Aquecedor de vela Pilha D (grande) sofrimento pra ligar DBX

Fórum sobre motores, starter, recoil, taxa, etc... Vale também Pipa, cotovelo, tanque...

Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho

alex.urias
Piloto Racer
Piloto Racer

Aquecedor de vela Pilha D (grande) sofrimento pra ligar DBX

Mensagem por alex.urias »

Ai, pessoal blz. to feliz em adquiri um Kyosho DBX, carro muito forte e robusto, porem o aquecedor meu é de pilha grande aquelas bem gordas, muito ruim de liga o carro as vezes perdo 1 hora pra liga, depois acho que afogo o motor e tals a vela quando tiro acende normal, porem tem vezes que tiro ela ta molhada ai não acende, o porque disso, to na febre pra liga não posso compra outro, agora gastei tudo que tinha pra entra no Hobby, e queria da ajuda pra saber melhor forma de fazer chegar combusta no carburador to até com a mão esfolada de tanto puxar o recoil e nada.

muito grato, forte abraço a todos.
rasta_man
Piloto Advanced
Piloto Advanced
Contato:

Re: Aquecedor de vela Pilha D (grande) sofrimento pra ligar DBX

Mensagem por rasta_man »

Bem vindo ao hobby! hehe
Vamos lá!

Primeiro: pode jogar este aquecedor de velas a pilha no lixo.
Segundo: compre um aquecedor de boa qualidade.
Terceiro: tampando a saída do escape você consegue fazer com que o combustível chegue mais rápido ao carburador.

Abraço!
Gazo
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Gazo »

Cara... De boa. Já leu alguns tópicos sobre isso? Tem alguns que comentam formas de ligar o auto. Até explicando como afogar...

Normalmente faço assim:

Tampo o escape, ponta da pipa.
Vou dando umas puxadas no recoil até que vejo o combustível chegando no carburador.

Depois dou mais 2 a 3 puxadas para entrar combustível no motor.

Aquecedor de velas: Se não estiver carregado, nem tento ligar o auto. Já esfolei a mão e quando fui ver, era o aquecedor que tinha ido para o saco.

Compre um que vc pode trocar a célula. É mais caro, mas é um investimento muito bom!

Eu comprei um que mede a corrente na vela. Dá para saber se a vela está boa ou se o aquecedor está realmente encaixado.

Se o motor estiver muito sujo, é batata, o aquecedor não encaixa direto.

Ok?

Mas dificuldade para ligar, pode ter vários motivos. Inclusive carburador sujo!
- De que adiantam as roupas mais caras se o melhor da vida fazemos pelado!!!

- Quem não faz poeira, come poeira!!!
marciojau

Mensagem por marciojau »

Tenho um DBX com o mesmo aquecedor... na época não quis gastar mais grana com aquecedor melhor, pois bem...faz um ano, troquei apenas uma vez a pilha...uso alcalina.

Depois de fazer o combustível chegar no carburador, abro um pouco o servo pelo trim do controle, e pega de primeira.

Depois de pegar o jeito já era...é muito fácil.
alex.urias
Piloto Racer
Piloto Racer

Re: Aquecedor de vela Pilha D (grande) sofrimento pra ligar

Ok, e mais enquanto a vela molha com combustivel é normal?
mach
Moderador
Moderador
Contato:

Mensagem por mach »

alex.urias escreveu:Ok, e mais enquanto a vela molha com combustivel é normal?
Sim normal, ela sempre vai estar úmida mesmo havendo a queima do combustível, pois há o óleo do combusta q não q não queima 100%, inclusive uma parte dele é jogado pela pipa.
Se a vela não está acendendo, pode apostar que a pilha está fraca, se quiser diminuir sua dor de cabeça, compre um aquecedor, pois ele possui mto mais potência, incandesce mto mais a vela.
alex.urias
Piloto Racer
Piloto Racer

Ai Rapa,

sem crise comprei um aquecedor Hobbico Longo, produto de qualidade total,

muito grato pela ajuda...
guilcm123
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por guilcm123 »

Tive bastante dificuldade pra fazer funcionar meu DBX também na primeira vez...

Fiz a regulagem das agulhas para o amaciamento conforme indica o manual (3 1/2 voltas para a alta e para a baixa..)...

Virei o motor até o combustível chegar ao carburador...

O meu ni-starter é parecido com o seu, e uso pilha AA recarregável...

Bati muito tempo no recoil até conseguir fazer o motor pegar... após meio tanque em baixa rotação para amaciar, dei um leve toque para fechar a agulha e o motor morreu...

Aí foi outro "parto" pra fazer pegar de novo... cheguei a fazer calo no dedo...

Até que chegou um camarada aeromodelista no local e me ofereceu ajuda...

Eu estava sem o filtro de ar (como eu tinha aeromodelo, o aero não usa filtro de ar...)... e o motor já estava bastante afogado...

Colocamos o filtro de ar, desafogamos o motor (tirando a vela e acionando o recoil), verificamos vela e starter...

Aí, com a ajuda do camarada, fizemos o auto pegar rapidinho, e gastei outros 3 tanques em sequencia para o amaciamento...

Agora to ansioso pra continuar e terminar o amaciamento do motor...

Com relação ao seu aquecedor de vela, acho que tem melhores, mas o seu é pra funcionar bem, pelo menos até você conseguir comprar um melhor... a função do aquecedor é alimentar a vela com uma corrente elétrica para provocar a queima do combustível na partida do motor... é uma função bem simples, que pode ser suprida por diversos tipos de aquecedores... a questão prática de ergonomia e praticidade para a recarga, além da disponibilidade e custo é que devem definir a sua escolha, na minha opinião.
Mugen MBX-6 ECO
Jason
Piloto Advanced
Piloto Advanced

Mensagem por Jason »

guilcm123 escreveu: a função do aquecedor é alimentar a vela com uma corrente elétrica para provocar a queima do combustível na partida do motor... é uma função bem simples, que pode ser suprida por diversos tipos de aquecedores... .
Exato, no começo do hobby, quando o aquecedor ia pro saco, ligava o carrinho utilizando uma pilha AA 1,5v (prendia 1 fio no positivo / 1 fio no negativo da pilha) ai colocava o positivo na cabeça da vela, o negativo preso ao cabeçote e Pronto...

Isso era muita vontade de brincar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

:wink:
Imagem
Julio_Cesar
Piloto Iniciante
Piloto Iniciante

Mensagem por Julio_Cesar »

guilcm123 escreveu:Tive bastante dificuldade pra fazer funcionar meu DBX também na primeira vez...

Fiz a regulagem das agulhas para o amaciamento conforme indica o manual (3 1/2 voltas para a alta e para a baixa..)...

Virei o motor até o combustível chegar ao carburador...

O meu ni-starter é parecido com o seu, e uso pilha AA recarregável...

Bati muito tempo no recoil até conseguir fazer o motor pegar... após meio tanque em baixa rotação para amaciar, dei um leve toque para fechar a agulha e o motor morreu...

Aí foi outro "parto" pra fazer pegar de novo... cheguei a fazer calo no dedo...

Até que chegou um camarada aeromodelista no local e me ofereceu ajuda...

Eu estava sem o filtro de ar (como eu tinha aeromodelo, o aero não usa filtro de ar...)... e o motor já estava bastante afogado...

Colocamos o filtro de ar, desafogamos o motor (tirando a vela e acionando o recoil), verificamos vela e starter...

Aí, com a ajuda do camarada, fizemos o auto pegar rapidinho, e gastei outros 3 tanques em sequencia para o amaciamento...

Agora to ansioso pra continuar e terminar o amaciamento do motor...

Com relação ao seu aquecedor de vela, acho que tem melhores, mas o seu é pra funcionar bem, pelo menos até você conseguir comprar um melhor... a função do aquecedor é alimentar a vela com uma corrente elétrica para provocar a queima do combustível na partida do motor... é uma função bem simples, que pode ser suprida por diversos tipos de aquecedores... a questão prática de ergonomia e praticidade para a recarga, além da disponibilidade e custo é que devem definir a sua escolha, na minha opinião.
Responder

Voltar para “Motor”