Velocidade Final e Aceleração

Qualquer assunto sobre carros on-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

mapereira
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Velocidade Final e Aceleração

Mensagem por mapereira »

Pessoal, Estou abrindo este tópico pois nao encontrei nada a respeito.
Que automodelo voces possuem? tem fotos? e o principal qual a velocidade final e aceleração deles?(aproximadamente)
bilibira
Piloto Sport
Piloto Sport

Re: Velocidade Final e Aceleração

Mensagem por bilibira »

meu modelo é um g4, a velocidade final e aceleração? boa pergunta eheheheh!!!
Campeão da Etapa Bauru da Copa Kaypira - On Road RTR!!! VIXI!!!
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Cara, isso vai depender muito de regulagens do carburador e também das relações de câmbio e diferencial.

É bem relativo.

Aceleração forte mesmo -> Motor PRO.

Velocidade final -> Normalmente, quando atinge a velocidade final, os carrinhos ficam incontroláveis. É um leve desvio no volante e ele já sai rodando. Já presenciei um elétrico decolar. E olha que não era avião! ehhehehehehehehhe

Estavamos fazendo drag-races...
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por rasta_man »

Vai participar de arrancadas? hehe
Velocidade não é nada sem controle!
Maxx3262
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Maxx3262 »

Depende, tem um video de um TC4 à 196km/h, muito relativo mesmo.

http://www.youtube.com/watch?v=46ssLpgk ... re=related
Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”
Maxx3262
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por Maxx3262 »

Entrevista com Piquet

Repórter: “Os pilotos fazem amizade?”
NP: “Sim”
Repórter: “Então por que você socou o Salazar?”
NP: “Pra ele aprender”
Repórter: “Por que não no Mansell?”
NP: “Porque esse não iria aprender nunca”
monge

Mensagem por monge »

Cara, um rc vai pode passar dos 100km/h e nao muito mais que isso. A velocidade é muito alta para um carro que pesa em média 2kg (1:10) e com esse peso o atrito das rodas é muito pequeno. Um rc a 100 km/h se passar por cima de uma joaninha, vai sair voando. Faça o teste com uma pedra BEM pequena com uma velocidade baixa vc vai ver que o carro perde o controle e pula.
Isso de velocidade final é relativo, um F1 chega a 340km/h e custa mais de 1 milhao, e entao vc pensa meu carro custou media de 40 mil (motor 2.0) e chega a mais de 200 km/h então chegar a velocidade de 340km/h na reta com seu carro nao é muito complicado , o problema é a velocidade na curva onde seu carro vai ter um maior atrito com o ar, e é ai que está a diferença. Velocidade na reta é igual em quase todos carros de F1 a diferença mesmo é nas curvas 0,1 segundo nao parece nada mais 0.1 segundos x 10 curvas no circuito vai ser 1 segundo no final de cada volta
Zero
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Zero »

Discordo completamente. A diferença entre 200 km/h e 340 km/h é brutal. São pouquissimos os carros de passeio no mundo que tem coeficiente aerodinamico suficiente para lidar com velocidades acima de 250km/h, quanto mais 340. A resistencia do ar é tão grande quando se passa dos 250 que um Bugatti Veyron precisa de menos da 1/2 de seus 1000cv para chegar em 300, mas precisa de todos os 1000 p/ ir de 300 aos 407 que consegue.

Carros de F1 e Indy, se acertados para velocidade final passariam facilmente dos 400 km/h, mas corridas tem curva e tem que considerar outros fatores, como a velocidade em curva.

É aí que pode-se traçar um paralelo com o mundo de RC. Um carrinho pode ser acertado para grandes velocidades, muito acima de 200km/h (o atrito se faz na pressão aerodinâmica calculada corretamente). O problema é que o custo financeiro e a perda de desempenho em curva e segmentos de baixa velocidade não tornam isso atrativo. Por isso sempre dizemos aqui que velocidade final é irrelevante, porque o que conta é o tempo de volta. E precisa de muito espaço p/ dar final em um RC.
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por erosenninspp »

monge escreveu:Cara, um rc vai pode passar dos 100km/h e nao muito mais que isso. A velocidade é muito alta para um carro que pesa em média 2kg (1:10) e com esse peso o atrito das rodas é muito pequeno. Um rc a 100 km/h se passar por cima de uma joaninha, vai sair voando. Faça o teste com uma pedra BEM pequena com uma velocidade baixa vc vai ver que o carro perde o controle e pula.

Olha nao é bem por ai nao.
É dificil a pista que os carros 1/10 cheguem a 100km/h mas quanto a passar em cima de uma joaninha ou de pedras o carro perder o controle acho que isso nao acontece tao facil ja que os carros tem justamente a bolha pra dar pessão aerodinamica justamente pra isso pra segurar o carro no chao.
Falo isso por experiencia propria, por que na pista do carrefour tatuapé temos uma reta de um comprimento bom onde o carro desenvolve uma boa velocidade ( carro pro 1/10, motor bem acertado e forte, relação acertada, cambio bem ajustado, centax tb bem ajustada e setup certo pra pista) vc acelera o carro na reta até a entrada da curva da so uma aliviada no dedo e faz o curvao no final da reta. a pista lá tem varios desnives e imperfeiçoes que sao até grandes e mesmo assim é dificil vc ver um carro ficar sem controle pro causa disso.
Por outros motivos si facil ( bolha muito baixa, setup mal feito ou inadequado, pneu errado... etc)
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Tem um estacionamento que estava brincando, na prefeitura de Santo André, e lá tem uma pequena trinca no asfalto...

Todos os carrinhos que passavam por ela levantavam um pouco.

Acho que pegando ar na parte de baixo do chassis, somado a velocidade do RC, vai decolar mesmo.

Já vi alguns vídeos no utube que o pessoal tenta medir a velocidade do RC. Com pistola. Logo que a camera vira, os RCs decolam!!! ehehhehehe

Uma pequena ondulação na pista pode causar um estrago violento.

Por isso repito, velocidade final não é muito importante. Agora, aceleração... Indispensável...
Rnaldo

Mensagem por Rnaldo »

bem...tambem gostaria de saber do meu.....sabem como pode ser medido? Uma vez vi uma pistola da Hotweels p medir...quase comprei....
só em pista com telemetria?
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Não conheço a pistola do Hot Wheels. Mas não sei se vai conseguir medir velocidade acima de 100Km/h.

Mas tem um jeito super simples.

Marque duas linhas no chão, com distãncia conhecida. Meça com trena. Pegue um cronômetro e meça o tempo que teu carro demora para percorrer o trecho. Detalhe, entre já acelerado e mantenha a velocidade.

Com a distância percorrida e o tempo, peça para uma das crianças que estiverem assistindo fazer a conta com uma fórmula de física do colegial...

Pronto!!! Jeito simples e baratinho!!!! ehehehhehehehhe Além de divertido!
Rnaldo

Mensagem por Rnaldo »

mas meio q impreciso neh?
A pistola q comentei eh essa oh!
www.submarino.com.br/produto/3/1933948/ ... plo+gratis
erosenninspp
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por erosenninspp »

Gazo escreveu:Não conheço a pistola do Hot Wheels. Mas não sei se vai conseguir medir velocidade acima de 100Km/h.

Mas tem um jeito super simples.

Marque duas linhas no chão, com distãncia conhecida. Meça com trena. Pegue um cronômetro e meça o tempo que teu carro demora para percorrer o trecho. Detalhe, entre já acelerado e mantenha a velocidade.

Com a distância percorrida e o tempo, peça para uma das crianças que estiverem assistindo fazer a conta com uma fórmula de física do colegial...

Pronto!!! Jeito simples e baratinho!!!! ehehehhehehehhe Além de divertido!

O que vai acabar medindo e a velocidade media mas funciona erra assim que a policia rodoviaria antes do radar descobria quem tava acima da velocidade maxima permitida.
Da uma olhada nesse topico la explica como fazer.
/viewtopic.php?t=20159
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Este da polícia rodoviaria ainda rola. Tem algumas rodovias, principalmente no interior do estado de são paulo, que ainda usa este método.

Mas ainda acho que a pistola não é tão precisa assim. tenta com o cronometro. Se não der certo, aí parte pra coisa melhor. Mas acho meio inútil medir isso.
Responder

Voltar para “On-road”