NiMH ou NiCD ?

Transmissor, receptor, baterias, etc

Moderadores: mach, pixelman, Abib, gbatistela, Pimpolho

Zero
Piloto Racer
Piloto Racer

NiMH ou NiCD ?

Mensagem por Zero »

Pessoal, estou pensando em montar um pack p/ o meu receptor, mas tenho dúvida a respeito do tipo de bateria.

O que é melhor, um pack NiMH com maior amperagem (acima de 3000 mAH), ou um pack de NiCD que pode ser monitorado quanto à carga pelo RX, mas tem menor amperagem (1100 mAH)??

Abs

Zero
lenildo
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Re: NiMH ou NiCD ?

Mensagem por lenildo »

EU iria de NIMH, tem efeito memória reduzido, é uma tecnologia mais nova e são mais leves.
TM G4S / O.S. 12TZ Spec II / FUTABA 3PM 2.4G Fasst
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)
sotd86
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por sotd86 »

só toma cuidado com essas pilhas de "3000 mAH" ... como jah diseram em um topico aqui.... algumas baterias com essa carga n chega nem a ter 50% do que dizem....
Alberto M.L.
Imagem
Zero
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Zero »

Eu não pretendo usar pilhas recarregáveis comuns, quero usar aquelas esqpecíficas p/ packs. Essas conseguem vir c/ uma amperagem mais alta, só não sei quanto à sua durabilidade.

Essa semana vou passar na Sta Ifigênia e comprar os acessórios. Vou montar a de NiMH, por volta de 3000 mAH...

Valeu!
lenildo
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por lenildo »

Qual o seu carregador ? carrega bateria LIPO ? se carregar, nem pense duas vezes use LIPO, uso estas no meu radio, duram muito e são extremamente leves.
TM G4S / O.S. 12TZ Spec II / FUTABA 3PM 2.4G Fasst
HPI RS4 / O.S. 12 CV / FUTABA 2PHK (MJ)
Zero
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por Zero »

Não carrega LIPO, eu também cogitei essas, mas meu carregador é só p/ NiCD e NiMH...
Lucas_TN
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Lucas_TN »

Sem duvida NiMH
mmello
Piloto
Piloto

Mensagem por mmello »

Pois eu tb eu estou com a mesma dúvida...
más e aí, aquilo tudo que a futaba fala... que o fail safe não funciona com NiMH, que o servo S3305 High Torque não funciona com NiMH, e outras coisas mais?????
Potência sem controle não é NADA !!!
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por bomsev »

Também tive essa dúvida. Dá uma lida nesse meu tópico...
/viewtopic.php?t=6761&start=0

No final das contas esqueci de escrever lá... mas vou colocar depois.
Eu tinha medo de usar as NiMh pq a Futaba mandava usar apenas NiCd.
Usei NiMh e não aconteceu nada de problemático, mas parece que elas descarregam mais rápido...
FoiMal
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FoiMal »

mmello escreveu:Pois eu tb eu estou com a mesma dúvida...
más e aí, aquilo tudo que a futaba fala... que o fail safe não funciona com NiMH, que o servo S3305 High Torque não funciona com NiMH, e outras coisas mais?????

mmello,

o servo funciona sim...... no meu caso eu uso um servo 3305 e outro 3004 e fail safe da futaba, tudo isso aliado ao suporte normal para 4 pilhas (original do FW) e tem funcionado bem com pilhas NiMH 2300mAh.

Claro que se vc usar um pack de 6V NiMH ou NiCd os servos vão ter mais força.........por isso estou providenciando um...hehe
mmello
Piloto
Piloto

Mensagem por mmello »

bomsev escreveu:Também tive essa dúvida. Dá uma lida nesse meu tópico...
/viewtopic.php?t=6761&start=0

No final das contas esqueci de escrever lá... mas vou colocar depois.
Eu tinha medo de usar as NiMh pq a Futaba mandava usar apenas NiCd.
Usei NiMh e não aconteceu nada de problemático, mas parece que elas descarregam mais rápido...

legal bomsev,

muito bom o seu tópico...
ainda estou meio confuso, más já estou mais propenso a ter que encarar o ritual de cuidar (ciclar) as NiCD, afinal ... isso acaba fazendo parte da brincadeira.
pra fechar minha decisão vou pesquisar algo sobre a curva de tensão vs corrente no tempo, dos dois tipos, e depois posto algo.
sotd86
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por sotd86 »

"""vou pesquisar algo sobre a curva de tensão vs corrente no tempo, dos dois tipos, e depois posto algo.""""

eita... essa quero ver.... pareceu ateh papo de cientista loko rsrsrrs

quero ver isssa peskisa
tenho pack d 6v nimh

falou

outra coisa.... essa topico jah tinha morrido desde ""Enviada: Dom Dez 09, 2007"" eita tempo que passa rsrs
Alberto M.L.
Imagem
mmello
Piloto
Piloto

Mensagem por mmello »

sotd86 escreveu:"""vou pesquisar algo sobre a curva de tensão vs corrente no tempo, dos dois tipos, e depois posto algo.""""

eita... essa quero ver.... pareceu ateh papo de cientista loko rsrsrrs

quero ver isssa peskisa
tenho pack d 6v nimh

falou

outra coisa.... essa topico jah tinha morrido desde ""Enviada: Dom Dez 09, 2007"" eita tempo que passa rsrs

E ai sotd86...

Cientista Loko... é boa hein...

O que acontece é que um tópico desse não pode ficar morto nunca, porque sempre tem gente chegando... como eu, e o assunto é polêmico mesmo, então vale a pena discutir.

Quanto à historia da curva, o negócio é que além de Cientista Loko, eu também sou técnico em eletrônica.... hahahahaha (sério mesmo)

O negócio é o seguinte... Conceitinho básico de eletrônica: POTÊNCIA = TENSÃO X CORRENTE

Então: pelo que estive pesquisando, as baterias de NiCD são as únicas que não descarregam de forma linear (aí é que entra a história do gráfico), ou seja diminuindo a TENSÃO (tensão=voltagem) e a CORRENTE ao longo do uso.
DESEMBARALHANDO: as baterias de NiCD enquanto estão sendo usadas, possuem a maravilhosa capacidade de continuar fornecendo os mesmos 1,2Volts, até que esteja descarregada, quando passa para 1Volt. O único detalhe é que fica praticamente impossível saber se ela está completamente carregada o pela metade, mesmo medindo com um voltímetro.
CONCLUINDO: se você prefer ter a mesma potência nos servos e no receptor de rádio durante todo o tempo que pilota, você deve optar pelas NiCD.

Pra finalizar...

Eu vou comprar o meu RC agora em novembro e vou usar inicialmente NiCD, más vivemos em uma democracia, então respeito todos aqueles que preferem usar NiMH ou LIPO, afinal de contas elas são mais modernas e dispensam cuidados com cargas ou ciclagens, apesar de reduzirem a potência do circuito ao longo do uso.

Quem estiver querendo aprofundar os conhecimentos, recomendo o seguinte link:
http://www.clubedohardware.com.br/printpage/1207

Abração.
Responder

Voltar para “Rádio”