Savage a prova d'água!!!

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela

Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Savage a prova d'água!!!

Mensagem por Gazo »

Pessoal,

Como não achei nada a respeito, estou iniciando um tópico que tem tudo para ser fera.

Estou pensando em converter minha Savage X 4.6 para ser a prova de chuva, água, poças e tudo o mais que der para enfrentar!

Não dá para ficar esperando a chuva passar para poder brincar.

Sei que existe a Slash que é a prova dágua, porém, é elétrica!

Bom. Estou a procura de alguém que já tenha feito isso. Caso contrário serei um dos primeiros.

Tem 2 coisas que estou em vista de fazer:

1 - Encapar a eletrônica. Estou pensando em encapar os servos, pilhas e receptor com bexiga de festas. Sei que é meio tosco, mas é mais fácil que encontrei. Pois, servos para nautica, não tem com alto torque! Não dar para freiar nem virar as rodas com servos fracos.

2 - Estarei fazendo um trabalho na admissão de ar, pois, se molhar muito o filtro de ar, além de poder entrar água no motor, o mesmo pode ir perdendo o fluxo de ar (entupindo) aos poucos. Estou pensando em montar um aparato parecido com os carros normais, filtro de ar dentro de uma caixa. No caso da Savage, acho que terei que deslocar ele mais para a frente, evitando ao máximo contato com água.

Mas aí vem a questão: MOTOR!

O motor aguenta? Operando com umas borrifadas de água?

Tá aí minhas idéias. Como disse, estou a procura de alguém que tenha feito algo parecido.

Aceito sugestões de idéias. Abraços!
vascocosta
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Savage a prova d'água!!!

Mensagem por vascocosta »

Mais fácil seria comprar uma Savage Flux e coloca-la à prova de agua como a minha :D
O problema é que o motor da 4.6 estando quente e depois entrar na agua arrisca-se a mandar o motos pro espaço 8O
Imagem[URL=http://img70.imageshack.us/i
Bakker
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Bakker »

Gazo escreveu:Pessoal,

Como não achei nada a respeito, estou iniciando um tópico que tem tudo para ser fera.

Estou pensando em converter minha Savage X 4.6 para ser a prova de chuva, água, poças e tudo o mais que der para enfrentar!

Não dá para ficar esperando a chuva passar para poder brincar.

Sei que existe a Slash que é a prova dágua, porém, é elétrica!

Bom. Estou a procura de alguém que já tenha feito isso. Caso contrário serei um dos primeiros.

Tem 2 coisas que estou em vista de fazer:

1 - Encapar a eletrônica. Estou pensando em encapar os servos, pilhas e receptor com bexiga de festas. Sei que é meio tosco, mas é mais fácil que encontrei. Pois, servos para nautica, não tem com alto torque! Não dar para freiar nem virar as rodas com servos fracos.

2 - Estarei fazendo um trabalho na admissão de ar, pois, se molhar muito o filtro de ar, além de poder entrar água no motor, o mesmo pode ir perdendo o fluxo de ar (entupindo) aos poucos. Estou pensando em montar um aparato parecido com os carros normais, filtro de ar dentro de uma caixa. No caso da Savage, acho que terei que deslocar ele mais para a frente, evitando ao máximo contato com água.

Mas aí vem a questão: MOTOR!

O motor aguenta? Operando com umas borrifadas de água?

Tá aí minhas idéias. Como disse, estou a procura de alguém que tenha feito algo parecido.

Aceito sugestões de idéias. Abraços!

Pode acabar com o motor!!! esses motores são fabricados para trabalhar em uma certa faixa de temperatura. Você vem com o seu carro a 120ºC e do nada cai em uma poça de água bruscamente; a temperatura vai abaixo ( ex: de 120 para 50) fazendo com que os metais internos se contraiam aumentando o atrito entre a camisa e o pistão.

E outra, essa liga de que é feito o motor, pode não aguentar e trincar, como acontece com certos metais. Já vi uns malucos fazendo isso lá fora, mais ai é outra historia. Pode ser que o motor passe por um grande tratamento antes de receber água.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Entendido.

Uma opção seria fechar ao máximo o chassis de modo a evitar contato direto da água com o motor e também não prejudicar a ventilação né?

É só esse problema, do choque térmico?

Então, por exemplo, em motores para nautimodelismo, vi uns da OS, eles passam por tratamento para aguentar entrar em contato com água?

Vi alguns motores que possuem refrigeração com água. Não possuem alqueles cabeçotes para dissipação térmica.
Bakker
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Bakker »

No caso dos motores nauticos, a água circula pelo cabeçote, mas em uma área restrita, refrigerando dentro do que foi estudado no projeto e deixando o motor na temperetura ideal. Se entrar na água, o motor por completo, no caso de um modelo como a savage, você tem que garantir que a água não irá dar um banho no motor. Se conseguires isolar o motor e deixa-lo como se estivesse andando na terra, acho que pode dar certo.
caobianco
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por caobianco »

Meu caro,

uma savage ou qq outro carro com motor glow, não deve andar na agua.

Da para brincar sim, com alguns cuidados.

Eu acho que trocar os servos (por servor a prova d`agua), já resolvem grande parte do problema.

Uma proteção no filtro de ar, já resolve o problema tb.

Afinal de contas, eu acho que voce não vai fazer isso :

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JgyE2ZpLB8k[/youtube]

kkkk
Quando eu morrer, espero que minha esposa não venda meus carros pelo preço que eu disse a ela que paguei...

Imagem
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

HEhehhehehe

Legal o vídeo... A Idéia é um carrinho para brincar na chuva! Sempre que chove fico em casa vendo TV! Raiva!

Mas na chuva dá pra fazer umas derrapagens! Mas isso aí, do vídeo, é o extremo! hehehe Não pretendo tornar ela um carro anfíbio. Apenas dar uma protegida nas coisas para aguentar uma chuva.

Já andei com outros carrinhos com um pouco de chuva. É bem legal! Mas é bem mais legal não correr o risco de perder algum componente essencial. Tipo eletrônica / motor.

Mas tá aí a idéia. Também por causa de poeira. Aindo muito em terra fofa. O filtro de ar vira uma porquice que só. Entra areia direto na eletrônica.

Ao final do dia, seria só tacar água! ehhehehehehehe
Bakker
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Bakker »

Gazo escreveu:HEhehhehehe

Legal o vídeo... A Idéia é um carrinho para brincar na chuva! Sempre que chove fico em casa vendo TV! Raiva!

Mas na chuva dá pra fazer umas derrapagens! Mas isso aí, do vídeo, é o extremo! hehehe Não pretendo tornar ela um carro anfíbio. Apenas dar uma protegida nas coisas para aguentar uma chuva.

Já andei com outros carrinhos com um pouco de chuva. É bem legal! Mas é bem mais legal não correr o risco de perder algum componente essencial. Tipo eletrônica / motor.

Mas tá aí a idéia. Também por causa de poeira. Aindo muito em terra fofa. O filtro de ar vira uma porquice que só. Entra areia direto na eletrônica.

Ao final do dia, seria só tacar água! ehhehehehehehe

Antigamente aqui no forum tinha um tópico falando de carro a prova de água, e a idéia que se teve foi passar um produto na eletrônica do carro, tipo: fita de isolante liquida. Ela cria uma proteção emborrachada e é otima. Mas, tem um produto que é usado lá fora que se parece muito com ela, para esta finalidade.
Bakker
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Bakker »

Veja isso:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YWncPVO1o7s[/youtube]
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Neste vídeo fica claro que a pessoa engraxa a eletrônica para aguentar água marinha. Logo depois emborracha o servo.

É basicamente o mesmo que tenho em mente. Vou tentar fazer.

Só achei interessante o aviso no final comentando que poderá ocorrer superaquecimento. Tenho que tomar cuidado. O Brasil é bem mais quente que lá fora, e ainda vou encapar eletronicas de uma monster!!!

Só não medi ainda a que temperatura que a eletrônica chega ao final de um tanque rodado.

Bom, vou descobrir. Mas este vídeo deu muitas idéias... Agora vai ser implementar! ehhehehehehe
vascocosta
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por vascocosta »

Essa tecnologia já esta mais que implementada, mas ai no Brasil não dá certo devido a temperatura que se faz sentir ai, existe uma outra solução que é bem mais eficaz ai para o Brasil, veja só;

Este produto chama-se CorrosionX, foi desenvolvido para a marinha e aeronáutica americana e é rotulado como o melhor anticorrosivo do mundo. Pode ser facilmente encontrado no Brasil pois possui revenda oficial aqui. Da para achá-lo inclusive no mercado livre.

Vou postar aqui um vídeo de um dono de uma savage flux realizando o processo de waterproof com CorrosionX no esc e receptor de sua savage. O vídeo apresenta inclusive uma prova de submersão total do esc em água após a aplicação do CorrosionX. O vídeo é em inglês, mas mesmo quem não entende poderá acompanhar os passos com facilidade.

[center]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6jpSW50cobs[/youtube]
[/center]

Neste link está como funciona a tecnologia do CorrosionX em seu site oficial brasileiro: http://www.corrosionx.com.br/tech.html

E aqui outra demonstração do CorrosionX na aplicação para eletrônicos, também do site oficial brasileiro http://www.corrosionx.com.br/tv.html

Achei este produto interessante pois é uma alternativa diferente em relação à maioria dos métodos, que, na maioria das vezes, incluem algum tipo de plástico líquido muito espesso. O CorrosionX apresenta um aspecto de óleo e não de plástico. Desse modo ele cobre a parte eletrônica com uma fina película apenas, o que previne de superaquecimento as partes protegidas por ele.
O único contra do produto é que o mesmo precisa ser reaplicado uma ou duas vezes por ano, dependendo do uso do automodelo. Mas duas vezes somente se for para um uso em água todo santo dia.
Para quem não quer usar um método tão agressivo de waterproof, creio que este método a base de CorrosionX valha à pena. Principalmente também em países de clima quente.

Eu nunca utilizei este método, apenas compartilhei com vocês informações que li na internet. Portanto se for fazer este método faça por sua conta e risco. Mas pelo que eu vi acredito que funciona mesmo, e assim que tiver oportunidade pretendo fazer uns testes com minha futura savage.

Eu já comprei o produto e estou à espera que chegue a minha casa, mal chegue irei testar num telemóvel, e coloco aqui os resultados ....

Abraço :tintin:
Imagem[URL=http://img70.imageshack.us/i
Bakker
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Bakker »

vascocosta escreveu:Essa tecnologia já esta mais que implementada, mas ai no Brasil não dá certo devido a temperatura que se faz sentir ai, existe uma outra solução que é bem mais eficaz ai para o Brasil, veja só;

Este produto chama-se CorrosionX, foi desenvolvido para a marinha e aeronáutica americana e é rotulado como o melhor anticorrosivo do mundo. Pode ser facilmente encontrado no Brasil pois possui revenda oficial aqui. Da para achá-lo inclusive no mercado livre.

Vou postar aqui um vídeo de um dono de uma savage flux realizando o processo de waterproof com CorrosionX no esc e receptor de sua savage. O vídeo apresenta inclusive uma prova de submersão total do esc em água após a aplicação do CorrosionX. O vídeo é em inglês, mas mesmo quem não entende poderá acompanhar os passos com facilidade.

[center]
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6jpSW50cobs[/youtube]
[/center]

Neste link está como funciona a tecnologia do CorrosionX em seu site oficial brasileiro: http://www.corrosionx.com.br/tech.html

E aqui outra demonstração do CorrosionX na aplicação para eletrônicos, também do site oficial brasileiro http://www.corrosionx.com.br/tv.html

Achei este produto interessante pois é uma alternativa diferente em relação à maioria dos métodos, que, na maioria das vezes, incluem algum tipo de plástico líquido muito espesso. O CorrosionX apresenta um aspecto de óleo e não de plástico. Desse modo ele cobre a parte eletrônica com uma fina película apenas, o que previne de superaquecimento as partes protegidas por ele.
O único contra do produto é que o mesmo precisa ser reaplicado uma ou duas vezes por ano, dependendo do uso do automodelo. Mas duas vezes somente se for para um uso em água todo santo dia.
Para quem não quer usar um método tão agressivo de waterproof, creio que este método a base de CorrosionX valha à pena. Principalmente também em países de clima quente.

Eu nunca utilizei este método, apenas compartilhei com vocês informações que li na internet. Portanto se for fazer este método faça por sua conta e risco. Mas pelo que eu vi acredito que funciona mesmo, e assim que tiver oportunidade pretendo fazer uns testes com minha futura savage.

Eu já comprei o produto e estou à espera que chegue a minha casa, mal chegue irei testar num telemóvel, e coloco aqui os resultados ....

Abraço :tintin:

Eu não arriscaria...esse produto é muito bom, mas não protege por muito tempo assim, pois a pelicula sai depois de um certo tempo, ou seja, seca e tem que renovar. Tem que passar algo que seque e crie uma capa protetora, seja ela plastica ou borracha.

Quando o corrosionx for embora, a água vai atacar o dispositivo eletrônico. É só fazer o teste. Deixe 6 dias que para de funcionar, ou fique andando na chuva direto.

Pode -se testar o corrosionx mariner antes de andar na água, só em poças. Mas, não acho uma boa aplicar e colocar o carro totalmente imerso em água.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

É válida a idéia... Mas carro totalmente imerso na água??? HEhehehe

Vixi! A Savage nunca vai ser um barquinho! ehehhehehehhe
Bakker
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Bakker »

Gazo escreveu:É válida a idéia... Mas carro totalmente imerso na água??? HEhehehe

Você tem que prepara-la para o pior. Já pensou se cai em um ralo, poça grande ? terás um carro waterproof super :D :D :D
Edsel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Edsel »

Gazo escreveu:É válida a idéia... Mas carro totalmente imerso na água??? HEhehehe

Pra ficar imerso só com um Submarino RC. Quem sabe um dia tenha um fórum só pra essa modalidade. RCWaters, Submersomoldelismo levado a sério.
Responder

Voltar para “Off-road”