renan.anzol escreveu:Bom dia Ferbosso entao, o fail safe ta certo sempre q eu desligava o carro ele freiava, eu acho q ele agarro o acelerador pq eu tinha controle da direção dele, devia ter freio tbm mas com o motor cheio o freio nem fez cosquinha.
Se o fail safe está ativado corretamente então não tem muito oque te ajudar, só olhando a linkagem para ver qual foi o motivo, eu sugiro o seguinte:
Caso o servo da aceleração seja o mesmo da direção então coloca um no lugar do outro, assim se o problema estiver no servo você não vai ter problemas, dá uma olhada também se está todo conectado corretamente, pode ter dado algum mal contato.
Sou novo aqui galera , tenho Kyosho spider pro antigo o de 95 , com um motor O.S MAX 12CV , ele ta parado a 1 ano e quando liguei acelerou disparado , freio do radio nao tava pegando e nem o acelerador , chequei os servos e estavam ok , e o controle funcionando perfeitamente quando o RC desligado ... , o que pode ser , que ajuste tenho q fazer na carburação ??
Pessoal estou com uma certa dificuldade em acertar alguns motores trx 3.3 que está me tirando o sono.
Todos os motores de carros rtr de clientes que eu pego pra amaciar , ou para regular ou para revisão, eu consigo ajustar da maneira que eu eu quero, e o que eu sempre deixo para eles é , ando com a alta gorda e vou afinando em 1/8 e sempre dando umas esticadas com 100% de acelerador pra limpar e ver o comportamento , no momento em que eu vou fechando a alta e ele limpa , eu abro 1/12 de agulha, e deixo no ponto que ele ameaca querer dar a emboladinha de excesso , neste ponto a temperatura fica na casa de 105 a 120.
A partir dai eu regulo a lenta e deixo ela levemente gorda a ponto de quando vc sai colando o dedo , ele leva de meio a um segundo pra limpar, dar aquela toxada de fumaça e ir embora, quando solto o dedo ele cai imediatamente na lenta.
Sempre utilizo desse metodo em varios rtr por margem de segurança para o cliente, nos meus particulamente dou mais uma abusadas na afinação.
Como todos nós que estamos sempre procurando pelo em ovo e achamos que sempre tem algo errado, eu to com esse problema que até então nunca tinha incomodado nenhum cliente, e eu sempre engoli essa achando que era uma particularidade normal do trx 3.3.
Todo mundo sabe que os usuarios rtr em geral andam com o carrinho da seguinte maneira, acelerador 100% ou nada, freio 100% ou nada, como se o controle nao fosse proporcional, quando alguem anda em media velocidade fica pulsando o gatilho em 0 e 100% ao invés de utilizar 50%.
Até que então a poucos dias um cliente que com uma certa sintonia em brincar, usou sua tmaxx usufruindo do controle proporcional como há de ser feito usando seu acelerador a 30% ~ 60 %, foi então que começou a novela, e a neura que eu achava ser coisa da minha cabeça e engolia não era neura minha.
Não importa a maneira da qual eu afine o motor,
Ligeiramente fino em baixa e ligeiramente fino em alta,
Ligeiramente fino em alta e normal em baixa,
Ligeiramente fino em baixa, e normal em alta,
Ligeiramente gordo em alta e baixa,
Ligeiramente gordo em alta e normal ou fino em baixa,
Ligeiramente gordo em baixa e normal ou fino em alta,
Dentre todas essas maneiras o motor fica afinado consigo dar 100% de acelerador cair na lenta tudo ok, mais se eu der 50% de acelerador o motor afoga e quando eu solto o acelerador ele morre na hora afogado, a baixa e alta afinadinha se eu seguro ele em meio acelerador ele trabalha beeeem gordinho , só consigo o acerto se eu empobrecer bem a alta, ai eu abro a agulha de baixa pra compensar, então eu tenho a lenta perfeita meio acelerador também, mais a alta fica pobre ,como nas motos de trilha 2tempos que eu tive "encharquei" o filtro de ar de oleo para ver se dificultava a passagem de ar e assim diminuir a vazão de ar em alta pra compensar a mistura pobre na alta, mas não surtiu efeito .
Isto acontece somente em alguns trx 3.3 sejam eles novos, pós amaciamento feitos por mim ou já usados ... e tem alguns que trabalham perfeitamente como se nem soubessem deste sintoma. os trx 2.5 nunca tive problemas ...
Uso sempre o mesmo combustivel, e vela original traxxas.
Estou quase apelando em colocar um redutor de fluxo na mangueira do filtro pra diminuir a vazão em alta e compensar a falta, fazendo assim uma espécie de venturi.
Colei este topico aqui pois tinha postado em area errada e acabaram movendo pro tudo sobre revo, mais como se refere a regulagem de motor e dos motores trx em geral, seja 4tec jato tmaxx etc ... aqui fica mais organizado para sanarem...
Gasolina para lavar as peças, alcool para as bebidas e nitrometano para as corridas.!
Cara, pelo que eu entendi (mas posso ter entendido errado) voce não mexe no parafuso da lenta (esse não regula a mistura de combustivel mas sim a rotação em marcha lenta, e o parafuso que voce chamou de lenta na verdade é o parafuso de baixa).
O que pode estar acontecendo é o motor ainda estar levemente gordo, mas você pense que está fino devido ao aumento da rotação em marcha lenta, aumento esse que deve ser corrigido abrindo-se o parafuso de lenta, e não engordando a baixa.
Isso é só uma idéia, talvez não seja esse o seu problema, mas pelo forum fica meio dificil de se ter uma boa ideia do que está acontecendo ahahha...
É verdade, acabei citando a regulagem da baixa como (lenta), mais eu já tentei, tb regular a agulha de baixa, com diversas posições de abertura do carburador(parafuso da lenta) , na verdade eu sempre regulo os motores da seguinte forma, só mexo no parafuso da lenta(abertura do carburador), depois de ter regulado o motor na agulha de alta e na agulha de baixa).
Depois de tudo regulado, lenta alta e baixa, normalmente a abertura do pistonete do carburador fica com 0.8 á 1mm.
Eu consigo deixar o motor trabalhando redondinho, em baixa e alta, o problema mesmo e quando segura em 30~40% do acelerador durante uns 7 segundos, é o suficiente pra ele da uma afogada e apagar quando eu solto o acelerador.
Se andar sentando o dedo o tempo todo, freiando, pulsando o acelerador etc.. fica normalzinho da silva.
Gasolina para lavar as peças, alcool para as bebidas e nitrometano para as corridas.!
Pessoal, sou novo aqui no fórum e no automodelismo também, enho um HSP monster 1/8 motor .21 CXP 2 marchas ontém fiz o procedimento de amaciamento sem mecher nas agulhas pois ainda não sei bem onde se localizam.
Meu motor tem um parafuso voltado para cima no carburador onde entra o nitro e outro do lado onde fica o acelerador e um no lado oposto alguem saberia me dizer qual é o da lenta da baixa e da alta?
O sintoma dele é o seguinte está andando bem porém não dá muita velocidade final e as vezes na esticada demora ou não passa pra segunda marcha.
Percebo que quando o combustivel está no final ele vira um foguete anda 2 vezes mais forte e a marcha é trocada mais rapido.
diogogomes escreveu:Pessoal, sou novo aqui no fórum e no automodelismo também, enho um HSP monster 1/8 motor .21 CXP 2 marchas ontém fiz o procedimento de amaciamento sem mecher nas agulhas pois ainda não sei bem onde se localizam.
Meu motor tem um parafuso voltado para cima no carburador onde entra o nitro e outro do lado onde fica o acelerador e um no lado oposto alguem saberia me dizer qual é o da lenta da baixa e da alta?
O sintoma dele é o seguinte está andando bem porém não dá muita velocidade final e as vezes na esticada demora ou não passa pra segunda marcha.
Percebo que quando o combustivel está no final ele vira um foguete anda 2 vezes mais forte e a marcha é trocada mais rapido.
diogogomes escreveu:Pessoal, sou novo aqui no fórum e no automodelismo também, enho um HSP monster 1/8 motor .21 CXP 2 marchas ontém fiz o procedimento de amaciamento sem mecher nas agulhas pois ainda não sei bem onde se localizam.
Pode ter entrado agua no receptor e fez que ele funcionasse mal
renan.anzol escreveu:Pessoal bom dia, nao sei onde eu poderia postar essa duvida minha então vou postar aqui por estar relacionado, seguinte ontem a tarde andando em um patio com meu rc( patio esse meio molhado com partes do asfalto ja seco, pq tinha chovido) andando serelepe tranquilamente com meu Kyosho Fazer ja devidamente equipado com fail safe o DESGRAÇADO deu a loca nele e o motor disparo com RPM máxima totalmente desgovernado, o gatilho não funcionava somente a direção o que ajudou a salvar o rc pq ele ia de frente na guia da calçada(seria PT se ele acertasse me considerei um Sebastian Vettel do Rc em salva-lo) o carro deu uma paca lateral solto os parafusos que regulam o caster estourou os clipes que seguram a bolha e quebro a ponta da minha pipa. Minha duvida é o que possivelmente pode ter ocasionado esse disparo do motor, pq o fail safe esta devidamente instalado e funcionando corretamente, interferência não creio pq eu tinha controle da direção do carro so do acelerador e freio q não a ultima e possível hipótese é que o motor tenha disparado do nada tipo quando agarra o acelerador de moto que a DESGRAÇADA sai q nem doida. Logo que cheguei em casa para avaliar os danos religuei o motor e o fdp funciono normal sem apresentar nenhuma anomalia, vale ressaltar que eu tinha uns 2/8 de combusta no tanque ainda. E aí pessoal q q sera q pode ter sido?
Olá pessoal e o seguinte tenho um novarossi bonito em meu Buggy que tá me tirando o sono, quando o motor tá frio tipo até a metade do primeiro tanque o Buggy fica normal,mas do meio pro final do tanque o carro perde arrancada,tipo meio que morre depois abre normal,a temperatura tá normal,em alta ele tá um canhão,mas em baixa não vai,não consigo acertar,uso Bayron 30% o carro pega até mesmo quando o motor esta quente e tudo,rodei 3 galões com esse motor e a compressão parece estar boa,se alguém puder ajudar agradeço.
Valeu Mach mas também como sou um pesquisador hehehe descobri um material sobre este motor em específico que é um SH engines .21 explica direitinho desde o amaciamento e ajuste do carburador. se alguem se interessar segue: http://www.actionmodelismo.com.br/lojav ... go_texto=7
Xandu escreveu:Olá pessoal e o seguinte tenho um novarossi bonito em meu Buggy que tá me tirando o sono, quando o motor tá frio tipo até a metade do primeiro tanque o Buggy fica normal,mas do meio pro final do tanque o carro perde arrancada,tipo meio que morre depois abre normal,a temperatura tá normal,em alta ele tá um canhão,mas em baixa não vai,não consigo acertar,uso Bayron 30% o carro pega até mesmo quando o motor esta quente e tudo,rodei 3 galões com esse motor e a compressão parece estar boa,se alguém puder ajudar agradeço.
Olá Xandu, espero ter entendido sua dúvida:
1o vc colocou a arroela (taxa) extra (dourada) que veio junto ao motor? é recomendado utilizar quando se usa 30% de nitro.
2o isso é sintoma de motor super aquecido, dê uma engordada (abra) agulha de alta.
3o embora vc acha que a temperatura esteja normal, faça estes 2 testes. vai ter um ótimo resultado.
Ola Mineiro bom dia,mas nao e justamente o contrario,mais arrancada menos arruela,mais final mais arruelas? Meu motor nao veio arruelas extras? Outra coisa estou usando pinhao 14 sera que se colocar o 13 melhora? Obrigado pela atencao obrigado.
Amigo, a taxa não é algo usado para se regular a arrancada. O que acontece é que um motor taxado além do correto irá ter uma arrancada cavalar mais terá pré detonação em alta, podendo causar danos ao pistão e espoleta, além de causar super aquecimento que um dos sintomas seria isso que está acontecendo com você que se chama "bogging"(o carro faz Bóóóóó na arrancada ehehe) A primeira coisa a fazer é checar se você está usando a vela e taxa recomendada para seu motor e clima, se tudo estiver correto, então é hora de engordar um pouco seu motor porque ele está muito fino.
Ola Glicoco,concordo com voce,mas nao consigo engordar o motor,se abro um pouco a agulha de alta ele da excesso e morre,se abro a baixa acontece a mesma coisa,nao sei o que fazer mais,por isto vim ate o forum pra ver o que voces me ajudam,quanto a arruela,esse motor vem com duas,tirei uma pra ver se melhorava a arrancada mas continua igual,nao sei se colocar tres arruelas resolve o que voce acha? Obrigado.