Problemas com cambio da Savage SS 4.6

Transmissão, polias, correias, diferencial, cardã, freio, etc...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

bauhaus
Piloto
Piloto

Problemas com cambio da Savage SS 4.6

Mensagem por bauhaus »

Tenho um cambio de 3 marchar na minha Savage.

Eu abri a caixa pela primeira vez para fazer uma limpeza, não mechi nos parafusos de regulagem.

Quando monte tudo de volta percebi q não estava trocando de marchas.

Tentei de varias formas corrigir o problema, abri e chequei todo o sistema, afroxei os parafusos de regulagem e nada.

Imagem

Sera q se eu apertar mais a proca Z684 vai solucionar meu problema?

Pra dizer a verdade eu não entendi como esse esquema da foto funciona

Obrigado

Murilo Ramos
agressiva
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Re: Problemas com cambio da Savage SS 4.6

Mensagem por agressiva »

Ola murilo,
eu tenho uma savage limited com cambio de 3 marchas.
A porca que voce fala precisa estar bem apertada senao a embregem vai ficar patinando e o talvez o carro nao troque de marcha mais acho pouco provavel.

Faz o seguinte, aperte ela até o final e volte 1 volta e meia.
Pra ver se ta legal voce tem que girar a engrenagem e ver se ela nao gira em falso.

Na verdade ela tem que girar mais só quando se faz muita força ... muita mesmo.

Se precisar mais ajuda é só pedir
Motor S25
HPI SPRiNT 2 - STAGE D
X-Ray FK-05
Motor 27 STOCk
Rolamentos ceramica
RADiO FUTABA 3PM-FM
Charger - TEKIn BC112C
bauhaus
Piloto
Piloto

Mensagem por bauhaus »

Obrigado!

Nesse fim de semana vou tentar fazer isso. :-)

Tomara q seja, eu percebi q a sapata (aquele 72131) tah bem gasta, vou subistituir e fazer a regulagem.

[ ]´s

Murilo Ramos
nickandrei
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por nickandrei »

tenho uma limited tb e nao tenho esse problema... mas tb ela nao empina pq o parafuso esta um pouco folgado.... aperta bem o parafuso q ele empina, folga um pouco q ela sai mas nao empina...
se mesmo assim nao trocar de marcha tenta regular a agulha de alta... pode estar mal regulada e assim ela nao chega na rotacao para trocar de marcha...
agora vem minha duvida....
minha savage limited tem ré mas nao enxergo o parafuso para regulagem da 2 p 3 marcha... o q devo fazer?
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

Bauhaus, resolveu ?

Segure a Savage levantada e vai acelerando devagar. Tem que dar para percebe claramente as duas trocas de marcha (1ª para 2ª e 2ª para 3ª).
Se não der precisamos descobrir em que marcha está saindo e qual não está entrando.

Nikandrei,

A Ré não tem nada a ver com as três machas e não tem parafuso de regulagem.
Se sua Savage tem o câmbio de três marchas, o parafuso que você de fora (pelo furo na caixa de cãmbio) é o que regula de 2ª para 3ª. Oque não dá para ver é o que regula de 1ª para 2ª, só acessível desmontando o câmbio.
nickandrei
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

valeu mas assim... minha savage ela passa marcha de ré tb... nao sei pra q pq so usei uma vez e pra capotar.. uahauhua
eh muito dificil remontar o cambio da savage?
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

A minha tb tem ré, junto com o câmbio de três marchas.

A ré é legal para fazer umas manobras radicais, como um 180º por exemplo.

A Ré não tem regulagem alguma e é comandada pelo terceiro canal do controle (você deve saber é claro, mas mais gente pode ler...).

Mas precisa muito cuidado porque a Savage não tem nenhum mecanismo de proteção do câmbio, e você consegue engatar ré com ela andando para frente, e ai arrebenta uma engrenagem dentro do módulo de ré (já fiz isso)

Com o tempo vc pega a manha e fica automático : só engara ré e volta para frente com o freio acionado. Ai não tem erro. Mesmo que a savage estiver patinando na grama molhada, terra ou lama, o câmbio vai estar parado.

Quanto a desmontar e montar o câmbio, é bastante tabalhoso. Tem que desmontar a savage quase inteira, mas não é difícil não. Nas primeiras vezes é bom ter à mão a vista explodida do câmbio.

A HPI melhorou isso na Savage X, que dá acesso ao câmbio e aos diferenciais sem ter que desmontar tudo...

Mas afinal seu câmbio é de 2 ou 3 marchas ?

Fábio.
nickandrei
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

3 marchas... nao sei como funciona mas ela engata as 3 marchas de ré.... vou dar uma olhada no cambio da savage pra ver se ela atende tdo q se propoe

vamo ver ai...
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

Sim, é isso mesmo.

O módulo de reversão fica na saída do câmbio, e do mesmo jeito que tem três marchas para frente, tem as mesmas três para ré.
nickandrei
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

andei com ela hj e nao ta empinando... o q vc recomenda? ela ja esta afinada, com rodas da revo... ela tira as rodas dianteiras do chao mas nao chega a empinar mesmo
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

Quantos tanques já rodou ? O motor já ta amaciado ? se não tiver rodado uns 10 tanques ainda va com calma. Esse motor demora um pouco para se soltar.

Faz aquele teste de segurar ela na mão e ir acelerando para conferir se troca as tres marcas. Pode ser que esteja saindo em 2ª, e ai fica difícil empinar.

Não precisa trocar roda pneu nem nada. Na configuação original ela empina fácil. Na minha eu troquei o dirt bondz pelo standart que é maio, e mesmo assim é difícil controlar na arrancada porque sai empinando.

Que combustível tá usando ? Precisa ser no mínimo 20% de nitro. A HPI recomenda até 25%, e o pessoal nos fórums recomendam 30%. Eu uso o byron 20%. Comprei um 30% mas ainda não consegui testar por causa da chuva.

Uma possibilidade é a sliper clutch, citada no início deste tópico. para tirar a dúvida, aperta ela no talo e faz um teste. Se empinar é porque ela estava patinando. Mas não deixe ela assim. Regule de forma que você consiga girar a coroa fazendo força com a mão.

Pode ser também o tuning do motor. Se você não estiver tendo problema com tempetatura, afine um pouco a agulha de baixa, que faz MUITA diferença na arrancada.

Fábio.
nickandrei
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

O motor ja rodou sim mais de 10 taques, ela passa as marchas certinho, estou usando byron de 20% tb, ja apertei a porca ate o talo e ja regulei o motor....
mas como eu falei ela tira as rodas do xao e pega velocidade muuuuito rapido
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

O diâmetro do pneu da Revo é maior ou menor que o original ?
Os pneus traseiros não estão patinando muito na arrancada ? (ai não empina)
nickandrei
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Descobri o problema hj por acaso... como a savage tem a suspensao "mole" ela baixa um pouco qd agente coloca ela no chão, dai como eu fiz a iluminação dela de ontem pra hj qd foi hj a noite eu fui testar, baixei a bolha na parte da frente(para o farol pegar no chão) e levantei o fundo... mesmo assim nao dava um efeito legal dai resolvi endurecer os amortecedores traseiros... e pufff!!! a savage empinou do nada... o susto foi tao grande q eu freei ela de vez e assim ela capotou pra frente...
agora eu empino ela qd quero... hehe mas vo deixar os amortecedores mais moles pra nao empinar sempre
fabiop
Piloto
Piloto

Mensagem por fabiop »

Beleza !!

Mais uma sugestão : para endurecer a suspensão o ideal é pré tensionar a mola, com mais calços. Muita gente faz isso aumentando a viscosidade do amortecedor e em um salto maior acaba com a haste torta ou a torre quebrada. Isso acontece porque o amortecedor transfere grande parte da energia para a torre, e não acumula como a mola.

Coloque mais calços na mola calibando com a dureza que voce quizer, ai com o conjunto montado (mola e amortecedor) fora do carro, aperte ele com a mão e solte duma vez. Se voltar muito rápido e bater no fim de curso (porque a mola está mais forte), ai sim precisa engrossar um pouco o óleo do amortecedor.

Fábio.
Responder

Voltar para “Transmissão / Engrenagens”