Ultrasonic Cleaner - Liquido de limpeza a ser usado ?

Qualquer outro assunto sobre manutenção.

Moderadores: mach, pixelman, Abib, gbatistela

Hilton
Piloto
Piloto

Ultrasonic Cleaner - Liquido de limpeza a ser usado ?

Mensagem por Hilton »

Ola amigos, comprei um ultrasonic Cleaner para poder limpar melhor os meus rolamentos. Mas fiquei com uma duvida ao ler o manual. Qual o melhor liquido de limpeza é aconselhavel para a limpeza do rolamento ( Querosene , Varsol , removedor ? Devo despeja-lo direto no reservatorio ? Li algo na internet, que é melhor eu despejar agua no reservatorio , e depois colocar um recipiente de vidro , e no recipiente colocar o liquido de limpeza e a peça ( Limpeza indereta ) . Qual a melhor opçao .
Abs . Hilton
Moisés
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Ultrasonic Cleaner - Liquido de limpeza a ser usado ?

Mensagem por Moisés »

Eu particularmente tiro o excesso com um pano e uma escova, dai depois limpo com desegraxante ou querosene, mas tem que cuidar se não tem nada em borracha (normalmente não) mas vale verificar, eu não faço banho de imerssão pois mesmo com limpeza só por fora já vai sentir q entram particulas de terra e pó no rolamento e vai ver q ele fica meio q trancando, então o ideal é qd trocar comprar ele blindado q dai não acontece isso.
Moisés Salib
Caxias Do Sul - RS

Tá nervoso?
Vai pilotar!
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Ola Moises. obrigado pela resposta. Mas o motivo de eu comprar o Ultrasonic Cleaner, foi exatamente por tentar limpar melhor os rolamentos. Se alguem puder me ajudar, agradeço.
Abs
Hilton
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

Já vi desses banhos de ultrassom em laboratórios e geralmente eles usam com água e colocam um recipiente de vidro com líquido dentro. A água serve como meio para vibração do recipiente.
Eu acho que vale a pena colocar água e um recipiente com querosene dentro, se for de vidro melhor porque é mais pesado e independente do recipiente ele tem que ser pesado o suficiente pra não tombar quando estiver na água.
Pra limpar melhor os rolamentos é bom remover um anel que funciona como trava, usando uma agulha de costura dá pra remover ele. Esse anel não é fechado, tem um corte onde é possível removê-lo.
O ideal também é montar dentro do recipiente algo que funcione como uma plataforma, mas usando uma tela de metal por exemplo. É como se fosse uma mesa de tela para que a sujeira que sair dos rolamentos caia na parte de baixo do recipiente e os rolamentos fiquem limpos em cima da tela. Se deixar os rolamentos no fundo do recipiente, eles ficarão vibrando junto com a sujeira que sair deles.
Não sei se consegui explicar, mas é mais ou menos assim, rs

Mizuno
# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Ola Mizuno,

Ok, obrigado , vou tentar fazer isso . Valeu pela dica.

ABs
Hilton
Fabio
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Fabio »

Fala Hilton,

Também tenho um Cleaner desses e pra mim nunca funcionou direito.

Vc fez o teste conforme proposto aqui?

Me diz aí se funcionou ou se teve algum progresso depois. Já tentei com removedor e não rolou.

Abração.
rcming
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por rcming »

OLÁ GALERA!!!!

COLOCANDO DENTRO DE UM VIDRO OU não O EFEITO DO ULTRA SOM É O MESMO!!! SÓ FICA MAIS FACIL DE HIGIENIZAR....

EU COLOCO DIRETO NA CUBA DO APARELHO... POIS LIMPO OS ROLAMENTOS COM ALCOOL ETILICO A 70%... POIS É UM LIQUIDO MAIS FLUIDO E DE FACIL EVAPORAÇÃO PARA O ROLAMENTO não FICAR ENXARCADO... E DEPOIS PASSO OLEO PROPRIO PARA ROLAMENTOS... FICA OTIMO...

ABRAÇOS!!!!
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Ola Fabio ,

Entao , fiz o teste colocando os rolamentos (sem as capinhas dos rolamentos ) num pote de vidro com querosene e deixei durante 2min e meio . Para te dizer a verdade, não gostei do resultado não. Não sei te dizer se o meu cleaner e fraco ? Pois não senti tanta diferença assim . Ainda não tentei colocar os rolamentos direto no recipiente. Mas pelos videos que andei vendo pela internet, deveria funcionar , mas.....
Vou tentar a limpeza com Alcool , e posto aqui depois.

Abs
Hilton
Fabio
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Fabio »

rcming escreveu:EU COLOCO DIRETO NA CUBA DO APARELHO... POIS LIMPO OS ROLAMENTOS COM ALCOOL ETILICO A 70%... POIS É UM LIQUIDO MAIS FLUIDO E DE FACIL EVAPORAÇÃO PARA O ROLAMENTO não FICAR ENXARCADO... E DEPOIS PASSO OLEO PROPRIO PARA ROLAMENTOS... FICA OTIMO...

Então cara, eu já tentei de várias maneiras mas sempre com os rolamentos e o líquido diretamente na cuba. Só nunca testei o tal álcool 70%. Preciso fazer este teste.

Hilton escreveu:Ola Fabio ,

Entao , fiz o teste colocando os rolamentos (sem as capinhas dos rolamentos ) num pote de vidro com querosene e deixei durante 2min e meio . Para te dizer a verdade, não gostei do resultado não. Não sei te dizer se o meu cleaner e fraco ? Pois não senti tanta diferença assim . Ainda não tentei colocar os rolamentos direto no recipiente. Mas pelos videos que andei vendo pela internet, deveria funcionar , mas.....
Vou tentar a limpeza com Alcool , e posto aqui depois.

Abs
Hilton

Como disse, já fiz o teste colocando diretamente na cuba também e nada. Quando o processo inicia é promissor, a vibração gera até uma certa mistura que parece a sujeira saindo. Mas quando termina e você tira os rolamentos... É uma decepção.

Pra dizer a verdade eu já tinha até desencanado de usar, mas aí ví este tópico e queria saber de outras pessoas que também usam e seus resultados.

Abração.
Alexpar
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Alexpar »

Faço da seguinte forma:

- Tiro os protetores dos rolamentos
- Dou um banho de querosene dentro de um vidrinho de conserva fechado agitando-o vigorosamente, só para tirar o grosso da sujeira.
- Coloco os rolamentos na cuba de ultrassom com benzina dentro de uma cestinha que fiz com uma tela de arame.
- Faço dois processos: 10 minutos de banho com portência de 50W e mais 10 minutos com potência de 30W.

O ultrassom que uso é igual a esse:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... asonic-_JM

Na verdade fica difícil de avaliar e efetividade da limpeza, já que a proposta é do líquido penetrar nas partes de difícil acesso como nas esferas e pista interna de rolamento.

Mas, por mais que a aparência do rolamento não seja brilhosa e limpa, ao final do processo, dá prá ver na benzina uma sujeira beeemmm fininha, que quando se retira o líquido, fica colada nas paredes da cuba, que precisa ser limpa com um pano c/benzina, ou seja, esta sujeira estava dentro do rolamento moendo as esferas.

Complementando, prefira querosene em lata, vendida em lojas de material de construção ou em lojas de peças para carro. Essas que vendem no mercado em embalagem plástica são uma porcaria!

É isso aí.
Acelera Ayrton!!!
Nilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Nilton »

Olá Hilton, eu também uso benzina. Encho a cuba com água e coloco benzina num potinho de vidro. Fica muito bom. Abs.
OHTA TEAM - SHEPHERD / MAX POWER / EX10 EURUS
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Blz, valeu pela dica.

Vou testar com benzina. ,

Abs
Hilton
Fabio
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Fabio »

Hilton escreveu:Blz, valeu pela dica.

Vou testar com benzina. ,

Abs
Hilton

Afinal Hilton, você testou com Benzina?

Abração.
Hilton
Piloto
Piloto

Mensagem por Hilton »

Ola Fabio,

Pra te dizer a verdade não , rsrs . Não tive mais tempo pra fazer uma limpeza minuciosa no meu carrinho ....
Acho muito trabalhoso esse processo, eu estou retirando a capinha do rolamento e colocando o rolamento num pote com querosene , agitando ele dentro e pronto ... rsrsrs . Mas somente naqueles rolamentos que estao mais travados.... rsrs. ( por preguiça mesmo ) .

Abs
Hilton
Responder

Voltar para “Outros”