CARROS 1x1 - SERÁ? --> PNEU NOVO É NA TRASEIRA, PONTO FINAL!

Use este fórum para mensagens que não tenham relação com R/C.

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

CARROS 1x1 - SERÁ? --> PNEU NOVO É NA TRASEIRA, PONTO FINAL!

Mensagem por tionono »

-----Original Message-----
From:
To:
Sent: Mon, Jan 11, 2010 9:00 pm
Subject: PNEUS NOVOS É NA TRASEIRA, PONTO FINAL...

Pra quem entende de automóvel, é uma informação sempre útil.
Pra quem não entende muito, é mais útil ainda, pois evita que algum mecânico “experiente” te de dicas furadas.
Segurança é sempre importante no trafego.

Abraços a todos,

Fulano da Silva

Bom dia amigos, tudo bem?

Quanto ao e-mail em questão, que refere-se ao vídeo em
http://www.youtube.com/watch?v=TvUZ1PZSzI8
temos que tomar cuidado ao divulgar este tipo de informação.

Relativo ao que foi abordado, que é o estado da BANDA DE RODAGEM do pneu, a reportagem colocou corretamente.
Devemos colocar os pneus com melhor sitituação de banda de rodagem na traseira de nossos automóveis.
Isto todos nós, "acertadores" de automodelos, certamente já havíamos nos flagrado.
Afinal, é muito mais "controlável" um automodelo que possui um bom "grip" na traseira.
Se o "grip" for maior na dianteira, o carro facilmente rodará, será um carro muito mais difícil de controlar.
E isto o vídeo aborda corretamente ao dizer que o indivíduo, ao comprar 2 pneus novos deves colocá-los na traseira,
escolhendo os pneus mais velhos e com a melhor BANDA DE RODAGEM na dianteira.

O problema é que a banda de rodagem é uma parte do pneu fácil de ter seu estado verificado.
Tive durante nove anos uma firma em que trabalhávamos também com pneus.
Vocês não conseguem imaginar o estado dos pneus que alguns clientes traziam pedindo-nos para montá-los nas rodas.
Pneus com cortes, "manchões" (
http://www.dicio.com.br/manchao/), rasgos "cozidos" com borracha de vulcanização,
parede lateral danificada que inchava (Alguns pediam para botar virado para dentro, que não haveria problema - _"Não aparece"),
e assim por diante.
Outros diziam que só o usariam na estepe.
Que é o pneu que tem que estar em melhor condição!
Para quem é que você apela quando um pneu estraga á no interior de Tombuctu(
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tombuctu)
e a estepe também não presta?
E os clientes ficavam indignados quando eu dizia que não montaria pneu naquele estado.
Ralem-se, não participaria daquele pneucídio.

Então, a PRIMEIRA COISA que devemos verificar ao escolher um pneu é a sua situação
ESTRUTURAL!
Olhar detalhadamente o pneu por dentro, verificando se ele não possui cortes, falhas, deteriorações físicas visíveis.
Depois montar o pneu e pedir ao montador que coloque o dobro da pressão recomendada.
Por exemplo, se o fabricante recomenda 30 libras, coloque 60.
Não se preocupe.
A pressão de teste da maioria dos pneus é acima de 800 libras. Isto pode ser verificado na lateral do pneu.
Com o pneu montado com esta pressão, passe a mão pela lateral do pneu à procura por "barrigas",
pequenas(ou grandes!) ondulações que se formam quando o pneu sofre algum impacto que fragilizou sua estrutura.
Faça este exame e descarte todos os pneus que apresentarem algum defeito.
Aí sim!
Dos que restaram, escolha os dois que estão com a banda de rodagem em melhor estado para colocá-los na dianteira.
Não esqueça de voltar à pressão recomendada.

Outra coisa que é muito divulgada por aí é o orgulhoso proprietário de um veículo usado apregoar:
_"O carro é NOVO! A estepe ainda nem foi usada!"
E o carro é 2003 .....
A maioria dos pneus atuais tem seu uso recomendado para ATÉ cinco anos após a data de fabricação.
A data de fabricação também pode ser verificado na lateral do pneu.
Após isto, seus componentes já sofreram um processo de envelhecimento que diminui a confiabilidade do produto.

O que me refiro quando coloco que deve-se cuidar ao repassar informações, é que estas
meias verdades divulgadas na internet acabam sendo adotadas como verdades absolutas
por aqueles que não possuem um conhecimento mais amplo sobre a matéria.

E isto pode causar acidentes!

Lembre-se: "NÃO HÁ MOTORISTA QUE CONTROLE UM CARRO QUE ESTOURA UM PNEU DIANTEIRO A 110 POR HORA!"

Desculpem-me ter me estendido tanto.
É que me preocupo com este tipo de informações!

Uma boa década a todos.

Tio Nonô RC.
Fernando Noronha
Porto Alegre RS
+===========================================================================+

| Não adianta ter o martelo.
| O importante é saber onde e como martelar!!
| ©By Nonô
+===========================================================================+
_ Cada geração se considera mais inteligente do que a anterior e mais sábia do que a próxima!
"No ano de meus noventa anos quis me dar de presente uma noite de amor louco com uma adolescente virgem."
- Gabriel García Márquez, Memória de Minhas Putas
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: CARROS 1x1 - SERÁ? --> PNEU NOVO É NA TRASEIRA, PONTO FI

Mensagem por FiskIII »

sim é verdade pois se colocar um pneu novo na frent vai ter mais grip na frente fazendo com o pneu traseiro trabalhe mais para manter o carro grudado pneu traseiro ruim na chuva é um perigo pois pode ocorrer risco de capotamento e derrapagem
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
Responder

Voltar para “Off Topic (Outros assuntos)”