Qual é a função do Virabrequim?

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

novooa21
Piloto Racer
Piloto Racer

Qual é a função do Virabrequim?

Mensagem por novooa21 »

Boa noite galera, fui brincar com o meu automodelo e aí surgiu um problema meu recoil travou e não queria voltar pro lugar dele... Lá no clube a galera abriu o motor e me falaram que esse Virabrequim estava empenado e então tiraram ele do lugar e anotaram o modelo que eu devo comprar. Queria saber se esse virabrequim ele interfere na aceleração do automodelo ou ele faz parte do sistema de recoil dele.
Um abraço! :lol:
Gabriel Novoa
carholanda1977
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Re: Qual é a função do Virabrequim?

Mensagem por carholanda1977 »

Olá amigo quando o seu recoil travou você chegou a tirar a vela do seu motor e deu uma pequena virada no seu carro de cabeça para baixo ?
Teoria de um louco porque nem todos tiveram motivos para serem normais !

Mugen Mbx6r
novooa21
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por novooa21 »

Não fiz amigo, porque quem mexeu já desmontou e foi ver o motor...
Entendeu?! Qual é a função dessa peça?!
Gabriel Novoa
renan.anzol
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por renan.anzol »

rapaz pelo visto seu conheçimento de mecanica é 0 hehehehe...

Quando ocorre a queima do combustível no interior da câmara de combustão, os gases em expansão gerados pela explosão empurram o pistão para baixo, no interior do cilindro. Os pistões, por sua vez, estão ligados por bielas a um eixo conhecido como árvore de manivelas, também chamado virabrequim. O movimento da biela em relação à árvore de manivelas produz um movimento de rotação nesse eixo.

A função do virabrequim é transformar o movimento alternado dos pistões em movimento de rotação e transmiti-lo às rodas.

A árvore de manivela gira apoiada em mancais fixos, no próprio bloco do motor. Estes mancais têm capas (os casquilhos), que evitam o contato direto do virabrequim com a superfície do mancal, reduzindo o atrito. A circulação do óleo é garantida por canais de lubrificação específicos, fundidos no próprio bloco.

Amigao uma dica, estude um pouco mais para nao ser enganado ou trocar uma peça desnecessária por nao ter conhecimento minimo.
novooa21
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por novooa21 »

renan.anzol,
Valeu aí pela aula amigão! Sabe como é sou formado em eletrônica e não tenho conhecimento nenhum em mecânica mas pode deixar que eu vou me interessar mais sobre o assunto! Muito obrigado mesmo!
Então esse Virabrequim é essencial para o carrinho...
Não vai ter jeito, vou ter que comprar um mesmo! 8)
Substituiriam ele por um genérico, ele faz muita força e não anda quase nada, só queima muito combustível... Então está aí o problema! Muito obrigado mais uma vez Renan!
Gabriel Novoa
Celosal
Piloto Sport
Piloto Sport

Mensagem por Celosal »

O virabrequim transforma o movimento linear dos pistões em movimento de rotação, que vai ser transmitido e combinado pela caixa de marchas até a roda.

O virabrequim abaixo é de um motor 4 cilindros (lógico, não é seu caso).

Provavelmente seu carro deu calço hidráulico ou simplesmente afogou. Muitas das vezes (enquanto afogado) ao puxar o recoil vc excede o torque que o virabrequim suporta, procando danos ao eixo.

Vale lembrar que quando se danifica o eixo manivela (virabrequim) constuma-se também danificar a BIELA.

Boa sorte!
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."

Ayrton Senna
novooa21
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por novooa21 »

Então é por isso que o carrinho não anda direito né?! :?
Mas tá certo, vou correr atraz do virabrequim
Gabriel Novoa
Responder

Voltar para “Motor”