Coroas MTX-4 - Montagem Errada????
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
Coroas MTX-4 - Montagem Errada????
Boa noite pessoal...
Acho que esse tema é antigo.. sempre lia sobre este problema, mas não dava a minima... pois nunca havia acontecido comigo...
Comprei meu kit mtx-4 zerado.. com o Tinho na Cia Paulista.. na época o mesmo me falava que o problema era de uma montagem inadequada e até por isso já comprei o kit dele e combinei para ele montar o carro pra mim... de lá pra cá.. eu já desmontei meu carro para limpesa várias vezes.. e nunca havia acontecido esse problema... já tenho o carro mais ou menos 1 ano... e nunca havia acontecido tal problema...
Nas últimas 4 vezes que andei com o carro.. tive que trocar 4 coroas da segunda marcha...
Eu já fiz de tudo...
Coloco a coroa com uma folga minima entre os pinhões, coloco apertado, aperto bem o motor colocando trava rosca, parafusos de titanio, pinhões novos, sino novo, coroas novas, cambio novo... e não consigo resolver o problema...
Sera que é porque meu carro esta ficando velho?
Bem pessoal, conto com a ajuda dos mais experientes neste caso e carro.
Abraço.
Wagner Yuri
Acho que esse tema é antigo.. sempre lia sobre este problema, mas não dava a minima... pois nunca havia acontecido comigo...
Comprei meu kit mtx-4 zerado.. com o Tinho na Cia Paulista.. na época o mesmo me falava que o problema era de uma montagem inadequada e até por isso já comprei o kit dele e combinei para ele montar o carro pra mim... de lá pra cá.. eu já desmontei meu carro para limpesa várias vezes.. e nunca havia acontecido esse problema... já tenho o carro mais ou menos 1 ano... e nunca havia acontecido tal problema...
Nas últimas 4 vezes que andei com o carro.. tive que trocar 4 coroas da segunda marcha...
Eu já fiz de tudo...
Coloco a coroa com uma folga minima entre os pinhões, coloco apertado, aperto bem o motor colocando trava rosca, parafusos de titanio, pinhões novos, sino novo, coroas novas, cambio novo... e não consigo resolver o problema...
Sera que é porque meu carro esta ficando velho?
Bem pessoal, conto com a ajuda dos mais experientes neste caso e carro.
Abraço.
Wagner Yuri
- denis.roschel
- Moderador

Re: Coroas MTX-4 - Montagem Errada????
Verifique se a mola que fecha o carburador não está sendo esmagada e empurrando o motor para trás na freiada...Este é um dos principais motivos para se comer coroa no MTX4...
Beleza Denis... estou montando um arquivo com as dicas... vou anotar essa sua dica...
Alguma mais pessoal?
Alguma mais pessoal?
- denis.roschel
- Moderador

Depois poste um tópicos com todas elas,ok
qual chassis vc esta usando???
o horiginal do carro ou o de 4 mm???
falo isso pq tb tento chegar a uma conclusao sobre o assunto
abraço
o horiginal do carro ou o de 4 mm???
falo isso pq tb tento chegar a uma conclusao sobre o assunto
abraço
Denis vou postar sim.
Eu estou utilizando chassis de 3mm horiginal mugen.
Wagner Yuri
Eu estou utilizando chassis de 3mm horiginal mugen.
Wagner Yuri
- Mugen_Rossi
- Piloto Advanced

olha, sinceramente no começo rolava boatos do chassi original da mugen, q tinha as furações tortas, mas com o decorrer do tempo, eu e mais um dois amigos começamos a reparar que o chassi poderia sim ter furos desalinhados, mas nao era isso q estava ocasionando as famosas "comidas de coroas". Fizemos teste com chassi original e com chassi Kawahara e tivemos o bom resultado de nao comer coroa nos dois, concluindo que nao era o chassi e sim o acerto. Vou postar alguns acertos:
1- deixar uma folga pequena do sino, colocando arruelas por dentro do mesmo;
2- verificar tbem se a gaveta do carburador nao está encostando no radio plate quando acelera;
3- depois de colocar o motor no lugar, verificar se o sino não está raspando na housing da segunda marcha;
4- outro ponto importante é o Stiffiner, tem que ver se nao existe folga nele ou os parafusos ja estão espanados; grande passo seria colocar um Stiffiner mais rígido para evitar a torção do chassi.
Mas pra mim, o grande segredo mesmo está no acerto das medidas da centax. Acho que unindo todos esses passos, não tem como dar errado.
Espero ter ajudado em algo.
2- verificar tbem se a gaveta do carburador nao está encostando no radio plate quando acelera;
3- depois de colocar o motor no lugar, verificar se o sino não está raspando na housing da segunda marcha;
4- outro ponto importante é o Stiffiner, tem que ver se nao existe folga nele ou os parafusos ja estão espanados; grande passo seria colocar um Stiffiner mais rígido para evitar a torção do chassi.
Mas pra mim, o grande segredo mesmo está no acerto das medidas da centax. Acho que unindo todos esses passos, não tem como dar errado.
- ricamaimone
- Piloto Racer

- Contato:
uma das coisas que fz comer a coroa,,, é qndo a sapata da 2 marcha gasta aonde vai a esfera, ai ela trava e acaba comendo as coroas, verifique isso tb
sobre a sapata.. elas são novas, já troquei também.
- ZELOKO
- Piloto Racer

BuzzRc escreveu:olha, sinceramente no começo rolava boatos do chassi original da mugen, q tinha as furações tortas, mas com o decorrer do tempo, eu e mais um dois amigos começamos a reparar que o chassi poderia sim ter furos desalinhados, mas nao era isso q estava ocasionando as famosas "comidas de coroas". Fizemos teste com chassi original e com chassi Kawahara e tivemos o bom resultado de nao comer coroa nos dois, concluindo que nao era o chassi e sim o acerto. Vou postar alguns acertos:
Fala aí gente.. .
Olha depois de um bom tempo sem comer coroa fui vitma novamente.. ahahhaha
Mas em contrei algumas coisas que o Buzz citou.. o parafuso do stifnner estava espanado ( o que vai no plate Mount) .. o sino tava com muito jogo lateral. Refiz a centax trocando rolamentos e deixando com a menor folga possivel.
depois de sanado isso o carro voltou ao normal. Resolvi entao fazer um teste na montagem da centax aumentando a folga, so pra ter certeza de que era isso que estava dando errado , e logo que fuio pra pista moeeu a segunda..
voltei ao jeito "correto" (ao meu ver) e o carro ficou normal !
Abraco e boa sorte !! muita sorte !! ahhahahahha
ZELOKO
MUGEN
AARC do ABC
MUGEN
AARC do ABC
essa foi uma dica também do seithan... trocar os rolamentos da centax.
Abraço
Abraço
fala ai Yuri blz,
Comprei um MTX4 em dezembro e só consegui resolver o problema de comer coroas mes passado, fiz todos ajustes de centax, troquei rolamentos da centax, ajustei a folga pinhao/coroa de varias maneiras, olhei a linkagem do freio e nada de resolver o problema, a cada 2 tanques ralava 1 coroa de segunda.
Agora resolvi o problema, os 2 parafusos do stifner estavam soltos , as peças plasticas aonde eles vao fixados estavam espanadas, troquei as 2 peças e apertei bem o stifner, ai acabou o meu problema, ja andei 1/2 galao e nao ralou mais.
Da uma olhada ai .
Abraços
Wilson
Comprei um MTX4 em dezembro e só consegui resolver o problema de comer coroas mes passado, fiz todos ajustes de centax, troquei rolamentos da centax, ajustei a folga pinhao/coroa de varias maneiras, olhei a linkagem do freio e nada de resolver o problema, a cada 2 tanques ralava 1 coroa de segunda.
Agora resolvi o problema, os 2 parafusos do stifner estavam soltos , as peças plasticas aonde eles vao fixados estavam espanadas, troquei as 2 peças e apertei bem o stifner, ai acabou o meu problema, ja andei 1/2 galao e nao ralou mais.
Da uma olhada ai .
Abraços
Wilson
- Mugen_Rossi
- Piloto Advanced

com certeza esse é um dos fatos primordiais que fazem comer coroa, pois o stifiner tem como função não deixar o chassi torcer, obviamente se tiver espanado não vai conseguir segurar a pressão, deixando envergar o chassi, consequentemente mexendo a posição certa do motor.
Dica:
Retire as coroas , segure o carro de lado( uma mão na dianteira e a outra na traseira) e invergue o chassis de modo que o centro suba, faça esse movimento e veja se o stifner se afasta das peças onde ele é preso, se isso acontecer provavelmete essas peças estao espanadas exatamente como eu disse no post acima.
Retire as coroas , segure o carro de lado( uma mão na dianteira e a outra na traseira) e invergue o chassis de modo que o centro suba, faça esse movimento e veja se o stifner se afasta das peças onde ele é preso, se isso acontecer provavelmete essas peças estao espanadas exatamente como eu disse no post acima.
Valeu meus amigos... vou fazer os testes no proximo final de semana e posto aqui o resultado.
Agradeço a todos.
Wagner Yuri
Agradeço a todos.
Wagner Yuri