Servo esquentado.

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, mach, Pimpolho

Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Servo esquentado.

Mensagem por Fara »

Pessoal, ontem chegou meu servo Blue Bird, coloquei no acelerador/freio e só de testar empurrando o carro para regular o link do freio o servo queimou... percebi que estava bem quente. Troquei o servo por um Power HD (mesmo que tenho na direção) e depois de um tempo notei que ele estava muito leto, até o ponto de travar, fui ver a temperatura e tbm estava bem quente, mas ñ queimou, tirei a linkagem para ver se ñ estava forçando algo e a temperatura continuou alta, enquanto o da direção ficava nos 35° o de aceleração passava dos 60° e travava.
Alguém poderia me dar uma luz? Meu rádio é um original HoBao.
Obrigado.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Re: Servo esquentado.

Mensagem por mach »

os servos não são compatíveis com o sistema de rádio..

Mas isso normalmente acontece quando o sistema de rádio possui um tempo de resposta mto alto, o HRS, o controlador do servo não reconhece o sinal enviado pelo rádio consequentemente fica tremendo e esquentando..

Estranho q já havia testado esses BB com o rádio original do hobao e não havia tido problema nenhum, eu usei aquele BMS-616DMG+HS Digital Buggy Servo (MG) 10.2kg / .12sec / 46.5g
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

Mach, foi esse servo mesmo q comprei.
Mas mais estranho é que agora estou com dois Power HD e o da direção funciona perfeitamente, já o de aceleração/freio aquece, fica lento, trava, mas ñ fica tremendo.
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

inverte eles, direção x aceleração, verifica se o problema acompanha
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

Vou fazer isso, se bem que já sei q ñ vou poder ficar com os dois Power HD pq eles "comem" a bateria rapidinho. Acho q vou colocar o outro Blue Bird na direção e passar o Power HD da direção para o acelerador e vamos ver como fica.
Pena q agora só vou poder fazer isso no feriado e queria ter arrumado hoje exatamente para poder ir na pista no feriado.
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

Será que pode estar ocorrendo isso pq o freio está muito forte? (deixei a regulagem da linkagem pra freiar forte mesmo) Pq ontem andando com os dois Power HD o carro estava legal, freiando bem, depois de um tempo ele começou a ficar lento na resposta, demorava para voltar pro centro depois de freiar, até q travou freiado, foi quando notei q estava bem quente e só voltou depois de um tempo desligado.
Jason
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Jason »

veja o END point.... o servo do acelerador e freio deve estar mal regulado, forçando D+ na linkagem isso tbm super aquece... quando chega no final do curso do link,, e o servo ainda não... ai ele fica Puxando ou Empurrando, (força desnecessaria) aonde acaba esquentando.. isso se regula no EPA do seu rádio (se tiver)

abrçs
Imagem
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

Meu rádio ñ tem EPA de acelerador, só direção.
Regulei o end point do acelerador deixando folga quando está todo aberto, ñ está puxando o carburador, mas o do freio ñ tem jeito, sempre vai ser acionado todo antes do fim do curso do servo ou estou errado? O próprio manual da Losi fala que o curso do freio é bem menor do que do acelerador.
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

Bom, coloquei o Power HD que estava na direção no acelerador e o Blue Bird novo na direção, parece que assim ñ devora a bateria como usando os dois Power HD, regulei o servo do acelerador seguindo o procedimento da Losi, deixando folga quando acelera tudo, sem deixar q a mola fique toda comprimida quando freia e ajustei o freio com bastante força como estava antes, ainda ñ testei andando, mas só de empurrar percebi que o servo ainda esquenta, pra mim é bem nítido que ele aquece quando força o freio, mas parece que ñ está esquentando tanto como o outro Power HD e tbm ñ ficou lento como aconteceu com o outro. Agora é testar andando, acelerando e freiando pra ver como vai ficar.
Uma coisa que me deixou encucado, o Power HD novo eu ñ consigo girar na mão, já o que estava na direção e agora está no acelerador eu consigo girar na mão, será q ele ficou mais mole pelo uso?
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

E o problema continua, agora queimei um Power HD. Voltei o servo original, que tbm tá esquentando quando freio, notei há algum tempo que quando andava um tempo o freio ficava fraco, mas ñ tinha percebido que ele tbm esquentava. Vou testar no sábado.
Será que o problema pode ser o rádio?
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

cara, verifica se quando está tudo parado o servo não fica forçando nas linkagens..
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

Não força Mach, já verifiquei, ele realmente só começa a esquentar quando aciono o freio e aí com o uso vai esquentando cada vez mais até ficar lento e depois travar.
rdreher
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rdreher »

Nossa Fara, já acompanho este seu problema a tempo...

Se não são os end point q fazem ele esquentar, só sobrou a alternativa da comunicação com o rádio...

Eu uso um traxxas comum e um servo destes bluebird que tu citou na aceleração, e pra mim funciona 100% sem usar o end point do radio, ele força mesmo o que pode e nunca falhou nem queimou um servo...
Fara
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Fara »

Pois é, desde a CPARC que brigo com o freio desse carro, mas antes só tinha percebido que perdia o freio, ñ tinha percebido que o servo esquentava, só percebi agora quando fui trocar o servo e ele queimou, o treco esquenta mesmo, de queimar a mão.
Vou fazer um novo teste esse fim de semana, usando mangueira de combustível na linkagem do freio para tentar diminuir a força e ver se para de fritar, se não funcionar, vou tentar pegar um rádio emprestado pra testar tbm.
rdreher
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por rdreher »

Vou tar em Jundiai sábado, hoje chegou um radio novo pra mim, um hk310 e o traxxas tq link vai tar de bobeira, se quiser usa ele pra testar, só que é um saco configurar endpoint q eu nem uso e nunca tive problema (talvez por sorte)...

Mas falando da mangueira cortada, meu carro tem uma pequena molinha que ajuda no alivio da pressão mesmo... Mesma função da mangueirinha, mas já ajuda...
Responder

Voltar para “Rádio”