Rio Grande do Sul - Campeonatos (ou não) RC 1/10 para 2009.

Informações sobre campeonatos. Datas, locais, resultados, etc

Moderadores: gligoco, mach, pixelman, Abib, gbatistela

bomsev
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: Rio Grande do Sul - Campeonatos (ou não) RC 1/10 para 20

Mensagem por bomsev »

Bom dia pessoal!

Vou chorar um pouco, mas também darei minha contribuição hehehehehe

Eu gostaria muito de poder participar mais dos compeonatos, mas atualmente não estou com condições $$$ favoráveis para tal. Tanto que este ano participei de apenas 2 provas.
Acredito que uma forma de reduzir gastos e continuar correndo, seria o meu retorno para a RTR, mas agora não tenho como adquirir um carro novo.

Gostei muito da idéia do Diego, comentando sobre o uso alternado de pneus. Essa seria uma boa possibilidade de me manter correndo e gastando um pouco menos. Durante a nossa prova no domingo passado (07/12/2008), entre 8 pilotos correndo na pró, eu fui único a correr com borracha. Me diverti da mesma maneira que estivesse correndo com espuma. Minha intenção no momento não era a de competir e sim de me divertir, curtir o hobby, reencontrar os amigos e dar risada.

Também gostei da idéia do Alexandre, separando o Pró em duas categorias (espuma e borracha), como era feito no ano de 2007, mas acredito que ainda não temos pilotos suficientes para mantermos duas categorias.

Sobre as questões do grande tio Nonô:

_ Quais as categorias que teremos?
Acho que o ideal é manter a RTR como está e tentar de alguma forma baratear um pouco os custos tanto da RTR quanto da Pró. Em 2007 eu nem me atrevi a andar com o pessoal da PRO, pois todos corriam com espuma e o custo da inscrição era o dobro da SPORT.
Em contrapartida ao que falei, acho que é preciso mantermos um campeonato PRO com o uso de penus de espuma, para que os grandes pilotos com destaque nacional (leiam Dulac, Bernardo, Gugu, etc) continuem competindo e treinando conosco. Precisamos da experiência deles.
Volto a falar que achei interessante a idéia do Diego, usando 2 tipos de pneus.

_ Quem deseja correr em qual categoria?
Farei o possível para tentar correr (não leiam competir), na PRO, com pneus de borracha. Minha intenção no momento é me divertir. Se eu não tiver $$$ ficarei de mecânico ou de gandula hehehehe

_ Quem está disposto a participar das comissões organizadoras?
Eu gostaria muito, mas atualmente não tenho como assumir um compromisso desses. Ajudarei no que for possível, quando eu estiver em Portão, nos dias das corridas (estando eu correndo, gandulando, auxiliando como mecânico ou como mero espectador).

_ Como serão os novos regulamentos?
Muito importante esse questionamento. Acredito que este seja um assunto muito amplo. Primeiro é necessário definir e contabilizar quantidade de pilotos, categorias, etc. Uma segunda etapa seria a definição das regras. Já temos as regras dos campeonatos anteriores e assim como nosso colega de hobby Kenedi falou, precisamos de algumas adaptações.

*** A propósito kenediquequi e schlickmann, muito obrigado pelas suas contribuições neste tópico. Também precisamos da ajuda e experiência de vcs. A primeira etapa do Brasileiro de 2007 foi na nossa pista em Portão. Eu participei e estava muito legal. Vamos tentar combinar algo para que vcs venham conhecer nossa pista e darmos umas risadas juntos.

_ Qual o calendário?
Como já mencionado, podemos continuar com uma prova por mês. De março até dezembro.

Respondendo ao Alexandre:
6. Quem gostaria de participar da divulgação do automodelismo no Rio Grande do Sul?

Não tenho conhecimento nem contatos para ajudar. Mas vejo isto como um ponto importante. A matéria feita no Programa Patrola foi muito legal, mas foi tudo muito rápido e mais com o intuito de informação e não divulgação. Acho que Porto Alegre tem um número de habitantes suficiente para conseguirmos mais hobbistas. O que falta na cidade é uma pista. Fiquei muito chateado com a nossa perda da pista do Big. Agora foi tudo reformado com a construção do novo Shopping e aquele "nosso" espaço foi completamente devastado. Pistas em supermercados chamam muita atenção (vide pistas em SP).
O Sr. Rui Viana conseguiu um local em POA para que fosse "construído" um asfaltamento pela prefeitura, para montarmos uma pista, mas ele sozinho não irá conseguir tocar o projeto pra frente. Acredito que a intenção desse projeto não seja competir com o Conesul. Pelo contrário, seria a divulgação do hobby na capital para chamarmos mais modelistas para o Clube.

7. Que lugares deveriamos ir para divulgar o automodelismo?
Estou dentro. Podemos montar alguns Race Days em POA (estacionamentos) e também cidades da região, como foi feito (em 2006 se não me engano) uma corrida em NH. Aquela corrida em Camaquã, que devido à chuva não aconteceu... mas tudo com espírito de diversão e divulgação, sem grandes investimentos.

Espero ter, de alguma maneira, contribuído um pouco com o tópico.

Abraço a todos.
Maurício Severo
Editado pela última vez por bomsev em 11 Dez 2008, 10:05, em um total de 2 vezes.
tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Re: Rio Grande do Sul - Campeonatos (ou não) RC 1/10 para 2009.

Mensagem por tionono »

POST ENVIADO PELO JOÃO FRANCISCO(CHIQUINHO), DE CAMAQUÃ.

Tio Nono,

Eu sei que tu criou o tópico lá no site do rcmasters, mas não consegui me cadastrar. Estou te mandando, diretamente, o que penso, embora já saibas.

O que penso e sendo bem sucinto: vejo que o nosso grupo de automodelismo está enfraquecendo ano a ano. Para mim é muito clara a causa disto. Falta de novos adeptos. O nosso esporte não tem vitrine, é um saco convidar as pessoas para sairem de Camaquã ou até mesmo de Porto Alegre para assistir uma corrida. Ninguém quer ir, acham longe, mas depois que conhecem se apaixonam, se interessam, perguntam quanto custa, onde se compra, etc ... aquelas perguntas que todos fazem. Tu foste testemunha ocular do GP Camaquã, muita gente assistiu e até hj me perguntam quando terá outro. Se o nosso problema é falta de competidores, seria oportuno manter a categoria RTR o mais simples e barata possível, para que novos entusiastas não tenham medo do custo e da complexidade da atividade. A proposta do RTR "era", no início, uma categoria com carros iguais, sem muito investimento em opcionais ... a coisa se desvirtuou e ao final do ano chegamos com carros RTR cheios de opcionais, motores feitos e balanceados, bolhas protótipo e turismo, etc. Uma coisa é certa, durante o ano, uns por um motivo ou outro, se afastam do hobby, é normal. Eu tb já dei um tempo quando as minhas prioridades eram outras. Então, se sempre tem gente saindo, temos que ter novos competidores, porque senão o esporte míngua, como já ocorreu. Sou da opinião que se deixar o RTR livre pra investimento, estaremos dando um tiro no próprio pé, futuramente vai minguar assim como ocorreu com a PRO.

O projeto que tenho para o ano que vem é retomar a idéia da RTR de caixa, permitindo-se alguns ajustes para que seja possível competir, p. ex., a troca dos servos, do rádio e dos pneus, NADA MAIS. O troço tem que ser barato e simples. Quem quiser trabalhar motor, colocar opcionais, etc, que vá para a PRO, lá sim o investimento será livre, como de fato é.

Quanto as corridas, acho que o circo do automodelismo tem que circular, temos que levar o esporte onde as pessoas estão. Temos que fazer um trabalho de propaganda. Imagina realizar três ou quatro etapas fora do clube, uma em Camaquã, uma POA e outra em Novo Hamburgo, ou Canela, ou Gramado, mas noutra cidade, no estacionamento de um supermercado, onde as pessoas assistam, onde crianças encomodem seus pais e peçam pra comprar um carrinho. Aí sim, munidos de panfletos informando fornecedores e até mesmo vendendo nosso carros usados, teremos novos competidores e talentos, e, por fim, o o grid cheio e o esporte forte!

Estou disposto a organizar novamente um GP Camaquã com tudo, já temos o padock (acho que é assim que se escreve), com pista pintada, com brindes, com bons premios e até sorteio de um carrinho RTR (novo ou usado/bom), com som, panfletos, etc ... com tudo de bom! Querem? Eu faço. Quero trabalho em 2009 em favor do nosso esporte e vou fazer isso.

Gde abço, se quiser, divulgue. Essa é a minha convicção. João Francisco.
bomsev
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por bomsev »

Só para deixar um pouco mais claro, quando falo em baratear custos, não me refiro ao valor das inscrições, pois sei bem os gastos envolvidos conforme as planilhas divulgadas no ano passado. Falo em peças, pneus, combustível, motor, etc.
No final de 2005, início de 2006 adquiri um FW-05, comprei muitas ferramentas, quebrei bastante o carro e comprei muitos opcionais, caixa de partida, baterias, carregadores, mesa de setup, pneus, bolhas, tintas, etc. Troquei servos, rádio, rolamentos, blá, blá, blá. Pelos meus cálculos cheguei a gastaar perto dos R$10mil. Um exagero pra um RTR. Mas na época não existia o compeonato que temos agora e eu precisava investir pra tentar acompanhar quem tinha carros Pró.
No final de 2006 comprei um V1-RRR que acabei trocando por um Serpent com o Dulac, pois a grana acabou e eu não tinha nem como comprar um motor.
Em 2007 também me faltou grana. Tive que vender o meu super FW05RRRR. Meu Serpent já estava pronto e consegui chegar mais perto do pessoal da SPORT, gastando pouco. Eu tinha muita vontade de correr na PRO, mas como já falei, além da inscrição, manter um carro competitivo não é barato.
Em 2008 tive outras prioridades e a grana escassou. Tive que optar por me afastar um pouco do hobby. Pra não perder o contato e o "dedo", fiquei brincando com o VRC.
Achei legal o que Chiquinho escreveu. RTR com o mínimo de investimento seria o ideal pra mim, na atual situação. E o RTR de caixa é o mais fácil para quem está iniciando, se manter no hobby com custos mais baixos. Essa é a porta de entrada para o hobby. Foi assim que eu iniciei e sei bem as dificulades que passa quem não é rico e trabalha duro pra poder pagar as suas contas.
Eu sou um exemplo de hobbista que era para estar afastado totalmente do hobby, mas eu não consigooooo hehehehehe
Editado pela última vez por bomsev em 11 Dez 2008, 13:28, em um total de 1 vez.
tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por tionono »

Amigos e Companheiros de Hobby.

Quando se fala em RTR, é preciso entender que estes automodelos,
embora possam ser rápidos, quando saem da caixa não estão aptos
a serem usados numa pista de corrida.
São carros originalmente mais para "brinquedo" do que para pista.
Na minha opinião,
RTR está mais para Ready To Rebuild.

Alguns motivos:
_ Excesso de folga no sistema de direção;
_ Excesso de folga no sistema de suspensão;
_ Um sistema pífio de rádio;
_ Um rolamento externo do motor que "Baba" todo carro,
fazendo uma lambança infernal de combustível.

Todos estes problemas fazem com que alguém que compre seu carrinho
novo e vá para a pista com a ilusão de que conseguirá andar dignamente,
acabe se frustrando ou, o que é pior, quebrando o modelo e saindo do hobby.

Minha sugestão é que o pessoal veterano no RTR, que já sofreu com estes problemas,
faça uma listinha de um "kit básico de sobrevivência" do RTR,
indicando valores aproximados e onde comprar estas pecinhas.

Um bom começo seria:
_ 2 rolamentos flangeados para a barra de direção - Germany Rolamentos.
_ 4 rolamentos simples para os postes da direção - Germany Rolamentos.
_ reguladores dos balls da suspensão - Kyosho VZ213 e FM338BL.
_ rolamento externo do motor 7x17x5 - pode ser usado o da NovaRossi -
http://www.salvadoriracing.com.br
_ Sistema de rádio/servos liberado;
_ Usar montante no motor, não os 3 furos do bloco do motor;
_ Bolha original ou turismo.

Na minha impressão, o que tem se delineado é a definição de
duas categorias RTR.

Uma "de caixa" com as modificações acima liberadas e outra "Open"
que contemple o pessoal que já está correndo e já fez modificações.

Façam suas críticas !!!

My 2 cents.

Tio Nonô RC.
==================================================
DIEGOAREND
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por DIEGOAREND »

Apesar de não fazer parte da categoria, concordo plenamente com o que o Nono comentou. Seriam liberados apenas alguns itens homologados afim de manter o bom funcionamento do carro na categoria RTR CAIXA. A OPEN fica aberta aos pilotos fazerem a modificação que bem entederem. Também não podemos deixar de citar aqui que a categoria RTR OPEN visa apenas manter os investimentos dos piltotos que andaram com carros desta forma este ano. Par os inciantes é bom lembrar que o melhor custo beneficio é a RTR CAIXA, e para os que pretendem continuar investindo nesta categoria(RTR OPEN) façam suas contas e comparem com o preço de um carro PRÓ.........Tenho certeza que o investimento dos senhores chega muito perto ou até ultrapassa o investimento da compra de um chassi e um motor PRÓ..........aproveitando o rádio que a maioria já possui um bom sistema.........O resto é com vocês.
Deco1654
Piloto
Piloto

Mensagem por Deco1654 »

Pessoal:

Acredito que devemos marcar uma reunião com todos os hobbystas para colocarmos em votação os assuntos que estão sendo tratados neste tópico, pois só assim será decidido como deverá ser o campeonato de 2009 e se deve ou não ocorrer a divulgação do hobby.

Ab.

Cunhado
tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por tionono »

Deco1654 escreveu: Pessoal:

Acredito que devemos marcar uma reunião com todos os hobbystas
para colocarmos em votação os assuntos que estão sendo tratados neste tópico,
pois só assim será decidido como deverá ser o campeonato de 2009
e se deve ou não ocorrer a divulgação do hobby.

Ab.

Cunhado

Buenas Cunhado, tudo bem?

Cunhado, a idéia é realmente fazer uma reunião como a que sugeres.
Inclusive esta reunião já aconteceu uma vez, sem resultados muito produtivos,
pois o pessoal não tinha se preparado para tal.
A idéia deste tópico é justamente esta troca de idéias inicial, afim de que,
quando fizermos o encontro, as idéias já estarem mais depuradas.

Tio Nonô RC.
====================================================
Deco1654
Piloto
Piloto

Mensagem por Deco1654 »

Tio Nono:

Eu compreendi qual a tua intenção com a criação deste tópico e acho, extremamente, louvável, pois como sempre vc está pensando não só no hobby, como nos hobbystas.

Entretanto, desde que esse tópico foi criado, somente alguns "gatos pingados" do RS estão participando. Isso só vem a demonstrar como os novos automodelistas (me incluo nesta categoria), aqui, no RS, estão desunidos. Quem sempre está unindo o pessoal e carregando o RC nas costas és tu. Eu sei que tu vai me dizer que faz, porque gosta, sem esperar contraprestação. Mas a união do grupo não pode ficar atrelada a uma única pessoa. Entendo que, muitos dos hobbysta não podem estar presentes todo tempo, pois a vida não é só diversão. Mas, se vc criou este tópico para que nós possamos expressar o que desejamos para 2009 no automodelismo, então, é "dever" de todos os automodelistas daqui participarem, assim como também é necessário que os de fora do Estado contribuam, para que haja "uma luz no fim do túnel" para o nosso hobby.

Como isto não está acontecendo, ou seja, como a participação dos automolistas, principalmente dos novos (exceto luciano), não está ocorrendo, por isso sugeri que devemos marcar uma reunião e colocar os nossos anceios para o ano que vem e votar, pois daqui a pouco chega março e nem regulamento teremos.

Descupe-me pelo desabafo, até porque eu sou um dos tantos que esteve ausente durante o ano, aparecendo de vez em quando para rever os amigos.

Ab.

Cunhado.
Deco1654
Piloto
Piloto

Mensagem por Deco1654 »

Esqueci de acrescentar um detalhe.

Como é legal de ver a amizade dos veteranos, pois vcs é que trouxeram para o RS este hobby e mesmo assim, com o passar do tempo, isso os fez ficar mais únidos. Isso é o que está faltando para os novatos. Amizade e companherismo, relações que só vão trazer conseqüências positivas para o Automodelismo.

Ab.

Cunhado
tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por tionono »

e-mail enviado ao grupo em 12/12/2008 9:00
sob título "Empurra que o carro pega!"

Prezados companheiros de Hobby.

Está transcrito abaixo o START do tópico
/viewtopic.php?t=17484

onde estamos discutindo nossas orientações para o calendário 1/10 de 2009.
Temos tido bastante contribuições, porém de poucas pessoas.
Gostaria que houvesse uma maior participação dos pilotos/mecânicos.
Afinal tivemos 17 pilotos na última prova.
Se cada um juntamente com seu mecânico der pelo menos
UMA contribuição,
teremos um bom ponto de partida.

Em http://www.gauchorc.com.br/regulamento2007_final.pdf
pode ser achado o regulamento de 2007,
que também pode servir de base para aprimoramentos.

Aguardo seus pareceres.
Se alguém não tiver cadastro no RcMasters e quiser contribuir,
envie para
mailto:?subject=&body= que eu coloco no tópico, citando o autor.

Tio Nonô RC.
===================================================

Postado em 02/dez/2008

......
Agora, que estamos chegando ao fim do ano, é a hora de nos engajarmos
e expressarmos nossas idéias para o ano que vem.
As comissões organizadoras dos campeonatos se esforçam mas elas não
podem adivinhar qual é a vontade da maioria.
Por isto conclamo a todos automodelistas que participem do fórum que foi criado aqui
e façam propostas, dêem opiniões, discutam, enfim - PARTICIPEM .

Somente assim poderemos ter atendidos os anseios,
se não de todos, pelo menos da grande maioria.

Algumas perguntas a serem respondidas:

_ Quais as categorias que teremos;
_ Quem deseja correr em qual categoria;
_ Quem está disposto a participar das comissões organizadoras;
_ Como serão os novos regulamentos;
_ Qual o calendário;
_ ............ (Sugira !!!).

.......

tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por tionono »

POST ENVIADO PELO GUGA "PINK" SCHIMIDT

Eu acho que deveriam haver duas categorias RTR:

RTR de caixa , onde nao se pode mexer em nada do carro... Totalmente original..
e
RTR OPEN, onde se pode mexer em tudo, mas mantendo o motor original,
pois nao teria graça se ouvesse por exemplo um FW com um novarossi 353
andando com os FW com motor .15 original !!
Seria desigual pois um teria 1,68hp girando 43.000rpm enquando o outro teria 1,3hp girando 25.000rpm...

Minha opinião é esta.

Abração Gustavo Schmidt
wagnerrs
Piloto Master
Piloto Master

Mensagem por wagnerrs »

tionono escreveu:Amigos e Companheiros de Hobby.

embora possam ser rápidos, quando saem da caixa não estão aptos
a serem usados numa pista de corrida.
São carros originalmente mais para "brinquedo" do que para pista.
Na minha opinião,
RTR está mais para Ready To Rebuild.

Alguns motivos:
_ Excesso de folga no sistema de direção;
_ Excesso de folga no sistema de suspensão;
_ Um sistema pífio de rádio;
_ Um rolamento externo do motor que "Baba" todo carro,
fazendo uma lambança infernal de combustível.

Todos estes problemas fazem com que alguém que compre seu carrinho
novo e vá para a pista com a ilusão de que conseguirá andar dignamente,
acabe se frustrando ou, o que é pior, quebrando o modelo e saindo do hobby.

Minha sugestão é que o pessoal veterano no RTR, que já sofreu com estes problemas,
faça uma listinha de um "kit básico de sobrevivência" do RTR,
indicando valores aproximados e onde comprar estas pecinhas.

Um bom começo seria:
_ 2 rolamentos flangeados para a barra de direção - Germany Rolamentos.
_ 4 rolamentos simples para os postes da direção - Germany Rolamentos.
_ reguladores dos balls da suspensão - Kyosho VZ213 e FM338BL.
_ rolamento externo do motor 7x17x5 - pode ser usado o da NovaRossi -
http://www.salvadoriracing.com.br
_ Sistema de rádio/servos liberado;
_ Usar montante no motor, não os 3 furos do bloco do motor;
_ Bolha original ou turismo.

Na minha impressão, o que tem se delineado é a definição de
duas categorias RTR.

Façam suas críticas !!!

My 2 cents.

Tio Nonô RC.

Depende do RTR
Os RTRs da Team Magic são perfeitos como vem na caixa.
Imagem
"T N T RACING"
Dicas e brindes de RC aqui
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=22444411
tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por tionono »

wagnerrs escreveu:
tionono escreveu:Amigos e Companheiros de Hobby.

.....
...
..
.

Façam suas críticas !!!

My 2 cents.

Tio Nonô RC.

Depende do RTR.
Os RTRs da Team Magic são perfeitos como vem na caixa.

Bom dia Wagner.

A nossa realidade (ConeSul) são os FW05/06, da Kyosho.
Quando/Se surgirem outros modelos,
eles passarão pelo crivo da Comissão Organizadora,
a fim de verificar se eles se encaixam nas regras vigentes do campeonato.
Até porque alguns fabricantes pegaram modelos pró,
colocaram um recoil no motor e os chamam de RTR.
Certamente estes modelos não terão espaço na categoria RTR "de caixa"do campeonato.
Desfiguraria o objetivo da mesma.
Por enquanto o pessoal não está se preocupando com isto.
Imagine o trabalhão de fazer um regulamento que abrangesse todos
modelos, se não existem pessoas que os possuam.

Obrigado pela contribuição.

Tio Nonô RC.
==============================================
tionono
Piloto Racer
Piloto Racer
Contato:

Mensagem por tionono »

lgaaquino1970 escreveu: Olá, bom, vamos às respostas:

.....
....
...
..
.

Precisamos dar uma atenção melhor a organização das provas.
Cronometragem, limpeza da pista, VISTORIA TÉCNICA,gandulagem,
enfim, ações normais a qualquer bom campeonato de R/C...

Sendo bem sucinto.

Buenas Tchê Capitão América!

Me pareces que já tens uma prévia de sugestão de regulamento.

O que acha de disponibilizarmos no www.gauchorc.com.br para os
colegas já irem olhando e postando sugestões?

Abraço.

Tio Nonô RC.
lgaaquino1970
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por lgaaquino1970 »

tionono escreveu:
lgaaquino1970 escreveu: Olá, bom, vamos às respostas:

.....
....
...
..
.

Precisamos dar uma atenção melhor a organização das provas.
Cronometragem, limpeza da pista, VISTORIA TÉCNICA,gandulagem,
enfim, ações normais a qualquer bom campeonato de R/C...

Sendo bem sucinto.

Buenas Tchê Capitão América!

Me pareces que já tens uma prévia de sugestão de regulamento.

O que acha de disponibilizarmos no www.gauchorc.com.br para os
colegas já irem olhando e postando sugestões?

Abraço.

Tio Nonô RC.

Excelente idéia! Por favor, faça isto!
Luciano Aquino

**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO LIGHT 2011 ****
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO MASTER 2012 ****

stop dreaming, start driving... www.lgamotorsport.com.br
Responder

Voltar para “Campeonatos (Geral)”