GXR .18 a 130º. Normal? (Resolvido!)

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

GXR .18 a 130º. Normal? (Resolvido!)

Mensagem por Elbain »

Olá amigos.
Tenho corrido com meu DRT no asfalto perto da minha casa apenas para fazer uns testes rápidos no acerto, que ainda estou aprendendo.

Acontece que, no horário, o sol geralmente está a pico, muito quente e o chão também. Dei bobeira em não medir a temperatura do mesmo pra postar aqui!

Então, em poucas aceleradas, após umas duas voltas de 100m, mais ou menos, a temperatura do motor bate a casa dos 130º com facilidade.

Não noto nada de anormal no funcionamento até esta temperatura, não cai o rendimento, não afoga e inclusive dá uma lenta bem precisa, obedecendo bem aos comandos do acelerador, com rapidez.

Minha pergunta é: há problemas até esta temperatura (130º)? Seria normal?

Por outro lado, às vezes, quando parece que forço mais um pouco, quando tiro o dedo do acelerador ele continua acelerado por uns 3 segundos, depois cai na lenta. Aí sim eu suspeito que é sintoma de super aquecimento, talvez de combustível entrando em ebulição na admissão. Se o carburador está quase totalmente fechado, esta seria a única explicação, segundo meu raciocíneo lógico (a liberação antecipada de O2). Existe isso?

Grato pelo apoio de todos. :wink:
Editado pela última vez por Elbain em 06 Fev 2010, 11:09, em um total de 2 vezes.
Tecnologia e natureza: a combinação perfeita!
pedrinhof
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Re: GXR .18 a 130º. Normal?

Mensagem por pedrinhof »

tem um artigo aqui no forum falando sobre isto...
mais só pra da uma ajudinha engorda um pouco ele(abrea agulha alta),a temperatura recomendada pra estes motores é de 80 a 120,assim ele dura mais.
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Mensagem por fabiomparra »

aceleração da lenta quando para o carro é mais do que normal .. alias se ler o manual ele fala que isso deve acontecer ate 10 segundos depois de parado, isso é para que se acelere o mortor nao esta afogado..

todo manual de rc fala que a regulagem da lenta deve ser assim, vem acelerado para motor fica 10 segundos em lenta alta depois cai para lenta mesmo. e fala que se o motor cair de acelerado para lenta lenta mesmo a regulagem esta errada e nao deve ficar assim...

quanto a temperatura ja tive 180 no meu DRT e nao aconteceu nada ..
pergunta .. vc furou a bolha na frente e atras em cima do motor?

se nao fez faça.

outra coisa que notei ..boa parte da bolha deleé preta, e num dia desses andando com a minha notei que motor tava mais quente que normal, era um dia de sol .. bem quente .. quando vi a bolha tava fervendo por causa do sol.

abra um furo na frente e outro emcima do motor.. a minha melhorou muito.
Fabio Parra
buggyloco
Piloto
Piloto
Contato:

Mensagem por buggyloco »

Elbain escreveu:Olá amigos.
Tenho corrido com meu DRT no asfalto perto da minha casa apenas para fazer uns testes rápidos no acerto, que ainda estou aprendendo.

Acontece que, no horário, o sol geralmente está a pico, muito quente e o chão também. Dei bobeira em não medir a temperatura do mesmo pra postar aqui!

Então, em poucas aceleradas, após umas duas voltas de 100m, mais ou menos, a temperatura do motor bate a casa dos 130º com facilidade.

Não noto nada de anormal no funcionamento até esta temperatura, não cai o rendimento, não afoga e inclusive dá uma lenta bem precisa, obedecendo bem aos comandos do acelerador, com rapidez.

Minha pergunta é: há problemas até esta temperatura (130º)? Seria normal?

Por outro lado, às vezes, quando parece que forço mais um pouco, quando tiro o dedo do acelerador ele continua acelerado por uns 3 segundos, depois cai na lenta. Aí sim eu suspeito que é sintoma de super aquecimento, talvez de combustível entrando em ebulição na admissão. Se o carburador está quase totalmente fechado, esta seria a única explicação, segundo meu raciocíneo lógico (a liberação antecipada de O2). Existe isso?

oi amigo pelo o que vc ta contando acho que se vc abrir a agulha de baixa um pouco 1/4 isso de ficar acelerado na reducao vai parar e atemperatura tbm vai ter uma queda, mais esses motores da kyosho nehum deles trabalha com a temperatura baixa se vc quiser dar uns pega nele ele esquenta ,essses motores tem que trabalhar gordo se nao vai embora rapidinho.
Grato pelo apoio de todos. :wink:
opan21
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por opan21 »

Abra (caso vc ainda não tenha abrido é claro) o vidro dianteiro lado carona, o vidro lateral lado do motor, todo vidro traseiro. Isso vai resolver e vc num vai "esquentar" a cuca com temperatura.
Aff, esse "trem" é bão demais!
mzn3108
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por mzn3108 »

Acho que o lance da abertura na bolha é muito válido. Eu vi um DRT e percebi que ele é bem fechado em cima do motor, ficando até totalmente encoberto.
Acho que uma ventilação melhora esse problema. Tinha um tópico sobre o DRT onde a galera comentou sobre isso, acho que foi na área de off roads.

Mizuno
# Mizuno #

Galpas Racing Indoor
www.galpas.com.br
Edsel
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Edsel »

Engorda a agulha de baixa tb, 1/8 de volta já será o suficiente para fazer o motor voltar à lenta quando o carburador pra posição neutra.

Abraço
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

Valeu pelas dicas pessoal.
Na verdade, quando notei o aquecimento nem com bolha ele estava. Tinha deixado sem para facilitar o manejo das regulagens.

Acontece que era mesmo motor muito magro! Abri mais a alta e parece que agora resolveu. Consegui manter os 120º do manual, raramente passa disso.

No entanto, costuma, quando fico com ele na lenta por mais tempo um pouco, ele ratear ao retomar a aceleração. Se eu acelerar mais abruptamente ele morre na hora. Tenho que ir aumentando gradualmente até ele desengasgar, como se tivesse indo excesso de combustível. Mas depois que pega o ritmo isso não acontece mais.

Consegui manter uma lenta bem lenta, quase a de uma moto 2T. Mas acho que estava prejudicando ele em algo. No manual diz que o ideal é o meio entre o ponto em que ele morre e o que a embreagem começa a armar. Ou seja, bem acelerado! Voltei a esse ponto e parece que contribuiu para baixar a temperatura também.

Dois detalhes que notei:
1. A quem diga que fumaça é bom sinal (e na lógica concordo com isso também!). Se fumaça é bom sinal então está tudo OK. Qualquer acelerada que dou e o bichim parece até uma maria fumaça!

2. Motor gordo, embora necessário, consome mais que o dobro de combustível. Minha tentativa em emagrecê-lo era justamente fazê-lo econômico, o que claramente notei acontecer. Um erro!

Além disso, o motor frio é uma coisa. Ele nos 120º responde de forma muito diferente.
Manter uma regulagem precisa não é tão fácil quanto parece!

Não furei a bolha ainda mas irei furá-la.
opan21
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por opan21 »

Fala rapeize;
Amigão, é normal que o carrofique um pouco "preguiçoso", quando vc fica com ele em lenta um tempo, pois ele vai estar um pouco frio, mas se vc dosar direitinho o dedo, ele vai logo, logo esquentar um pouco e vc vai ver que ele vai responder muito bem (como vc mesmo citou). Num deixe de furar a bolha, é muito importante. Boa sorte.
Aff, esse "trem" é bão demais!
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

minha DRT faz exatamente a mesma coisa ... tem que ir com dedo com calma se nao afoga....

quando deixo ela na lenta muito tempo costumo levantar a traseira e acelerar pra tirar esse exesso .. depois vou pra galera
...

fura a bolha a minha tava com dó no inicio até que num dia de sol motor deu 180o .. apaguei ele e sai abanando ele no ar pra esfriar antes que colasse tudo
....

fura que da uma diferença animal .. se nao quiser que a bolha fique fragil por abrir muito abra um furo redondo recortando aquele desenho de pneu que tem em cima do motor .. vai conseguir até dar partida nela com a bolha .. fure o parabrisa na frente tb
Fabio Parra
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

fabiomparra escreveu:...fura que da uma diferença animal .. se nao quiser que a bolha fique fragil por abrir muito abra um furo redondo recortando aquele desenho de pneu que tem em cima do motor .. vai conseguir até dar partida nela com a bolha .. fure o parabrisa na frente tb
Alí mesmo será meu alvo. Já marquei no pára-brisa também, com diâmetro de 60mm. Acho que vai dar até pra reabastecer.
E já que o negócio é furar, pra não ter que ficar removendo a bolha vou aproveitar e marcar um de 12mm no teto pro aquecedor.
Agora é só cortar!
fabiomparra
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

teto?

o motor fica em cima do desenho do pneu no parabrisa traseiro

NAO FURA TETO NAO ...

na primeira capotada vai rasgar a bolha toda
Fabio Parra
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Cara, dá uma conferida pra ver se não está voltando óleo queimado da pipa para dentro do tanque. Se isso estiver acontecendo, ao final do tanque, teu combustível está totalmente diferende de quando abasteceu.

O motor estará muito mais quente que o normal, e parecendo mistura pobre, porém com muita fumaça no escape.

Isso aconteceu com 2 dos meus carrinhos. Já estou tratando de corrigir.

Outra coisa, minha Savage acontece a mesma coisa. Sento o dedo no acelerador e ela afoga. Acho que este problema acontece com motores maiores. Minha solução foi afinar um pouco o motor, de modo a estar abaixo ou próximo aos 100°C, e também, configurei o controle.

Programei uma curva de aceleração mais suave no começo. Assim, dificilmente ela afoga. Mas é mais normal com o motor frio.

Sobre o retorno de óleo queimado da pipa para o tanque, dá uma olhada pra ver se a mangueira de pressurização não está tocando o fundo da pipa.

Ok? Espero ter ajudado. Abraços.
Elbain
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante
Contato:

Mensagem por Elbain »

fabiomparra escreveu:teto?

o motor fica em cima do desenho do pneu no parabrisa traseiro

NAO FURA TETO NAO ...

na primeira capotada vai rasgar a bolha toda
Vou furar não!
Realmente não há necessidade. Terei todo o motor logo abaixo do furo traseiro, se for o caso!
Valeu pelo alerta.

Para facilitar a circulação do ar e amenizar a temperatura interna, fiz algo meio inusitado.
Retirei aquela aba frontal que existe na bolha, que fica logo atrás do pára-choque dianteiro.

Fiz isso para não ter de furar a parte superior. Se a captação de ar será adequada, só o tempo dirá!

Pelo que observei, o feito não reduziu a resistência, esteticamente acho que deixou o carro com uma aparência mais agressiva, mais off, e pelo menos consegui uma área de captação de ar maior, quem sabe mais eficiente.
Há chances de que eu esteja redondamente enganado, mas arrisquei pela ciência!!
Vou testar depois e digo qual foi o resultado, mas acho que vai funcionar...

Gazo escreveu:Cara, dá uma conferida pra ver se não está voltando óleo queimado da pipa para dentro do tanque. Se isso estiver acontecendo, ao final do tanque, teu combustível está totalmente diferende de quando abasteceu.

O motor estará muito mais quente que o normal, e parecendo mistura pobre, porém com muita fumaça no escape.

Isso aconteceu com 2 dos meus carrinhos. Já estou tratando de corrigir.

Outra coisa, minha Savage acontece a mesma coisa. Sento o dedo no acelerador e ela afoga. Acho que este problema acontece com motores maiores. Minha solução foi afinar um pouco o motor, de modo a estar abaixo ou próximo aos 100°C, e também, configurei o controle.

Programei uma curva de aceleração mais suave no começo. Assim, dificilmente ela afoga. Mas é mais normal com o motor frio.

Sobre o retorno de óleo queimado da pipa para o tanque, dá uma olhada pra ver se a mangueira de pressurização não está tocando o fundo da pipa.

Ok? Espero ter ajudado. Abraços.
Isso acho que não aconteceu não Gazo, do óleo queimado.
No DRT a mangueira de compressão é presa na ponta superior da pipa. Seria muito difícil acontecer.
Além disso, observo muito e a mangueira está sempre limpa, às vezes com um pouco de condensação, mas sem vestígios de óleo.

O problema é exatamente a temperatura.

Observei que é incrível como o motor só apresenta seu rendimento máximo exatamente dos 120 aos 130º. Nessa temperatura ele obedece aos comandos de acelerador instantaneamente e de forma muito eficiente, com uma potência assustatora!
Se estiver abaixo dos 100º, aí sim costuma afogar na saída e não tem aquele desenvolvimento todo.

Com relação à fumaça, ao excesso, foi impressão minha mesmo.
Fiz outros testes ontem e notei que a fumaça é predominante mesmo somente durante as aceleradas mais longas, o que de acordo com o que sei até agora, é ótimo sinal, sinal de motor saudável.

Obrigado Gazo, ajudou sim. Todos ajudam muito aqui!
Toda informação é bem-vinda e eu ainda não tinha atentado para a possibilidade do refluxo de óleo. Bom saber!
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Elbain,

Então. Minha Savage pelo jeito é igual ao esquema do seu DRT, tem um encaixe na pipa para a mangueira de pressurização. Mas nos meus carrinhos On-Road não.

Hoje, se der, vou testar novamente pra ver se era isso mesmo. Já providenciei os devidos ajustes.

O fato interessante é que ambos, ao final do tanque ficavam acelerados... Os carrinhos andam sem que eu acelere o motor.

Sobre a temperatura, esta faixa, de 120 a 130°C na minha savage, tira o maior proveito do motor.

Tanto que ela é 2 marchas, diferente da Mad Force que tem 3, sendo a primeira para empinar, a minha, com 120°C no motor, empina!!!

Mas com 100°C não empina não. Porém, é a melhor faixa para durabilidade do motor.

Eu li aqui no forum que os motores da Kyosho são meio delicados. É altamente recomendado que vc abaixe a temperatura para 100°C no máximo.

Um dos meus carrinhos está com um motor OS 18 CV-R. Aqui no Brasil é caro pra caramba, difícil de achar as peças de reposição.

Imagine o meu desespero quando a temperatura passa dos 100°C! ehhehehehehe Estou tentando tirar proveito dele a 90°C.

Isso é o que eu penso. Bom. Boa sorte. Não esqueça de publicar os teus ajustes e resultados para os iniciantes não ficarem perdidos...

Abraços.
Responder

Voltar para “Motor”