Medição de temperatura (medo)!!!!!!

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho

Pecula
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Medição de temperatura (medo)!!!!!!

Mensagem por Pecula »

Pessoal, comprei um medidor de temperatura para me ajudar na regulagem do motor, o manual diz não ultrapassar 132ºC, depois de umas 4 esticadas com ele, meço a temperatura no cabeçote e não passa de 90ºC.
Duvidas:
1- A medição é para ser feita no topo do cabeçote (vela)???
2- qual emissividade para o medidor devo usar???
3- é normal a pipa estar com uma temperatura maior???

O que quero fazer é deixar a mistura mais pobre, mas estou com receio das minhas medições da temperatura!

Valeu!
Edudabus
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Medição de temperatura (medo)!!!!!!

Mensagem por Edudabus »

132????
ai seu motor ja era...
90 graus com umas esticadinhas está bom....
anda com ele mais tempo e veja a temperatura...
se n me engano o ideal é 115...120 graus
se ele está frio, fecha mais a agulha de alta.

a mediçao é feita no topo ou em qualquer lugar do cabeçote... mas faça no topo...
A pipa estar com temperatura maior que a do motor?
rpz acho que nao... pq no motor está tendo explosao e na pipa so passa os gases...
ou seja, ele deve estar muito gordo.
bugnet
Piloto Master
Piloto Master
Contato:

Mensagem por bugnet »

a medição ideal é feita apontando pra vela, já que pro cabeçote ou dissipador pode dar variações, 132C não é "o fim", em certas condições motores podem andar até 160C !
Carros Radios Bolhas Servos Acessórios Rodas Peças Ferramentas
Loja de RC Online www.magnashop.com.br
Jonnydb
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Jonnydb »

com certeza 130 não é o "fim" o meu motor so anda bem entre 120 a 130
Varsol
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Varsol »

O tempo certo de vc medir a temperatura é depois de uns 3 minutos andando normalmente, como vc sempre faz. Eu gosto de dar umas 10 voltas na pista e depois medir a temp. Se daí vc der uma pequena ajustada na agulha de alta, dá mais umas 3 voltas e mede de novo, e vai indo assim. Até 120ºC tá excelente.
Sobre a emissividade eu não lembro, mas se vc fizer uma busca no fórum é capaz de achar. Eu me lembro que antigamente o povo perguntava bastante isso, quando lançaram o termometro da duratrax.
E onde medir? Normalmente o pessoal mede em cima da vela, apontando para ela. Mas já vi gente "mais velha" medindo direto no corpo do motor, onde fica o pistão.
E sobre o escapamento, ele até pode estar mais quente que o motor, pq de certa forma, nossos motores usam como principal método de resfriamento a liberação dos quentes. Fazendo uma analogia, como um cachorro que fica ofegante com a lingua de fora depois de correr.
fkupka
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por fkupka »

Varsol escreveu: Fazendo uma analogia, como um cachorro que fica ofegante com a lingua de fora depois de correr.

hahahaha Massa a analogia...

Nao esquecendo tambem, como experiencia de vida, voce deve ver a fumaça saindo, ou seja, para estar certo da lubrificação do motor!!!!
Editado pela última vez por fkupka em 13 Ago 2007, 17:24, em um total de 1 vez.
"Carro bom é carro mal educado, você pisa ele responde!"
AngelBR
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por AngelBR »

o pessoal ja tirou as duvidas, mas só compeltando sobre a bolha, os gases do escape estao em um temperatura alta, e ali na há refrigeração com ar, entao o escape pode ficar mas quente sim até pq la nao vai combustivel pra ajudar a refrigerar...

Mas isso nao prejudica em nada ok ?
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Lucas_TN »

Cara 132 graus no fim de tanque esta bom na minha opiniao , so abre um tiquinho da baixa , ja vi motores chegarem a 170 , e nao deu nada , o meu por exemplo ja deu 162 , hj anda a 120 , 130 normal
Edudabus
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Edudabus »

hummmm... essa eu nem sabia... eh que de uma vez o meu motor deu 135 e começou a sair uma fumacinha branca do cabeçote...
mais ai tb depende da cc do motor...
Pecula
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Pecula »

Valeu pessoal!
Dei uma checada na emissividade e testei com um medidor profissional (Raytek) que tenho onde trabalho, agora o medidor está beleza, não tenho mais duvidas quanto a ele (funcionou mais preciso no aluminio fundido com 0,70)!

Agora tenho que andar de novo para tentar regular com o auxilio do medidor.....talvez amanhã!

Valeu....
AdrianoCarvalho

Mensagem por AdrianoCarvalho »

então, mas já ouvi falar que apontando pra vela, teria que ser 95E no flash point, e tem mais, no manual diz que a distancia pra medir é de 1 inch, que significa + ou - 2,5 cm, então, quando faço isso, deixando ele em 77E, e medindo no cabeçote, fica sempre a 105° no maximo, mas quando coloco na vela, e mais de perto, aí pula pra 135°......mas se estiver em 95E fica a 105° tbm........ou seja, o manual esta corretissimo! e tem gente andando com motor frio e sem tirar tudo do carro pq não sebem mexer no medidor!
Kyosho FW05RR .15 Toyota Supra
Futaba 3PM Fasst 2.4Ghz
Traxxas 20%
Golw Plug O.S A8
Alpha RC
Responder

Voltar para “Motor”