Adesivo Medidor de Temperatura
Moderadores: Abib, gbatistela, gligoco, mach, pixelman, Pimpolho
- erosenninspp
- Piloto Advanced

Re: Adesivo Medidor de Temperatura
Cara só uma nota.......
Quanto aos medidores de temperatura por iradiação (minipa, kyosho, duratrax e etc)
Para vc ter 100% de confiança é preciso manar esses aparelhos para um laboratorio de calibração e lá ele faz estes e emite um laudo comparando com outros aparelhos mais precizos e que nao perdem a calibração ( termometros de mercurio).
Mas isso custa dinheiro, nao sei como ta agora mas uma vez levei um termometro da minipa para aferir e emitir laudo ( na empresa onde trabalhava era necessario) o serviço ficou em 300 rais isso em 2004. nao sei como ta o valor agora mas deve ser mais alto do que esse.
O que podemos fazer?
O que e faço pra ter uma ideia que os meus termometros estao marcando corretamente, eu vejo a temperatura do meu corpo, já que o corpo humano tem uma temperatura em media de 36,5 vc pode usar isso como base pra fazer uma pré calibraçao e saber c esta funcionando direito......
Quanto aos medidores de temperatura por iradiação (minipa, kyosho, duratrax e etc)
Para vc ter 100% de confiança é preciso manar esses aparelhos para um laboratorio de calibração e lá ele faz estes e emite um laudo comparando com outros aparelhos mais precizos e que nao perdem a calibração ( termometros de mercurio).
Mas isso custa dinheiro, nao sei como ta agora mas uma vez levei um termometro da minipa para aferir e emitir laudo ( na empresa onde trabalhava era necessario) o serviço ficou em 300 rais isso em 2004. nao sei como ta o valor agora mas deve ser mais alto do que esse.
O que podemos fazer?
O que e faço pra ter uma ideia que os meus termometros estao marcando corretamente, eu vejo a temperatura do meu corpo, já que o corpo humano tem uma temperatura em media de 36,5 vc pode usar isso como base pra fazer uma pré calibraçao e saber c esta funcionando direito......
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
- nbrancalhaojr
- Piloto Advanced

erosenninspp escreveu:Cara só uma nota.......
O que podemos fazer?
Mas só pra ter uma idéia mesmo, já que a emissividade do corpo humano é bem diferente da do cabeçote do motor.
Esse motor é turbo? Tava pensando num desses pro meu buggy.
-
liquelt
- Piloto Sport

- Contato:
eu vou fazer isso no decorrer da semana..
ja que a minha vela queimou por estar no fim do tanque... (fino)
po no final do tanque ele ta a 150
e no começo ta 100
coisa de doido...
ja que a minha vela queimou por estar no fim do tanque... (fino)
po no final do tanque ele ta a 150
e no começo ta 100
coisa de doido...
Olá a todos!
Bom, já li aqui no fórum que se está fumaçando do começo ao fim, sendo então que está bem lubrificado o motor... Esquece o termômetro e cola o dedo... hehehe...
Tenho um Kyosho DST e um termômetro da Turnigy. Ele sempre marca que o motor, próximo a vela, está trabalhando entre 115 a 125 ºC e quando eu ando com ele na alta chega a marcar 145ºC. Se engorda a alta ele fica amarrado para andar, se afina ele fica nesta temperatura... Pode ser que o motor esteja indo pro vinagre... hehehe...
Quero ainda trocar este motor por um OS 18. Vai que vira! hehhee...
Mas se tivesse esse termômetro ai de adesivo para qualquer motor, seria uma ótima pedida.
[]´s
Bom, já li aqui no fórum que se está fumaçando do começo ao fim, sendo então que está bem lubrificado o motor... Esquece o termômetro e cola o dedo... hehehe...
Tenho um Kyosho DST e um termômetro da Turnigy. Ele sempre marca que o motor, próximo a vela, está trabalhando entre 115 a 125 ºC e quando eu ando com ele na alta chega a marcar 145ºC. Se engorda a alta ele fica amarrado para andar, se afina ele fica nesta temperatura... Pode ser que o motor esteja indo pro vinagre... hehehe...
Quero ainda trocar este motor por um OS 18. Vai que vira! hehhee...
Mas se tivesse esse termômetro ai de adesivo para qualquer motor, seria uma ótima pedida.
[]´s
Nossa Senhora, ô trem baum sô!

- erosenninspp
- Piloto Advanced

Cara quanto a emissividade isso nao influe por que a forma com esses termometros medem é por irradiação e nao por contato tanto faz qual é o material que vc quer ver a temperatura seja ele carne ou mental o que ele vai medir vai ser a temperatura iradiada por aquele corpo seja ele qual for.
O que influencia é a distancia com que é medido.
Modelismo Higiene mental ou Doença mental? EU QUERO VER O OCO................
erosenninspp escreveu:Cara quanto a emissividade isso nao influe por que a forma com esses termometros medem é por irradiação e nao por contato tanto faz qual é o material que vc quer ver a temperatura seja ele carne ou mental o que ele vai medir vai ser a temperatura iradiada por aquele corpo seja ele qual for.
ERRADO!
É justamente o contrário. Por fazer a leitura via EMISSAO de infra-vermelho, a emissividade precisa estar correta, senão a leitura é errada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emissividade
Quanto ao Termometro da TURNIGY, muito cuidado.
A Emissividade dele é fixa em 0,95 que é normalmente o valor para plasticos. A emissividade do alumínio é 0,75 para aluminio nú e 0,77 para aluminio anodizado.
Provavelmente a temperatura lida pelo termometro Turnigy é até 10ºC inferior à real.. Se marcou 145ºC, ele pode estar com 155ºC...
- nbrancalhaojr
- Piloto Advanced

erosenninspp escreveu:Cara quanto a emissividade isso nao influe por que a forma com esses termometros medem é por irradiação e nao por contato tanto faz qual é o material que vc quer ver a temperatura seja ele carne ou mental o que ele vai medir vai ser a temperatura iradiada por aquele corpo seja ele qual for.
Meu caro, o que o termômetro mede é a justamente a irradiação de calor, que varia dependendo do material e cor do corpo. Essa variável que é a emissividade. É por isso por exemplo que uma roupa preta é mais quente que uma mesma branca, pois a emissividade do escuro é menor, logo, retém mais calor.
- Equipe_SH_Brasil
- Piloto Sport

- Contato:
Srs.
Resalando que neste motor não é um adesivo colado, e sim um termometro aferido colocado em uma cavidade do cabeçote como mostra a foto.
facilitando o controle de temperatura.
É sabido que pirometros de infra vermelho ocilam para mais ou para menos nas medições dependendo das distancias a serem medidas e dos criterios de aferimento das fabicas de pirometros.
Resalando que neste motor não é um adesivo colado, e sim um termometro aferido colocado em uma cavidade do cabeçote como mostra a foto.
facilitando o controle de temperatura.
É sabido que pirometros de infra vermelho ocilam para mais ou para menos nas medições dependendo das distancias a serem medidas e dos criterios de aferimento das fabicas de pirometros.
- Anexos
-
- 002940p1743662p.jpg (7.3 KiB) Exibido 1824 vezes
-
- adesivotemperatura.jpg (55.32 KiB) Exibido 1820 vezes
-
liquelt
- Piloto Sport

- Contato:
muito boom..
fica mais facil hehehhe
mais quanto a durabilidade desse négocinho ai?
poderemos ser fiéis à mediçao dele?
abraço
fica mais facil hehehhe
mais quanto a durabilidade desse négocinho ai?
poderemos ser fiéis à mediçao dele?
abraço
Olá, boa noite!
Caro Abib, se a informação a qual me fornece proceder
caracas, realmente tenho que ter uma preocupação a mais. Porém, quando aponto o termômetro para mim ele marca 34º ou 33º. Enconstando na pele marca 34,5º.
Uma boa é que gosto de ler. Já li um post aqui do fórum sobre a utilização da saliva para verifcar a temperatura do motor hehhee...
Nada 100% para aferição, mas se é um "jeitinho brasileiro" e funciona... Eu utilizo e mesmo o turnigy aferindo os 140ºC ela demora a evaporar, constatando que o motor está acima dos 100º mas nada tão elevado que 160ºC... É o que espero... hehehe...
Obrigado Abibi pela info.
E espero que outra empresa faça o adesivinho ai para ser utilizado em qualquer motor com uma precisão de 85%
[]'s
Caro Abib, se a informação a qual me fornece proceder
Uma boa é que gosto de ler. Já li um post aqui do fórum sobre a utilização da saliva para verifcar a temperatura do motor hehhee...
Nada 100% para aferição, mas se é um "jeitinho brasileiro" e funciona... Eu utilizo e mesmo o turnigy aferindo os 140ºC ela demora a evaporar, constatando que o motor está acima dos 100º mas nada tão elevado que 160ºC... É o que espero... hehehe...
Obrigado Abibi pela info.
E espero que outra empresa faça o adesivinho ai para ser utilizado em qualquer motor com uma precisão de 85%
[]'s
Nossa Senhora, ô trem baum sô!

- marsan29
- Piloto Advanced

abib escreveu:erosenninspp escreveu:Cara quanto a emissividade isso nao influe por que a forma com esses termometros medem é por irradiação e nao por contato tanto faz qual é o material que vc quer ver a temperatura seja ele carne ou mental o que ele vai medir vai ser a temperatura iradiada por aquele corpo seja ele qual for.
ERRADO!
É justamente o contrário. Por fazer a leitura via EMISSAO de infra-vermelho, a emissividade precisa estar correta, senão a leitura é errada.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Emissividade
Quanto ao Termometro da TURNIGY, muito cuidado.
A Emissividade dele é fixa em 0,95 que é normalmente o valor para plasticos. A emissividade do alumínio é 0,75 para aluminio nú e 0,77 para aluminio anodizado.
Provavelmente a temperatura lida pelo termometro Turnigy é até 10ºC inferior à real.. Se marcou 145ºC, ele pode estar com 155ºC...
Interessante isto ABIB... Isto que falou vem de encontro ao que comentei um pouco atrás. Comparando o DURATRAX com um Raytec o DURATRAX é maior em 10º... E como estes termômetros, pelo menos o meu, não para em emissividade 77 é bem provável que possa dar esta variação. À propósito meu DURATRAX não fica em 77 e às vezes muda para ºF... Sabes como resolver isto???
Marsan, troque a bateria.. Se continuar dando pau, compre outro termometro. O meu duratrax está igual fazem 4 anos..
Kuramoto, apontar o termometro para pele não é nenhuma referência, né? A emissividade da pele é .98.. O Turnigy é fechado em .95.. não vai querer que isso fique constante em um alumínio anodizado com emissvidade de .77..
Kuramoto, apontar o termometro para pele não é nenhuma referência, né? A emissividade da pele é .98.. O Turnigy é fechado em .95.. não vai querer que isso fique constante em um alumínio anodizado com emissvidade de .77..