O que é diferencial blocado?
Moderadores: pixelman, Abib, gbatistela, gligoco, mach, Pimpolho
O que é diferencial blocado?
Muita gente diz que carro 4X2 é legal por um diferencial blocado na frente para dar mais estabilidade, então estava pensando em por um no meu xsara, mas afinal o que é esse diferencial blocado?
- m4rc3lo_sp
- Piloto Advanced

Re: O que é diferencial blocado?
tb queria saber os efeitos dele... nao acaba jogando muito a trazeira como um 4x2?

Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa !
4x2 ou 4x4 significa em quantas são de tração :
4x2 - do total de 4 rodas, 2 são de tração
4x4 - do totald e 4 rodas, 4 são de tração
Quando é 4x2, não existe diferencial na frente, ou seja, as rodas são livres (mesmo sendo direcionais), então não cabe falar de diferencial blocado na frente.
Quando existe o diferencial, oque esse faz é permitir que cada roda de cada lado gire com rotação diferente da roda oposta.´Isso é importante quando numa curva, pois a roda interna está desenhando uma circunferência menor, e deve girar mais devagar.
A consequência negativa disso é que quando uma roda patina, a força do motor é toda desperdiçada patinando essa roda, já que ela pode rodar mais rápido que a oposta.
O que o bloqueio faz é anular essa funcinalidade, obrigando as rodas a girarem juntas.
Ganha tração, e perde nas curvas.
4x2 ou 4x4 significa em quantas são de tração :
4x2 - do total de 4 rodas, 2 são de tração
4x4 - do totald e 4 rodas, 4 são de tração
Quando é 4x2, não existe diferencial na frente, ou seja, as rodas são livres (mesmo sendo direcionais), então não cabe falar de diferencial blocado na frente.
Quando existe o diferencial, oque esse faz é permitir que cada roda de cada lado gire com rotação diferente da roda oposta.´Isso é importante quando numa curva, pois a roda interna está desenhando uma circunferência menor, e deve girar mais devagar.
A consequência negativa disso é que quando uma roda patina, a força do motor é toda desperdiçada patinando essa roda, já que ela pode rodar mais rápido que a oposta.
O que o bloqueio faz é anular essa funcinalidade, obrigando as rodas a girarem juntas.
Ganha tração, e perde nas curvas.
O que o fabiop falou é verdade.. mas nada impede de vc ter um carro 4x2 com eixo rígido ou diferencial blocado na frente. Se melhora ou não vai depender de outras coisas tb. Acho que o pessoal do 4x2 costumava usar diferencial mais duro na traseira do carro, e rodas livres mesmo na dianteira. Eu não sou dessa época.. heheh
Mas eu penso que se vc for investir num diferencial pra colocar na dianteira, compensa vc investir mais uma merreca e colocar as peças que ficarão faltando pra deixá-lo 4x4..
Mas eu penso que se vc for investir num diferencial pra colocar na dianteira, compensa vc investir mais uma merreca e colocar as peças que ficarão faltando pra deixá-lo 4x4..
Eu realmente queria deixar o carro 4X4 para dar mais estabilidade nas curvas, mas o pessoal falou que o 4X2 anda mais, então to muito na dúvida de 4X4 ou 4X2, o que vcs acham? Será que 4X4 anda bem menos que 4X2?
- Guto_Antunes
- Piloto Racer

Acho que já é velha, mas cabe perfeitamente nessa situação.
"Potência sem controle não é nada."
Fui....
Fui....
Concordo... e eu diria que..Guto_Antunes escreveu:Acho que já é velha, mas cabe perfeitamente nessa situação.
Fui....
Potência sem controle, é uns 2s mais lento por volta, isso se fizer uma volta perfeita. Se rodar então..
corredor, pelo que eu entendi vc tem um xsara 4x2.. sendo assim, vc já conhece seu carro como é 4x2.
Se acha que ele tá legal assim, tá bem estável e tal.. não gaste grana com o 4x4..
Se acha que tá dificil controlar o bixonho e quer melhorar a estabilidade, compra o kit 4x4.. Depois de instalado o 4x4, somente retirando e colocando a correia lateral vc pode testar com ou sem 4x4.
Resumindo, no final das contas o 4x4 é mais rápido no tempo de volta, e o 4x2 é pouquinha coisa mais rápido (quase imperceptível) na reta.
Só pra tirar uma dúvida...
Como vc colocou seu Xsara 4x2?
Tb tenho um Xsara da revista e ele é 4x4. Tem diferencial traseiro e dianteiro.
Teve uma vez que aquela peça que segura o dogbone (num sei se é tulipa, sei lá) no diferencial dianteiro estava solta deixando a dianteira livre (4x2). Não dava nem pra acelerar muito que o carro rodava, tava incontrolável... E, como sou iniciante, pensei que eu tivesse feito alguma mer** na montagem e tivesse estragado o diferencial dianteiro mas por sorte foi só apertar o parafuso da "tulipa" que ficou bom. Mas aí o rolamento de agulha (de plástico) que vai no sino do pinhão torrou...
Resumindo... Sempre quando andava com o Xsara quebrava uma peça...
Como vc colocou seu Xsara 4x2?
Tb tenho um Xsara da revista e ele é 4x4. Tem diferencial traseiro e dianteiro.
Teve uma vez que aquela peça que segura o dogbone (num sei se é tulipa, sei lá) no diferencial dianteiro estava solta deixando a dianteira livre (4x2). Não dava nem pra acelerar muito que o carro rodava, tava incontrolável... E, como sou iniciante, pensei que eu tivesse feito alguma mer** na montagem e tivesse estragado o diferencial dianteiro mas por sorte foi só apertar o parafuso da "tulipa" que ficou bom. Mas aí o rolamento de agulha (de plástico) que vai no sino do pinhão torrou...
Resumindo... Sempre quando andava com o Xsara quebrava uma peça...
Bruno C. Menezes --> [Thunder Tiger PRO-15BX SSR Citroen Xsara (Revista Salvat)] (desisti) --> [HPI RS4 3 EVO - T-15]
Cara para deixar o carro 4X2 vc tem que tirar o diferencial dianteiro e os mancais dele, ai já era, é só deixar atrás como está e acelerar!!
- josejacobina
- Piloto Advanced

Bem como disse o Cassio, tudo é uma questão de gosto, eu já tive um GP2 e o desgraçado só com tração traseira é ruim paca, eu sempre preferí tração nas 4, dá bem mais estabilidade ao carro. Quanto ao Xsara é realmente um carrinho fraco e da muito problema como vcs falaram ai. Troca prum FW05T plus que é um carro exelente mesmo!
José
José
Kyosho: FW05T /Inferno TR-15 Buggy
Byron 20%
Byron 20%
-
japan_rc_Drifters
- Piloto Sport

cara só um coisa...
vc tm q seguir crtinho revista...
mano pq pra mim nunca deu problema no meu Xsara ta firmaum aqui....
agora tou qrendo blocar o diferencial...
mas tenho uma duvida... pra drift com 4x4 o ideal eh blocar qual diferencial?? traseiro ou dianteiro??? e como blocar o diff dele?? algm tm idéia???
espero respostas
jonathan
vc tm q seguir crtinho revista...
mano pq pra mim nunca deu problema no meu Xsara ta firmaum aqui....
agora tou qrendo blocar o diferencial...
mas tenho uma duvida... pra drift com 4x4 o ideal eh blocar qual diferencial?? traseiro ou dianteiro??? e como blocar o diff dele?? algm tm idéia???
espero respostas
jonathan
Depende de gosto...tme gente que bloca os 2, outros que só um.
Da pro blocar colocando massinha de modelar dentro dele.
Da pro blocar colocando massinha de modelar dentro dele.
as rodas giram num inico sentido nao ah entao divisao de traçao!!!!
- JulioTheCesar
- Piloto

Moçada também tenho um XSARA, vou dizer, todas as vezes que ele deu problema foi por que eu fiz mer**, ultimamente não tem dado mais problemas.
Um conselho: evite ler batida de alguem, o XSARA sempre leva a pior.
Um conselho: evite ler batida de alguem, o XSARA sempre leva a pior.