Problema na instalação da telemetria Spektrum

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: Abib, gbatistela, mach, pixelman, Pimpolho

osorioff
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Problema na instalação da telemetria Spektrum

Mensagem por osorioff »

Bem amigos, fiz uma pesquisa no fórum e não encontrei nada que me auxiliasse na instalação do kit de telemetria da Spektrum então resolvi criar este tópico.
Seguinte, comprei um DX2S para instalar no meu Kyosho DST. Li o manual, segui as instruções. O radio e o sensor de temperatura funcionaram normalmente, só que o sensor de rotação não funcionou. Voltei a verificar o manual e ate entrei em contato com o fabricante e pela resposta do suporte técnico verifiquei q eu poderia ter errado em duas coisas:
1- não respeitei a distancia de +- 3mm entre o flywheel e o sensor (havia deixado com +- 1mm)
2- o flywheel do meu carro era meio preto/acinzentado e eu havia colado o adesivo de contraste cromado
Bem, tentei resolver...recoloquei o sensor com 3 mm de distancia do flywheel e dei um trato no flywheel. Com uma lixa bem fina e um pouco de polidor automotivo consegui deixar o flywheel brilhando e assim colei o adesivo de contraste preto.
Para a minha surpresa não funcionou...verifiquei o encaixe do sensor no receptor e está correto (só encaixa de uma maneira, não tem como inverter e errar); e agora não sei o que fazer.

Alguém já teve esse tipo de problema???
Segue abaixo uma foto do sensor instalado e uma do flywheel.

Valeu
Anexos
Sensor de rotação
Sensor de rotação
sensor de rotação.jpg (61.18 KiB) Exibido 4236 vezes
Flywheel
Flywheel
flywheel.jpg (40.87 KiB) Exibido 4245 vezes
fabriciomattar
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: Problema na instalação da telemetria Spektrum

Mensagem por fabriciomattar »

parece que o seu flywheel eh muito pequeno fazendo com que nao fique alinhado o ponto de contraste com o leitor de rpm
experimenta colocar um flywheel de algum carro pró e veja se funciona
abraço
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Deixei o meu sensor bem perto MESMO! Coisa de 0,5mm, tb não usei os adesivos q veio coloquei um quadradinho de fita isolante, funfo de prima.
Vc prendeu o suporte do sensor pelo lado de baixo eu prendi por cima, gostei da idéia de colocar um tirewrap pra segurar o fio, vou fazer isso tb.
osorioff
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por osorioff »

Primeiro eu tbm tinha colocado por cima...dai percebi q se colocasse por baixo ficaria um pouco mais no centro do flywheel e consequentemente um pouco mais pra dentro.
Por acaso o seu sensor fica todo coberto pelo flywheel?
o meu esta com metade pra fora, sendo q a metade q esta pra dentro eh a metade que tem aquele quadradinho preto.
Analisando a foto agora vi q da pra tentar virar o suporte...dai o sensor vai mais um pouco pra dentro, acho q vai uns 2mm.

Valeu
Osório
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

mais tarde posto uma foto de como está o meu.
nbrancalhaojr
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por nbrancalhaojr »

Gire o suporte do sensor em 90 graus, entorte mesmo, deixando os parafusos que seguram o motor pro lado "de fora". O sensor deve ser bem na pontinha contrária dos parafusos, pois no meu Revo só funcionou torcendo mesmo.
osorioff
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por osorioff »

o sensor do seu ta bem perto do flywheel ou ta com +-3mm como o meu?
Osório
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Olha aí o meu:

Imagem

Imagem

Imagem

Tive q trocar os parafusos do montante pois os originais ficaram curtos.
osorioff
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por osorioff »

bem, pelo que vi pelo suas fotos o meu ta quase igual...ta pouca coisa mais para fora. vou virar o suporte para ir um pouco mais pra dentro...tomara que seja isso.
Sera q tem como testar esse sensor fora do carro pra ver se ele nao veio com problema?
Osório
osorioff
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por osorioff »

Mach, estive olhando novamente as suas fotos pra olhar o sensor de rotação e percebi que o seu sensor de temperatura esta no "terceiro andar" do cabeçote. Voce colocou ali por algum motivo?
No manual diz pra colocar entre o cabeçote a o bloco do motor, eu coloquei ali, só que percebi que marca uma temperatura bem mais alta do que no termometro. Coisa de uns 20 graus.
Osório
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

osorioff escreveu:Mach, estive olhando novamente as suas fotos pra olhar o sensor de rotação e percebi que o seu sensor de temperatura esta no "terceiro andar" do cabeçote. Voce colocou ali por algum motivo?
No manual diz pra colocar entre o cabeçote a o bloco do motor, eu coloquei ali, só que percebi que marca uma temperatura bem mais alta do que no termometro. Coisa de uns 20 graus.

Então como vc disse, está marcando 20 graus a mais, por isso coloquei lá em cima, para que fique compatível com a temperatura do termômetro, a variação agora é mínima, 3 a 5 graus.
osorioff
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por osorioff »

Só para constar...consegui fazer funcionar o sensor de rotação. Qual era o problema ao certo nao descobri. pois retirei o sensor do lugar e testei com ele na mao...dai funcionou. Descobri uma maneira de testar, só tirar a vela e puxar o recoil, desta forma já aponta marcação no controle.
O problema foi ao reinstalar, nao sei se foi furo meu ou se ja estava com defeito, mas depois q coloquei no lugar novamente percebi q um dos fios do sensor estava arrebentado. Tentei arrumar e nao deu, agora já comprei outro...é só esperar chegar!

Abraço,
Osório
Osório
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

osorioff escreveu:Só para constar...consegui fazer funcionar o sensor de rotação. Qual era o problema ao certo nao descobri. pois retirei o sensor do lugar e testei com ele na mao...dai funcionou. Descobri uma maneira de testar, só tirar a vela e puxar o recoil, desta forma já aponta marcação no controle.
O problema foi ao reinstalar, nao sei se foi furo meu ou se ja estava com defeito, mas depois q coloquei no lugar novamente percebi q um dos fios do sensor estava arrebentado. Tentei arrumar e nao deu, agora já comprei outro...é só esperar chegar!

Abraço,
Osório

Era só refazer a solda . . .
Quer vender???
osorioff
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por osorioff »

Eu ate tentei refazer a solda...dai fui olhar direito e acho q saiu um pedaço da trilha junto, mas se voce tiver interesse posso bater uma foto dele de perto e te mando. Ate pensei em tentar mandar arrumar, mas como ja tinha mais algumas coisas pra pedir na amain mandei vir junto.
Osório
pixelman
Moderador
Moderador

Mensagem por pixelman »

Osorioff, sabe soldar?
posta uma foto da parte traseira da placa com qualidade que eu tento te dizer o local certo de soldar o fio..

Abraço..
Responder

Voltar para “Rádio”