Quando trocar o óleo dos diferenciais ??
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
- GiovanniMartinelli
- Piloto

Quando trocar o óleo dos diferenciais ??
tenho um buggy, comprei ele no final do ano retrasado e desde então eu nunca troquei os óleos dos diferenciais, queria saber como eu sei quando os óleos dos diferenciais ja estão ruins e quais são os problemas que apresenta quando o mesmo está danificado ou com pouco óleo ? Mais uma pergunta, qual tipo de óleo e qual densidade (se preciso) colocar nos diferenciais ?
obrigado
obrigado
-
nicolas_felipe
- Contato:
Re: Quando trocar o óleo dos diferenciais ??
Não tem hora para trocar, isso vai do teu bom senso. Eu troco a cada mês o oleo dos meus diferenciais. Para saber se está danificado, só abrindo mesmo, ou quando for uma coisa bem agravante seu buggy não vai andar, ou tracionar uma só roda e tal.
Você pode tentar colocar o oleo 30.000 ou 50.000 já vai ficar bom.
Pra quê beber e dirigir se eu posso fumar e viajar ? Lema de quem tem um traxxas jato: nóis capota mais num breka
- GiovanniMartinelli
- Piloto

a sim, vou ver se o meu ainda está bom o pior que vou ter que desmontar bastante coisa kkk valeu !
Siga o manual, costuma ter uma sugestão...
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."
Ayrton Senna
Ayrton Senna
- GiovanniMartinelli
- Piloto

vou dar uma olhada 
- cardinal
- Piloto Advanced

Depende do carro e da pista que você anda.nicolas_felipe escreveu:Não tem hora para trocar, isso vai do teu bom senso. Eu troco a cada mês o oleo dos meus diferenciais. Para saber se está danificado, só abrindo mesmo, ou quando for uma coisa bem agravante seu buggy não vai andar, ou tracionar uma só roda e tal.
Em teoria, 30.000 a 50.000 é um pouco demais pra um buggy 1/8, a não ser que você esteja em um terreno com muita tração.
Um exemplo: para um buggy Associated RC8B, o setup básico é 5.000 nos três diferenciais, mas já tive um truggy Jammin' cujo ponto de partida era 10.000 no dianteiro, 30.000 no central e 3.000 no diff traseiro, então dê uma olhada no manual do seu carro e evite variar demais a viscosidade.
Carros RTR normalmente não vem com silicone, mas sim apenas graxa, e se esse for o seu caso, mudar pra 30 ou 50 mil vai deixar seu carro muito diferente em relação ao que estava.
Abraço!
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa
Tive um REVO antes do meu atual e para te falar a verdade, eu também nunca havia trocado. Abri o conjunto para verificar depois de 3 anos e estava intacto...
"Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."
Ayrton Senna
Ayrton Senna
- GiovanniMartinelli
- Piloto

cardinal, vou dar uma olhado no manual e vou conferir qual é a viscosidade que eles recomendam, vou desmontar o diferencial e se estiver so com graxa eu devo retirar a graxa e colocar o óleo é isso ?
- cardinal
- Piloto Advanced

Se você estiver satisfeito com o comportamento do carro do jeito que está, então só desmonte, limpe o diferencial (eu uso querosene ou removedor - desses que vende no mercado como produto de limpeza) e monte de novo colocando graxa nova.GiovanniMartinelli escreveu:cardinal, vou dar uma olhado no manual e vou conferir qual é a viscosidade que eles recomendam, vou desmontar o diferencial e se estiver so com graxa eu devo retirar a graxa e colocar o óleo é isso ?
Silicone é bem mais caro que graxa e dura menos (eu troco o silicone dos diffs do meu carro a cada 2 corridas)... então só troque pra óleo de silicone se valer a pena.
Abraço!
Traxxas | Tamiya | Kyosho | Team Associated | Mugen | HoBao | MST | Hobbywing | Sanwa
- GiovanniMartinelli
- Piloto

mas o rendimento do carro com silicone é muito diferente do que a graxa ? porque eu estou treinando para a proxima etapa do paulista que vai ter na pista onde frequento e já quero ir melhorando o meu carro nesses pequenos detalhes
- cardinal
- Piloto Advanced

Sem dúvida!GiovanniMartinelli escreveu:mas o rendimento do carro com silicone é muito diferente do que a graxa ? porque eu estou treinando para a proxima etapa do paulista que vai ter na pista onde frequento e já quero ir melhorando o meu carro nesses pequenos detalhes
Você regula a ação dos diferenciais alterando a viscosidade dos óleos.
Dá uma lida neste link onde fala sobre diferenciais e você vai entender melhor (é de uma distribuidora, mas é bem explicadinho):
http://www.hobbyone.com.br/Pro-Br.asp
Abraço!
- GiovanniMartinelli
- Piloto

eu li o link, mais me explica uma coisa e ve se eu entendi, então quando usamos um óleo mais denso o carro vai tender a sair mais de lado ? ou seja vai ficar mais ''duro'', e o óleo menos denso faz com que o carro tenha melhor aderência e assim fazendo uma curva ''melhor'' ?
Olá Giovanni
Pra você entender um pouco sobre diff. vou tentar explicar o pouco que aprendi.
Diff. dianteiro fino(silicone fino) o carro vai entrar muito bem em curvas mas não será bom na saída de curva, isso acontece pois as rodas de dentro da curva tendem a levantar do chão e toda a potência é transferida pra essa roda fazendo com que o pneu balone.Com diff. dianteiro duro(silicone grosso), ocorre o contrário, o carro não vai entrar muito bem em curvas, mas vai ser bom de sáida de curvas.
Diff. central fino(silicone fino)...mais tração na frente, mais o carro se comporta como um tração dianteira,e mais vai sair de frente numa curva quando acelerarmos.Diff. central duro(silicone grosso), quanto mais duro for, teremos mais tração nas rodas traseiras,tornando o carro mais rápido em retomadas, porém dificulta o controle do carro em acelerações em curva.
Diff traseiro fino(silicone fino), quanto mais fino for, menos tração será jogada na roda de fora da curva( a roda que apoia o carro), menos arisco o carro vai ser. Diff. traseiro duro(silicone grosso)....mais tração será jogada na roda de fora, mais arisco, mais difícil de pilotar.
Lembrando que o diff. central....a velocidade de rotação se dá nos eixos dianteiros ou traseiros.E diff. dianteiro ou traseiro a rotação se dá nas laterais (roda esquerda ou direita)....é isso...rsss....
OBS: Você deve fazer testes e achar qual melhor viscosidade de silicone que você se adapta...O que é bom pra um, pode ser ruim pra outro, entendeu?
Espero que tenha ajudado giovanni....
Abraçoss
Pra você entender um pouco sobre diff. vou tentar explicar o pouco que aprendi.
Diff. dianteiro fino(silicone fino) o carro vai entrar muito bem em curvas mas não será bom na saída de curva, isso acontece pois as rodas de dentro da curva tendem a levantar do chão e toda a potência é transferida pra essa roda fazendo com que o pneu balone.Com diff. dianteiro duro(silicone grosso), ocorre o contrário, o carro não vai entrar muito bem em curvas, mas vai ser bom de sáida de curvas.
Diff. central fino(silicone fino)...mais tração na frente, mais o carro se comporta como um tração dianteira,e mais vai sair de frente numa curva quando acelerarmos.Diff. central duro(silicone grosso), quanto mais duro for, teremos mais tração nas rodas traseiras,tornando o carro mais rápido em retomadas, porém dificulta o controle do carro em acelerações em curva.
Diff traseiro fino(silicone fino), quanto mais fino for, menos tração será jogada na roda de fora da curva( a roda que apoia o carro), menos arisco o carro vai ser. Diff. traseiro duro(silicone grosso)....mais tração será jogada na roda de fora, mais arisco, mais difícil de pilotar.
Lembrando que o diff. central....a velocidade de rotação se dá nos eixos dianteiros ou traseiros.E diff. dianteiro ou traseiro a rotação se dá nas laterais (roda esquerda ou direita)....é isso...rsss....
OBS: Você deve fazer testes e achar qual melhor viscosidade de silicone que você se adapta...O que é bom pra um, pode ser ruim pra outro, entendeu?
Espero que tenha ajudado giovanni....
Abraçoss
- cardinal
- Piloto Advanced

Quanto maior a densidade do óleo, menor a ação do diff: as rodas vão ter menos diferença de giro (a roda externa e interna à curva tenderão a girar com a mesma rotação). Se você andar em uma pista muito solta, seu carro vai sair mais de lado sim.GiovanniMartinelli escreveu:eu li o link, mais me explica uma coisa e ve se eu entendi, então quando usamos um óleo mais denso o carro vai tender a sair mais de lado ? ou seja vai ficar mais ''duro'', e o óleo menos denso faz com que o carro tenha melhor aderência e assim fazendo uma curva ''melhor'' ?
Se por outro lado você usar um óleo mais fino, vai haver maior ação do diff, permitindo uma diferença maior de rotação entre as rodas interna e externa à curva. No entanto, em pistas com muita tração, onde apenas uma roda perde contato com o chão, essa roda que girar mais vai estar roubando tração das outras.
Não tem uma receita pronta pra diff: siga orientações ou setups do seu carro.
Muita gente trata setup como segredo, mas se você não sabe quais óleos vieram nos diffs do seu carro o ideal era você conversar com alguém que tenha um carro parecido com o seu e na pista que você anda, pra ter um ponto de partida, e depois ir experimentando diferentes densidades pra melhorar seus tempos de volta.
Outro link interessante: http://www.myrcbox.com/articles/tech-ar ... nada-truggy/
Abraço!
- GiovanniMartinelli
- Piloto

muito obrigado, agora sim esclareci minhas duvidas
abraços !
abraços !