Tuned Pipe para Savage X 4.6

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, CrisRCM, Abib, gbatistela

Jonnes

Tuned Pipe para Savage X 4.6

Mensagem por Jonnes »

Qual é o melhor Tuned Pipe para a Savage X4.6 ?

Fiz uma pequena pesquisa e fiquei impressionado com o BUKU Tuned Pipe e com o OFNA Jammin JP-4 Tuned Pipe na Savage X4.6. A Savage parecia estar com mais força, do que o normal. Qual Tuned Pipe vocês recomendam para Savage X4.6 ? Qual deles eu posso conseguir um melhor desempenho com a Savage X4.6 ?
Elite Knights Unit
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Tuned Pipe para Savage X 4.6

Mensagem por DionisioPrado »

Se quer desempenho na Savage X, ao invez de colocar uma tuned pipe e ter um ganho de 5% em média, pode pensar em fazer a troca pelo motor da XL (5.9), fiz isso na minha e não me arrependi... virou outro carro. Andava d+ e nem mesmo a Savage XL do meu irmão com o mesmo motor conseguia pegá-la...

Pense bem, é um investimento que vale a pena.

Abços
a_galvao

Mensagem por a_galvao »

DionisioPrado escreveu:Se quer desempenho na Savage X, ao invez de colocar uma tuned pipe e ter um ganho de 5% em média, pode pensar em fazer a troca pelo motor da XL (5.9), fiz isso na minha e não me arrependi... virou outro carro. Andava d+ e nem mesmo a Savage XL do meu irmão com o mesmo motor conseguia pegá-la...

Pense bem, é um investimento que vale a pena.

Abços

( 2 )

Se realmente esta em busca de mais "emocao", troque o motor.
Eu tambem troquei o motor da SavaveX 4.6 pelo K5.9. Nao ha segredo na troca. No mercado livre ha um rapaz do Espirito Santo com otimo preco,
e bem conhecido do pessoal aqui do forun.

Se deseja apenas uma melhor afinacao, eu utilizei na 4.6 uma
pipa da JPL-2106 e nao notei muita diferenca em relacao a original.
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Caro Jonnes,

Pelo que eu entendi, vc viu um vídeo de uma Savage, com uma pipa especial e o carro tá fazendo um monte de coisas que a sua não está, certo?

O que por exemplo?

Dependendo, alguns vídeos são meio enganação. Se o cara tá rodando o motor a mais de 130 / 140°C, é obvio que o carro vai fazer um monte de loucuras. Mas por pouco tempo! ehhehehehe

A minha X é toda original e acompanho tranquilo uma SLASH nuns peguinhas. Claro que trocando o motor, vc vai ter mais arrancada, mais força. Mas final, não vai. Para isso, precisa colocar o kit de câmbio com 3 marchas.

Sou da opnião que a Savage original já é excelente. Se a sua Savage for nova, faça as contas de quantos tanques já andou. Veja a temperatura do motor. vai ver, está todando muito gorda.

Abraços.
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Fala Gazo, quanto aos vídeos, concordo plenamente... rsrsrs, a grande maioria dos vídeos são de fora e lá os preços para a prática do hobby são muito diferentes daqui do Br... Com isto, o que para nós é uma fortuna, (R$800,00 em um motor 4.6 novo ) lá vc consegue compra-lo por aproximadamente US$150,00, levando-se ainda em consideração o nível de salários de lá, a diferença fica aind mais gritante, o que leva os karas a abusarem mesmo....

Quanto ao motor novo, lógico que com o câmbio de 3 marchas em conjunto com o motor 5.9, o carro fica "possuido"... kkk (Fiz isso na minha também), porém, mesmo com apenas a troca do motor, mantendo-se o cambio de 2 marchas ela ganha sim, aproximadamente 10% a 15% em velocidade final, comparando-se com o motor original 4.6, além do fato de ela atingir a final bem mais rápido que com motor original, dado a elevação da relação peso-potência. falo isto pois a minha, quando troquei o motor, tive como fazer este parâmetro de comparação. Acredito que o 5.9 deva chegar a um giro mais alto que o 4.6, estando ambos instalados na X, não sou engenheiro mas acredito ter algo relacionado à menor resistência do peso sobre o motor, que desta forma roda mais livre, conseguindo, sem aumento de temperatura, chegar praticamente ao limite de rotação sem muito esforço, o que leva à não haver elevação de temperatura.

Quanto à pipa, o que melhorou um pouco a carburação do meu 4.6, antes de trocar o motor, foi trocar a pipa original (plástica preta) pela pipa da XL que é de alumínio, apesar de que esta troca foi realizada visando muito mais a estética do que o melhor rendimento propriamente dito.

Abços
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

DionisioPrado,

A claro. A estética muda completamente. Mas um desempenho de 10 a 15% melhor, eu acho não haver muito sentido.

A minha tinha uma imensa dificuldade em engatar a segunda marcha.

Depois que andei uns 15 tanques e decidi rever a carburação, virou outro carro! Isso que só dei uma limpada na agulha de alta.

Muitos dos problemas do pessoal com as savages é por 2 motivos:
- Motor ainda não está amaciado;
- Carburação incorreta.

No restante, as 2 savages, X ou XL, são muito boas originalmente.

DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Concordo plenamente,Ambas são realmente fantásticas, e segundo ponto, que dou plena razão, o amaciamento de ambos os motores é beeem chatinho de se fazer e se não for feito corretamente, fatalmente terá como resultado a queda do desempenho. Quanto ao ganho em final, concordo que mecanicamente não faz muito sentido, fiquei intrigado com a minha, porém é o que verifiquei na prática. Fiquei intrigado pois o paralelo com carros 1:1, é como vc colocar um turbo em um carro, com qualquer motor, porém não faz a devida preparação de câmbio, sim o motor fica muito mais forte, mais torque, porém ele vai ter maior velocidade para atingir o giro máximo, porém vc sempre terá a limitação com relação à este giro máximo e as engrenagens do câmbio, portanto a velocidade final sempre será mantida, apesar de ele atingir esta velocidade máxima mais rapidamente... Neste ponto lhe dou plena razão, agora, meu raciocínio para tentar explicar o que ocorreu, é o seguinte, vc pega este mesmo carro, não mexe no câmbio, coloca o turbo, porém vc alivia o peso, removendo peças desnecessárias, com isso vc terá sim um ganho em velocidade final, apesar de ser pouco... Não faço a mínima ideia se este raciocínio está correto, rsrsrs, não sou da área de engenharia, mas é a única forma que consegui para explicar o que ocorreu, com a simples troca do motor. Quando coloquei o câmbio de 3 marchas, aí virou outro carro, além de subir até em paredes, ficou com uma final absurda, atingindo esta final muito mais rapido que com o 4.6 e câmbio originais.

Detalhe, a minha mesmo com motor 4.6, estava perfeitamente carburada, com motor rodando à 128º e 134º em fim de tanque, o que na minha opinião estava excelente, afinal com temperaturas abaixo disto, ela dava excesso nas arrancadas e ficava meio fraca de final. Estas temperaturas aproximadas foram mantidas com o 5.9, e quando tentava baixar um pouco a média, ocorriam os mesmos problemas que com o 4.6, engasgos na arrancada e um pouco fraca de final...

Abços
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

DionisioPrado,

Você que tem mais experiência com a Savage, acho que a minha está com este sintoma.

Se eu deixo ela muito tempo na lenta e vou acelerar, ela engasga. Estou rodando a 110°C no máximo.

Se passo dos 110°C, já não consigo mais ajuste de marcha lenta, ou seja, ela só fica parada segurando no freio.

Quando chega no final do tanque, tá no máximo a uns 120°C. Empinar, só da metade do tanque pra frente! ehhehehehehe

Mas sei lá. Se eu rodar um pouco mais fina, a temperatura dispara. Aí fico com medo de perder motor.

Nem sei se vale a pena mexer mais um pouco.

Abraços.

DionisioPrado
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Boa tarde, Gazo, para o ajuste, vc deve deixar a lenta com o motor quase apagando, depois, feche apenas 1/8 de volta na alta e controle a temperatura, a minha só funcionava bem com a temperatura acima de 125, abaixo disto ela engasgava. tente fazer estes ajustes e depois poste o resultado.

Abços
Responder

Voltar para “Off-road”