Quando se fala em RTR, é preciso entender que estes automodelos, ..... ... .. .
Uma "de caixa" com as modificações acima liberadas e outra "Open" que contemple o pessoal que já está correndo e já fez modificações.
Façam suas críticas !!!
My 2 cents.
Tio Nonô RC. ==================================================
Depende do RTR. Os RTRs da Team Magic são perfeitos como vem na caixa.
Bom dia Wagner.
A nossa realidade (ConeSul) são os FW05/06, da Kyosho. Quando/Se surgirem outros modelos, eles passarão pelo crivo da Comissão Organizadora, a fim de verificar se eles se encaixam nas regras vigentes do campeonato. Até porque alguns fabricantes pegaram modelos pró, colocaram um recoil no motor e os chamam de RTR. Certamente estes modelos não terão espaço na categoria RTR "de caixa"do campeonato. Desfiguraria o objetivo da mesma. Por enquanto o pessoal não está se preocupando com isto. Imagine o trabalhão de fazer um regulamento que abrangesse todos modelos, se não existem pessoas que os possuam.
Obrigado pela contribuição.
Tio Nonô RC. ==============================================
O lado bom de liberar um RTR mais competitivo é que todos vão se dedicar mais aos carros.
EX: Na AJARC quando liberou os RTRs da Team Magic houve uma grande evolução dos FW.
Não acredito! pela terceira vez tewnto responder ao tópico. Faço um livro e por alguma cagada qqr apago tudo e fico putiando o computador e não consigo enviar o que tinha escrito!
Vou fazer tudo outra vez!
Me aguardem!
Abxxx à todos
Ola pessoal
DEsculpem meu desabafo anterior!
Vamos ao que interessa!
No início da semana estive jantando com colegas do hobby, onde comentávamos esse assunto motivo deste tópico.
Diante da intimação de manifestar-me no fórum, encontro-me aqui brigando com as teclas desta porra.
Muito bem, vamos lá!
Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar a todos e agradecer relevantes contribuições de todos sem excessão.
Em seguida gostaria de salientar que quero contribuir para um automodelismo sadio, unido e forte, já que é este nosso objetivo maior, porém penso que fazer um campeonato de RTR de caixa seja pura perda de tempo e gasto de energia. Explico:
Fazer um campeonato para pilotos, que ainda não existem, como atrativo de se abrir uma porta para novos adéptos, pera lá! Com essa medida quantos pilotos teremos para a primeira prova em março? 25? 32? 12? 8? 3? Acho não só complicado, mas também impossível. Desculpem-me o meu ceticismo, mas a realidade fala por si só. No último ano, vamos ficar só pelo último ano, quantos pilotos entraram no hobby, ou melhor na categoria RTR e quantos deixaram de vir? Por que? Terminamos o campeonato com 8 ou 10 pilotos, perdão pelo número inexato, mas não foi muito diferente disto. Claro que foi um greed de qualidade e que mostrou evolução, porém e aqueles que se foram? Se foram por que? MEDO, INVESTIMENTO ALTO, INTERESSE UNICAMENTE EM DIVERSÃO SEM COMPETIÇÃO, DESCONHECIMENTO TÉCNICO E INEXPERIÊNCIA, enfim e alguns outros que no momento não me ocorremn, mas se nos concentrarmos neles, veremos que podemos encher um tópico só com eles. Seguindo o raciocínio, acredito que primeiramente devemos incentivar a categoria de base com outro foco. O coleguismo e não a competição, essa virá ao natural. Devemos, sim, deixar datas no calendário para esse fim, onde dever-se-ia comparecer em grande número de veteranos do hobby, com o intento, único de ensinar e auxiliar esses novos, que por ventura entram em nosso rol. Temos o melhor exemplo disso, sei que ele não gosta da rasgação, então não vou citar o nome, mas todo mundo sabe de quem estou falando (tem um grau de parentesco e duas sílabas iguais, a última com sircunfléxo, já é uma dica), Faz isso há anos e com uma cátedra impar. Esse sim é nosso foco. Fazer o que ele faz, isso é o que devemos aprender e seguir, ai sim a porta de entrada do hobby será um portal tremendo. Claro, depois que esse pessoal fizer um número relevante e digno de um greed, faria-se uma prova única, sem campeonato, provas únicas ao longo do ano, conforme os novos adéptos fosse sugerindo, com troféus bacanas, com intúito de incentivo à competição sadia (a idéia dos trféus é de outro companheiro de hobby que estava nessa janta), essa prova teria, não um regulamento rígido, mas algumas sugestões de melhoramentos, onde essas visariam o fortalecimento do modêlo e adequação a facilitar a pilotagem.
Para concentrar atenção em um regulamento e visar igualdade, equilíbrio, economia e principalmente evolução, não só no hobby, mas do indivíduo, acredito que isso deveria ser criado para os que já estão no hobby. Vou deter-me à categoria RTR, pois é nessa que gostaria de participar no próximo ano. Acho que, chamem como queiram, plus, open, free, sei lá, mas acho que qualquer coisa que se crie, deva refletir, equilíbrio economia e evolução como já disse a cima, porém colocar as coisas no papel para não serem seguidas, não faz o menor sentido, concordam? De que adianta não permitir determinado combustível se ninguém vai conferir, isso é chamar todo mundo de trouxa e ninguém se abalar com isso. Sem coerência, deixa como tá. Cada um faz o que quer e o hobby vai se dissipando na nossa frente. Miragem! Tinha até um buggy com um nome parecido, lembram? Mirage!
Voltando, acredito que no regulamento deva limitar o motor que vem no carro. Faça o que quiser no motor, mas tem que ser o que vem no carro, ou melhor, o modêlo de motor, que vem no carro. Poxa todos que entraram no hobby nesse último ano, de uma forma ou de outra mexeram. Alguns conseguiram êxito, outros quebraram, mas todos CURTIRAM PACARAI, isso é o bacana. Aprender a fazer o que vale a pena. Ah mas alguns vão dizer: "Pô mas ai vai gastar como se fosse em um carro pró" E daí? isso não vai estimular o cara a passar para a próixima categoria? Não é esse o objetivo de todos ou da maioria aqui? Levar gente da categoria de base para a pró, pro 1/8? Qual o problema? Claro que devem haver limitações, mas o próprio piloto deve saber até onde ele quer ir. Limita-se o motor. Limita-se os carros que poderão entrar, tipo FW05 e FW06 e outros que estejam dentro do mesmo nível, que equiparam-se. Limita-se um combustível com baixo nitro, fornecido na incrição, ou até mesmo a quantidade de combu a ser usada na prova, por exemplo. De que adianta ter um motor que é uma usina se ele vai beber feito um ébrio? Coisas fáceis de serem controladas e que não gerem involução e desaglutinem quem está querendo brincar numa boa. Perguntem a todos que estão na RTR de hoje, quem vai correr de caixa? Aqui mesmo nesse tópico, tem alguém que vai correr no próximo ano de "caixa"?
Todos querem mexer, ninguém quer errar, mas vão. Alguns vão acertar e outros vão copiar, vai ser assim como sempre foi. Agora acho que temos que nos focar nas limitações que todos querem e deixar livre as coisas que não temos condições de fiscalizar, porque todo latino é ladino e se deixarem a bangu, a casa vai cair!
Outra coisa, acho que deveria ser não um campeonato no ano, mas dois, assim temos a porta de entrada na categoria dos futuros adéptos que virão no início do ano, assim os interessados não precisariam esperar até o ano seguinte para se engajarem na contenda.
Quero que fique claro que meu intento aqui é contribuir para um automodelismo viável e inteligente, não um movimento autoritário e na contra-mão da diversão.
bj nas moça e abraço nos homi
Eu não concordo que os motores podem sofrer alterações.
MInha visão:
Estes motores não foram concebidos com o intuíto de competição. Isto é nítido! Por si só esta aplicação já confere à eles uma durabilidade menor. Se permitirmos que estes motores sofram alterações, com certeza teremos um aumento do número de quebras por etapa, e por conseqüência (não virou o ano, ainda temos a trema) a diminuição do grid. E isto é fato!
Acredito que os motores devão ser originais e que o traçado da categoria deva ser reavaliado de forma que permita uma maior competição e aprendizado das técnicas de pilotagem sem comprometer a durabilidade do equipamento.
Plagiando....My 2 cents.....
Luciano Aquino
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO LIGHT 2011 ****
**** CAMPEÃO BRASILEIRO 1:10 200mm TURISMO MASTER 2012 ****
Após dias de reflexão e leitura dos comentários e sugestões aqui postadas, gostaria de dar a minha humilde opinião.
Acho que neste grupo que formamos sou o mais antigo no RTR ( entenda-se FW 05 / 06 / quase RR ).Ao longo destes meses de aprendizado, observei, escutei , ajudei ( recém chegados na categoria ) e também fiz o que mais me atrai neste hobby que foi experimentar e testar up´s ( todos genuínos de fábrica e sem gambiarras ).
Não podemos nos iludir e pensar que este hobby é barato ( mesmo na RTR ) , quem continua , após tomar consciência deste fato são àqueles que destinam alguns R$ do seu orçamento para este fim e coloca isto como propósito de vida ( concilia família, trabalho , etc e acha um espaço para enfrentar este mundo de competição e estresse diário).
Bah, chega de filosofar e vamos ao que interessa:
Acho que devemos ter a categoria RTR open ( ou como queiram chamar ) , e a sugestão indicada pelo Luciano ( e agora qual o apelido que uso, vou chamar de Pipa , ok ) e complementadas pelo Claus são muito boas.Acho que o motor tem que ser original, mas permitindo um balanceamento e até substituição dos rolamentos ( para dar um pouco mais de durabilidade ao motor ).
Pretendo brincar na RTR open e na Pró em 2009 , mas se tivermos que andar com RTR de caixa, estou disposto a desfazer tudo que evoluímos nos carros este ano, porém deixaria de atuar na Pró para continuar brincando com RTR e seus up´s ( dois carros um de caixa e um com up´s ) , sei que muitos afirmaram que os custos estariam muito próximos de um carro Pró, mas entrei neste negócio para BRINCAR e DESESTRESSAR e para mim nada melhor do que fuçar em um chassi RTR e colocar na pista para ver seus efeitos após as alterações.
Como podemos querer criar uma categoria RTR de caixa se não há pilotos que se encaixem nela? Pois mesmo aqueles que possuem 1 ano de automodelismo, querem evoluir. Tanto isso é verdade que, no final da competição de 2008, todos RTRs estavam modificados.
Sendo assim, ao que Tatoo escreveu, acrescento, se me permitirem, o fato de que devemos, tanto os novatos como os veteranos, pensarem em uma política de divulgação. Falo isto por experiência própria, pois foi graças ao incentivo do Edu, do Rui e ao amigo deles (desculpe, pois não lembro o nome deste amigo), que realmente conheci o automodelismo. Ao descobrir, não me lembro através do que (se internet ou se alguém falou) que o pessoal se reunia no Big Cristal para andar, peguei o TS4-n, que recém havia comprado, e fui para o Hipermercado Big. Lá chegando, vi que o Tattoo, o Rui e esse amigo, cercaram uma parte do estacionamento com fitas de contensão e montaram uma pista com mangueiras de bombeiro. Timidamente, cheguei perto do Edu e perguntei se podia andar ali dentro, ficando em um canto para não atrapalha-los. Todos os três me disseram: Tu deves andar com gente na pista.
Esse ato foi o que mais me fez querer entrar no hobby e é isso o que nós devemos continuar fazendo. Sem divulgação não há conhecimento da existência do automodelismo. Consequentemente, não haverá novatos. Se não há novatos, como podemos criar uma categoria RTR de caixa? O que os automodelistas, que competiram na RTR de 2008, ganhariam de experiência se forem para a RTR de caixa?
Concordo que os custos são altos, mas o Sergio disse tudo, quando falou que quando a pessoa entra nesse hobby fica ciente de que os custos são elevados. Mas temos que evoluir e divulgar o hobby, pois só assim haverá novos pilotos e, aí sim, se pode pensar em criar uma competição de RTR de caixa.
Vou dar um pitaco no assunto de vcs e espero contribuir de alguma forma.
Na CAAR, em Curitiba, não temos a categoria RTR. Todos que começam no hobby iniciam com um pró usado e disputam o campeonato paranaense da categoria light. Eu mesmo iniciei há um ano e meio já com um mugen usado por sugestão dos mais “velhos” no hobby e comprovei, após muitas cacetadas, que os carros pró são mais resistentes e agüentam bem um iniciante. Vi alguns RTR darem algumas voltas na pista e na primeira errada de curva quebrar alguma peça e acabarem com o dia do piloto. Se vcs considerarem o preço de um RTR novo e um pró usado vão ver que eles se equiparam, com vantagem para o pró na resistência, up’s e motores.
Em qualquer situação, pró categoria light ou RTR, o custo de uma competição é sempre alto, pois temos gastos com inscrição, pneus, combustível, deixar o carro em ordem para a corrida com troca de pulleys, correias, etc. Mas tudo isso é compensado pelo ambiente de corrida, pela excitação dos treinos, pela troca de experiências e se vier um troféu, aí sim a coisa fica realmente excepcional!
E para aprimoramento de todos as provas devem seguir um regulamento rígido e todos devem cumprir a risca suas determinações. Pois se forem disputar uma prova que seja em outros estados, principalmente São Paulo e Paraná, a aplicação do regulamento já desclassificou muita gente.
Principalmente não devemos nunca esquecer que somos todos praticantes de um hobby e como tal seu objetivo é desestressar o seu praticante. Assim vamos para a pista, vamos competir por competir, estressar-nos com o carro e dessestressar-nos com a vida.
Inscrição para a corrida – R$60,00
Pneus para treinos e corrida – R$150,00
Combustível – R$50,00
Completar a prova sem quebrar, mesmo chegando em último – não tem preço!
queria me expressar depois que eu vi o regulamento que o luciano deu como exemplo .
Queria saber porque nos estamos tao preocupados em mexer tanto nos carrinho e motores desses nossos RTR se ja existe uma categoria mais acima para nos irmos ???????????????????????????????????????????????
se ficarmos mexendo e mexendo iremos tranforma-los num PRÓ .
Ja com uma categoria temos um grid nao mto grande se fizermos duas então ???? vai ficar pior ainda vai ter mta poka jente .
Minha Opiniao
penso que andar com o carro mais original possivel porem devem ser permitidos algumas alteracoes para melhorar a dirigibilidade do automodelo nao em performance .
quem acha que ja chegou ao limite do RTR ja nao aguenta mais ficar correndo na pista pequena , nao podendo preparar motor vá para a categoria PRÓ
minha OPINIAO abraco e feliz natal e prospero ano novo ....
Oi pessoal, sou de Porto Alegre mas moro em Floripa à muitos anos, comecei a participar à pouca das corridas da AFARC, mas sou antigo no hobby e queria dar minha humilde opinião.
Acho ruim criar 2 categorias RTR, vai esvaziar o grid, e quanto mais carros melhor. Já tive um FW 06 original e agora tenho um FW 05 com quase todos os up's possíveis de carbono, pipa JPL in line...e tenho convicção que esses up's são mais estéticos do que realmente performance, vocês podem liberar up's, desde que todos andem com motores originais, pneus de borracha e bolhas turismo, que com certeza um original pode sim ganhar corridas.
Abraços e desculpem a minha intromissão