One Way do Rotostart da SC8 quebrou!!

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela

renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

One Way do Rotostart da SC8 quebrou!!

Mensagem por renamaf »

Bom pessoal, neste fim de semana fui no 1° Encontro Regional de Modelismo que aconteceu aqui em Gaspar/SC

Cheguei la cedão, 9:00 ja tava por lá!! Tudo certo, liguei minha SC8 esperei subir a tempetarura um pouco, coloquei ela na pista e dei umas esticadas de leve na reta mesmo pra esquentar, voltei pro box estava a 70 graus ainda, afinei um pouco mais e botei na reta umas 2 aceleradas e subiu para 85 graus, quando trouxe de volta ao box afinei e ela morreu.

Quando fui liga-la novamente, girou o motor 1 vez e logo ficou "solto" o rotostart nao girava o pistao, achei que fosse uma biela, mas abri e motor la no dia e constatei que tinha quebrado a peça onde fica o One-Way do backplate, a peça rachou fora a fora.

Tentamos arrumar o one way sem sucesso, depois tentamos ligar na caixa de partida e nada.

O estranho eh que esse motor tem só 1 galao e meio rodado, no comeco eu deixei ele superaquecer umas vzs, imagino que isso tenha afetado essa peça.
Mas a minha surpresa maior foi a sujeira que esta no virabraquim, por ser um motor novo acho demais essa sujeira ai... o 1 galao foi de Byron e a outra metade de O,Donnel que eu imagino ter causado essa sujeira toda ai, pois quando usei esse comb. ate as mangueiras e tanque ficaram sujas, amareladas. O restante do motor por dentro esta limpo, biela, cabeca do pistao, camisa, cabeçote.

O que acham de abrir o motor por completo? ou nao eh a hora ainda?

Enfim, vou comprar a peça nova e trocar para ver se funciona.

Segue as fotos da peça e do estado do virabrequim!
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
ABARC - Blumenau/SC - www.abarcblu.blogspot.com
Imagem
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: One Way do Rotostart da SC8 quebrou!!

Mensagem por Gazo »

Muito da hora sua SC8.

Foda o one-way rachar.

O Vira tá com cara de pontos de oxidação. Precisa ser retirado para uma limpeza...

Este problema que vc está tendo, quebra do one-way tá com cara de defeito de fabricação.

Dá uma investigada, vendo se não estava enferrujado na trinca que abriu.

Abraços.
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por renamaf »

Gazo escreveu:Muito da hora sua SC8.

Foda o one-way rachar.

O Vira tá com cara de pontos de oxidação. Precisa ser retirado para uma limpeza...

Este problema que vc está tendo, quebra do one-way tá com cara de defeito de fabricação.

Dá uma investigada, vendo se não estava enferrujado na trinca que abriu.

Abraços.

Na verdade nao eh oxidação, eu tbm olhei e achei, mas raspando sai facil, como falei, parece uma cada de oleo que impregnou ali, que imagino que seja por causa do comb. O,Donnel que me sujou as mangueiras e o tanque tbm, e com Byron nunca aconteceu.

Quanto ao one way, tbm pensei na hipotese de defeito na peça, eu vou dar uma olhada mais a fundo, muito estranho rachar pois o motor eh novo.
Mas como falei, eu elevei a temperatura umas vzs e isso pode ter danificado o material fazendo ele ficar mais fraco e rachar.

Valeuu
Imagem
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

Fala Renato,

Aproveita e faz uma limpeza nesse motor, inspeciona os rolamentos e compra o one way, pode ser que voce ache no Brasil esse one way para os motores Thunder Tiger .28, isso tá mesmo parecendo defeito de fabricação, pois meu motor queimou uns 13 galões e ainda tá inteiraço e limpo.
Um detalhe importante, como e quando voce tem feito a limpeza após o uso do motor? Qual produto voce usa pra lubrificar ele após o uso?
André Vereza
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

Byron é caro, mas é o melhor q usei até hj...
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

2! heheheheheh

Já rodei com MK e não gostei.
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
caobianco
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por caobianco »

Amigo,

eu sempre abro e limpo o motor a cada galão, acho que é o mais recomendado.

Claro que, esse não foi o motivo do problema, mais pode previnir outros problemas, abre, limpa, verifica os rolamentos, folga na biela, e monta de novo.

Voce já falou com o Fabian ? manda uma mp para ele.

Boa sorte e muito bacana a sua SC8.
Quando eu morrer, espero que minha esposa não venda meus carros pelo preço que eu disse a ela que paguei...

Imagem
renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por renamaf »

Ja falei com o Fabian ele vai ver o valor ainda!!

Quanto ao comb. nao uso mais esse ODonnel, esse comb que sujou tudo desse jeito, me falaram que era melhor pois tinha mais oleo e ajudava na lubrificação, mas na real só ajuda a acumular sujeira... só byron mesmo!!

Sempre que volto da "brincadeira" coloco umas gotas de oleo de maquina (Singer) no carb. e na cabeca do pistao, dou umas girada e pronto! Assim armazeno.

Como o motor eh novo nunca abri ele, vai ser a primeira vez, como falei antes, pistao camisa e biela nao estao sujos...

Alguma dica de como desmontar e limpar??

Muito obrigado!!
Imagem
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

renamaf escreveu:Ja falei com o Fabian ele vai ver o valor ainda!!

Quanto ao comb. nao uso mais esse ODonnel, esse comb que sujou tudo desse jeito, me falaram que era melhor pois tinha mais oleo e ajudava na lubrificação, mas na real só ajuda a acumular sujeira... só byron mesmo!!

Sempre que volto da "brincadeira" coloco umas gotas de oleo de maquina (Singer) no carb. e na cabeca do pistao, dou umas girada e pronto! Assim armazeno.

Como o motor eh novo nunca abri ele, vai ser a primeira vez, como falei antes, pistao camisa e biela nao estao sujos...

Alguma dica de como desmontar e limpar??

Muito obrigado!!

Blz, só um detalhe, quando for pingar o óleo no motor, coloque bastante mesmo pra "lavar" o combustível de dentro do motor e dos rolamentos internos, deixa um tempo e depois vire o motor de cabeça pra baixo e retire o excesso, eu "lavo" o motor com WD40, depois de escoar o excesso coloco bastante óleo singer no interior e giro o motor com o rotostart uns 5 seg sem a vela, depois tiro o excesso e aí sim recoloco o motor no carro.

Quando desmontar o motor, cuidado, anote direito as posições da camisa, do pistão e do cabeçote pra montar tudo na mesma posição e muito cuidado com os anéis que ficam entre o cabeçote e o bloco, são eles que regulam a compressão do motor e se por um acaso amassar um desses anéis que são muito finos vc pode ter problemas depois. Geralmente eles saem colados na cabeça ou ficam no bloco, cuidado pra retirar eles.
No mais é só impar tudo com WD40 e uma escovinha. Depois de limpo monte tudo lubrificando com bastante óleo. Não tem mistério, só precisa ficar atento na montagem pois muita gente esquece e monta o pistão errado ou mesmo a biela e aí é preju na certa.
Não sei se voce tem o manual desse motor, se quiser te mando.

Boa sorte aí.

Abraço.
André Vereza
renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por renamaf »

avereza escreveu:
Blz, só um detalhe, quando for pingar o óleo no motor, coloque bastante mesmo pra "lavar" o combustível de dentro do motor e dos rolamentos internos, deixa um tempo e depois vire o motor de cabeça pra baixo e retire o excesso, eu "lavo" o motor com WD40, depois de escoar o excesso coloco bastante óleo singer no interior e giro o motor com o rotostart uns 5 seg sem a vela, depois tiro o excesso e aí sim recoloco o motor no carro.

Quando desmontar o motor, cuidado, anote direito as posições da camisa, do pistão e do cabeçote pra montar tudo na mesma posição e muito cuidado com os anéis que ficam entre o cabeçote e o bloco, são eles que regulam a compressão do motor e se por um acaso amassar um desses anéis que são muito finos vc pode ter problemas depois. Geralmente eles saem colados na cabeça ou ficam no bloco, cuidado pra retirar eles.
No mais é só impar tudo com WD40 e uma escovinha. Depois de limpo monte tudo lubrificando com bastante óleo. Não tem mistério, só precisa ficar atento na montagem pois muita gente esquece e monta o pistão errado ou mesmo a biela e aí é preju na certa.
Não sei se voce tem o manual desse motor, se quiser te mando.

Boa sorte aí.

Abraço.

Valeu pelas dicas, mas o WD40 nao corroe os Orings e os rolamentos internos??

O cabeçote eu tirei mas nao marquei a posicao original, mas acho que nao tem problema pois o cabecote nao tem posicao certa pois ele eh redondo neh?

Entao desmonto tudo, lavo direto com WD40 e escovinha e depois banho de oleo singer, logo apos isso tiro o excesso e monto o motor ok?

Os aneis que voce se refere nao ficam entre o pistao e a camisa?

Alguma dica pra soltar o sino na frente?? pois nao tenho aquela chave especial..
Mais dicas sao bem vindas!!

Obrigado!
Imagem
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

Sim o WD ataca as borrachas se deixar elas em contato por muito tempo, mas voce lavando o motor com o spray e colocando óleo singer voce retira todo o WD, como te falei meu motor já rodou bastante e sempre "lavo" ele com bastante WD e depois encho de óleo singer, até hoje os o´rings não deram pau, mas é sempre bom substituir esses o´rings com 12 meses pois a borracha se deteriora naturalmente com o calor do motor.
Esse procedimento de lavar o motor com WD e logo depois o óleo eu repito sempre depois de cada rodada, é importante que seja guardado com óleo dentro do motor pra evitar a oxidação das partes em contato com o ar.
Não, os anéis não são entre o pistão e a camisa e sim entre a camisa e o cabeçote, se voce não os viu é bem provável que estejam colados ou no cabeçote ou no bloco.
Repare no item 12 da figura abaixo:
Imagem

Se voce não tem o sacador de flywheel tem que tirar no jeito mesmo, vai dando umas pancadinhas circulando ela com um cabo de uma chave de fenda e puxando, é ruim mas com jeitinho sai.
Clique com o botão direito no link para baixar o manual do motor pra vc ver ele explodido, assim fica mais fácil de desmontar e montar.

Abraço.
André Vereza
renamaf
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Mensagem por renamaf »

Ah tah entendi... eh realmente nao vi!!

E quanto ao bloco que ja tirei e montei denovo, porem nao na mesma posicao acho que nao tem problema?

O negocio entao eh lavar as peças com WD40 e ja passar um ar entao pra tirar o excesso, e depois um papel toalha e logo oleo singer...

Pra soltar o parafuso do sino tava pensando em usar uma alicate de pressao com um pano no flywheel.
Imagem
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

É meio chato de soltar a flywheel sem a ferramenta viu...
André Vereza
nbrancalhaojr
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por nbrancalhaojr »

Segura o flywheel com uma alicate, por exemplo, e bate com um martelo de borracha na ponta do virabrequim. É só pra soltar aquele cônico que vai atrás.
jpzulian
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por jpzulian »

renamaf escreveu:
.......Sempre que volto da "brincadeira" coloco umas gotas de oleo de maquina (Singer) no carb. e na cabeca do pistao, dou umas girada e pronto! Assim armazeno.

Olá. Não quero discutir a questão, mesmo porque já foi amplamente discutida aqui no nosso fórum. Mas o óleo Singer não é específico para nossos motores. ( não estou dizendo que seja ruim). Nenhum fabricante os recomenda. Experimenta usar somente óleo After Run. Embora muitos aqui usem o óleo Singer e não apresentem problemas, isso não quer dizer que ele( o óleo) não tenha sido o responsável pela "sujeira" do virabrequim.
Apenas uma dica mesmo. Use óleo "after run".
Responder

Voltar para “Off-road”