Meu DRT iluminado (literalmente...)

Qualquer assunto sobre carros off-road.
(Assuntos de manutenção devem ser postados em Oficina e vendas em Feira do Rolo)

Moderadores: CrisRCM, Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman

Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Meu DRT iluminado (literalmente...)

Mensagem por Elbain »

Como engenheiro de fim de semana, como simpatizante da área, você conseguiria imaginar seu auto possante .18 totalmente tunado, com faróis de verdade (4, 2 altos e 2 baixos!), lanternas trazeiras (os dois faroletes menos brilhantes) e sinal de freio?

Agora imagine tudo isso movido a nitro, com gerador próprio, não havendo a necessidade de compartilhar as tão breves baterias.
E mais!...: sem alterar a estrutura original de fábrica do seu carro (sem mexer nele) e sem fazer com que ele deixe de ser o seu .18 mesmo com a adição do "opcional", á medida que o custo é tão insignificante (~ R$25,00) que a Kyosho (no meu caso) poderia até adotar a idéia como item de série, mesmo para os modelos mais populares, onerando em absolutamente nada a sua linha de produção atual! Se liguem japas!!! heheh

Nota: apesar de que, com o precinho pouco convidativo da nossa "poção mágica" hoje, quase compensaria sustentar essa palhafernalha toda à pilha mesmo!

Mas vamos lá... o que vale é a diversão e a "tecnologia" envolvida. ...além de algumas pequenas colisões nos pegas da escuridão... os bichanos que me perdoem!!! rsrsrsr

Segue um videozinho (meio medíocre, a bem da verdade :oops: ) com umas 2 manobras noturnas. Por hora foi o que deu pra fazer!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=KBLbdq4Ymgg[/youtube]

Album de fotografias da noite. Essas ficaram melhores! :wink:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O que acharam?
Ééééé! A partir de agora a produção artesanal não é mais privilégio apenas dos carros mais caros do mundo!

Quero montar um tutorial completo ensinando como fazer, então irei postá-lo aqui. Deve ficar demais num on-road, já pensou?
O problema todo é o maldito do tempo.
Já estou arquitetando algo para disponibilizar para os que gostarem do passa-tempo na oficina, no entanto, não é tão fácil quanto parece.

Mas estou tentando!
Editado pela última vez por Elbain em 26 Jan 2010, 17:16, em um total de 1 vez.
Tecnologia e natureza: a combinação perfeita!
MarloN
Piloto Sport
Piloto Sport
Contato:

Re: Meu DRT iluminado (literalmente...)

Mensagem por MarloN »

Ficou muito legal... Parabéns!
O que chama realmente a atenção é ele não usar as baterias do carro! Hehehe...
by MarloN
buxaman
Piloto
Piloto

Mensagem por buxaman »

Ficou muito bom mesmo Elbain, estamos aguardando o "how to".
Muito boa idéia.
BigPhill
Piloto Racer
Piloto Racer

Mensagem por BigPhill »

Fala senhores!

Elbain ficou muito bom cara! Parabéns!

Abraço!
Em busca da Savage Flux! .: Se é pra ficar com dó, compra um carrinho da Barbie! :.
opan21
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por opan21 »

Muito legal, pena num pode colocá-lo no "barrão",pois acho que a mistura eletrica/barro/lama, num ia fica nada boa....Parabéns
Aff, esse "trem" é bão demais!
FiskIII
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por FiskIII »

cara poe as fotos do sistema eletrico pra nos quem sabe aderimos a ideia
RC??? uma Paixão??? uma Terapia??? não, é só brincadeira de adulto.
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

Elbain,
Parabéns pelo projeto!
Agora deixou todo mundo curioso.....
avereza
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por avereza »

Ficou muito legal cara, parabéns, eu também tentei isso no meu DRT mas foi pro logo saco meu sistema de luz devido as capotagens... agora fiz no SC8, como ele é mais estável e capota menos acho que deve durar um pouco mais.
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Fala pessoal!

Demorei um pouco a responder... trabalho e mais trabalho!
Obrigado a todos pelas palavras de estímulo, pelos elogios.

Vou fazer o seguinte... vou tirar algumas fotos detalhadas de todo o sistema e postar aqui. Explicarei brevemente o funcionamento e a forma de construção. Acho que já seria o suficiente pra começar.

Espero obter mais críticas e sugestões e quem sabe levar adiante o estilo, quem sabe até com melhoramentos!

Fiz no DRT mas acredito ser fácil fazer nos demais também, inclusive outras marcas.

O negócio é a criatividade de cada "engenheiro"!
Daqui a pouco posto o mini-how-to pra gente discutir mais o negócio todo! :wink:

Até mais!
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por fabiomparra »

ai gente ... nao sei como ele fez .. sei como eu fiz .. tb tenho uma DRT

fiz o seguinte...
peças para montagem:
2 leds azuis de alto brilho
2 leds vermelhos alto brilho
fio fino
ferro de solda + solda
1 bateria 9v
1 plug para bateria 9v..

tirando o ferro de solda e afins .. entre leds e plug nao sai R$ 10

o lance é o seguinte ...
o led de alto brilho trabalha com 4,5 v
putz a bateria é de 9v como faço? SIMPLES
liga 2 led em SERIE .. ou seja .. pra quem nao sabe o led tem uma perninha positivo e negativo, a maior positivo e a menos negativo.
para fazer uma ligação em serie vc liga um polo negativo no fio que vai no negativo da bateria 9v a perna positiva desse mesmo lede vc liga com um fio na perna negativa do segundo led .. e a perna positiva desse segundo led no fio positivo da bateria ...

quando vc liga serie a voltagem se soma, ou seja, 4,5 +4,5 = 9v

só repetir isso com o segundo par de leds... ligando nos mesmo fios da bateria...

no caso nao usei chave de ON/OFF prendo a bateria ao chassi com inta plastica ( enforca gato ) e quando quero ligar é só encaixar o plug da bateria na bateria ... tirou a bolha solta o plug ..

os fios na bolha para nao ficarem soltos colei com colaquente... e fiz um furinhos do tamanho do led e colei os mesmo com cola quente tb...

espero ter ajudado ..
Fabio Parra
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

fabiomparra escreveu:ai gente ... nao sei como ele fez .. sei como eu fiz .. tb tenho uma DRT

fiz o seguinte...
peças para montagem:
2 leds azuis de alto brilho
2 leds vermelhos alto brilho
fio fino
ferro de solda + solda
1 bateria 9v
1 plug para bateria 9v..

tirando o ferro de solda e afins .. entre leds e plug nao sai R$ 10

o lance é o seguinte ...
o led de alto brilho trabalha com 4,5 v
putz a bateria é de 9v como faço? SIMPLES
liga 2 led em SERIE .. ou seja .. pra quem nao sabe o led tem uma perninha positivo e negativo, a maior positivo e a menos negativo.
para fazer uma ligação em serie vc liga um polo negativo no fio que vai no negativo da bateria 9v a perna positiva desse mesmo lede vc liga com um fio na perna negativa do segundo led .. e a perna positiva desse segundo led no fio positivo da bateria ...

quando vc liga serie a voltagem se soma, ou seja, 4,5 +4,5 = 9v

só repetir isso com o segundo par de leds... ligando nos mesmo fios da bateria...

no caso nao usei chave de ON/OFF prendo a bateria ao chassi com inta plastica ( enforca gato ) e quando quero ligar é só encaixar o plug da bateria na bateria ... tirou a bolha solta o plug ..

os fios na bolha para nao ficarem soltos colei com colaquente... e fiz um furinhos do tamanho do led e colei os mesmo com cola quente tb...

espero ter ajudado ..

segue esquima eletrico simples feito no paint mesmo .. só pra entender melhor
Anexos
leds.jpg
leds.jpg (10.25 KiB) Exibido 2027 vezes
Fabio Parra
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Então pessoal, conforme prometido...
Vamos ao passo a passo resumido do meu sistema de iluminação do Kyosho DRT.

fabiomparra, a lógia é sempre a mesma, o que muda entre as duas instalações são só os detalhes. Como você também nos demonstrou, não tem seguredo! No meu caso a briga é em obter a tensão e a corrente desejada. A diferença aqui é que a minha variável principal é a fonte enquanto no seu caso é a carga.

Então vamos lá!

A CONSIDERAR:

1. Apesar de ser um trabalho totalmente manual, o feito é perfeitamente possível, afinal, não há processos críticos envolvidos.

2. Apesar desta versão ter sido elaborada para o Kyosho DRT, nada impede que com pequenos ajustes o princípio funcione também em outros carros, quem sabe até aeros (alguém se habilitaria nas taxi lights?! Ficariam show!)

3. Elaborei todo o mecanismo com base em 3 pré-requisitos:

a) Ser barato (não requer argumentos aqui...!);
b) Não alterar a estrutura original de fábrica do carro (com exceção de algumas trocas e ajustes de parafusos) a fim de não depreciá-lo e permitir a volta sem sequelas caso você desista do opcional depois, e;
c) O principal, ser replicável (se eu fiz, você pode fazer também).

4. Os 3 itens acima diferenciam o projeto de uma gambiarra qualquer, afinal, caracterizam algum planejamento.

5. Fiz este mini tutorial de forma que eu apenas demonstrasse a exata maneira utilizada por mim para confecção desta versão do sistema de iluminação.
Por questões de simplificação não ensinarei com fazer e sim demonstrarei as minhas soluções encontradas para os problemas emergentes. Pretendo com isso tornar menos enfadonho e trabalhoso o tutorial, permitir que eu adiante alguma informação (afinal, meu tempo é meio rigoroso e elaborar um tuto completo demoraria bastante!) e também permitir que cada um faça uma análise ativa do projeto, exercendo sua criatividade e mentalizando suas próprias soluções. Por outro lado, para qualquer dúvida que surja, estarei inteiramente à disposição, ensinando se necessário, onde necessário e quando necessário, gradativamente, conforme as dúvidas forem surgindo.

6. Sempre que você encontrar um asterisco * significa que, nesta parte do projeto podem haver variações, alternativas segundo a solução que eu encontrei. A grande maioria destas alternativas já foram estudadas por mim, onde saberia dizer exatamente quais seriam os resultados obtidos, apesar de não os terem descritos aqui. Aliás, a função deste * é exatamente permitir o máximo de objetividade, não tendo de descrever todas as alternativas e seus efeitos. De qualquer forma, se alguém tiver curiosidade em saber de uma em específico, basta me perguntar.

7. E não há segredos! Tudo que você irá precisar é de alguns componentes relativamente fáceis de conseguir, alguma habilidade manual com a mecânica, eletricidade (não eletrônica), com as ferramentas utilizadas e a única exceção, a paciência, que você deverá ter sobrando!

1. A fonte de energia. Pilhas não inclusas!
O sistema não é movido à pilhas ou baterias. É movido a geração própria de energia, através do motor do carro, com a queima do nosso valioso nitro!

2. O "gerador". O falso gerador!
Não existe gerador! Utilizei na verdade um pequeno motor elétrico CC, escovado, que mesmo em baixa rotação é capaz de produzir alguma energia útil para acender os LEDs. Então, apesar de idêntico a um gerador (dínamo), no nosso caso não é um!
Utilizei aquele motorzinho de discman * (hoje já não muito utilizado em diskmans!), mas que ainda também é encontrado com facilidade em sucatas de drivers leitores de CD de computadores, aparelhos de DVDs, aparelhos de som, os responsáveis por ejetar o compartimento do disco. Não é difícil encontrá-los, podem acreditar. Estão por toda parte!

Imagem
Foto 1: O motor gerador e a estrutura em arame galvanizado que o sustenta, as duas astes presas nos dois parafusos das extremidades da caixa de diferencial central.

3. Acoplando o gerador ao carro: A etapa crítica do projeto.
Um dos pré-requisitos é não alterar a estrutura original do carro, então, aproveitei dois dos quatro parafusos da tampa da base do diferencial central para fixar o gerador ao chassi do carro.

A estrutura de fixação (gerador X chassi) eu confeccionei de arame galvanizado 16 BWG *, soldado (solda branca, para eletrônica) diretamente à carcaça do gerador e moldado para perfeita conformação aos dois parafusos escolhidos do chassi.
Projetei a estrutura para que o eixo do gerador ficasse perfeitamente paralelo ao eixo do motor, numa distância apropriada para o correto ajuste da correia, no comprimento de que eu dispunha e que as polias ficassem bem alinhadas, dificultando o escape da correia durante a operação, principalmente em altas rotações. Veja a última foto acima.

O processo de ajuste da correia e consequentemente a calibragem da estrutura de arame é o último ajuste a se fazer, o qual eu fiz por experimentação depois que todos os demais procedimento foram concluídos.

Utilizei uma correia original do motor gerador, presente em drivers de CD de computadores, responsável por ejetar a gaveta.
A polia do motor gerador eu não tinha, então, providenciei apenas uma pequena capa de borracha para o eixo do mesmo, feita de capa de fio paralelo flexível grosso (o suficiente para revestir o eixo com alguma pressão, sem folgas). Esta capa contribui para aumentar o diâmetro do eixo do gerador (ao mesmo tempo que contribui para aproximar a sua rotação com a do motor) e não permitir que a correia deslize durante o funcionamento. *

A polia do motor eu elaborei substituindo o parafuso original da ponteira do eixo, philips, por um de maior comprimento (exatamente de mesma rosca, é claro).
Adicionei uma arruela e uma porca (perfeitamente adaptáveis ao parafuso original, claro!), nesta ordem, e fixei-o de volta à ponta do eixo.

Conforme as fotos a seguir, você pode perceber que a partir de agora temos uma polia relativamente eficiente para comportar a correia do gerador. A estria da porca utilizada também acaba por se tornar bastante providencial, uma vez que ajuda a não permitir que a correia deslize com facilidade no eixo do motor. Tecnologia!

Imagem
Foto 2: Vista superior da "polia" feita para o eixo do motor.

Imagem
Foto 3: Vista lateral (por baixo do silencioso do escapamento) da "polia" feita para o eixo do motor.

4. A instalação elétrica. Mamão com açúcar!
Agora chega a etapa gostosa e terápica do projeto: A instalação elétrica.
Tenho as duas saídas do gerador: o neutro e o fase.

Eu tenho 2 tipos de iluminação a abastecer com esta energia obtida do gerador: os faróis e faroletes (ligados simultaneamente) e os sinais de freio.
Para os faróis e os faroletes apenas fiz ligação direta com o gerador. Um neutro e um fase para cada um dos LEDs utilizados, ligados paralelamente.

Para os sinais de freio há o detalhe do interruptor, acionado junto com o mecanismo de freio do carro.
Quando você aciona o freio o interruptor liga, quando solta o freio, o interruptor desliga. Simples assim!
Utilizei uma pequena chave especialmente projetada para este fim, de acionamento por mecanismo.
Esta pequena chavinha, na segunda foto da sequência abaixo, você pode facilmente encontrar em sucatas de mecanismos de impressoras, no próprio drive de CD dos computadores (utilizada como limitadora de movimento dos carros de leitura de disco) e em inúmeros outros equipamentos. Trata-se também de um componente facílimo de ser encontrado.
Fixei esta chave ao primeiro braço de freio, aquele que aciona o freio do primeiro disco no suporte do diferencial central. Veja na foto.

O posicionamento eu também fiz por experimentação, e neste caso em específico, com a adição de um pequeno cálcio, facilitando a calibragem da mesma.
Neste modelo de interruptor, se não há pressão sobre seu pino superior, seu estado é ligado. Se há pressão, seu estado é desligado. Note que sua ação é contrária a da maioria dos interruptores e chaves comuns, exatamente pelo seu tipo de emprego.
Basicamente, nisto consiste o projeto.

OBS.: Vocês verão na foto que o motor gerador utilizado por mim é um pouco maior que o indicado. Acontece que no momento estou testando este modelo na esperança de obter mais tensão e corrente. Ainda não iniciei os testes! Assim que concluir aviso.

Imagem
Foto 4: Vista superior da instalação elétrica a partir do motor gerador.

Imagem
Foto 5: Detalhe da chave interruptora de acionamento do sinal de freio, presa em uma das astes do disco traseiro de freio.

Daqui pra frente não há maiores considerações a fazer.

O fase distribuído aos sinais de freio deve passar antes pelo interruptor de freio, logicamente.
A instalação feita na carenagem utiliza LEDs (Light Emitting Diodes) em substituição às lâmpadas tradicionais em função de seu baixo consumo, resistência e versatilidade. Nenhuma novidade até aqui!

Utilizei fio esmaltado 32AWG para instalação na parte interna da bolha, na posição mostrada nas fotos, mais protegida possível das rodas e objetos que eventualmente possam ocasionar sua ruptura. A fixação destes fios foi feita com "pingos" de cola quente, mais ou menos de 3 em 3 cm.

Os conectores também foram confeccionados manualmente *, no meu caso, mas temos hoje no mercado opções bem viáveis e próprias para este tipo de instalação. Lembrando apenas que o mesmo deve ser de 3 fases.
Entre o chassi e a bolha eu utilizei fio cabinho, pela flexibilidade e estética.

Imagem
Foto 6: Instalação elétrica saindo do chassi em direção à bolha. Notem que há uma sobra proposital do fio cabinho que sai do chassi, para mobilidade da bolha na retirada para partida e reabastecimento. É importante sempre enrola-la numa das astes suporte da bolha para não enroscarem nas partes móveis do carro, principalmente pneus. Cuidado com eles aqui!!!

Imagem
Foto 7: Vista interna da bolha, na conexão da instalação com os LEDs dos faróis (alto e baixo).

Imagem
Figura 8: Distribuição dos fios cabinho para os fios rígidos esmaltados (mais indicados para a bolha por serem mais firmes e ocuparem menos espaço).

Imagem
Figura 9: Detalhes dos "conectores caseiros" que permitem separar a instalação da bolha do chassi, se eventualmente necessário.

Enfim...

Haa! Já ia me esquecendo! É ecologicamente correto no que diz respeito ao reaproveitamento de materiais antes sucateados, destinados ao lixo na maioria dos casos. ;-)

Espero comentários e dúvidas e, quem sabe, outros autos iluminados por aí!
Estarei sempre à disposição para as dúvidas.

Abraços a todos.
Editado pela última vez por Elbain em 27 Jan 2010, 11:41, em um total de 2 vezes.
nbrancalhaojr
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por nbrancalhaojr »

Muito legal, mas quero ver esse que funciona sem usar a bateria do carro
opan21
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por opan21 »

Afff, para tudo dá-se um jeito, só num se dá jeito é na tal da morte mesmo. hehehehe
Mas, falando o fino do trato.....FICOU MUITO BOA IDÉIA! Prabéns!
Aff, esse "trem" é bão demais!
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Elbain

muito legal sua ideia do "gerador" .. ficou bem legal...

como uso pouco principalmente a noite a bateria 9v recaguegavel ficou mais simples pra mim fazer .. e dura bastante .. os leds consomem 25 mile amperes cada ou sena 100 mile amperes horas .. a bat 9v é de 1200 m/a da pra usar umas 10 horas .. ai apelei pra recarregavel ...

mas parabens pela ideia do gerador show de bola .. da mais trabalho .. mas fica bem mais legal ...
Fabio Parra
Responder

Voltar para “Off-road”