era tarde. De toda forma fica como mais um alerta.abib escreveu:Exatamente. É assim fazem mais de 10 anos!
Dura Lex, Sed Lex
Abrax.
Mako escreveu:PROCURAR POR AGENTE DO CORREIO antes de pagar as guias de recolhimento e acabar cometendo o mesmo erro que eu.
Abrax.
Mas e ai ??
Não pagamos e recorremos como ?? A Quem ?? O que nos cobre ??
Acho que não tem remédio ... se quer o produto terá que pagar ... na tower não tem jeito ....
Precisa-se : Gandula ágil e paciente ...
Pelo menos aqui em SP, se você não concordar com o valor das taxas, você pode abrir uma espécie de processinho, anexando todos os documento comprobatório de valor gasto, e o produto volta para a fiscalização para uma reavaliação..
Pelo que soube, demora umas 2 semanas para o produto voltar para a agencia dos correios para retirada..
Mas isso acontece apenas quando o valor arbitrado e consequentemente taxado é muito superior ao realmente gasto.
Pelo que soube, demora umas 2 semanas para o produto voltar para a agencia dos correios para retirada..
Mas isso acontece apenas quando o valor arbitrado e consequentemente taxado é muito superior ao realmente gasto.
Exatamente - o direito de discorda do valor tributado só cabe quando a taxa é arbitrada.abib escreveu:Pelo menos aqui em SP, se você não concordar com o valor das taxas, você pode abrir uma espécie de processinho, anexando todos os documento comprobatório de valor gasto, e o produto volta para a fiscalização para uma reavaliação..
Estou entendo que fui taxado pela razão do exportador ser PESSOA JURÍDICA, estou certo?
Abrax.
- rasta_man
- Piloto Advanced

- Contato:
Até onde entendi sim...Mako escreveu:Estou entendo que fui taxado pela razão do exportador ser PESSOA JURÍDICA, estou certo?
Pior que fiz uma compra na rcmart, deu pouco mais de 46 dolares... A rcmart tbm envia como pessoa jurídica?
Ah, pra quem costuma sempre comprar fora do país vale ler essa notícia: http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 961507.asp
- lucasand
- Piloto Advanced

Oloko, isso significa que compras em lojas da china, como a rcmush., que nao mandam nota será autuado e tera a mercadoria apreendida!?!??!?!
Não. Significa que se no caso de não haver invoice junto ao pacote - algo praticamente impossível de acontecer, pois no envio é necessário preencher a invoice, inclusive o preço - ou se o valor da invoice não condizer com o produto, será arbitrado um valor referente ao valor do produto do Brasil.
Paiszinho de M**** esse que fui parar...
Traxxas Bandit VXL

- lucasand
- Piloto Advanced

a sim, nao sabia que o aquele papel verdinho era um invoice. Achei que fosse aquela folha bunitinha que vem dentro do pacote como na amain.
-
sinoptuning
olá pessoal.
Há uma semana fiz uma compra na Hobbycity, com frete deu $169,00 e ja estou esperando o fumo..
Mas como todo mundo sabe ha varias formas para se comprar no ebay com segurança, alem de ser enviado de pessoa fisica para pessoa fisica. ja fiz umas 4 compras pelo ebay e nenhuma foi taxada sem contar que os preço são bem melhores tbm.
Há uma semana fiz uma compra na Hobbycity, com frete deu $169,00 e ja estou esperando o fumo..
Mas como todo mundo sabe ha varias formas para se comprar no ebay com segurança, alem de ser enviado de pessoa fisica para pessoa fisica. ja fiz umas 4 compras pelo ebay e nenhuma foi taxada sem contar que os preço são bem melhores tbm.
ok abib fica em paz .. esquece o assunto, paga mais caro ai e eu mais barato aqui....
abc
abc
Editado pela última vez por fermagoo em 17 Nov 2009, 18:51, em um total de 1 vez.
E por que você acha que enviado daí não será taxado o produto aqui no Brasil?
Ou vc acha que o pessoal da aduana não vai perceber indícios de fraude?
Ou vc acha que o pessoal da aduana não vai perceber indícios de fraude?
ok
Editado pela última vez por fermagoo em 17 Nov 2009, 18:51, em um total de 1 vez.